Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Intel Sandy Bridge / Ivy Bridge - Tópico oficial


Evandro

Posts recomendados

aparentemente haverá disponibilidade plena do sd logo no lançamento :D

olha, acho q a intel tá escondendo o jogo, sd tá na rédia curta viu-_-

eita, será q bd vai dar xabú?? até agora nem espirro escapou do bd, escondem e escondem, será que existe mesmo bd?? :confused:

vou esperar pra ver, tb porque a intel costuma fazer umas mudanças de soqute e aperfeiçoamentos ao longo do tempo, só pra faturar (Silvio Santos vem ae?)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o/a sandy é uma arquitetura totalmente nova como o BDZ ou uma melhoria?

"Resumo dos Tic e Toc da Intel:

2007: Penryn - 45nm' date=' Quad core (Tic)

2008: Nehalem - 45nm, Quad core con SMT, IMC, y QPI (Toc)

2009: Westmere - 32nm, 6-cores con SMT, IMC y QPI (Tic)

2010: Sandy Bridge - 32nm, 8-cores com SMT, IMC, QPI, e a revolucionária instrução para jogos AVX.(Toc)

2011: Ivy Bridge - 22nm (Tic)

2012: Haswell - 22nm (Toc)"

Intel diminui os nm no tick e lança arquitetura nova no tock, SB é arquitetura nova.

Olha essa imagem: [url']http://notebookitalia.it/images/stories/cebit_2009/intel/intel_tick_tock.jpg

---

@arcmatrixnt: Já está confirmado que vai ser um novo socket para a SB.

E realmente o BD tá meio parado de notícia da enxurrada mais recente, agora a AMD está lançando só coisa do Llano/Zacate.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É. Mas o/a Sandy ta mais pra upgrade do nehalem do que para nova arquitetura. Estilo K8 para o K10 da AMD.

Aquele sistema de memória em anel já existia no Nehalen? Tb tem mais umas coisas que parecem não ter sido "liberadas", como melhor conversão de video em cpu.

Eu só copiei a explicação do tick-tock que rola na net. Mas confesso que não sei muito da arquitetura do SB e do Nehalem, não vi nenhuma explicadinha como a do BDZ da AMD. =P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E todos são o Conroe melhorado, certo ?

Eu acho que sim. O nehalem é um conroe bem melhorado. O SB deve um westmare melhorado.

Como vi o falarem aqui no forum, uma arquitetura demora uns 5 anos para ser desenvolvida. Tudo bem que é Intel é todo poderosa, mas lançar arquitetura completamente nova a cada 2 anos é sacanagem. Criatividade a mil dos engenheiros dela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que sim. O nehalem é um conroe bem melhorado. O SB deve um westmare melhorado.

Como vi o falarem aqui no forum' date=' uma arquitetura demora uns 5 anos para ser desenvolvida. Tudo bem que é Intel é todo poderosa, mas lançar arquitetura completamente nova a cada 2 anos é sacanagem. Criatividade a mil dos engenheiros dela.[/quote']

Completando o assunto: Intel anuncia investimento multi-bilionário na próxima geração de manufatura. Números variam da casa dos 6 aos 8 bilhões com destino à tecnologia de 22nm.

Fonte: TechPowerUp.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Completando o assunto: Intel anuncia investimento multi-bilionário na próxima geração de manufatura. Números variam da casa dos 6 aos 8 bilhões com destino à tecnologia de 22nm.

Fonte: TechPowerUp.

Isso se dar porque a Intel também planeja minar a hegemonia do "Tesla" como o projeto melhorado do Larrabee (me passou o nome) que também virão na versão 22nm, agora me pergunto: " e aquele 48 Cores, se não me engano eram de 45nm, onde encaixa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É. Mas o/a Sandy ta mais pra upgrade do nehalem do que para nova arquitetura. Estilo K8 para o K10 da AMD.
Eu acho que sim. O nehalem é um conroe bem melhorado. O SB deve um westmare melhorado.

A mudança Nehalem -> SB foi muito grande' date=' bem maior que a mudança Conroe -> Nehalem, e talvez maior até do que a Pentium M -> Conroe... o núcleo foi bastante modificado internamente, enquanto a Nehalem foi mais mudanças externas.

Como vi o falarem aqui no forum' date=' uma arquitetura demora uns 5 anos para ser desenvolvida. Tudo bem que é Intel é todo poderosa, mas lançar arquitetura completamente nova a cada 2 anos é sacanagem. Criatividade a mil dos engenheiros dela.[/quote']

A Intel tem pelo menos dois grupos de projeto trabalhando nisso... então sim, com 5 anos por arquitetura por grupo dá para lançar uma arquitetura a cada 2 anos.

Esclarecendo, microarquiteturas, principais modificações e grupos de projeto:

Pentium Clássico (P5) => Santa Clara

Pentium MMX (P55) => Haifa

Pentium Pro/II/III (P6) => Hillsboro

Pentium 4 (P68) => Hillsboro

Pentium M (não tem nome oficial, chamemos de "P6-M") => Haifa

Cores 2 (Core, Conroe...) => Haifa

Core ix xxx (Nehalem) => Hillsboro

Core ix xxxx (Sandy Bridge) => Haifa

Portanto... nesse momento a galera de Hillsboro já deve estar montando o Haswell... e a galera de Haifa já deve estar terminando a arquitetura geral do sucessor do Haswell :)...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

***...

A Intel realmente é toda poderosa!

Talvez umas das empresas que mais invistam em P&D na área de tecnologia. Quero um emprego la como Eng de Produção ;)

Esclarecedor o post ThiagoLCK, valeu!

Mas só uma pergunta, a mudança que a AMD esta fazendo é maior do que da Intel neste momento não? porque a AMD esta fazendo uma nova arquitetura mãe que vai servir de molde por vários anos que nem o atlhon 64

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Intel realmente é toda poderosa!

Talvez umas das empresas que mais invistam em P&D na área de tecnologia. Quero um emprego la como Eng de Produção ;)

Alguém disse' date=' há um bom tempo, que a Intel tinha uns 10.000 :eek: engenheiros só projetando microprocessadores, o que é um número absurdamente absurdo. E que eles investiam uns 5 bilhões só em P&D de processos de fabricação...

Mas só uma pergunta, a mudança que a AMD esta fazendo é maior do que da Intel neste momento não? porque a AMD esta fazendo uma nova arquitetura mãe que vai servir de molde por vários anos que nem o atlhon 64

Sim, bem maior. Mas a mudança entre Nehalem e SB também é muito grande, relativamente.

eu que achava que Pentium 4 era P7:D

A Intel chama a microarquitetura dos P4s de Netburst, não-oficialmente muitos chamam de P68, inclusive alguns engenheiros da Intel, não lembrei do Netburst na hora...

Aliás, esqueci também dos Prescotts... a mudança foi BEM grande em relação os Northwoods e Willamettes... foi feita por Hillsboro também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Faturamento da Intel no terceiro trimestre:

A Intel faz a alegria de seus acionistas ao divulgar um faturamento

recorde no último trimestre, US$ 11 bilhões, um crescimento de 18% em

relação ao mesmo período do ano passado. O lucro operacional da empresa

foi de US$ 4,1 bilhões e o lucro líquido foi de US$ 3 bilhões. Para o

atual trimestre a Intel espera um faturamento de US$ 11,4 bilhões, mais ou

menos US$ 400 milhões.

Faturamento da AMD no terceiro trimestre:

A AMD divulgou seus resultados financeiros relativos ao terceiro trimestre

deste ano. A empresa registrou um faturamento de US$ 1,62 bilhão, uma alta

de 16% em relação ao mesmo período do ano passado, mas encerrou o

trimestre com um prejuízo líquido de US$ 118 milhões. Para o último

trimestre do ano a AMD espera que as vendas continuem estáveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
da até pena da AMD.

A Intel atua na parte de placa mãe' date=' CPU, GPU, chips wireless, SSD, chipset para suas placa mãe (dããã), software (compiladores e o que mais?), etc...[/quote']

Ela tem mais de 70% do mercado e lucra mais por peça que a AMD.. aí "fica fácil" ter este resultado. ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A título de curiosidade trago essa pesquisa no wolfram alpha que traz alguns poucos dados sobre as ações, lucros, funcionários e etc.

Infelizmente a GF não tem ações comercializadas então o wolfram não acha dados sobre ela, mas eu coloquei a tsmc no meu por curiosidade.

http://www.wolframalpha.com/input/?i=intel+amd+tsm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A título de curiosidade trago essa pesquisa no wolfram alpha que traz alguns poucos dados sobre as ações, lucros, funcionários e etc.

Infelizmente a GF não tem ações comercializadas então o wolfram não acha dados sobre ela, mas eu coloquei a tsmc no meu por curiosidade.

http://www.wolframalpha.com/input/?i=intel+amd+tsm

Putz, a taxa renda/empregados da AMD é maior que da Intel :eek:

quero ganhar 600.000 por ano também

ps: coloquem a IBM ai no meio... vão ver porque ela é chamada de Big Blue

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!