Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Substituição de lâmpadas automotiva por led


nelsonxp

Posts recomendados

Galera, resolvi comprar aquelas lâmpadas de led automotiva para usar no lugar das incandecentes, comprei 4 para usar nas setas, só que ao ligar a seta as lâmpadas piscam muito rápido.

Então resolvi tirar o rele do pisca e abrir, dentro havia um CI não me lembro o tipo, também havia resistores e um capacitor eletrolítico.

Minha dúvida é a seguinte, se devo substituir o capacitor de 2,2uf por um de maior valor para que os leds pisquem mais devagar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Neste caso, ou você muda o capacitor aumentando o seu valor, ou então o resistor da malha RC. O resistor em questão é o que está entre os pinos 4 e 5. Veja o manual no link:

http://pdf1.alldatasheet.com/datasheet-pdf/view/5792/MOTOROLA/UAA1041B.html

Valeu henryfabricio, vou experimentar trocar o capacitor, depois posto o resultado :).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, resolvi comprar aquelas lâmpadas de led automotiva para usar no lugar das incandecentes, comprei 4 para usar nas setas, só que ao ligar a seta as lâmpadas piscam muito rápido.

Elas piscam muito rápido porque tem menor consumo.

O relé de seta monitora a carga (a corrente consumida pelas lâmpadas). Assim, se uma lâmpada queima (e a corrente diminui) ele pisca mais rápido como uma forma de alertar o motorista sobre o problema.

No teu caso não creio que a troca do capacitor (ou do resistor da malha RC) represente uma solução para o problema... Pode até ser que funcione (que a seta pisque na frequência correta), mas você vai estar fazendo algo às escuras, sem nenhum embasamento técnico (em outras palavras: vai estar fazendo uma "gambiarra").

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Elas piscam muito rápido porque tem menor consumo.

O relé de seta monitora a carga (a corrente consumida pelas lâmpadas). Assim, se uma lâmpada queima (e a corrente diminui) ele pisca mais rápido como uma forma de alertar o motorista sobre o problema.

No teu caso não creio que a troca do capacitor (ou do resistor da malha RC) represente uma solução para o problema... Pode até ser que funcione (que a seta pisque na frequência correta), mas você vai estar fazendo algo às escuras, sem nenhum embasamento técnico (em outras palavras: vai estar fazendo uma "gambiarra").

O manual deste circuito integrado (que postei) tem a fórmula para a frequência e este capacitor está relacionado na fórmula, o que no caso não seria uma gambiarra. No manual cita esta sua informação de detecção de falhas também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O manual deste circuito integrado (que postei) tem a fórmula para a frequência e este capacitor está relacionado na fórmula, o que no caso não seria uma gambiarra. No manual cita esta sua informação de detecção de falhas também.

Quando eu disse gambiarra, quis me referir a modificar o circuito original. Só isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então pessoal, agora surgiu outro problema, mesmo antes de modificar o circuito quando uso as lâmpadas de led na frente e atrás o rele não funciona, simplesmente as luzes ficam acesas mas em baixa luminosidade.

Mudando um pouco de assunto, ouvi falar em reles eletrônicos, nesse caso seria esse rele? ou não tem nada a ver?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, este já é um relé eletrônico..., o problema ai pode ser mau-contato no soquete dele ou você danificou ele ao tentar mexer!...

Aguarde outras dicas!...

O rele funciona normal com lâmpadas incandecentes, só acontece isso quando se usa só lâmpadas de led, se usar uma incandecente e uma de led a seta pisca rápido demais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

uso as lâmpadas de led na frente e atrás o rele não funciona, simplesmente as luzes ficam acesas mas em baixa luminosidade.

Vamos pensar um pouco...

O teu relé não possui nenhum sistema de "dimmer", correto? Então, por qual motivo as lâmpadas ficam acesas com baixa luminosidade?

Ou você ligou alguma coisa errada, ou então... O teu relé tem um circuito de monitoramento da corrente nas lâmpadas. Provavelmente ele não identifica nenhuma lâmpada ligada (é como se todas as lâmpadas estivessem queimadas) e como a corrente fica baixa demais, a frequência do pisca fica muito alta (a ponto de você não perceber, e ficar com essa impressão de lâmpada "meio acesa").

Assim, você pode tentar substituir o tal capacitor... Pode colocar um resistor em paralelo com as lâmpadas de LED para aumentar a corrente... Ou... Por que não aproveita somente a base do relé (arrume um relé queimado numa oficina mecânica qualquer para aproveitar a base com os contatos) e monta um circuito com um 555?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Abram o manual na página 3, lá tem algumas explicações e uma nota de aplicação.

O pino 6 é o Fault Detection On/Off. Na sua placa ele está conectado ao VCC, você deverá desconectá-lo, isto irá desabilitar os circuitos de detecção de falha (pelo que entendi).

Ele tem um shunt (RS) que faz a medição da corrente. O RS mede a corrente consumida pelas lâmpadas, caso seja baixa, ele pisca mais rápido para mostrar ao motorista que está com problema. R1 e C1 determinam a frequência de oscilação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esta questão do pino 6 é apenas para o sensor de curto circuito.

Na placa, o pino 6 está ligado no pino 2, o que significa que a detecção de curto circuito está desativada.

O que faz piscar rápido é o sensor de lâmpada com defeito, que você descreveu. E este não tem como desativar.

Creio que a solução é trocar o capacitor mesmo. Experimentar valores até que chegue ao tempo de piscagem que se queira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esta questão do pino 6 é apenas para o sensor de curto circuito.

Na placa, o pino 6 está ligado no pino 2, o que significa que a detecção de curto circuito está desativada.

O que faz piscar rápido é o sensor de lâmpada com defeito, que você descreveu. E este não tem como desativar.

Creio que a solução é trocar o capacitor mesmo. Experimentar valores até que chegue ao tempo de piscagem que se queira.

Mesmo mudando o valor do capacitor o resultado é o mesmo usando somente as lãmpadas de led, o rele não abre e fecha, as lâmpadas e o led do painel do carro ficam acesas .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, sugiro que volte o capacitor para o valor original e substitua o resistor de shunt (aquele fio desencapado que cruza a placa) por um resistor de 1 R x 1W ou mais.

Isto deve resolver.

Lembrando que perderá o sensor de lâmpada com defeito.

Edit

Talvez também seja necessário substituir o resistor que vai ligado no pino 8 por um de 2k2.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 anos depois...

Olá pessoas. Sou novo por aqui. Estou com a mesma questão desse post. Será que o nelsonxp conseguiu resolver o problema dele?  O meu relé U643B é bem semelhante ao UAA1041B. Será que fazendo as mesmas alterações sugeridas pelo Mulder_Fox vai dar certo no meu caso? Se a minha visão não esta pregando uma peça, kkkk...   Acredito que são esses os valores dos componentes.

R1 = 91K
R2 = 470R
R3 = 2K2
R4 = 2400R
C1 = 4.7uF/50V

O RS tem como valor por datasheet = 30m Ohm

Seguem imagens do relé. Se puderem comentar fico grato!  

Rele original.jpeg

Relé frente.jpeg

Relé verso.jpeg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Frank Nero o segredo é o resistor shunt, no caso é aquele fio dobrado ali entre o relé e o capacitor. 

Ele vai ligado em série com as lâmpadas, a tensão ali no meio cai quando todas as lâmpadas estão acesas. O objetivo disso é mostrar quando uma lâmpada queima, pois pisca rápido. 

O led por consumir menos potência não derruba a tensão o suficiente para o CI identificar e diminuir a velocidade. 

 

Olhei no datasheet, o valor usado é de 0,03R.

Você pode subir o valor, terá que encontrar um que entregue tensão menor quando os leds estão ligados. 

Medindo o consumo dos leds é possível calcular. 

Com as lâmpadas e o resistor original, eu calculei a tensão de 120mV.

Deve colocar outro resistor, que forneça os mesmos 120mV ou mais com os leds acesos. 

 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Renato.88 disse:

@Frank Nero o segredo é o resistor shunt, no caso é aquele fio dobrado ali entre o relé e o capacitor. 

Ele vai ligado em série com as lâmpadas, a tensão ali no meio cai quando todas as lâmpadas estão acesas. O objetivo disso é mostrar quando uma lâmpada queima, pois pisca rápido. 

O led por consumir menos potência não derruba a tensão o suficiente para o CI identificar e diminuir a velocidade. 

 

Olhei no datasheet, o valor usado é de 0,03R.

Você pode subir o valor, terá que encontrar um que entregue tensão menor quando os leds estão ligados. 

Medindo o consumo dos leds é possível calcular. 

Com as lâmpadas e o resistor original, eu calculei a tensão de 120mV.

Deve colocar outro resistor, que forneça os mesmos 120mV ou mais com os leds acesos. 

 

@Renato.88.   Grato pelo retorno. Vou trabalhar isso. Em breve volto aqui.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Frank Nero disse:

@Renato.88.   Grato pelo retorno. Vou trabalhar isso. Em breve volto aqui.

Bom dia!    Rapaz,  Nada feito...   Consegui uma sucata de fonte para usar os resistores, assim fazer uma associação com eles até encontrar o ideal para ativar o relé, mas tudo em vão, serviu mesmo foi para queimar a ponta dos meus dedos. kkkkk....  Consegui variar o shunt entre 0,1R até 100k e em nenhum o relé ativou. Brinquei um pouco entre o R4 e R3. Teve um momento que ao diminuir a resistência do R3, que no momento não lembro qual o valor, o relé mudou de estado, porém não oscilou. Isso aconteceu quando o shunt estava com o fio original. Acredito que vou encontrar as resistências ideais, no modo tentativa e erro mesmo. Vou campear em minhas sucatas alguns trimpots, acredito que colocando um no lugar de cada resistor, no caso nos R4 e R3, devo encontrar os valores ideais para ativar o relé. Caso não dê certo, o lance vai ser fazer um com NE555. Será que dá para fazer a função shunt para leds com o NE555? O grande barato do relé original é ele piscar a lâmpada rapidamente quando a queima de uma. Se o NE555 conseguir fazer essa função, ai vai ser show. Depois volto por aqui falando o que deu ou não deu. kkkk....   Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 12/12/2020 às 18:38, Frank Nero disse:

Se a minha visão não esta pregando uma peça,

Na minha tá... foto amarelada.

35 minutos atrás, Frank Nero disse:

Consegui variar o shunt entre 0,1R até 100k

Puts... isso é que eu chamo de variação! 1 milhão de vezes!

Que ci é aquele? Será que é dedicado? Um mc? Um lm358? Levante o circuito.. pode ser fácil.

Teorizo que a variação entre 1 e 2 lâmpadas led é pequena d+ pro shunt detetar mesmo se for maior. Pra esta façanha com leds, penso de de fato hás de se reprojetar e com pouca chance de um um simples 555 conseguir ser realimentado com a info de corrente. Talvez algo com ampop tipo lm324

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
25 minutos atrás, Thiago Miotto disse:

Um resistor em série com a lâmpada led para gerar consumo igual a lâmpada normal

... em paralelo.

Sim mas lá se vai o encanto do baixo consumo dos leds.

Mas a sua ideia - que já foi minha 1 dia - me fez refletir... 💡e se eu (eu) colocasse um capacitorzão em paralelo? Será que o picão de corrente enganaria o sistema? E ficaria simpático o fato do led apagar quase gradualmente?🤔

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!