Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Você já viu seu filtro de linha por dentro? Não? Entre e veja!


Posts recomendados

Nãão creio tuu achou esse filtro *---*

Poxa vou comprar esse da Jonb, mas nunca ouvi falar desse site kkk

Alguèm aqui do Forum sabe algo sobre o site?

Clica em comprar nesse Site Jonb e dá logo isso

https://pagseguro.uol.com.br/checkout/error.jhtml#rmcl

'Este vendedor está bloqueado.

O site deste vendedor não está de acordo com as regras de uso estabelecidas pelo PagSeguro.'

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Kaio_sp15, não "achei". É apenas um repasse: #688 e #689.

Aproveite e perceba que atualizei a postagem "Garimpando a mina do faller", informando sobre as fichas técnicas da Clamper.

Surpresa: a Clamper publica os esquemas elétricos simplificados de seus produtos!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
faller, estou pensando aqui: um varistor maior tem vida útil mais longa mas, numa ocorrência, protegeria apenas o mesmo tanto de um varistor menor. Estou equivocado?

Numa ocorrência típica de surto de tensão, existe uma energia a ser absorvida.. Se qualquer um dos varistores, seja ele de 5mm de 7mm, de 10mm, de 14mm, de 20 mm ou de 40mm pode absorver essa energia, esse trabalho individual será feito da exata mesma maneira por qualquer um deles..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Numa ocorrência típica de surto de tensão, existe uma energia a ser absorvida.. Se qualquer um dos varistores, seja ele de 5mm de 7mm, de 10mm, de 14mm, de 20 mm ou de 40mm pode absorver essa energia, esse trabalho individual será feito da exata mesma maneira por qualquer um deles..

Faller o Clamper Multi Energia é uma boa opção? Tem algum melhor na faixa de preço? Minha fonte é com PFC ativo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Faller o Clamper Multi Energia é uma boa opção? Tem algum melhor na faixa de preço? Minha fonte é com PFC ativo.

Embora tenha um tópico específico, fixado, para sugestão de filtros de linha ( Recomendação de filtro de linha ) , e esse tópico daqui se adeque mais para discussão dos diferentes filtros, das análises, vou te responder..

A resposta a sua pergunta depende bastante de o que desejas proteger ai..

- Se somente a linha de energia, a alimentação de seus equipamentos, o Multi Energia é dos melhores senão o melhor fabricado no Brasil..

- Se você faz uso de internet por ADSL, ou Cabo, se distribui essa internet via LAN (e não por WiFi) e se desejar proteger seus equipamentos de energia ruim, derivada da indução de raios nas linhas de cabo ou telefônica, o Multi Proteção é melhor, mais adequado..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Embora tenha um tópico específico, fixado, para sugestão de filtros de linha ( Recomendação de filtro de linha ) , e esse tópico daqui se adeque mais para discussão dos diferentes filtros, das análises, vou te responder..

A resposta a sua pergunta depende bastante de o que desejas proteger ai..

- Se somente a linha de energia, a alimentação de seus equipamentos, o Multi Energia é dos melhores senão o melhor fabricado no Brasil..

- Se você faz uso de internet por ADSL, ou Cabo, se distribui essa internet via LAN (e não por WiFi) e se desejar proteger seus equipamentos de energia ruim, derivada da indução de raios nas linhas de cabo ou telefônica, o Multi Proteção é melhor, mais adequado..

Obrigado Faller, quero proteger somente meu computador... Uso sim internet por ADSL... Infelizmente o Clamper Multi proteçao por enwuanto está fora do meu orçamento :/ O Upsai FHT 1200 possui proteçao ADSL né? Também é uma boa escolha?

Ou fico com o Clamper Multi Energia?

Desculpe por tantas perguntas...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Obrigado Faller, quero proteger somente meu computador... Uso sim internet por ADSL... Infelizmente o Clamper Multi proteçao por enwuanto está fora do meu orçamento :/ O Upsai FHT 1200 possui proteçao ADSL né? Também é uma boa escolha?

Ou fico com o Clamper Multi Energia?

Desculpe por tantas perguntas...

O FHT-1200 da Upsai também é um bom filtro de linha..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A resposta a sua pergunta depende bastante de o que desejas proteger ai..

- Se somente a linha de energia, a alimentação de seus equipamentos, o Multi Energia é dos melhores senão o melhor fabricado no Brasil..

- Se você faz uso de internet por ADSL, ou Cabo, se distribui essa internet via LAN (e não por WiFi) e se desejar proteger seus equipamentos de energia ruim, derivada da indução de raios nas linhas de cabo ou telefônica, o Multi Proteção é melhor, mais adequado..

faller, não entendi: sem a consideração da proteção para ADSL, o Clamper Multi Energia pode ser melhor do que o Clamper Multi Proteção? Em mensagem privada você me disse: "são exatamente iguais só que o multi proteção agrega proteções para as linhas de cabo e de telefone".

O FHT-1200 da Upsai também é um bom filtro de linha..

Podemos considerá-lo apenas como um dos melhores "protetores" com várias tomadas, ou seria injusto? Pois só tem um capacitor como elemento de filtragem...

Numa ocorrência típica de surto de tensão, existe uma energia a ser absorvida.. Se qualquer um dos varistores, seja ele de 5mm de 7mm, de 10mm, de 14mm, de 20 mm ou de 40mm pode absorver essa energia, esse trabalho individual será feito da exata mesma maneira por qualquer um deles..

Minha dúvida é se qualquer um desses, não podendo "absorver" o surto, de qualquer jeito não pifa e acaba por proteger o que estiver ligado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
faller, não entendi: sem a consideração da proteção para ADSL, o Clamper Multi Energia pode ser melhor do que o Clamper Multi Proteção? Em mensagem privada você me disse: "são exatamente iguais só que o multi proteção agrega proteções para as linhas de cabo e de telefone".

Não, pois são exatamente a mesma coisa..

Falei levando também em consideração o preço..

Se não se faz necessário a proteção para o ADSL, ou cable, melhor o Multi Energia, pelo seu preço menor. Só isso...

Podemos considerá-lo apenas como um dos melhores "protetores" com várias tomadas, ou seria injusto? Pois só tem um capacitor como elemento de filtragem...

A tarefa de classificar filtros, para a função para a qual foram criados, há que se considerar sempre se cumprem ou não a tarefa. Ambos cumprem..

Clamper ou FHT-1200..

Minha dúvida é se qualquer um desses, não podendo "absorver" o surto, de qualquer jeito não pifa e acaba por proteger o que estiver ligado.

Se não conseguirem dissipar a energia de exceção que tiverem de enfrentar eles rompem seus varistores, explodem, liberando muita fumaça, muita mesmo. O estouro de um varistor é sempre de bom volume, um baita susto, e pode abrir fogo..

Por essa e por outras é que se costuma proteger termicamente (com fusíveis térmicos) os varistores, para tornar mais segura essa fase da vida deles, a morte..

Veja ai duas amostras de varistores não protegidos ao explodir..

Veja no tempo 1:04 [ame=http://www.youtube.com/watch?v=2TzY6jfUptw]Varistor Test - YouTube[/ame]

[ame=http://www.youtube.com/watch?v=qV-YboDKRJM]Overvoltage on a varistor that is not a thermally protected varistor (TMOV).avi - YouTube[/ame]

Veja agora o que acontece quando esse(s) varistores estão "sanduichando" um fusível térmico, responsável por abrir o circuito elétrico quando esse varistor aquece a ponto de romper o fusível térmico..

[ame=http://www.youtube.com/watch?v=up_ndJspd2E]Varistor Burn Test - YouTube[/ame]

Por essa e por outras que quando monto as minhas proteções tenho o extremo cuidado de proteger os varistores com fusíveis térmicos, intimamente justapostos e ainda cobertos com uma proteção e unidos com pasta térmica. Veja ai o processo de justaposição:

Filtro_Proteo2011Varistorprincipal40mmcomfusveltrmicoacoplado.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se não conseguirem dissipar a energia de exceção que tiverem de enfrentar eles rompem seus varistores, explodem, liberando muita fumaça, muita mesmo. O estouro de um varistor é sempre de bom volume, um baita susto, e pode abrir fogo..

Por essa e por outras é que se costuma proteger termicamente (com fusíveis térmicos) os varistores, para tornar mais segura essa fase da vida deles, a morte..

Podemos resumir que varistores menores "protegerão eletricamente" com mesma eficácia dos maiores, mas não mecanicamente e com risco de incêndio?

Por essa e por outras que quando monto as minhas proteções tenho o extremo cuidado de proteger os varistores com fusíveis térmicos, intimamente justapostos e ainda cobertos com uma proteção e unidos com pasta térmica.

É notório que nenhum dos produtos industrializados que foram analisados por você chega a esse nível de cuidado que você tem.

O problema de tentar seguir uma receita de bolo sua... é que, para real segurança, a pessoa ainda teria de saber muito do que estaria fazendo, sem negligenciar medições básicas, para garantir que a coisa ficaria funcionando corretamente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Podemos resumir que varistores menores "protegerão eletricamente" com mesma eficácia dos maiores, mas não mecanicamente e com risco de incêndio?

Não, definitivamente não

É notório que nenhum dos produtos industrializados que foram analisados por você chega a esse nível de cuidado que você tem.

Será, ou isso dai se aplica tão somente a indústria nacional..

Veja ai alguns exemplos de proteções da Belkin, da Panamax ou da APC..

Belkin:

FiltrodelinhaBelkin_zpsc1329e9c.jpg~original

Panamax:

Panamax_zpsd316e8f3.jpg~original

APC:

ProteoefiltrodaAPC.jpg

E ai????

O problema de tentar seguir uma receita de bolo sua... é que, para real segurança, a pessoa ainda teria de saber muito do que estaria fazendo, sem negligenciar medições básicas, para garantir que a coisa ficaria funcionando corretamente.

Isso, me parece, se aplica a tudo, desde seu exemplo do filtro de linha, até a fazer um bolo...

Se fizeres errado não vais chegar aonde deveria..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Não, definitivamente não

Desculpe-me minha lentidão. Por que?

Será, ou isso dai se aplica tão somente a indústria nacional..

Veja ai alguns exemplos de proteções da Belkin, da Panamax ou da APC..

Eu até lembrei dessas três marcas... mas resolvi desconsiderá-las. Nem fui checar.

Você indicaria comprar um deles com o objetivo de converter para 220V, em detrimento de algum já 220V?

Isso, me parece, se aplica a tudo, desde seu exemplo do filtro de linha, até a fazer um bolo...

Se fizeres errado não vais chegar aonde deveria..

Você conhece ou ainda pretende escrever um material condensado?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Desculpe-me minha lentidão. Por que?
Vamos com uma analogia..

Imagine-se tendo que apagar princípios de incêndios.. (surtos de tensão)

Cada um deles tem uma certa energia a vencer..

Tens, para apagar esses incêndios, dois recipientes de água (varistores)

Um deles com 5 litros de água e outro com 300 litros de água.. (o varistor de 5 mm e o varistor de 40 mm)

Entendes a relação do tamanho do varistor com a capacidade de Apagar incêndios (combater surtos de tensão)

Você indicaria comprar um deles com o objetivo de converter para 220V, em detrimento de algum já 220V?

Isso vai da disponibilidade e capacidade de cada um.. Isso dai é uma mod... Mods não se avalia, ou se faz ou não se faz..

Você conhece ou ainda pretende escrever um material condensado?

Para mim escrever é um hobby e isso vem da inspiração. Inspiração não se planeja, pois dai passa a ser trabalho..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Vamos com uma analogia..

Imagine-se tendo que apagar princípios de incêndios.. (surtos de tensão)

Cada um deles tem uma certa energia a vencer..

Tens, para apagar esses incêndios, dois recipientes de água (varistores)

Um deles com 5 litros de água e outro com 300 litros de água.. (o varistor de 5 mm e o varistor de 40 mm)

Entendes a relação do tamanho do varistor com a capacidade de Apagar incêndios (combater surtos de tensão)

Eu já havia pensado em algo nesse sentido. Mas acho que você não captou minha questão. Ela tem como pressuposto que essa sua analogia aí está errada, não serve. Segue a analogia que serviria a minha questão.

O varistor de 5 mm é um litro de vidro fino.

O varistor de 40 mm é um litro de vidro grosso.

Tenho fogo que apaga com o conteúdo de qualquer um dos dois vasilhames, por serem de iguais quantidades: 1 litro, de água.

Acontece que ao serem manuseados, com impactos mecânicos, esses recipientes tendem a quebrar, principalmente o de vidro fino.

Um fogo começa e eu o apago: uso o vidro fino e acabo por quebrá-lo.

Um fogo começa e eu o apago: uso o vidro grosso e não chego a quebrá-lo.

No primeiro caso, os estilhaços podem ter feito eu me cortar...

Ambos não deixaram o fogo "passar" para meus móveis.

Essa minha analogia está cheia de defeitos. Eu sei. Coisas que já entendi, que você me explicou. Por favor, concentre-se apenas naquilo que é da minha questão: tanto o varistor menor como o maior vão para o espaço... e o surto, vai pra onde? Passar?!

Isso vai da disponibilidade e capacidade de cada um.. Isso dai é uma mod... Mods não se avalia, ou se faz ou não se faz..

Pergunto se você acha que vale a pena mandar pedir um produto novo para fazer isso. Se isso, com algum modelo Belkin, Panamax ou APC, é mais custo-benefício do que qualquer outra compra de um dos produtos 220V conhecidos. Pressuposto que a pessoa tem condições técnicas de realizar as modificações.

Para mim escrever é um hobby e isso vem da inspiração. Inspiração não se planeja, pois dai passa a ser trabalho..

Fica a sugestão: se for escrever sobre modificação ou criação de filtros de linha e supressores de surtos, dedicar-se a escrever o básico que for necessário para um produto final seguro, testado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Eu já havia pensado em algo nesse sentido. Mas acho que você não captou minha questão. Ela tem como pressuposto que essa sua analogia aí está errada, não serve. Segue a analogia que serviria a minha questão.

O varistor de 5 mm é um litro de vidro fino.

O varistor de 40 mm é um litro de vidro grosso.

Tenho fogo que apaga com o conteúdo de qualquer um dos dois vasilhames, por serem de iguais quantidades: 1 litro, de água.

Acontece que ao serem manuseados, com impactos mecânicos, esses recipientes tendem a quebrar, principalmente o de vidro fino.

Um fogo começa e eu o apago: uso o vidro fino e acabo por quebrá-lo.

Um fogo começa e eu o apago: uso o vidro grosso e não chego a quebrá-lo.

No primeiro caso, os estilhaços podem ter feito eu me cortar...

Ambos não deixaram o fogo "passar" para meus móveis.

Se ambos os varistores tiverem condições de absorver o surto, ambos o farão de igual modo. Sua analogia sim está furada. Nenhum dos dois o fará de modo pior ou melhor.. O que restará, após absorção do surto, é exatamente o que se tinha antes dele, uma vida útil restante diferente em cada um dos varistores e uma vida útil restante menor em ambos varistores, vida útil esta descontada em uma mesma quantidade..

Essa minha analogia está cheia de defeitos. Eu sei. Coisas que já entendi, que você me explicou. Por favor, concentre-se apenas naquilo que é da minha questão: tanto o varistor menor como o maior vão para o espaço... e o surto, vai pra onde? Passar?!

Se isso acontecer, ambos os varistores danificarem, tudo se passará, dali por diante, como se varistor nenhum houvesse...

Pergunto se você acha que vale a pena mandar pedir um produto novo para fazer isso. Se isso, com algum modelo Belkin, Panamax ou APC, é mais custo-benefício do que qualquer outra compra de um dos produtos 220V conhecidos. Pressuposto que a pessoa tem condições técnicas de realizar as modificações.

Os produtos da Belkin por exemplo, são bem melhor concebidos e construídos que esses nossos, da nossa indústria nacional...

Tanto assim que lá nos EUA, por exemplo, o fabricante indeniza os equipamentos mediante cobertura da ordem de até mesmo US 200.000 (no Brasil seria R$ 440.000,00) para compra e reposição de tantos quantos equipamentos forem danificados por surtos de tensão e inclusive queda de raios se adequadamente instalados em uma proteção desse tipo.. Isso lá consiste num real benefício.. Entretanto isso não cobre equipamentos fora dos EUA, infelizmente..

Fora desse tipo de benefício fica muito difícil nesse mercado, nessa indústria se medir benefícios.. Como se saberia que um determinado protetor protege mais ou menos que outro, e em que condições.. Portanto quem falar em custo/benefício de uma proteção já está num papo furado... Não dá de afirmar e garantir benefícios. Cada caso de surto pode ser diferente.

Fica a sugestão: se for escrever sobre modificação ou criação de filtros de linha e supressores de surtos, dedicar-se a escrever o básico que for necessário para um produto final seguro, testado.

É só o que tenho feito, minha vida toda, ao escrever ou emitir comentário. Mas de qualquer modo vou me lembrar, afinal é normal, com a idade, a gente ir perdendo a memória.. Não seria diferente comigo..

Ai que saudade do assunto original do tópico!!!!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se isso acontecer, ambos os varistores danificarem, tudo se passará, dali por diante, como se varistor nenhum houvesse...

Respondido!

Ou quase. É que eu tinha entendido que os equipamentos eram salvos também quando o filtro pipocava...

Mas... e como é a lógica de proteção com os resistores térmicos, então? Eles abrem o que? O surto não passa?!

Fora desse tipo de benefício fica muito difícil nesse mercado, nessa indústria se medir benefícios.. Como se saberia que um determinado protetor protege mais ou menos que outro, e em que condições.. Portanto quem falar em custo/benefício de uma proteção já está num papo furado... Não dá de afirmar e garantir benefícios. Cada caso de surto pode ser diferente.

Entendo que o tipo de benefício ao qual você se refere é o indenizatório. Mas... se a Belkin se garante, é porque, para além de estatísticas, ela sabe o que é um projeto que realmente protege. E se há critérios comparativos, há critérios para julgar "custo/benefício", mesmo que sejam probabilísticos.

É só o que tenho feito, minha vida toda, ao escrever ou emitir comentário. Mas de qualquer modo vou me lembrar, afinal é normal, com a idade, a gente ir perdendo a memória.. Não seria diferente comigo..

Eu quis me referir a salientar cuidados básicos com verificações na pós-montagem. Não lembro como sendo de seu estilo.

Ai que saudade do assunto original do tópico!!!!!

Atualizei "Entendendo o Protetor Eletrônico Clone 1080". Tem nada pra comentar?

Também não adianta ver o filtro por dentro e não entender...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

Fui ligar agr o clamper multi energia ai liguei somente o pc! Que é a fonte Corsair vx 450W bivolt.. Clamper também é bivolt.. Mas quando liguei deu um pipoco!! Que o clamper que era ttansparente ficou preto por dentro.. Poxaa tudo bivolt, porque aconteceu isso? :/

A polaridade da tomada não estava invertida?

Você ligou-o diretamente na parede?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

MAAA NOTITICIA

Fui ligar agr o clamper multi energia ai liguei somente o pc! Que é a fonte Corsair vx 450W bivolt.. Clamper também é bivolt.. Mas quando liguei deu um pipoco!! Que o clamper que era ttansparente ficou preto por dentro.. Poxaa tudo bivolt, porque aconteceu isso? :/

Olá Kaio,

Ligue pra loja onde comprou ou para a Clamper e peça um novo. Eletrônicos com defeito de fabrica é comum, é por isso que temos garantia.

Se o problema persistir, daí poderíamos pensar em problemas na sua rede elétrica.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Kaio,

Ligue pra loja onde comprou ou para a Clamper e peça um novo. Eletrônicos com defeito de fabrica é comum, é por isso que temos garantia.

Se o problema persistir, daí poderíamos pensar em problemas na sua rede elétrica.

Comprei diretamente com a clamper.. Já liguei lá, vão averiguar e ver o que podem fazer por mim.. Eu quero um novo. Recebi e na hora que ligo acontece isso :/

Ele nem liga mais, nem meu pc ta ligando

Não tem como ter ligado invertido.. A tomada que liguei ele é do padrão novo... e o que eu liguei no clamper também já é padrão novo, monitor e minha finada fonte Corsair vx 450w que fazia 1 semana que comprei :/

Eu tava usando direto na tomada fonte e monitor.. Só foi por o clamper que deu isso.. De transparente ficou Preto! Foi um estouuro um barulhão.. Poxa to tão desapontado.. Espero que me deem um novo e quanto a minha fonte? E se tiver levado minha vga HD 7770, ou memoria ou hd? como eu fico? :/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A polaridade da tomada não estava invertida?

Você ligou-o diretamente na parede?

Não estava errada não.. Liguei direto na tomada que é do novo padrão.. A não ser que a instalação da tomada esteja feita errada.. Os fios com posiçoes trocadas, coisa que acho difícil, porque eu ligava a fonte direto na tomada e nunca deu problema.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
A não ser que a instalação da tomada esteja feita errada.. Os fios com posiçoes trocadas, coisa que acho difícil, porque eu ligava a fonte direto na tomada e nunca deu problema.

Referi-me a isso. Verifique com uma chave-teste. Não digo que é algo determinante.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!