Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Você já viu seu filtro de linha por dentro? Não? Entre e veja!


Posts recomendados

Quantos e como são dispostos esses fusíveis?

 

Você só vai saber depois que fizer e testar todas as continuidades da placa.

 

 

=/ pior q eu ja sabia q ia ter uma resposta assim..  vou ter q correr atras de um multimetro..  tenho 2 mas nao estão funcionando (sem carga na bateria eu imagino)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Preciso perguntar a qualquer um que se interesse, pois não sei a resposta: que cuidados devemos tomar ao testar continuidades de uma placa de circuito impresso já montada? Por enquanto, vem-me à cabeça apenas a necessidade de descarregar todos os capacitores. Há algo mais?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colega, compre outro filtro, com segurança não se brinca. A placa está muito danificada. A espessura de cada trilha dessa da PCB é projetada em programas como Altium Designer, EAGLE, para ter uma corrente máxima específica. Um condutor mal dimensionado pode aquecer por efeito Joule e desencandear incêndios. E além do que, filtro é barato se comparado ao valor total do seu desktop ou da sua residência.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A placa está muito danificada.

 

Muito da má aparência é só na camada de proteção verde.

 

A espessura de cada trilha dessa da PCB é projetada em programas como Altium Designer, EAGLE, para ter uma corrente máxima específica. Um condutor mal dimensionado pode aquecer por efeito Joule e desencandear incêndios.

 

Você quis dizer "limite de corrente máxima", para não esquentar. Quem saiba o que estiver fazendo, pode dimensionar os novos condutores corretamente, e aferir isso. Mas eu concordo:

 

Colega, compre outro filtro, com segurança não se brinca. [...] E além do que, filtro é barato se comparado ao valor total do seu desktop ou da sua residência.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito da má aparência é só na camada de proteção verde.

 

 

 

Sim, quis dizer, "limite de corrente máxima".

 

A proteção verde que você se refere é um verniz que é colocado sobre o fenolite e as trilhas de cobre para não oxidar e impedir que respingos de solda ou erros humanos causem a formação de pontes entre trilhas, conectando-as indevidamente, causando curto. Se ela foi danificada, pior ainda. 

 

Pelas fotos parece que a UPSAI não usou máscara de solda porque as ilhas são pequenas demais para os furos, ou parecem que nem existem (ou podem estar oxidadas), isso pode causar mal contato em ressoldagens.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A proteção verde que você se refere é um verniz que é colocado sobre o fenolite e as trilhas de cobre para não oxidar e impedir que respingos de solda ou erros humanos causem a formação de pontes entre trilhas, conectando-as indevidamente, causando curto. Se ela foi danificada, pior ainda. 

 

Imagino que não seja o isolante ideal para os pingos de solda acidentais, requerendo um cuidado ou retrabalho. Por isso, se for danificada, é ruim, mas não o fim. Penso que geralmente a placa pode ficar sem a camada verde, no todo ou em parte.

Pelas fotos parece que a UPSAI não usou máscara de solda porque as ilhas são pequenas demais para os furos, ou parecem que nem existem (ou podem estar oxidadas), isso pode causar mal contato em ressoldagens.

 

Nessas palavras, o que é a máscara de solda?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colega, compre outro filtro, com segurança não se brinca. A placa está muito danificada. A espessura de cada trilha dessa da PCB é projetada em programas como Altium Designer, EAGLE, para ter uma corrente máxima específica. Um condutor mal dimensionado pode aquecer por efeito Joule e desencandear incêndios. E além do que, filtro é barato se comparado ao valor total do seu desktop ou da sua residência.

 

vou usar fio mais grosso, acho bem difícil pegar fogo assim, alem do mais, comprei um fusivel termico e vou colocar entre os varistores.

 

se nao funcionar beleza, nao gastei muito com os componentes, um filtro novo bom nao sai por menos de R$ 130.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

arrumei o filtro, nao ficou estão bom porque nao sou exatamente muito bom de solda e nem tenho todos os equipamentos pra fazer isso perfeito, mas tá funcionando..

 

acabei nao colocando o fusivel termico porque queria testar antes pra ver se tava tudo ok, vou deixar testando por um dia pelo menos dai quem sabe eu nao coloco ele.. alem do mais, do jeito q sou ruim de solda, vou é queimar o fusivel antes de conseguir soldar :P

 

e no final só precisei colocar 2 fios, um deles é mais fino, nao sei se vai ser estão ruim, se for perigoso alguem me dá o toque que eu coloco outro mais grosso.

 

valeu galera..

 

IMG_20150407_155957.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

e no final só precisei colocar 2 fios, um deles é mais fino, nao sei se vai ser estão ruim, se for perigoso alguem me dá o toque que eu coloco outro mais grosso.

Fazer assim, arriscando, "na doida", e ligar pra funcionar, eu não apoio. Só pra constar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fazer assim, arriscando, "na doida", e ligar pra funcionar, eu não apoio. Só pra constar.

 

nao foi na doida nao, testei a placa toda procurando curto antes de ligar..

 

e troquei o fio também pelo mais grosso, nao valia a pena deixar daquele jeito com algo estão fácil de trocar.

 

agora ta testando com uma luminaria, vou deixar algumas horas assim depois vou ligar algo com mais potencia pra ver.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou leigo; ou no mínimo inexperiente. Tem como saber a resistência do fio não? Se não estou enganado, tabelas com padrão de bitola dizem isso. AWG_sei_lá_das_quantas...

 

o fio que eu coloquei é até mais grosso do que os que vem da tomada, tenho certeza que é suficiente, imagino que até aquele mais fino seria, mas como também sou leigo/inexperiente prefiro nao arriscar.. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro faller,

Tomei a liberdade de simplificar o esquema do seu filtro de Linha V2011 (http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/874612-prote%C3%A7%C3%A3o-e-filtro-de-linha-v2011-by-faller-montado-num-gabinete-de-estabilizador/).

Esclareço desde, já que estou tentando aprender sobre filtros e posso ter "simplificado demais", rsrs. Além disso, também quero esclarecer, que a simplificação em nenhum momento quer dizer que o projeto anterior não está perfeito, até porque nem tenho conhecimento técnico para isso, se deu apenas para facilitar a montagem do seu ótimo filtro ao mesmo tempo em que mantem a proteção e filtragem.

206djc1.jpg

faller qualquer problema que você venha a verificar é só falar que corrijo o esquema ou mesmo retiro a postagem.


Segue abaixo a lista de componentes:

1x Fusível rápido 15A
1x micro disjuntor 10A

1x indutor com 2 enrolamentos de 2mH (modo diferencial)
1x indutor com 2 enrolamentos de 140uH (modo comum)
1x capacitor 100nF 250VAC X2
2x capacitor 2nF 2500V

1x dispersor a gás tripolar 350V
3x varistor 20241 20mm 150V
3x fusível térmico 10A / 72ºC
1x resistor 470K 2W

1x capacitor 220nf 630V
1x resistor 1k5 1W
1x diodo 1N4004
1x Led 5mm verde

Para conectar o indutor ao circuito veja esse esquema:

Modo diferencial
mododiferencial.png

Modo comum
modocomum.png
Retirados de: http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/441771-tutorial-construindo-um-filtro-de-linha-atualizado/page-47#entry5157791.

 

Se ainda não entendeu, veja outra explicação: http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/441771-tutorial-construindo-um-filtro-de-linha-atualizado/page-42#entry4841503.
 
Grande abraço

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Pessoal,

com finalidade mais histórica, envio as fotos de um antigo estabilizador SMS Revolution II 300va que estava jogado aqui em casa há uns 10 anos. Vejam o estado e componentes do mesmo:

wly7tx.jpg

1zocdbb.jpg

kdjw20.jpg

nn02km.jpg

evao9i.jpg

j6uatt.jpg

30kerli.jpg

1zqq8o4.jpg

296dqic.jpg

Desmontei ele, para lavar a carcaça e aproveitá-la em meu filtro de linha. O barramento parece ser a única coisa boa, mas esqueci de fotografar em detalhes.

[ ]s

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

faller e demais,

Preciso de uma ajuda, por favor.

Tempos atrás o Faller postou em outro tópico uma figura (não to achando) de uma medição de um mesmo indutor em modo diferencial e em modo comum. O mesmo indutor com dois enrolamentos quando medido em modo diferencial apresentava uma indutância 4 vezes maior que em modo comum.

Agora vem minha dúvida:

Estou montando o filtro do esquema que postei que usa dois indutores, um em modo comum de 140uH e outro em modo diferencial de 2mH.

O de modo comum basta medir cada enrolamento separado e obter 140uH em cada. Até ai tudo certo.

Meu problema está no de modo diferencial. Eu devo medir individualmente cada enrolamento e obter 2mH e ao ligar o indutor um modo diferencial obter uma final de 8mH, ou medir em cada 500uH e ao ligar o indutor um modo diferencial obter uma final de 2mH?

Espero ter sido claro

[ ]s

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dois indutores, cada um de 2mH, desde que ligados em modo diferencial terão uma medida de indutância total de 8mH

 

Indutores01.jpg

 

indutores02.jpg

 

Essas são as fotos de que falas..

 

Brigadão faller, como sempre respondendo com precisão cirurgica.

 

Permita-me fazer mais uma pergunta. Nesse caso, onde cada enrolamento terá 2mH e após ligação em modo diferencial atingirão como indutância total 8mH, logo seria o mesmo que substituir esse indutor toroidal por 2 indutores toroidais separados, cada um com um enrolamento de 8mH ligado em serie um na fase e outro no neutro?

 

[ ]s

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
... logo seria o mesmo que substituir esse indutor toroidal por 2 indutores toroidais separados, cada um com um enrolamento de 8mH ligado em serie um na fase e outro no neutro?

 

 

Seria o equivalente a se colocar dois indutores independentes (enrolados em diferentes núcleos), cada um com 4 mili Henries..

O que faz dobrar a indutância total ou quadruplicar a indutância individual e o fato de ambos os enrolamentos estarem sobre o mesmo núcleo e o fato da ligação ser de tal modo a contrapor o fluxo magnético gerado por uma bobina sobre a outra...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seria o equivalente a se colocar dois indutores independentes (enrolados em diferentes núcleos), cada um com 4 mili Henries..

O que faz dobrar a indutância total ou quadruplicar a indutância individual e o fato de ambos os enrolamentos estarem sobre o mesmo núcleo e o fato da ligação ser de tal modo a contrapor o fluxo magnético gerado por uma bobina sobre a outra...

 

Mais uma vez obrigado faller!!

 

Aprender é uma loucura pois uma dúvida leva a outra. Nesse sentido tenho aprendido bastante no site da empresa http://www.coilcraft.com/prod_emi.cfm, tem muita leitura interessante por lá.

 

Eles oferecem uma ferramenta para cálculos de filtros, mas não é 100% full, tem várias limitações. Veja a imagem abaixo:

np2jup.jpg

 

Deste modo, gostaria de te perguntar se com os 5 campos disponíveis (2 tabelas superiores) para colocarmos os valores do componentes do filtro eu conseguiria obter um filtro como os que você calcula? Por exemplo, esse:

Filter5order_Sch.jpg.

 

Brigadão

 

[ ]s

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mais uma vez obrigado pela sua gentileza.

Conforme você falou, você tinha acesso a versão paga desse software. Esse aqui ele tem várias limitações porque visa atender apenas aos indutores vendidos pela Coilcraft. Ou seja, o software não irá cobrir todos os indutores possíveis de serem feitos.

Nessa versão limitada, porém gratuita, existem duas tabelas que transcrevo abaixo:

Tabela 1 - General Requirements
Pass band Riple: X dB
Stop Band Attenuation: X dB
Impedance: X Ohms

Tabela 2 - Low Pass Requirements
Pass Band Frequency: X MHz
Number of Poles: 3 ou 5 ou 7 (<== Mudando essa opção percebi que o passa baixa alterna entre 3º, 5º e 7º ordem)

(em "X" é o valor inserido pelo usuário)

Alguns desses campos eu nem sei do que se trata, ainda tenho que aprender sobre eles. Porém considerando sua experiência na área e com esse software (versão paga) você acha que preenchedo apenas os itens das tabelas citadas seria possível analisar um filtro passa baixa como os utilizados nos seus projetos? Outra limitação é que parece montar apenas passa-baixa elíptico e não Butterworth.

Mais uma vez obrigado!

[ ]s

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Bom dia! Uma pergunta: vale a pena usar o protetor contra surto mesmo não tendo aterramento em casa?

 

Sei que deveria ter, mas moro em prédio e quando pedi ao eletricista para fazer ele disse que não seria possível. Os conduítes até a caixa de entrada não cabiam mais nada.

 

E nunca mais pensei nisso, até hoje quando resolvi comprar um dps.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom dia! Uma pergunta: vale a pena usar o protetor contra surto mesmo não tendo aterramento em casa?

 

Sei que deveria ter, mas moro em prédio e quando pedi ao eletricista para fazer ele disse que não seria possível. Os conduítes até a caixa de entrada não cabiam mais nada.

 

E nunca mais pensei nisso, até hoje quando resolvi comprar um dps.

Dê uma olhada ai, na descrição de um das proteções da Clamper:

"SISTEMA SLFP PATENTEADO

O sistema Signal Line Full Protection garante uma proteção completa das linhas de sinal, promovendo, além da proteção em modo diferencial, comumente encontrada nos produtos, a proteção em modo comum, através de uma configuração especial e patenteada de circuito que cria um caminho de drenagem da corrente de surto das linhas de sinal pelo neutro da rede elétrica (que é aterrado nas instalações brasileiras), caso não haja um terra específico conectado na tomada elétrica da instalação onde o produto for conectado."

Está ai escrito, na descrição de uma das proteções da Clamper, veja ai: http://www.lojaclamper.com.br/index.php/clamper-multi-protec-o-8-tomadas-branco.html

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!