Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Você já viu seu filtro de linha por dentro? Não? Entre e veja!


Posts recomendados

  • Membro VIP

Já é exagerado mesmo para 220 ou 240 volts?

 

De todos que já vi e o record de tensão nos varistores.

O mais alto que havia visto era de 300 Volts..

 

Talvez tenha entendido errado, mas assim a proteção oferecida não tem eficácia para rede de 110 Volts?

Seria mais um protetor de "araque"?

Não se trata de não ser eficaz, pois o que se evita são surtos de maior tensão. Veja bem, para se combater um surto de tensão  digamos com 500 Volts de pico tanto faz se ele adentrar um equipamento que opera em 110 volts ou em 220 Volts e seu varistor pode ser de 220, de 280, de 350, de 400 Volts o que seja. Qualquer desses varistores vai operar diante esse surto de 500 Volts...

 

Não confunda supressor de surto de tensão (uma estreitissima subida da tensão, com duração menor que 3 mili segundos) com uma tensão elevada de modo sustentado seja pela razão que for ..

 

Se essa tensão sustentada queimar seus equipamentos só resta acionar o seguro ou a distribuidora de energia elétrica, para ressarcimento..

 

Se me perguntares se é melhor para proteger contra surtos de tensão equipamentos que operem em 110 Volts algum dispositivo com varistores operando em 150 Volts por exemplo, te responderia sim, é melhor mas dentro de um purismo quase que desnecessário.. É completamente tolerável operar com varistores de 250 a 300 Volts para uso em qualquer tensão..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiquei meio confuso. Parece que estamos diante de mais um fiasco do protetor.

O que intriga é a falta de vontade dos fabricantes em produzir um produto razoavelmente honesto, como se encontra nos EUA, em qualquer esquina.

Se fosse algo muito difícil e sofisticado, vá lá.  Mas as explanações do Faller, ao longo deste tópico, indicam que se trata de algo de custo baixo, simples e que basta um pouco de boa vontade. Não precisa de engenharia da Nasa, não!

Vamos ficar na mesma, ou se paga uma fortuna pelo Clamper ou se tem a sorte de achar um sobrevivente Clone 1087 por aí.

E, enquanto isso, dezenas de fabricantes ficam despejando estes fiascos de protetores no mercado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou desistindo dos filtros de linha "brasileiros". Acho melhor importar um Belkin por uns R$ 120 com imposto do que dar 100 em um Clamper. Ou uma segunda opção seria usar DPS's no quadro de distribuição que são encontrados com preços razoáveis de ótimas marcas como Siemens, Pial,Schneider entre R$ 40-50 para cada linha, e suporta até 20KA.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@faller  Ele não tem capacitores X e Y, logo podemos dizer que ele não tem filtragem de transientes e sobrecarga e absorve ZERO joules de energia?

Não, definitivamente não..

Quem absorve energia dos surtos de tensão são os varistores e se consultares uma tabela do varistor especifico vai ver que cada um deles absorve coisa de 125 Joules..

 

Olhe ai: http://html.alldatasheet.com/html-pdf/119711/ETC1/TVR14561/1127/11/TVR14561.html

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Estou desistindo dos filtros de linha "brasileiros". Acho melhor importar um Belkin por uns R$ 120 com imposto do que dar 100 em um Clamper. Ou uma segunda opção seria usar DPS's no quadro de distribuição que são encontrados com preços razoáveis de ótimas marcas como Siemens, Pial,Schneider entre R$ 40-50 para cada linha, e suporta até 20KA.

Filtro de linha mesmo, só se importares da Europa aonde são 220 Volts. Os americanos são todos 120 Volts..

Em importando da Europa, o problema passa a ser as tomadas..

 Veja ai como exemplo:

Um Belkin italiano:

BelkinIta3010lia_zpsfa33329f.jpg

 

Um Belkin Alemão

BelkinAlemanha.jpg

 

Um Belkin Frances

Belkinfranc3270a_zps2e13642d.jpg

 

Todos eles 220 Volts...

Gostaria de poder ver internamente como e um desses dai... Por fora a coisa pode ficar igual aos gatos que a noite são pardos...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O da primeira foto é para o mercado inglês, não italiano. A Itália usa o conector usado nos dois últimos exemplos, se não me engano o segundo, com o terra nas laterais do conector.

Bem óbvio que esse é o caso pela presença do símbolo da libra (£) na caixa, enquanto que a Itália usa o euro (€).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O da primeira foto é para o mercado inglês, não italiano. A Itália usa o conector usado nos dois últimos exemplos, se não me engano o segundo, com o terra nas laterais do conector.

Bem óbvio que esse é o caso pela presença do símbolo da libra (£) na caixa, enquanto que a Itália usa o euro (€).

Otimo, mas sao todos para 220 Volts e todos com tomadas incompativeis com os nossos plugs. é ai onde queria chegar..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Filtro de linha mesmo, só se importares da Europa aonde são 220 Volts. Os americanos são todos 120 Volts..

Em importando da Europa, o problema passa a ser as tomadas..

 Veja ai como exemplo:

Um Belkin italiano:

BelkinIta3010lia_zpsfa33329f.jpg

 

Um Belkin Alemão

BelkinAlemanha.jpg

 

Um Belkin Frances

Belkinfranc3270a_zps2e13642d.jpg

 

Todos eles 220 Volts...

Gostaria de poder ver internamente como e um desses dai... Por fora a coisa pode ficar igual aos gatos que a noite são pardos...

 

Na verdade só alguns países da Europa usam esses tipos de tomada, a maioria usa o padrão europlug, e o padrão brasileiro de tomadas foi baseado no mesmo plug, quando ouve a padronizaçao de plugs aqui no Brasil, se utilizava 2 tipos de plug, o americano para computadores, e o europeu para todos os outros tipos de aparelhos elétricos, então na hora de criar um padrão nacional foi escolhido o europeu como base

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@faller, mesmo o "universal" indicado por @sjrduarte?

Segundo a sua descrição, la na Amazon, veja ai: http://www.amazon.com/VCT-USP600-Universal-Built--Protector/dp/B0036ZE6V0/ref=sr_1_6?s=electronics&ie=UTF8&qid=1425588632&sr=1-6&keywords=Surge+Protector+220v

 

Fica bem claro na descrição:  "100V-250V Surge protector for Worldwide Use"

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Segundo a sua descrição, la na Amazon, veja ai: aqui

 

Fica bem claro na descrição:  "100V-250V Surge protector for Worldwide Use"

 

Estou entendo que ele faz exceção ao que você afirmou antes, e conecta com todos os padrões usados no Brasil.

 

Segundo a descrição na Amazon, podemos inferir que ele conecta com todos os padrões existentes no mundo todo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@faller   Qual a desvantagem de usar um transformador 220-110V com a potência adequada em conjunto com um Belkin 110V norte-americano?

Algumas desvantagens:

1) Operar em 110 Volts quando se tem a disposição 220 Volts, fase e neutro, sempre é um atraso. A corrente, para uma mesma potencia, aproximadamente dobra, provocando uma queda maior na fiação, energia posta fora, estressando chaves, interruptores, fusíveis e seus contatos etc...

 

2) Até como decorrência do primeiro item, a efici6encia cai coisa de 2 a 3%, se  operar em 110 Volts em detrimento de operar em 220 Volts.

 

3) Sempre que se fizer uso de um auto transformador parte da energia envolvida no processo vai fora, sob a forma de calor, pelas perdas inerentes ao auto transformador cuja eficiência pode oscilar de 70 a 90%. Com as altas da energia nesses tempos em que vivemos isso não chega a ser desprezível não..

 

4) Geralmente auto transformadores não veem montados com fiação e plugue de 3 vias, na entrada bem como com tomada de 3 vias, na saída..  Desse modo se você quiser manter a continuidade do aterramento vais ter de "montar" isso dai, fazer os chicotes de modo adequado. Ao fazê-los, se deve tomar o cuidado de montar a coisa como deve ser, tendo 50% de chances de acertar e outros 50% de chances de errar. Se errar vais evaporar parte dos varistores de dentro do filtro de 110 Volts, e mostro por que, infelizmente só com um diagrama. Vai necessitar de sua parte um pouco de abstração para entender a coisa, mas é simples..

Veja ai que preparei dois diferentes modos de se ligar um auto transformador 220 para 110, mantendo a continuidade do aterramento.. Só uma delas é correta. A outra leva alguns nano segundos para danificar seu filtro de linha/proteção, 110 Volts, já no momento de ligar a mesma:

 

Comoligarautotransformadorrebaixado.jpg

 

Já vi muita gente boa se dar mal por desconhecer isso dai e torrar sua proteção 110 Volts, com arranjo desse tipo, ligado de modo errado.. Note que ao ligar de modo errado acaba aparecendo 220 Volts entre neutro e terra, na saída, justo aonde se vai ligar a proteção. Os varistores dessas proteções, geralmente dispostos em três bancos (entre fase e neutro, entre Fase e Neutro, entre Fase e Terra e, ai é que pega, entre Neutro e Terra, são para 150 ou 175 volts, não suportando 220 Volts que ai vão aparecer. Queima na hora com uma fumaceira danada..

Há que se tomar esse cuidado... Uma vez feita a fiação de modo adequado não terás nenhum problema..

Ligando errado olha ai, que com o devido registro eu me aposso de uma foto do colega _rau_, como poderá ficar seu rico filtro de linha/proteção importado:

queimado1.jpg

 

Portanto cuidado ao fazer isso dai (ligar com auto transformador + filtro de linha com continuidade do terra), cheque sempre a tensão apresentada entre todos os fios de saída, após fazer esse tipo de ligação envolvendo um auto transformador rebaixador 220 para 110 Volts..

 

Assim que vejo as principais desvantagens de se usar esse conjunto, auto transformador rebaixador + filtro de linha importado..

Estou entendo que ele faz exceção ao que você afirmou antes, e conecta com todos os padrões usados no Brasil.

 

Segundo a descrição na Amazon, podemos inferir que ele conecta com todos os padrões existentes no mundo todo.

 

Sim, com bastante certeza ele deve conectar com todos, ou muitos padrões de tomadas pelo menos, mas assim meio servicinho meia boca ...

Se algum dia já fizestes uso desses adaptadores universais, assemelhados com a tomada desse filtro universal, vai entender por que falo meia boca...

 

Ja reparastes que, conforme o plugue que usas, o contato elétrico desse plugue com o adaptador e meio bamba, meio mole, meio pouca forca de inserção e desse modo não ajudando muito ao contato elétrico..

Tente comparar o que poderia ser a qualidade desse contato elétrico com aquele do barramento de um bom filtro de linha, como por exemplo esse que mostro ai, de um velho e bom filtro de linha da Clone, o 01087.

Da uma olhada:

FiltrodelinhaCloneF801087visointerna.jpg

 

 

FiltrodelinhaCloneF801087Barramentodasto

 

Só no visual, na foto, já dá de perceber a qualidade do contato elétrico, que envolve e agarra firmemente o pino do Plug. Qualidade de um contato elétrico é diretamente proporcional a força preênsil envolvida no mesmo....

Faça o teste você mesmo num desses Adaptadores Universais para sentir o que digo... Não sei se são todos, de todas as procedências, mas a impressão que eles ma dão é de que o pino do plug ou o plugue inteiro corre o risco de cair a qualquer hora quando inserido em um deles..

 

Referência do adaptador de que falo:

 

Adaptador%20universal%20de%20tomada_zpsk

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Imaginei que havia mesmo uma redução de eficiência porque esses transformadores aquecem muito. Desisti da ideia, até porque um de 1000W custa em trono de 100 reais.

 

 

Quanto aos plugs universais, há uma opinião de um comprador na Amazon que comprou 10 exemplares desse VCT USP600 e disse que os plugs costumam se soltar facilmente do filtro, até mesmo quando se puxa o cabo acidentalmente com o pé.

 

 

Voltando aos filtros "nacionais", encontrei esse lançamento da SMS, e aparentemente parece ser um bom filtro, alega ter 4 níveis de proteção:

 

-Surtos de tensão (descarga elétrica);
-Ruído da rede elétrica;
-Sobrecarga;
-Curto-circuito.
2gui1lj.jpg
 

 

 

Outra opção a se investigar é esse TS Shara. Também alega ter filtro RFI/EMI e proteção contra surtos:

 

 

 

produto_00007743_002.jpg

 

http://www.tsshara.com.br/index.asp?pagina=produtos_detalhes&produto=7743

 

 

Algum forista aí possui esses modelos e se dispõe a abri-los e fotografar?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

 

Voltando aos filtros "nacionais", encontrei esse lançamento da SMS, e aparentemente parece ser um bom filtro, alega ter 4 níveis de proteção:

 

-Surtos de tensão (descarga elétrica);
-Ruído da rede elétrica;
-Sobrecarga;
-Curto-circuito.
2gui1lj.jpg
 

 

 

 

Não gostaria de fazer nenhuma menção a empresa SMS mas nesse mercado de proteções o mercado oferece dispositivos oriundos de empresas com um departamento de Marketing mais avançado do que seu departamento de engenharia.. Ai a ausência de boas e fidedignas descrição de produto leva a nos depararmos com coisas do tipo:

 

"4 níveis de proteção:

-Surtos de tensão (descarga elétrica);

-Ruído da rede elétrica;

-Sobrecarga;

-Curto-circuito."

 

Ora veja, o curto circuito é um derivado, assemelhado, ou se confunde com a sobrecarga. Ai os 4 níveis já viram 3...

 

Quando abri o tópico convocando, ou convidando colegas a fotografar e postar seus filtros de linha internamente tinha como objetivo separar um pouco o joio do trigo, nesse mercado de proteções..

Confiar somente na descrição do dispositivo, elaborada pelos eficazes departamento de marketing pode ser danoso para nossos equipamentos..

 

Senão vejamos.

Imaginem um filtro de linha que contenha somente 3 componentes internamente, os quais posto aqui:

- Um varistor desses daqui, cujo preço em volume industrial não deve passar de R$ 0,05 a unidade: http://www.soldafria.com.br/varistor-10k-250vac-s10k250-dnr10d391-p-2774.html

Sua capacidade de absorção de energia é da ordem de 8 Joules / 2 mili segundos;

 

- Um capacitor desses aqui, cujo preço em volume industrial não deve passar de R$ 0,05 a unidade: http://www.soldafria.com.br/capacitor-poliester-33nf-x-400v-33333k0033uf-p-2072.html

 

- Uma chave desse tipo dai: http://proesi.com.br/catalog/product/view/id/5946/s/chave-disjuntor-st-001-10a-250v-3t-vermelho-com-led/

 

Com esses 3 componentes e mais nada já daria para dizer, sem mentir, que essa proteção hipotética tem 3 ou 4 níveis de proteção, a saber:

-Surtos de tensão (descarga elétrica); De um modo marginal, com 8 joules em seu único varistor, entre fase e neutro sem ter varistores

entre fase e terra e entre neutro e terra, como as boas proteções costumam ter..

-Ruído da rede elétrica; Com seu capacitor formando um filtro marginal, muito ruim, sem especificar a atenuação nem a frequência em que ele opera.

-Sobrecarga;

-Curto-circuito.  Esses dois últimos garantidos pela chave disjuntor usada..

Ou seja, R$ 3,60 de componentes e o departamento de marketing já pode dizer, sem o menor medo de estar mentindo, o mesmo que a SMS disse de seu filtro..

 

Por isso nada melhor do que a gente poder conferir, através de fotos, como eles são por dentro mesmo..

 

E os departamentos de engenharia dos fabricantes tem de aprender a descrever seus dispositivos pelas reais características importantes dos mesmos, como por exemplo a Clamper fez ai:

ClamperMultiProteoContadorSurto-Especifi

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Engraçada essa SMS.

Tinha um produto honesto, um pequena melhorada ficaria um bom filtro de linha.

Resolveu tirar de linha alegando que esse mercado não mais lhe interessava.

Agora surge com este fiasco de filtro.

É o fim da picada.

Olha, não sei se você se refere ao fiasco de filtro em função do que citei ai acima.  Eu absolutamente nunca deduzi nem informei que esse filtro se tratava de fiasco, pois nunca o observei internamente.

Não da de dizer muita coisa sem observar seu interior..

So falei que não da de se apaixonar por ele só porque seu departamento de marketing o classifica como tendo proteção em 4 níveis..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, não sei se você se refere ao fiasco de filtro em função do que citei ai acima.  Eu absolutamente nunca deduzi nem informei que esse filtro se tratava de fiasco, pois nunca o observei internamente.

Não da de dizer muita coisa sem observar seu interior..

So falei que não da de se apaixonar por ele só porque seu departamento de marketing o classifica como tendo proteção em 4 níveis..

 

Faller

Fui um pouco precipitado, já me consertei.

Realmente nada se pode falar sem ver a barriga do bicho aberta.

Estou torcendo para estar equivocado. A SMS é uma grande empresa e tem todas as condições de apresentar um bom produto, no nível dos Clampers.

Vamos aguardar ele chegar nas lojas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faller, você tem razão. O leigo não entende que sobrecarga é o mesmo que curto-circuito, talvez porque ache que o curto é quando "o circuito fecha" devido um acidente, e não compreende bem o fenômeno do aumento brusco da corrente com a redução da impedância. Eu também não me dei conta quando li.

 

Talvez o departamento de marketing não tenha tido essa "má fé", e sim uma intenção de deixar claro que também protegia. O certo seria colocar  - Sobrecarga (curto-circuito);

 

Tenho uma boa expectativa desse filtro porque a SMS foi comprada recentemente pela Legrand. Mas posso me enganar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!