Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dicas De Manutenção E Limpeza


Silvana G Melo

Posts recomendados

RESP. DUV. Nº 08

Bah....você vai querer desmontar o teclado inteiro? se quer dar uma boa limpada onde o padre vê faz assim, arranca as teclas (colocar uma chave de fenda por baixo delas e força pra cima que elas saem) dai limpa elas, antes de recolocar passa uma escova e um pano aonde ficam as teclas porque ali chega a dar nojo....ai é só limpar o resto que é aquela parte onde a mão fica encostando sempre, depois re-encaixa as teclas e pronto.

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

RESP. DUV. Nº 08

Só complementando,

-Todas as peças do teclado são laváveis, Salvo a CI (plaquinha de Circuito Integrado).

-Seque muito bem todas as peças antes de remontar o teclado, se você não puder dar um jato de ar comprimido, utilize papel toalha mesmo;

-Para lavar a tela de Nylon, onde estão os circuitos das teclas, não use nenhum produto abrasivo ou esponja, apenas use as mãos;

-Em algumas marcas de teclado, as teclas maiores (Enter, Shift, sinal de + do teclado numérico,...), possuem um ferrinho parecido com um arame, que serve como mola de retração destas teclas. Após lavar e secar tudo, lubrifique o encaixe desta mola (ferrinho tipo arame) com pingo de graxa branca ou vaselina em pasta;

-Estas molas costumam dar um pouco de trabalho na hora de serem recolocadas no lugar.

Macete: Encaixe a mola no local apropriado da tecla e encoste na base do teclado no local certo da tecla. Vire a base do teclado de cabeça para baixo, sem soltar a tecla. Com um gancho fino (sugestão - Agulha de crochet nº 3), puxe a mola pelo orifício para encaixar na base.

Mil beijões! :wub:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

DÚVIDA nº 09

ola

tipo assim, meu ai fuma pra caarraambbaaa , pra te uma ideia se ele fala q fuma muito ele ta sendo modesto, e sempre fuma quando ta no pc também , ai fiquei pensando se a fumaça pode trazer algum dano ao hardware , tipo, por q ela é constituida por particulas solidas e bla bla bla

algo no cooler, fans, fonte, qualquer coisa.

alguem faz uma ideia????

valeu, teh mais!!!!! :-BEER:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

DÚVIDA nº 10

hoje mesmo vi numa assitência técnica os caras lavando, isso mesmo lavando, uma placa mãe e uma placa de vídeo com água e sabão OMO passando um pincel... :looka:

Logo depois os caras colocam no sol e esperam secar... dizem eles que muitas vezes resolvem até aqueles problemas de: "ah, meu computador não liga"... "ah tá dando tela preta", "dá nem sinal de vida"... etc...

Isso procede mesmo? Pegar uma placa mãe e simplesmente tacar água nela e sabão e escovar com um pincel?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Postado Originalmente por Fabio.ale@19 nov 2003, 00:58

A proteção do lado da solda (lado "de baixo" da placa-mãe) pode ser feita com verniz protetor em spray. Antes a placa deve ser totalmente limpa em álcool isopropílico.

Alguém pode me citar uma marca desse tal verniz protetor em spray, que eu possa encontrar facilmente!?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

COMENTÁRIO

Postado Originalmente por WaVe@28 mar 2004, 02:48

hoje mesmo vi numa assitência técnica os caras lavando, isso mesmo lavando, uma placa mãe e uma placa de vídeo com água e sabão OMO passando um pincel...

Logo depois os caras colocam no sol e esperam secar...

Isso é SIMPLESMENTE ABSURDO!!!!! Como pode o chipset, ou mesmo o slot continuar funcionando depois de ser lavado!? Se eu tivesse um 386 eu ia testar. Mas quem tem coragem de fazer isso numa placa k7? Coisa de louco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

RESP. DUV. Nº 10

Eu já lavei componentes... O meu último foi a R9100... Não há perigo nisto... Mergulhei a placa na água e a lavei... Mas não taquei OMO :D

Ele pode arranhar o PCB, usei detergente neutro...

Perigo há em lavar e não esperar secar, aí sim, haverá um curto circuito...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

RESP. DUV. Nº 09

Ferinha,

Realmente vai muito da localidade onde você se encontra, nos meus clientes fazemos limpezas preventivas de 3 em 3 meses, mas porque temos contrato com os mesmos.

Na empresa esta limpeza é de 6 em 6 meses. Tenta iniciar de 2 em 2 se você notar q na 2 vez q fizer a limpeza o pc esta legal, sem muita poeira, deixa pra fazer depois de 3 meses e assim você sabera d quanto em quanto tempo tem q limpa-lo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

RESP. DUV. Nº 11

isso vai depender do lugar em que você está....

se onde você mora tem muita poeira, é bom limpar de 2 em 2 ou de 3 em 3 meses... aqui em casa (tem pouca poeira) eu limpo 1 vez por ano e num tenho problema nenhum....

Isso varia mesmo!

Aqui na cidade (moro em Volta Redonda, onde fica localizada a CSN (Compania Siderurgica Nacional)) temos muitos problemas relacionados a poeira e até mesmo pó metálio!!! (Absurdo isso) No bairro em que moro, fica um pouco lonje do cecntro da poeira, mas temos que limpar a casa toda em 3 em 3 dias e o PC no min. de 2 em 2 meses p/ não acumular muuuuita sujeira. Tem gente que limpa todo mês. Já nos bairro mais próximos a uma prate da CSN onde produz mais sujeira, o povo tem que limprar a casa toda todo dia, é muita poeira que tem, nem se podee estender roupa que ela fica toda marro (no caso de roupa branca).. Agora imagine essa poeira toda no pc! Nunca mexi num PC por esses bairro, mas falam que chega a formar "montinhos" de sujeira, pó metálico (ou sei lá o nome certo, mas que as vezes acaba por danificar o PC). Já vi gente colocando um "paninho" ou algo parecido nos PC p/ não ter tanto trabalho com limpesa.

Até que agora parou um pouco esse prob da poluição, mas creio que quem more perto de fábricas tambén tenha o mesmo problema.

Conclusão: O tempo ded limpesa reaalmente depended muito de lugar p/ lugar! Se sua região for limpa, beleza, de 1 em 1 ano tá bom ou até mais.. agora quem mora em cidade tipo a minha, p/ ter o PC pelo menos 90%, de 2 em 2 meses!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

DICA

Em diversos topicos de pcs que não ligam eu dou a dica de dar um clear.

Mas muitas vezes, as pessoas não sabem como fazer então lá vai.

CLEAR CMOS consiste em "zerar" as configurações da BIOS..

Temos três pinos normalmente na parte de baixo a direita ou entre os últimos slots... e tem um jumper(normalmente vermelho) na posição 1-2 ou 2-3 (depende da configuração da placa).

É só achá-lo, inverter a posição (por exemplo: se ela estiver 1-2 é só colocar na 2-3 ou vice-versa) esperar alguns segundos(não se desespere... a maquina não vai ligar por enquanto) ... e voltar para a posição normal do jumper...

pronto.

Espero ajudar...

Galera se alguém quiser complementar com mais alguma dica... postem aí

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

RESP. DUV. Nº 12

O GuezTH deu esta mesma dica aqui: http://forum.clubedohardware.com.br/index....howtopic=161216

Como podem perceber eu também fiz um comentário lá...

Deve somente trocar a posição do jumper, esperar alguns segundos e voltar a posição original... Aí sim ligar a máquina(pois durante este processo ela deve estar desligada, de preferência, da tomada). Não liguem a máquina com o CMOS em clear! Algumas placas podem sofrer avarias com isto.

O próprio Gabriel Torres estragou uma placa(senão me engando uma K7N2 Delta ILSR) ligando a máquina com o jumper na posição clear. Tomem cuidado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

DÚVIDA Nº 13

Olá pessoal.

Ontem quando cheguei em casa olhei para meu pc, que tem um gabinete com a tampa transparente, então resolvi dar um jeito nos fios da fonte que estavam todos largados. Enrolei todos os fios com uma presilha de plástico e ficou bem melhor.

Agora a pergunta é: Tem algum problema manter todos os fios bem juntinhos? Existe algum risco de curto ou aquecimento?

valeu galera.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

DÚVIDA Nº 14

Tenho alguns coolers no computador engasgando com muita sujeira.

Gostaria de saber como faço para limpar o eixo central (quando separo as hélices do motor) apenas limpo, ponho graxa, óleo, o que faço?

Pois esta com tanta sujeira que toda vez que ligo tenho que empurrar a hélice para e ele rodar....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

RESP. DUV. Nº 14

Manutenção de Coolers

Neste tutorial abordaremos a manutenção de Coolers, que é uma peça fundamental para o bom funcionamento do processador e de fontes de alimentação, uma vez que ele é responsável pelo resfriamento do mesmo. Mostraremos a seguir, passo a passo, as etapas da manutenção:

1. Material necessário para a manutenção do cooler

2. Abertura

3. Limpeza

4. Fechamento do Cooler.

5. Conclusão

1. Material necessário para a manutenção de cooler

Os materiais que iremos usar (imagem 1), estão listados abaixo, são eles: Chave de fenda, White lub ou óleo de máquina normal, algodão e se possível um compressor de ar para aspirar a poeira do cooler.

Detalhes 1

2. Abertura

Para abrirmos o cooler, usaremos uma chave de fenda normal, mas, como faremos isso? Devemos primeiro separar o dissipador do cooler (imagem 2) e revelarmos a parte de baixo dele (imagem 3), que será o caminho para a sua abertura. Note que haverá uma pequena arruela de segurança no pino, retire-a e empurre o pino do cooler para baixo, o cooler está separado em duas partes (imagem 4). Nestas partes podemos ver que na maioria das vezes, haverá um pouco de sujeira (poeira), que é o principal responsável pelo mal funcionamento do cooler. O cooler desmontado é visto na imagem 5

Detalhes 1

Detalhes 2

Detalhes 3

Detalhes 4

3. Limpeza

Agora usaremos para limpar as partes um compressor de ar. Se você não tiver um a sua disposição você poderá usar um algodão com álcool ou mesmo um pano úmido - mas CUIDADO: deixe-o bem seco pois quando você ligá-lo a água que permanecer no cooler poderá ser jogada nos periféricos do seu micro danificando-os.

Estando limpo os componentes, vamos lubrificar a parte interna do cooler (imagem 5), ou melhor, o pino de encaixe do mesmo: coloque UM POUCO de óleo, não muito para não encharcar.

Detalhes 5

4. Conclusão

Vimos que não é uma tarefa tão difícil quanto a maioria das pessoas imaginavam. O interessante é que esse mesmo procedimento poderá ser feito em coolers de fontes, uma vez que o sistema de limpeza é idêntico.

Fonte: www.baboo.com.br

Artigo: Manutenção de Coolers

Autor: CrazyWolf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!