Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

/////Editado em 08/05/2012

Este tópico contem dois fontes-mod meus

1. Braview de 200W (que e este que segue a baixo)

2. Huntkey HK-350-11A (no post numero 39 deste tópico: http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=5563383&postcount=39)

Editado em 08/05/2012///////

//////Acrescentado em 18/05/2012

Antes de mais nada, gostaria de salientar aos usuários que um fonte-mod visa melhorar de alguma forma uma fonte, geralmente genérica. Com este objetivo a maioria dos usuários tende a se preocupar apenas com a potência, trocando ponte retificadora, transistores e diodos retificadores.

Isto é um erro. A maior "falha" das fontes genérias está no fato de a enegia fornecida nas saídas geralmente não ser muito estáve l(ripple e variações de tensão). Digo que esté é o problema mais grave pois ele reduz a vida dos outros componentes e pode causar funcionamento errático e travamentos.

Recomendo, por tanto, em primeiro lugar, a troca dos capacitores do primário e secundário, bem como das bobina por outras com maior "número de voltas" e fios mais grossos, bem como a instalação dos componentes faltantes do primário e bobinas faltantes no secundário.

Melhor que mais potência é mais estabilidade.

Acrescentado em 18/05/2012, fim/////

Algumas dicas para melhorar sua fonte genérica.

Comecei a modificar minha fonte Braview de 200w porque não tinha dinheiro suficiente pra comprar uma fonte decente. A pedido de usuários do fórum eu resolvi postar as modificações que fiz com maiores detalhes. Elas estão organizadas não na seqüência que eu as implementei, mas de forma a facilitar compreensão.

Para fazer o que eu fiz tudo o que você precisa é:

1. Sucata com os componentes a serem usados. Bom se você preferir pode compra-los, mas eu prefiro reaproveitar porquê sai de graça.

2. Um multímetro pra testar as peças (já que você está tirando de equipamentos queimados).

3. 1 ferro de solda (60W ou mais, mas não muito potente pra não danificar os semicondutores).

4. Solda.

5. Conhecimento de eletrônica pra testar os componentes (já que vem de sucata) e um pouquinho de experiência em soldar componentes.

Primeiro ai vão as fotos da fonte antes de ser modificada: (obs.: esta não é a fonte que eu modifiquei, já que não tirei fotos antes de modificar, mais sim uma exatamente igual). Observe que a fonte possui os locais para a instalação dos componentes faltantes:

2v1tdgx.jpg

A fonte possuía apenas uma ventoinha de pequena (quase um padrão das fontes genéricas)

2lnu0l2.jpg

Observe as ranhuras, elas são muito ineficientes.

5u36nd.jpg

Observe que a fonte possui os espaços para soldagem de mais capacitores e das bobinas do secundário.

aui1vl.jpg

Veja que a fonte possui os locais para instalação dos componentes de filtragem mas o fabricante resolveu cortar custos

Modificações na fonte:

Entrada

1. Os fios da entrada foram trocados por outros de maior espessura.

Estágio de Filtragem de Transientes

2. Coloquei os dois capacitores X

3. Acrescentei duas bobinas na fonte (cuidado com a espessura dos fios).

Primário

4. Troquei os 4 diodos da ponte retificadora (ct2a05 - 2A) por uma ponte integrada GBU1006 (10A com dissipador - usada em fontes de 600W ou até mais).

5. Troquei os capacitores principais (200vx330) por 2 200Vx680, usados em fontes de 350-600W

6. Coloquei um porta fusíveis, pra facilitar em caso de queima do fusível, e troquei o fusível de 5A por um de 4A.

7. Troquei os dois transistores chaveadores 8Ax25ºC por dois 13009 12Ax25ºC, um aumento de 50% em relação aos 13006.

Secundário

8. Acrescentei mais 2 diodos em paralelo na saída 12V (3A*75ºC), teóricos 3A*4=12A, mas na prática pelo menos 3 testes do GDH mostram 2 deles fornecendo 15A sem queimar e queimando com 18A, então vou assumir como margem de segurança 12A*2=24A*12V=288W (claro que pode haver um gargalo no transformador ).

9. Acrescentei os capacitores que estavam faltando (quase todos 2200uf, alguns 3300uf e um 5700uf, se você for fazer isto tenha o cuidado de respeitar as voltagens:

Saída capacitor

3,3V 6,3V ou mais

5V 10V ou mais

-12/12V 16V ou mais

Além disso, os capacitores do secundário devem ser rotulados a 105ºC e Low ESR (isto vem escrito no corpo do componente, valeu pela dica Faller).

10. Troquei os capacitores originais de 1000uf por 3300uf e 2200uf (é necessário observar as voltagens, pra facilitar troque por capacitores com tensão igual ou superior ao que você retirou e rotulados a 105ºC e Low ESR, veja a tabela acima).

11. Acrescentei as bobinas do secundário em todas as saídas. Esta parte foi bem difícil, tive que fazer um corte nas linhas da placa de circuito nas saídas 5vsb, 5v, 3,3v e -12v para instalá-las.

12. Troquei os diodos da saída -12V (2 diodos de 1A em serie e um em paralelo) por diodos de 2A (isso elevou a tensão dela para os padrões normais)

13. Troquei o capacitor da saída -12V (470uf) por 16V*1000uf (já que ela iria fornecer mais corrente também precisa de um capacitor mais adequado).

14. Coloquei uma pequena bobina na saída -12v.

Cabos:

15. Acrescentei dois cabos SATA com saída 3,3v ligada (pro HD e DVD), minha fonte não tinha e eu tinha que usar adaptadores que sempre acabam gerando mal contato.

Modificações na refrigeração:

16. Troca da "carça-base" (tô chamando assim a parte onde se parafusa a placa de circuito da fonte) por uma com formato de grade mais eficiente pra circulação de ar(tipo colméia).

17. Troca da tampa superior com ventoinha de 0,36A*12V*92mm (Ela realmente é 0,36A, conferi no multímetro).

18. Troca da ventoinha de 8 cm por uma com rolamento (0,15A*12V), aparentemente fornece maior ventilação que a antiga (0,23A*12V) que não era de rolamento.

19. Liguei as duas ventoinhas da fonte na saída -12V, liberando cerca de 6Watts((0,15A+0,36A)*12V) da saída +12V.

Outras modificações fora da fonte:

20. Construí um filtro de linha com um estabilizador usado e aproveitando parte do circuito de entra de outra fonte. Fiz isso porque não queria colocar os varistores dentro da fonte (conselho do pessoal do fórum). O Filtro tem: 2 capacitores Y, 2 capacitores X, 1 bobina, 1 termistor e 4 varistores e um fusível de 5A. A placa do filtro foi retirada de uma fonte queimada, isto é interessante pra quem não tem acesso as ferramentas pra montar a sua própria placa (99,999% do usuários do fórum). Eis aqui o tópico falando sobre o filtro de linha: http://forum.clubedohardware.com.br/montando-filtro-linha/915056?p=4924887#post4924887

Fotos de como ficou a fonte:

54yrk1.jpg

Visão geral da placa de circuitos

2reqwcl.jpg

O estágio de filtragem e primário: bobinas, capacitores X, ponte retificadora e "novos capacitores”

2mds3mo.jpg

O secundário: "novos" capacitores, bobinas e saída 12v com 4 diodos

29uxgyh.jpg

A fonte montada, com 2 coolers - melhor ventilação

hrdego.jpg

A "nova" grade interna, melhor ventilação

Resultados teóricos:

1. Agora com o estágio de filtragem de transientes completo a minha fonte apresentara menor ruído em suas saídas e menor interferência na rede elétrica.

2. Com os diodos originais da fonte ela seria capaz de puxa da rede elétrica até 230W (considerando uma eficiência de 75% da fonte, o valor real nas saídas cai pra 172,5W), com a ponte retificadoras integrada este limite vai pra 10A*115V=1150W (com os mesmos 75% de eficiência são 862W), claro que os transistores chaveadores não vão suportar a metade disso, mas ajuda quando a tensão cai e melhora a eficiência já que os semicondutores da ponte não precisam mais trabalhar no limite.

3. Junto com a ponte troquei os capacitores do primário, eles funcionam como caixas d’água, armazenando energia por pequenos períodos e liberando quando necessário. Isto da mais estabilidade às pequenas variações de tensão da rede.

4. Ao acrescentar mais dois diodos em paralelo na saída 12V, teoricamente eu dobro a capacidade de corrente dela de 15A para 30A, mas prefiro assumir como 20A*12v (280w). Claro que tenho um gargalo no Transformador.

5. Com os capacitores adicionais no secundário a fonte deve apresentar maios estabilidade em suas saídas.

6. Ao colocar as bobinas em todas as saídas reduzimos o ruído nas saídas.

7. Ao trocar a tampa e a base (parte onde se parafusa a placa da fonte) a temperatura interna cai, resultado: maior eficiência e/ou maior potência.

Meus Testes:

Temperatura:

Minha fonte trabalha agora a 35ºC com o PC sem do exigido ao máximo (teste de stress geral + copia de DVD simultâneas).

Estabilidade:

Meu PC agora sobrevive melhor às variações da rede elétrica sem desligar.

Overclock agora esta mais estável.

As voltagens estão bem próximas dos valores nominais:

12v 12,07V

5V 5,11

3,3V 3,32V

Potência:

Agora posso ligar o DVD e os coolers adicionais enquanto faço over, antes a fonte abria o bico.

Logicamente não tenho um equipamento pra calcular a potencia máxima da fonte, mas agora creio que ela é capas de fornecer entre 260 e 300W à 35ºC temperatura medida nos dissipadores - um ganho de 30 a 50% em relação aos antigos 200W nominais, que particularmente acho que eram 180W)

Agora, quando eu tiver grana, a fonte vai suportar uma placa de vídeo mais simples (GF9500 ou superior) sem nenhum problema.

Se você tem alguma sugestão, critica ou pergunta a fazer, por favor, poste.

Próximas modificações:

O próximo passo será tocar os 4 diodos da saída 12v, por um único componente, o problemas ai é que a queda de tensão dos diodos é de 1,2v e só tenho conseguido componente 30A com queda de 0,55 ou seja: 1,2-0,55=0,65 , agora que troquei os transistores chaveadores a saída 12v está com 12,07(micro em “repouso”) então ela vai pra 12,07+0,65=12,72, ou seja, 0,12 acima dos 12,60v permitidos.

Além disso ainda quero trocar o "transformador principal" que, mesmo não sendo dos menores, é o último gargalo da minha fonte. Isto vai ser mais complicado vou ter que ver a compatibilidade dos pinos de saída e entrada com o "novo". Creio que por isso vai ser também a parte mais arriscada, to pensando em consertar outra fonte identica que tenho e testar nela pra não arriscar a vida da minha fonte.

• Curtir 1
  • 4 meses depois...
  • 2 semanas depois...
Postado
mais um cara inovador.esse eu gostei fontemod.

galera to colocando as fotos de como era a fonte jÁ que os anexos nÃo tavam abrindo, semana que vem coloco as foto de como ficou a fonte.

Postado
galera to colocando as fotos de como era a fonte jÁ que os anexos nÃo tavam abrindo, semana que vem coloco as foto de como ficou a fonte.

Pessoal taí as fotos da fonte. O material usado é 100% reaproveitado: O planeta agradece.

Ja tem um tempo que montei um filtro de linha com sucata + os restos de estabilizador velho, depois eu posto no forum como ficou.

Postado
No ForumPCs tem um tópico lá sobre esse assunto, de turbinar genéricas...

Olhei os tópicos do ForumPCs:

http://www.forumpcs.com.br/comunidade/viewtopic.php?t=85952

http://www.forumpcs.com.br/comunidade/viewtopic.php?t=138774

http://www.forumpcs.com.br/comunidade/viewtopic.php?p=1238707#1238707

É interesante a leitura para quem quer fazer um Mod na sua fonte, mas sem falsa modesta o nosso ta bem melhor e com fotos.

• 5 meses depois...
  • 2 meses depois...
Postado

Bom,

Resolvi reeditar esse parte do meu post, pois não apareceu ninguém que tirasse minhas dúvidas.

Tirei algumas dúvidas no tópico abaixo!

Respondendo a Pergunta - Potência da Fonte Genérica.

http://www.forumnow.com.br/vip/mensagens.asp?forum=32226&topico=3019335&grupo=223873&pag=1&v=1&a=0#bottom

Fonte Fan Hung de 450W.

Leia o tópico inteiro antes. Pois é experimental.

:lol:

• Curtir 1
  • 3 semanas depois...
Postado

Olá Flaviodelima!

Também fiz isso na minha fonte! Reforçei os capacitores, troquei os diodos retificadores do secundário, adcionei também as bobinas que faltavam e coloquei também bobinas de filtro de AC na entrada bem como capacitores de supressão de ruido. Ficou shou de bola! Antes de manha cedo o pc não ligava ou quando ligava reiniciava quando estava carregando o windows, depois do reforço nunca mais! Recentemente ela ficou sem querer liguar de manha cedo, fazia um ruido e não partia, só após uns 10 minutos ela ligava. Como na época não tinha um capacimetro (leia-se $$ rsrs) pegava um secador e esquentava a mesma, bastava uns 30s que já era suficiente. Quando consegui um capacimetro retirei os 2 capacitores do primário e qual não foi minha surpresa? Rotulados com 330uF apresentavam apenas 229uF! Foi na lata! Troquei por 2 de 470uF e bastou! E hoje cerca de 2 anos após a modificação a fonte segue aqui firme e forte e estável!

• mês depois...
Postado

Raian2,

Posta algumas fotos do Interior da Fonte, descreva a marca, modelo, potência; para vermos como ficou.

Relate as Peças que Trocou, Tipo: Retificadores do Secundário (Referência da Peça), Ponte Retificadora, etc.

Esse site serve para armazenar fotos!

:cool:

• 2 meses depois...
Postado

Ola, tudo bem pessoal :joia:

Estou precisando fazer um upgrade no meu pc, porque adoro jogar e gostaria de jogar os emuladores Dolphin e Pcsx2 que meu pc não consegue rodar e jogos de pc tipo Modern Warfare 3 em qualidade mediana pelo menos (com resolução média).

Para economizar para o upgrade que tenho que fazer de CPU, memória e VGA, “turbinaria” a minha fonte genérica para usá-la em vez de comprar uma nova que no mínimo está a R$ 150, uma Corsair acho que 400 Watts no Mercado Livre.

Por favor, gostaria de saber se eu reforçando a minha fonte genérica como estas construídas aqui poderia instalar com segurança uma VGA potente como a HD 6570 ou pelo menos conseguir estabilidade no pc porque também quase anualmente tenho que trocar de fonte devido a sua queima ou mesmo trocar de placa mãe que acaba parando de funcionar e suspeito que isso tudo ocorre devido a fonte fraca.

Também gostaria de saber se trocando os componentes da fonte aumentando os seus valores de capacitância, tensão e potência é correto? Porque aumentar a tensão, potência, capacitância e/ou outros parâmetros dos componentes não pode causar indutância, queima ou alteração de projeto da fonte perigosa para a fonte e periféricos do PC?

Configuração do meu pc:

Sempron Le 1200 (pretendo overclocar, se não funcionar vou trocar p Phenom II X4 850 de 95 watts).

Memória DDR2 de 2 Gigas (pretendo comprar mais um pente de 2 Gigas junto c a turbinada na Fonte)

VGA onboard: Nvidia 7025

Fonte genérica Cooletek 250 Watts acho???? (irreais lógico)

Hd: Samsung 1 Tera

DVD-Rw LG

Não tenho muitas fans instaladas nem luzes ou nada de mais que puxe muita energia. E posso colocar a foto com os dados da fonte caso necessário.

Agradeço antecipadamente as informações.

• 3 semanas depois...
Postado

Por favor, gostaria de saber se eu reforçando a minha fonte genérica como estas construídas aqui poderia instalar com segurança uma VGA potente como a HD 6570 ou pelo menos conseguir estabilidade no pc porque também quase anualmente tenho que trocar de fonte devido a sua queima ou mesmo trocar de placa mãe que acaba parando de funcionar e suspeito que isso tudo ocorre devido a fonte fraca.

Se você tem grana, invista em uma fonte descente como as SevenTeam.

Não sei qual o TPD desta HD6570, mas acho que seria melhor pegar uma fonte SevenTeam ou de outra marca boa para ela. Você pode dimencionar a fonte der acordo com sua confirguração no site:

http://www.extreme.outervision.com/psucalculatorlite.jsp

Lá tem um "calculadora de consumo" para praticamente qualquer configuração atual.

Também gostaria de saber se trocando os componentes da fonte aumentando os seus valores de capacitância, tensão e potência é correto? Porque aumentar a tensão, potência, capacitância e/ou outros parâmetros dos componentes não pode causar indutância, queima ou alteração de projeto da fonte perigosa para a fonte e periféricos do PC?

Na minha opinião os maiores riscos nas modificações na fonte são a possibilidade de "erro humano" e no uso de componentes usados que podem estar com defeito. Por tanto se você não tem prática em solda e conhecimentos mínimos pra testar os componentes, simplesmente não faça o fontemod.

Se você tem o conhecimento explicito acima é só usa-lo:

1. Você pode usar o famoso esquema de uma "lâmpada em série" para evita explosões no caso um erro gerar um curto no prímario.

2. A cada alteração você deve testar todas as saídas da fonte antes de liga-la ao micro para verificar as "voltagens" (tensões).

3. Depois se estiver tudo certo deve liga-la a um micro para repetir o teste com ele ligado, de preferência rodando algum teste de stress (o do everest, agora chama aida64, resolve).

Concluindo acho que, seguindo todas as regras e adicionando as bobinas nescessárias, o risco para o computador é igual ou menor ao risco de usar uma fonte genérica sem alteração.

Só para constar a fonte que eu modifiquei tem versões de 180 a 450W, isto está escrito na placa de circuito ao lado do fusível. Então trocando os componentes certos é possível leva-la acima dos 400W sem problemas.

Postado

Acho que por enquanto não me acho tão craque assim para fazer estas fontmods e só tenho o meu pc para testar.

Quem sabe se eu vier a ter outro pc não a venha a fazer um fontmod.

Vou comprar acho que uma fonte Corsair que estou vendo em reviews e é de muita confiança.

Muito obrigado mesmo pelas informações flaviodelima :-BEER

Postado
Acho que por enquanto não me acho tão craque assim para fazer estas fontmods e só tenho o meu pc para testar.

Quem sabe se eu vier a ter outro pc não a venha a fazer um fontmod.

Vou comprar acho que uma fonte Corsair que estou vendo em reviews e é de muita confiança.

Muito obrigado mesmo pelas informações flaviodelima :-BEER

Hoje a Corsair 430CX não seria exatamente uma boa compra.

Poste no tópico fonte x configuração para maiores detalhes ;)

Postado

Eu tinha lido sim algo aqui sobre esse modelo da Corsair 430Cx ter defeitos e até parecem sérios defeitos. EStava pensando em comprar a 500Cx mas vou ler mais reviews e fazer como você disse postar no tópico fonte x configuração antes de comprar.

Mas valeu mesmo Jorno pelo aviso :D

• 3 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado
Amigos, o que acham que pode ser feito em relação a essa fonte: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-da-Fonte-de-Alimentacao-C3Tech-PUF-4050S-de-500-W/1838/1 ?

Pensei em começar substituindo a ponte retificadora e os retificadores do secundário, mas por quais?

Colocar dinheiro bom em cima de uma fonte ruim, no meu entendimento, chega a ser pior do que ter comprado a mesma... Aproveite o cabo da rede elétrica dela e coloque numa fonte decente. Uma Seasonic S12II 430 Bronze, que vem sem cabo de alimentação, por exemplo..

Faça como eu.. Diga não as drogas..

NODRUGS.jpg

Diga não às drogas de fontes..

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...