Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Faller, você saberia me dizer se o Multiproteção da Clamper desvia os surtos originários da rede elétrica para o neutro?

Sei que os surtos provenientes da linha telefônica/internet são desviadas para o neutro, mas gostaria de saber se o mesmo ocorre com os surtos originários da rede elétrica (da tomada).

Se qualquer outra pessoa desse fórum também puder me ajudar eu agradeceria.

• Curtir 1
Postado

Senhores, não é mais necessário responder meu questionamento acima.

Entrei em contato com o suporte técnico da Clamper (excelente atendimento) e eles me informaram que SIM, o Multiproteção desvia para o neutro surtos provenientes da energia, da mesma forma que ocorre com cabo de dados (telefone, internet e cabo). Dessa forma aqueles que não possuem aterramento encontraram uma solução. Para aqueles que usam módulos isoladores para compensar a ausência de terra, fica a dica: abandonem o módulo e usem o Mltiproteção. Quero deixar de público meu agradecimento ao SAC da Clamper.

RESPOSTA QUE OBTIVE DA CLAMPER

O CLAMPER ENERGIA também possui a função,caso não possua o condutor de terra, ira fazer a proteção através do condutor de neutro.

· Independente de ser CLAMPER ENERGIA, CLAMPER MULTIPROTEÇÃO, CLAMPER MULTIENERGIA, CLAMPER TEL, CLAMPER CABO, o DPS ira escoar a corrente de surto para o neutro na inexistência do condutor de aterramento, isso porque, possui todos os modos de proteção (modo comum e modo diferencial), sendo assim, três varistores: F-T / F-N / N-PE.

· Já o sistema SLFP, na verdade, este sistema somente se aplica nas versões que tenham linha de sinal (TEL, CABO, TEL/CABO). Este sistema (Signal Line Full Protection) cria um caminho para que os surtos vindos pelas linhas de sinal encontrem o neutro da rede elétrica.

• Curtir 1
Postado
Senhores, não é mais necessário responder meu questionamento acima.

Entrei em contato com o suporte técnico da Clamper (excelente atendimento) e eles me informaram que SIM, o Multiproteção desvia para o neutro surtos provenientes da energia, da mesma forma que ocorre com cabo de dados (telefone, internet e cabo). Dessa forma aqueles que não possuem aterramento encontraram uma solução. Para aqueles que usam módulos isoladores para compensar a ausência de terra, fica a dica: abandonem o módulo e usem o Mltiproteção. Quero deixar de público meu agradecimento ao SAC da Clamper.

RESPOSTA QUE OBTIVE DA CLAMPER

O CLAMPER ENERGIA também possui a função,caso não possua o condutor de terra, ira fazer a proteção através do condutor de neutro.

· Independente de ser CLAMPER ENERGIA, CLAMPER MULTIPROTEÇÃO, CLAMPER MULTIENERGIA, CLAMPER TEL, CLAMPER CABO, o DPS ira escoar a corrente de surto para o neutro na inexistência do condutor de aterramento, isso porque, possui todos os modos de proteção (modo comum e modo diferencial), sendo assim, três varistores: F-T / F-N / N-PE.

· Já o sistema SLFP, na verdade, este sistema somente se aplica nas versões que tenham linha de sinal (TEL, CABO, TEL/CABO). Este sistema (Signal Line Full Protection) cria um caminho para que os surtos vindos pelas linhas de sinal encontrem o neutro da rede elétrica.

Mas na embalagem dizia exatamente isto, que desvia para o neutro também.

E mesmo aqueles que possuem aterramento (com led do terra acendendo) também atua no neutro.

Sei disto porque meu aterramento está presente e como estava com problema de polaridade devido ao flamigerada construtora que inverteu neutro com fase, então ele tentava descarregar no que ele pensava que era neutro, jogando então para a fase e aí meu DR lá no quadro de energia desarmava sem eu saber o motivo.

Que bom que resolveu seu problema. Fico feliz.

ola pessoal.

essas semanas atras comprei dois filtros de linha da Clone, aqueles com proteção, dai hoje aproveitei a folga pra instalar os fios terra nas duas tomadas onde eu coloquei os filtros, até ai tudo bem.

só que quando fui ligar tudo os leds dos filtros indicando que tem fio terra não ligaram, fui mexer nos cabos pra ver se estava tudo ligado e tomei um choquinho daqueles bem fracos,

a duvida, será que está funcionando direito, como posso saber se fiz a instalação certo do fio terra?

Verifique com uma chave teste digital ou neon para saber se ficou correta mesmo.

• Curtir 1
Postado

É Kiko, na dúvida resolvi perguntar para a Clamper, pois não tinha mais a caixa do meu Multiproteção. Me diga uma coisa: você acha certo que o Multiproteção desvie para o neutro mesmo quando o terra está presente? Ou será que o Multiproteção está desviando para o neutro, pois seu terra não está dentro dos padrões (menos de 3 volts, se não me engano)?

Outra questão: será que o multiproteção desvia para o neutro a fuga de corrente dos equipamentos? Será que PCs que dão choque por falta de aterramento teriam o problema resolvido com o uso do Multiproteção?

• Curtir 1
Postado

Pessoal este é minha primeira mensagem aqui neste topico sobre filtro de linha. li alguns comentarios, porém uma dúvida ainda persiste. Sempre utilizei modulos isoladores em meus computadores e ultimamente ouvi varios comentários sobre a eficiencia do Filtro de Linha da Clamper. Estou prestes a finalizar uma compra deste produto, entretanto obervei que este produto apresenta mais um modelo. Este do link é confiável? Posso trocar meu modulo isolador por este modelo sem medo?

Obs. Possuo aterramento no local onde uso meu computador.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-224678378-filtro-de-linha-clamper-maxima-proteco-modelo-novo-_JM

• Curtir 1
Postado

D13go23, antes de aparecer alguém mais capacitado do que eu para te responder (eu estava exatamente na mesma situação que a sua, ou seja, abandoando MIE para Clamper) adianto um pouco do que sei.

Esse modelo da Clamper é bom e "foi aprovado" pelos fóruns da vida, principalmente neste. Uma versão anterior deste filtro (chamava-se Computer Protector Pro) apresentava alguns problemas. O Faller chegou a discorrer sobre ele, bem como o Rau (que é outro cobra). Já esse seu modelo não apresenta os problemas do Pro (se não me engano o problema estava relacionado com o não-uso de aterramento que causava algum problema). Me parece que esse seu modelo é uma atualização do Pro corrigido, ou seja, sem os problemas. Quero lembrar ao amigo, porém, que a Clamper está com uma nova família de protetores. Na verdade, está até com um novo site para mostrar essa nova família: http://www.clamper.com.br/

Sobre o abandono do MIE (ou outro módulo de outra marca), fiz o mesmo e não me arrependo. Troquei o MIE pelo Clamper Multiproteção e não quero outra coisa. Também contratei um eletricista que fez para mim um aterramento. Certifique-se que sua tomada não está com polaridade invertida antes de abandonar MIE, pois o MIE "corrige" eventual inversão de polaridade, até porque o plug dele (do MIE) é bipolar, ou seja, não diferencia a posição das polaridades. E também porque o MIE isola a energia que vem da tomada. Como você pode ver em outro tópico o Faller me deu uma aula maravilhosa sobre o funcionamento dele, do MIE (tópico: http://goo.gl/Ib6pN).

Aproveitando o assunto vou fazer uma observação de leigo: experimentei ligar a chave de teste nas tomadas do MIE e nos dois orifícios (onde seria neutro e fase) ela (a chave) acendeu, ou seja, é como se nos dois orifícios a fase estivesse presente, até porque, como o Faller me ensinou, o MIE elimina o referencial do terra. Mas já estou fugindo da sua questão.

Não me arrependi em abandonar o MIE e agora percebo claramente que a fonte do meu laptop (a caixinha preta externa) esquenta beeem menos do que quando usava MIE. O nosso eletrônico quer "respirar" energia de forma livre e desimpedida e os malditos estabilizadores ficam cortando a respiração dele (do nosso eletrônico) a cada maldito relé, a cada "tlec".

E digo mais: se não estou enganado, o MIE não faz proteção no modo comum (raios, por exemplo), ou seja, ele não protege o PC em caso de raios, o Clamper sim. O mesmo seja dito em relação ao Módulo Isolador da Progressive III da SMS (eles usam relés e não protegem em modo comum, essas informações eu obtive junto ao suporte deles).

Se eu estiver dizendo qualquer besteira aqui os cobras (cobras não-esnobes, diga-se) me corrigirão, mas acho que eles aprovarão sua compra. Se fosse o Clamper Computer Protector Pro eu não me posicionaria a favor pelo o que eu li, mas esse é unanimidade, principalmente quando se leva em conta o custo/benefício, pois por esse valor você compraria um SMS Clean Energy (filtro bom, mas que não chega aos pés desse Clamper).

Quero dizer mais uma coisa ao amigo: se você usa internet com cabo de dados (Velox, Virtua, Net, GVT...) você ainda assim ficará exposto, pois esse Clamper não possui entrada para plug cabo de dados. Nesse caso, indicaria o Clamper Multiproteção, mas se o preço é sua prioridade, então eu iria de Clamper Tel http://goo.gl/9gnwx (proteção menos robusta, mas que contempla cabo de dados).

Abraço!

• Curtir 2
Postado

Kabum, a única marca de filtro de conheço que desvia surtos para o neutro (na ausência do terra) é a Clamper, portanto, esse Clone não faz isso.

• Curtir 1
Postado

Olá Faller, vim aqui novamente para tirar uma pequena dúvida: Esse filtro http://www.miranda.com.br/produtos/energia,energia-diversos/clone-filtro-de-linha-8-tomadas-f8-preto-profissional-1087/6011/ é o mesmo Clone F8 Plus 01087? Pergunto isso porque a loja não colocou o nome "Plus" e nem o código "01087" no produto, embora tenha colocado 1087 como código, 01087 não é o mesmo que 1087.

Abraço.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Olá Faller, vim aqui novamente para tirar uma pequena dúvida: Esse filtro http://www.miranda.com.br/produtos/energia,energia-diversos/clone-filtro-de-linha-8-tomadas-f8-preto-profissional-1087/6011/ é o mesmo Clone F8 Plus 01087? Pergunto isso porque a loja não colocou o nome "Plus" e nem o código "01087" no produto, embora tenha colocado 1087 como código, 01087 não é o mesmo que 1087.

Abraço.

O fato de a Miranda não ter colocado o Plus, nem me causa espanto, quando a própria Clone não o faz...

Quanto a dúvida, simples...

Pergunte para a Miranda..

Simples.jpg

E ademais, 01087 na minha cabeça é igual a 1087..

• Curtir 1
Postado
E ademais, 01087 na minha cabeça é igual a 1087..

Falei isso me referindo a códigos, numericamente 01087 é a mesma coisa que 1087; porém na língua dos códigos ao meu ver, cada dígito é um código.

Obrigado por responder.

Mais uma pergunta Faller: As proteções telefônicas do Upsai FHT-1200 servem para o cabo de rede?

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
As proteções telefônicas do Upsai FHT-1200 servem para o cabo de rede?

Nunca analisei por esse prisma, mas os conectores acho não servirão e proteções para lan costumam usar dispositivos de menor tensão de ruptura, diodos etc. Eu não usaria e para lan, usaria uma proteção adequada..

Olhe na Atera que tem..

• Curtir 1
Postado

Estou querendo aposentar o meu estabilizador, mas tenho uma dúvida: a tensão na minha cidade é de 220V, posso conectar aparelhos de 110V no filtro de linha como faço com o estabilizador? ou vou precisar de um transformador?

Outra dúvida que eu tenho é se posso usar adaptadores, pois as tomadas na minha casa são todas no padrão antigo ainda, então, por exemplo, teria que usar um adaptador do padrão antigo para o novo para conectar o monitor ao filtro de linha e um adaptador do padrão novo para o antigo para conectar o filtro de linha à tomada. Posso fazer isso?

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Estou querendo aposentar o meu estabilizador, mas tenho uma dúvida: a tensão na minha cidade é de 220V, posso conectar aparelhos de 110V no filtro de linha como faço com o estabilizador? ou vou precisar de um transformador?

Se algum determinado equipamento so pode operar em 110 mesmo, não tem jeito, tens de usar um transformador ou, para aproveitar use esse estabilizador. Não é o ideal mas quebra o galho. Olhe nas etiquetas dos equipamentos para te certificar que eles operam somente em 110 Volts.

Nota: Quando na etiqueta de um equipamento constar INPUT 100-240 VAC é porque o mesmo é Full Range, ou entrada universal e tolera trabalhar nessa faixa +-10% ou seja, com tensão qualquer na tomada que esteja entre 90 e 265 VAC

Outra dúvida que eu tenho é se posso usar adaptadores, pois as tomadas na minha casa são todas no padrão antigo ainda, então, por exemplo, teria que usar um adaptador do padrão antigo para o novo para conectar o monitor ao filtro de linha e um adaptador do padrão novo para o antigo para conectar o filtro de linha à tomada. Posso fazer isso?

Todo e qualquer equipamento que adquirires daqui para frente vai ter plugs do novo modelo. Pensar em trocar uma ou outra tomada de sua casa é melhor, mais econômico e mais seguro que qualquer outra solução.

Fontes, impressoras, monitores etc costumam ter cabos destacáveis. Sai mais barato e é melhor trocar o cabo todo por um assim: http://www.spon.com.br/index.asp?secao=44&categoria=272&subcategoria=0&id=2757

O uso de adaptador não é proibido não mas existe uma série deles no mercado que não são exatamente bons, deixam a desejar. Veja alguns exemplos de adaptadores decentes:

AdaptadoresAlumbra.jpg

AdaptadoresExatronicNEMAxABNT.jpg

AdaptadordeplugNema2Brasil.jpg

AdaptadorNovoxNema.jpg

• Curtir 1
Postado

Faller, é que aqui em casa a net é a rádio, e do próprio rádio desce o cabo de rede, que esse cabo se conecta a uma das entradas de um tipo de receptor parecido com uma fonte, que tem um cabo de energia que ligo no filtro de linha, e existe outro cabo de rede que sai da outra porta desse receptor para conectar ao pc. Bem, dessa forma, onde eu conecto o protetor de rede? Ele ficará antes de quem e depois de quem?

O rádio é um Nano Station 5.8

Abraço.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Faller, é que aqui em casa a net é a radio, e do próprio rádio desce o cabo de rede, que esse cabo se conecta a uma das entradas de um tipo de receptor parecido com uma fonte, que tem um cabo de energia que ligo no filtro de linha, e existe outro cabo de rede que sai da outra porta desse receptor para conectar ao pc. Bem, dessa forma, onde eu conecto o protetor de rede? Ele ficará antes de quem e depois de quem?

O rádio é um Nano Station 5.8

Abraço.

Essa é uma fonte PoE (Power over Ethernet), na realidade o cabo sobe com dados e energia, e no equipamento ele separa.

Se você vai colocar um filtro de linha ai, basta tirar a fonte da tomada (tal como está) e colocar no filtro de linha.

Na fonte PoE tem duas "entradas", uma diz: LAN (vai para o teu computador ou Switch), e a outra diz PoE (vai para o equipamento).

A tua fonte é uma dessas aqui, correto?

http://www.novanetwork.com.br/images/produtos/fonte-alimentacao/ub-poe15_1_gde.jpg

• Curtir 1
Postado

OK faller, entendido. Acho que vou ter que chamar um eletricista e mudar aquela tomada mesmo.

E já que tu falou em cabo de força, acabei de receber a minha nova fonte (Antec HCG 520) e vi que ela veio sem. Posso usar o cabo de força da minha fonte antiga (Cooler Master 460) enquanto não troco a tomada para o padrão novo?

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
OK faller, entendido. Acho que vou ter que chamar um eletricista e mudar aquela tomada mesmo.

E já que tu falou em cabo de força, acabei de receber a minha nova fonte (Antec HCG 520) e vi que ela veio sem. Posso usar o cabo de força da minha fonte antiga (Cooler Master 460) enquanto não troco a tomada para o padrão novo?

Leonidas, a tua tomada é a do padrão antigo, correto? Com 2 P+T (dois pinos e o terra) ou só os dois pinos? (voce teria que usar um adaptador para eliminar o terra).

Se sim, pode usar o teu cabo antigo normalmente, troque a tomada, como já pretendes fazer, e compre um cabo novo já compatível com o padrão ABNT. Cabo de bitola 18 AWG ou 0.75 mm2.

• Curtir 1
Postado

Exatamente, más não é do filtro de linha que quero saber, é onde eu coloco esse protetor aqui > http://www.atera.com.br/produto/842J0202EST/Protetor+de+surto+DPS+2+est%C3%A1gios+p++Ethernet+10+100Mbps <. Ele ficará antes de quem e depois de quem?

Abraço.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Exatamente, más não é do filtro de linha que quero saber, é onde eu coloco esse protetor aqui > http://www.atera.com.br/produto/842J0202EST/Protetor+de+surto+DPS+2+est%C3%A1gios+p++Ethernet+10+100Mbps <. Ele ficará antes de quem e depois de quem?

Abraço.

Entendi, mas ai deixo para o faller mesmo rsss.

Pela lógica isso deveria proteger o seu computador, logo deveria estar entre o cabo que diz LAN e o teu computador, mas passo a bola :P

Eriberto

• Curtir 1
Postado
Entendi, mas ai deixo para o faller mesmo rsss.

Pela lógica isso deveria proteger o seu computador, logo deveria estar entre o cabo que diz LAN e o teu computador, mas passo a bola :P

Eriberto

Também pensei por esse lado, más também pensei: "Será que se colocar o protetor entre o cabo de rede que desce do rádio e o outro cabo que sai do próprio protetor para se conectar a fonte pela porta PoE do rádio, vai não só proteger o pc como também irá proteger a fonte do rádio..."

Embora o cabo de energia da fonte do rádio esteja ligada ao filtro de linha, ainda deixa uma possibilidade para problemas através do próprio rádio lá em cima de casa.

Por isso minha dúvida... =D

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Também pensei por esse lado, más também pensei: "Será que se colocar o protetor entre o cabo de rede que desce do rádio e o outro cabo que sai do próprio protetor para se conectar a fonte pela porta PoE do rádio, vai não só proteger o pc como também vai proteger a fonte do rádio..."

Embora a fonte do rádio esteja ligada ao filtro de linha, ainda deixa uma possibilidade para problemas através do próprio rádio lá em cima de casa.

Por isso minha dúvida... =D

Também pensei nisso, mas como nao sei se ajudará, passo a bola rss.

Embora pela lógica se colocarmos do lado do rádio, penso que vai atrapalhar, pois o rádio trabalha com 24 V e esse protetor pode limitar isso.

• Curtir 1
Postado
Leonidas, a tua tomada é a do padrão antigo, correto? Com 2 P+T (dois pinos e o terra) ou só os dois pinos? (voce teria que usar um adaptador para eliminar o terra).

Se sim, pode usar o teu cabo antigo normalmente, troque a tomada, como já pretendes fazer, e compre um cabo novo já compatível com o padrão ABNT. Cabo de bitola 18 AWG ou 0.75 mm2.

A tomada é só de dois pinos mesmo, uso um T para conectar o estabilizador nela atualmente.

PERGUNTA *****: existe tomada de 2 pinos aterrada?

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!