Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Só vi um relato falando que é para cima o furo ou pino terra, porém as próprias fabricantes colocam quase que 100% o terra pra baixo.

Simples, isto é fotografia para apresentar o produto, na hora da colocação é so virar.

• Curtir 1
Postado

Karlo, eu dei uma olhada aqui no PDF do Inmetro e da NBR14136 e não fala nada no texto sobre a orientação do pino terra e além disso existem figuras nos 2 sentidos. Contudo, pelo fato que ocorreu comigo eu vou ter que inverter a tomada de todo modo e isso o credencia a estar certo sobre isso, porém eu queria um link ou comprovação oficial de que o terra é pra cima. Falo isso porque na maioria dos textos pela internet há relatos falando sobre a inversão do fase e neutro.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

O que existe é a correta disposição do fase e neutro com relação ao terra, mas o sentido que a tomada ocupa isso é completamente variável e não padronizado...

• Curtir 1
Postado
Karlo, eu dei uma olhada aqui no PDF do Inmetro e da NBR14136 e não fala nada no texto sobre a orientação do pino terra e além disso existem figuras nos 2 sentidos. Contudo, pelo fato que ocorreu comigo eu vou ter que inverter a tomada de todo modo e isso o credencia a estar certo sobre isso, porém eu queria um link ou comprovação oficial de que o terra é pra cima. Falo isso porque na maioria dos textos pela internet há relatos falando sobre a inversão do fase e neutro.

claro que há inversão do fase e neutro, porque o pessoal invertia a tomada (novo padrão) e o instalava como você. instalou a sua, seguindo o modelo nema (antigo), onde o terra fica na posição abaixo, portanto por padrão a fase sempre na direita da tomada e o neutro no lado esquerdo, e para que não haja a inversão de polaridade no novo padrão o furo central da tomada, deve ficar na posição acima.

• Curtir 1
Postado

Aos amigos do forum em especial ao Faller sobre o Clone F8 (dúvidas)??????

Comprei o dito cujo e fui testar com chave teste e multímetro. A rede aqui é 220v.

Liguei o mesmo em uma tomada não aterrada e a luz do terra não ligou até aí tudo bem.

1º)Acontece que ao fazer o teste com a chave o terra acusou corrente, pois acendeu a luzinha da chave. É normal?

2º) ao medir com multímetro entre fase e neutro 230v, tudo bem normal.

3º) ao medir com multímetro entre neutro e terra 00v, normal.

4º) ao medir com multímetro entre fase e terra acusou 155v, e a luzinha do terra do F8 acendeu. Pergunto se isto é normal? lembrando que a tomada não é aterrada.

Com a palavra os amigos do forum, pois não sei se é normal ou não.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

1º)Acontece que ao fazer o teste com a chave o terra acusou corrente, pois acendeu a luzinha da chave. É normal?

2º) ao medir com multímetro entre fase e neutro 230v, tudo bem normal.

3º) ao medir com multímetro entre neutro e terra 00v, normal.

4º) ao medir com multímetro entre fase e terra acusou 155v, e a luzinha do terra do F8 acendeu. Pergunto se isto é normal? lembrando que a tomada não é aterrada.

1º) Pode ser que exista fiação aonde deveria ter o terra e essa fiação, por indução dentro dos conduites, está tendo uma indução derivada do fio fase... Até mesmo sem fiação no terra isso polde acontecer..

2º) Ligue uma lâmpada ai e essa deverá acender, correto?

3º) Absolutamente normal..

4º) Novamente a indução pode estar se fazendo sentir. Como o multímetro, assim como a chave de teste, tem alta impedância, essa indução é sentida..

Se ligares uma lâmpada ai, esses 155 Volts deveriam aparecer sob forma deum iluminamentfo fraco, correto?

Certamentente, se essa tensão ai medida for uma indução, não vai acender nada absolutamente nada a lâmpada ai colocada e se medida agora junto com a lâmpada, não mais se apresentarão esses 155 Volts antes medidos. Verifique...

• Curtir 1
Postado
1º) Pode ser que exista fiação aonde deveria ter o terra e essa fiação, por indução dentro dos conduites, está tendo uma indução derivada do fio fase... Até mesmo sem fiação no terra isso polde acontecer..

2º) Ligue uma lâmpada ai e essa deverá acender, correto?

3º) Absolutamente normal..

4º) Novamente a indução pode estar se fazendo sentir. Como o multímetro, assim como a chave de teste, tem alta impedância, essa indução é sentida..

Se ligares uma lâmpada ai, esses 155 Volts deveriam aparecer sob forma deum iluminamentfo fraco, correto?

Certamentente, se essa tensão ai medida for uma indução, não vai acender nada absolutamente nada a lâmpada ai colocada e se medida agora junto com a lâmpada, não mais se apresentarão esses 155 Volts antes medidos. Verifique...

Buenas Faller, fiz os testes com a lâmpada conforme indicado:

1º) entre fase e neutro a lampada acendeu normal

2º) entre fase e terra, nada absolutamente nada, a lâmpada não deu sinal de vida.

Diante disto então Faller tá tudo ok? Posso usar o filtro normal?

Mas...... fiz outras medições e aconteceu o seguinte:

No F8, em uma das tomadas, com os terminais da lâmpada ligados no fase e terra, o multímetro em outra tomada do F8 indicou 00v entre fase e terra, mas ao medir entre NEUTRO E TERRA mediu 230v. entre fase e neutro 230v, e aí meu amigo faller? a lâmpada em nenhum momentou deu sinal de vida a não ser ligada entre fase e neutro.

Será erro de projeto desse filtro? Tenho aqui, outros dois filtros um Margirius indicado aqui no forum e outro que uso como extensão da Force Line e nenhum desses acusa energia a não ser na Fase.

obrigado e abraço.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Buenas Faller, fiz os testes com a lâmpada conforme indicado:

1º) entre fase e neutro a lampada acendeu normal

2º) entre fase e terra, nada absolutamente nada, a lâmpada não deu sinal de vida.

Diante disto então Faller tá tudo ok? Posso usar o filtro normal?

Mas...... fiz outras medições e aconteceu o seguinte:

No F8, em uma das tomadas, com os terminais da lâmpada ligados no fase e terra, o multímetro em outra tomada do F8 indicou 00v entre fase e terra, mas ao medir entre NEUTRO E TERRA mediu 230v. entre fase e neutro 230v, e aí meu amigo faller? a lâmpada em nenhum momentou deu sinal de vida a não ser ligada entre fase e neutro.

Será erro de projeto desse filtro? Tenho aqui, outros dois filtros um Margirius indicado aqui no forum e outro que uso como extensão da Force Line e nenhum desses acusa energia a não ser na Fase.

obrigado e abraço.

Veja que o que você mediu é completamente normal e me espantaria se tivesses medido diferente disso dai.

Num desenho do que mediste será mais fácil de entender..

Veja ai:

Faseterra.jpg

A conexão com o terra real está interrompida ai por que sua tomada não possui aterramento.

Desse modo ao ligar a lâmpada entre fase e terra, criaste um caminho para a energia do fio fase aparecer justo nesse barramento do terra do filtro, através da lâmpada...

Ao medir, na tomada vizinha, entre fase e barramento de terra (mas sem, efetivo aterramento) leste o óbvio de ler, que são os 220 Volts do fio fase, através da lâmpada e o neutro..

Ao ler a tensão entre os bornes de fase e terra, ai com a lâmpada plugada entre esses terminais, e não acesa como era de se esperar, mediste zero volts pois mediste a tensão nos terminais dessa lâmpada apagada..

Tudo completamente normal.. A inexistência do real aterramento fez com que você fundisse a cuca e visse algo anormal ai..

Se efetivamente o aterramento existisse as leituras seriam diferentes..

Abraço...

as tfoimadas

• Curtir 1
Postado

Ola!

Gostaria que o Faller me ajudasse!

Estou querendo proteger meus equipamentos de DJ quando for tocar: mixer Pioneer DJM-400, Pioneer CDJ-100, Pioneer CDJ-200

E meu computador quando não for tocar: Crosshair III + phenom 2 x4 955 + Fonte de Alimentação Corsair HX1000W + DDR3 corsair XMS3 1600MHz + Gabinete Storm Scout...e estou querendo trocar minha placa de vídeo 8600GT fatality 1GB por uma GTX 590...

Visto que ja tive meus aparelhos de DJ queimados numa festa..estou querendo a melhor solução para protege-los sem tem que comprar um no-break on-line de R$ 1.600,00 ... Pelo que andei lendo estabilizadores são prejudiciais a qualquer aparelho...sendo assim estou disposto a comprar o melhor filtro de linha do mercado! Qual é o melhor?

As tomadas da minha região são 110V.

Vi no mercado livre este filtro, será este filtro o melhor?: http://produto.mercadolivre.com.br/M...tomadas-dj-_JM

Muito obrigado desde já!

• Curtir 1
Postado

Acabei de ver..relmente está quebrado...

Mais ignore isto..o que você acha?

Uma boa régua?

Tenho grana pra investir...

É claro que não quero pagar 300 reais em uma...

Mais a melhor, qual você me indicaria?

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Acabei de ver..relmente está quebrado...

Mais ignore isto..o que você acha?

Uma boa régua?

Tenho grana pra investir...

É claro que não quero pagar 300 reais em uma...

Mais a melhor, qual você me indicaria?

Uma ótima proteção, comprada via e-bay, é essa daqui:

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=4385534&postcount=39

Ou alguma outra da Belkin

No mercado nacional :

http://www.forumpcs.com.br/comunidade/viewtopic.php?p=2203745#2203745

Ou algumas outras bem mais baratas até:

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=4883355&postcount=134

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=4886634&postcount=142

• Curtir 1
Postado

Galera,

Comprei um Filtro Upsai FHT com o novo padrão de tomadas. Minha fonte, uma Seasonic de 620w, não acompanha cabo de força. Então queria saber quais cabos são mais recomendados:

https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:02:20:101:268

https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:02:20:101:235

Desde já, graro

yuriRamos

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Galera,

Comprei um Filtro Upsai FHT com o novo padrão de tomadas. Minha fonte, uma Seasonic de 620w, não acompanha cabo de força. Então queria saber quais cabos são mais recomendados:

https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:02:20:101:268

https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:02:20:101:235

Desde já, graro

yuriRamos

Fica muito difícil de saber alguma coiusa acerca da qualidade dos cabos..

Você já não tinha um cabo de alguma outra fonte antiga???

O padrão de plug não serve, é isso???

Compre algum que melhor lhe pareça, e quem sabe na loja da esquina.. Esse tipo de material é muito comum..

Olhe ai só como exemplo:

http://www.spon.com.br/index.asp?secao=44&categoria=272&subcategoria=0&id=2757

Abraço...

• Curtir 1
Postado
Fica muito difícil de saber alguma coiusa acerca da qualidade dos cabos..

Você já não tinha um cabo de alguma outra fonte antiga???

O padrão de plug não serve, é isso???

Compre algum que melhor lhe pareça, e quem sabe na loja da esquina.. Esse tipo de material é muito comum..

Olhe ai só como exemplo:

http://www.spon.com.br/index.asp?secao=44&categoria=272&subcategoria=0&id=2757

Abraço...

Hum... Não tenho nenhum cabo de fonte antiga, esse é meu primeiro pc pessoal. Obrigado de toda forma.

• Curtir 1
Postado

Pode ligar numa proteção da clamper "clamper computer protector pro" 5 maquinas com essas configurações: mobo m4a78t-e/processador athlon ii x4 640/ hd seagate 500gb/placa de video HD 5670/fonte OCZ 400 sxs2/monitor CRT de 17' ?

• Curtir 1
Postado
Há 1 mês +- eu comprei um filtro de linha Clone F6, bem simples:

http://www.clone.com.br/db/detalhes_prod.asp?detalhe=01058

Atualmente já estou com o Clone F8, mas queria saber se o fato do Clone F6 não ligar mais a luz dele pode ser indício de problemas e devo parar de usar? Está sendo usado para a TV e BluRay Player no momento.

É mais provável que tenha queimado apenas o led, sem afetar a funcionalidade e a proteção.

• Curtir 1
Postado

Pessoal, eu estou usando um computador com as seguintes tomadas:

Tomada da fonte de 1000W ( o pino da fonte, é do padrão brasileiro novo e é de 20A)

Tomada do monitor ( é do padrão brasileiro novo, de 10A)

Tomada do teclado, g19 (é do padrão antigo, mas uso adptador pro apdrao novo de 10A)

Gostaria que alguem me iluminasse com o seguinte..

AONDE DIABOS NESSE MUNDO EU ACHO UM FILTRO DE LINHA COM FUSIVEL DE 20A??

OU QUE PELO MENOS OS BURACOS DO FILTRO DE LINHA CAIBAM O MALDITO CABO DE 20A DA FONTE(porque o cabo é gordo saca?? as 3 pontas) .. Simplesmente nao consigo achar..

please alguem me salva>_<

• Curtir 1
Postado
Pessoal, eu estou usando um computador com as seguintes tomadas:

Tomada da fonte de 1000W ( o pino da fonte, é do padrão brasileiro novo e é de 20A)

Tomada do monitor ( é do padrão brasileiro novo, de 10A)

Tomada do teclado, g19 (é do padrão antigo, mas uso adptador pro apdrao novo de 10A)

Gostaria que alguem me iluminasse com o seguinte..

AONDE DIABOS NESSE MUNDO EU ACHO UM FILTRO DE LINHA COM FUSIVEL DE 20A??

OU QUE PELO MENOS OS BURACOS DO FILTRO DE LINHA CAIBAM O MALDITO CABO DE 20A DA FONTE(porque o cabo é gordo saca?? as 3 pontas) .. Simplesmente nao consigo achar..

c não ter

please alguem me salva>_<

apenas troque o cabo do pc por um de 10A. V´c não terá problemas. Se quiseres confirmar para testar use o cabo do monitor (que é o mesmo do PC) e verás que não tem problema algum

• Curtir 1
Postado
Para uma configuração mantida por uma Corsair 430CX qual filtro de linha seria mais adequado?

Qualquer dos filtros aqui já indicados: Upsai, clone f8, Margirius e Clamper, dependendo da tensão da sua região.

• Curtir 1
Postado
apenas troque o cabo do pc por um de 10A. V´c não terá problemas. Se quiseres confirmar para testar use o cabo do monitor (que é o mesmo do PC) e verás que não tem problema algum

como eu troco o cabo??? porque tipo.. é a primeira vez na vida que eu vejo um cabo de força desse tamanho... até o plugue FEMEA do cabo é gigante..

não é um cabo qualquer igual a muitos outros de força que agente tá acostumado..

é especifico da fonte..

nao sei se existe um de 10a desse estilo.. hehe

• Curtir 1
Postado
como eu troco o cabo??? porque tipo.. é a primeira vez na vida que eu vejo um cabo de força desse tamanho... até o plugue FEMEA do cabo é gigante..

não é um cabo qualquer igual a muitos outros de força que agente tá acostumado..

é especifico da fonte..

nao sei se existe um de 10a desse estilo.. hehe

Uma foto ajudaria ;)

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!