Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

No-break realmente é a salvação???


Posts recomendados

PFC ativo significa que a fonte pode trabalhar de 90V a 265V (90V, 91V, 92V, 93V ... 110V ... 220V ... 260V, 261V ... 265V) em qualquer uma dessas tensões. Tensões bem maiores do que qualquer outro eletrônico pode suportar na sua casa. Se quiser use um bom filtro de linha para proteção.

E segundo o seu No-Break esta com apenas a metade da demanda necessaria para a fonte, 700VA normalmente são 350W insuficientes para a demanda de 700W da fonte, além de claro não ser um no-break senoidal puro e como no próprio manual diz não se deve usar com a sua fonte de PFC ativo pois é prejudicial.

Pois é... acabei de TIRAR e vou ficar literalmente EMPACADA com esse no-break, já que a loja deixou bem claro que não troca mercadoria usada (sem o lacre).

Consigo usar esse no-break em alguma coisa? TV LCD 32 + abajur + tv a cabo + blu-ray? É a outra tomada do quarto. Pode? Ou jogo no lixo o no-break e me jogo pela janela por ter gasto uma fortuna num tróço que não vai ter serventia nenhuma? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

(tô rindo com vontade de chorar)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

.....tô rindo com vontade de chorar

Provavelmente nunca recebeste as dicas de modo claro, desde a adoção da tua fonte ai, até o no-break.. Provavelmente estás com uma fonte hyper dimensionada e isso também não é bom.

Te faltou leitura. Olha ai: 10 Boas razões para você evitar superdimensionar a fonte de seu PC

Veja o item número 8 e veja se não te reconhece ai???

Cuide com os "Ténicos" de plantão.. Na maioria das vezes são vendedores com a carapaça de técnicos...

Te faltou entender que para ptoteger seu PC ou seus equipamentos em geral, um bom filtro de linha era muito melhor que adotar estabilizador ou no-break... Sim te faltou leitura da boa..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provavelmente nunca recebeste as dicas de modo claro, desde a adoção da tua fonte ai, até o no-break.. Provavelmente estás com uma fonte hyper dimensionada e isso também não é bom.

Te faltou leitura. Olha ai: 10 Boas razões para você evitar superdimensionar a fonte de seu PC

Veja o item número 8 e veja se não te reconhece ai???

Cuide com os "Ténicos" de plantão.. Na maioria das vezes são vendedores com a carapaça de técnicos...

Te faltou entender que para ptoteger seu PC ou seus equipamentos em geral, um bom filtro de linha era muito melhor que adotar estabilizador ou no-break... Sim te faltou leitura da boa..

Faller, eu sou a mais completa LEIGA no assunto. E só descobri o que tava acontecendo depois de ouvir tanto estalido no no-break. Pois é... nem todo mundo nasce sabendo e, por isso, acaba confiando em que SE DIZ técnico. Lição aprendida pro resto da vida. =\

P.S.: o SUPER POUCO que sei hoje em dia, sei de ler vocês aqui do fórum. Mas sou nova aqui, é só ver minha data de adesão. ;)

EDIT> esse aqui é bom?

http://www.clamperlojavirtual.com.br/protecao-residencial-plugue-e-use/clamper-multi-protec-o-preto-2.html

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Dos melhores senão o melhor produzido por aqui e que está em nosso mercado nacional. Veja minha análise dele ai: Filtro de linha Clamper Multi Proteção com contador de surtos

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, Muito bom este tópico, esclarece muito, mas achei um nobreak "estabilizado" que alega gerar senoidal pura da marca SMS (olhei no site e há outros produtos que especificam senoidal por aproximação) - desprezando a desvantagem do estabilizador, este nobreak não seria mais indicado que os "short-breaks"? Segue abaixo o link do produto:

http://www.sms.com.br/produtos/Nobreak-SMS/Manager-III-Senoidal

Obs:. Será que é verdade que é senoidal pura??

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Olá, Muito bom este tópico, esclarece muito, mas achei um nobreak "estabilizado" que alega gerar senoidal pura da marca SMS (olhei no site e há outros produtos que especificam senoidal por aproximação) - desprezando a desvantagem do estabilizador, este nobreak não seria mais indicado que os "short-breaks"? Segue abaixo o link do produto:

http://www.sms.com.br/produtos/Nobreak-SMS/Manager-III-Senoidal

Obs:. Será que é verdade que é senoidal pura??

Vê se dá para entender:

Short-break off line: Quando tem energia é um estabilizador. Quando não tem energia gera, a partir das baterias, uma senoidal por aproximação (forma de onda retangular)

No-break on line: Quando tem energia gera senoidal pura e quando não tem energia continua gerando essa senoidal pura..

Esse que você mostrou, da SMS, é uma mescla dos dois..

Quando tem energia ele é um estabilizador. Quando não tem energia ele passa a gerar, a partir das baterias e ai sim gera senoidal pura..

É um meio termo.. O único lado ruim dele, me parece, é se comportar como um estabilizador, quando a energia comercial estiver presente..

Mas fique tranquilo, isso só acontece em 99,5% do tempo...:D:D Nos 0,5% restantes sim ele é um no-break que gera senoidal pura..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consigo usar esse no-break em alguma coisa? TV LCD 32 + abajur + tv a cabo + blu-ray? É a outra tomada do quarto. Pode? Ou jogo no lixo o no-break e me jogo pela janela por ter gasto uma fortuna num tróço que não vai ter serventia nenhuma? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Dos citados pode ligar o abajour ou pode vender o no-break para alguém...

Geralmente lojas, supermercados e restaurantes usam no-breaks justamente para ninguém sair sem pagar quando acabar a energia.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

faller, certa vez lembro de você ter comentado uma forma de fazer esses nobreaks interativos a "nao funcionarem como estabilizador", alterando algumas configuracoes neles, para que eles nunca atinjam o "range" de tensão para "estabilizarem" (to esquecendo algumas palavras em português rss, jà to pensando em espanhol).

Você recomendaria algum interativo da APC, Eaton ou Emerson (até Delta se forem bons), pois sao os que consigo aqui.

Tenho alguns equipamentos que podem sofrer uma onda quadrada quando estiverem operando na bateria, ao menos até eu poder chegar e acionar o gerador, outros eu prefiro largar no online que já tenho.

E aproveitando, obrigado pelo tópico sobre super dimensionar as fontes, agora que consegui um fornecedor que vende Antec, vou fazer um "downgrade" de fontes rss.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

alguém pode me recomendar um no break on-line bom para que eu possa ligar minha fonte Corsair 750w + monitor 24"?

na verdade estou na duvida se compro um no break on-line ou um filtro de linha, mas gostaria de analisar os 2 casos.. pois a energia lá em ksa não é estável, oscila muito..

agradeço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Olá,

alguém pode me recomendar um no break on-line bom para que eu possa ligar minha fonte Corsair 750w + monitor 24"?

na verdade estou na duvida se compro um no break on-line ou um filtro de linha, mas gostaria de analisar os 2 casos.. pois a energia lá em ksa não é estável, oscila muito..

agradeço.

Se seu problema é oscilação de tensão, esqueça, a fonte resolve..

Seria prudente observar, medir na verdade, o quanto essa tensão oscila, registrar muitas medidas em todo um dia, em toda uma semana, de um multímetro ligado na tomada.. Vais te surpreender que não oscila assim tanto não.. Custa menos de R$ 10 um multímetro desses simples e suficiente para fazer essa medida..

Se seu problema for queda de energia, e isso dai é tão frequente que lhe perturba, ai sim só no-break mesmo..

Para essa sua fonte, provavelmente hyper-dimensionada, terá de ser um no-break a altura..

Veja ai os problemas em superdimensionar uma fonte (atente para o de número 8) : 10 Boas razões para você evitar superdimensionar a fonte de seu PC

Bem, um no-break realmente decente para essa sua config seria algum on-line capaz de entregar de 900 a 1000 Watts. Algo mais ou menos assim: http://www.atera.com.br/produto/91301KVA230/Nobreak+Eaton+9130,+1KVA+900W+230V+230V+dupla+conv.

Importante, 220 Volts de entrada e 220 Volts de saída...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se seu problema é oscilação de tensão, esqueça, a fonte resolve..

Seria prudente observar, medir na verdade, o quanto essa tensão oscila, registrar muitas medidas em todo um dia, em toda uma semana, de um multímetro ligado na tomada.. Vais te surpreender que não oscila assim tanto não.. Custa menos de R$ 10 um multímetro desses simples e suficiente para fazer essa medida..

Se seu problema for queda de energia, e isso dai é tão frequente que lhe perturba, ai sim só no-break mesmo..

Para essa sua fonte, provavelmente hyper-dimensionada, terá de ser um no-break a altura..

Veja ai os problemas em superdimensionar uma fonte (atente para o de número 8) : 10 Boas razões para você evitar superdimensionar a fonte de seu PC

Bem, um no-break realmente decente para essa sua config seria algum on-line capaz de entregar de 900 a 1000 Watts. Algo mais ou menos assim: http://www.atera.com.br/produto/91301KVA230/Nobreak+Eaton+9130,+1KVA+900W+230V+230V+dupla+conv.

Importante, 220 Volts de entrada e 220 Volts de saída...

Muito obrigado pela dica,

mas deixa eu lhe perguntar uma coisa..

nesse mesmo site que você me passou eu vi uns no breaks senoidal interativos, que são um pouco mais baratos.

vi esse aqui que fornece a potencia de 980W

http://www.atera.com.br/produto/MA3-14KVABP/Nobreak+SMS+Manager+III+senoidal+1.4KVA+(980W)+biv+115V

daria certo também?

sei que a saida dele é de 115, mas no caso eu poderia deixar ligado somente o pc nele, o monitor e afim deixaria no meu filtro de linha atual. que não é muito bom..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Muito obrigado pela dica,

mas deixa eu lhe perguntar uma coisa..

nesse mesmo site que você me passou eu vi uns no breaks senoidal interativos, que são um pouco mais baratos.

vi esse aqui que fornece a potencia de 980W

http://www.atera.com.br/produto/MA3-14KVABP/Nobreak+SMS+Manager+III+senoidal+1.4KVA+(980W)+biv+115V

daria certo também?

sei que a saida dele é de 115, mas no caso eu poderia deixar ligado somente o pc nele, o monitor e afim deixaria no meu filtro de linha atual. que não é muito bom..

Esse dai é um meio termo, não é um no-break on-line, que gera energia senoidal pura o tempo todo, tenha rede comercial ou não..

Esse dai enquanto a rede comercial estiver presente ele deixa a mesma passar e seu PC opera na rede comercial. Alem do que ele se comporta como um estabilizador com todos os problemas inerentes aos mesmos.. Mas iso só quando a energia comercial estiver presente, ou seja, em 99% do tempo certo???

Somente quando a energia comercial faltar ou a oscilação da mesma fizer o no-break operar em bateria, ele vai gerar uma energia senoidal. É portanto um meio termo muito diferente do no-break on line, que gera o tempo todo energia senidal pura e estável...

Aliás, me parece que seu problems, seu medo é a oscilação da tensão e não a falta.. Não existe coisa mais burra do que tentar resolver isso dai (que tenho certeza que nem existe e se existir sua fonte dá conta) que com um no-break desses dai.. Pense comigo, bote a cabeça a operar... Não doi nada..

Se realmente tivesses problema ai de tensão oscilante a ponto de preocupar, certo que seu no-break iria detectar o problema e passar a gerar energia nesses tempos, embora pequenos, de energia ruim, fora das especificações... Sabes que ao gerar energia, sua bateria se descarrega.. Deves saber também que para recuperar a carga das baterias é necessário um tempo maior, bem maior que aquele tempo em que elas ficaram se descarregando, gerando boa energia para seu PC...Certo???

Desse modo, se a oscilação for assim tão frequente fará com que o no-break entre em geração, a partir das baterias, muitas e muitas vezes ao longo do tempo, a ponto de esgotar suas baterias sem que elas possam, tenham tempo, de se recarregar.. Nessa hora, para poderes usar seu PC terás que tirar fora o no-break, ou esperar de um dia para outro, que as baterias se carreguem.. Verdadeira ideia de jerico essa de colocar no-break desse tipo dai para corrigir oscilação da tensão...

Dá para se ver também que estás preocupado só com a variação ou oscilação da tensão e não com a queda a falta de rede comercial quando propões outra ideia de jerico que é a de operar o monitor fora do no-break...

Amigo, abra a cabeça e pense.. No-break foi criado para substituir a rede elétrica na hora em que a mesma falte, para operar seu PC e seu Monitor, ou você irá conseguir operar seu PC sem o monitor????

A fonte, pela décima vez vou te dizer isso, resolve problemas de oscilação de tensão da rede..

Vá lá no manual da fonte e veja, com teus próprios olhos, que esse tipo de fonte dai pode receber na entrada tensão que oscile desde 90 Volts AC até 265 Volts AC. Se a rede de tua casa varia desse modo, assim tamanhamente, sim preocupe-se, mas preocupe-se com o restante dos equipamentos elétricos dai, torradeira, lavadoras, forno de MO, secador de cabelos, vcadeira elétrica, faca elétrica de cortar pão, menos com seu PC, que tem uma fonte que tolera operar dentro dessa faixa de tensão, variando desse modo ai, de 90 a 265 Volts...

Desculpe ser assim tão enfático, tão duro nos comentários, mas é para que acordes e pare de fazer coisa errada por ai.. A primeira foi gastar um monte numa fonte certamente capaz de alimentar 3 dessas suas configs, que sequer sei qual é..... Ai a fonte fica cara e a gente se assusta com a chance dela danificar..

Pois proteja a mesma com um bom filtro de linha, isso sim.. Simples..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faller, muito obrigado pela explicação, então irei partir para o filtro de linha mesmo,

é que minha preocupaçãoveio devido ao meu PC estar reiniciando as vezes desligando desligando. sem falar que passa um tempo sem ligar.. ontem quando fui dar o boot vi que tinha uma msg dizendo que minha placa mãe se auto desligou devido a inconsistência de fonte, entendi isso como sendo pela tensão gerada lá em ksa, pois eu vejo a força da luz oscilar, a potencia do ventilador.. e por isso pensei em comprar ou um no break ou um filtro...

vi recomendações de um filtro da Clone o F8 1086, se não me engano, acho que irei compra-lo então..

não sei também se você saberia me responder, mas vi a pouco que algumas fontes da corsair tiveram problemas, você sabe me dizer quais ou algum link? Pois ainda não achei o mesmo..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faller, muito obrigado pela explicação, então irei partir para o filtro de linha mesmo,

é que minha preocupaçãoveio devido ao meu PC estar reiniciando as vezes desligando desligando. sem falar que passa um tempo sem ligar.. ontem quando fui dar o boot vi que tinha uma msg dizendo que minha placa mãe se auto desligou devido a inconsistência de fonte, entendi isso como sendo pela tensão gerada lá em ksa, pois eu vejo a força da luz oscilar, a potencia do ventilador.. e por isso pensei em comprar ou um no break ou um filtro...

vi recomendações de um filtro da Clone o F8 1086, se não me engano, acho que irei compra-lo então..

não sei também se você saberia me responder, mas vi a pouco que algumas fontes da corsair tiveram problemas, você sabe me dizer quais ou algum link? Pois ainda não achei o mesmo..

Qualquer fonte de qualquer marca pode ter problemas, as únicas com problemas mesmo é a linha VX que normalmente são produtos recondicionados do Paraguai.

Agora se o problema é oscilação tão ampla assim eu pagaria um eletricista ao invés de gastar dinheiro com um no-break que só ira resolver o problema de um único produto. Ou até mesmo contaria a companhia de energia para saber o que esta havendo, se o problema é com eles ou com a sua casa.

Os filtros da Clone apenas os modelos PLUS são bons.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Faller, muito obrigado pela explicação, então irei partir para o filtro de linha mesmo,

é que minha preocupaçãoveio devido ao meu PC estar reiniciando as vezes desligando desligando. sem falar que passa um tempo sem ligar.. ontem quando fui dar o boot vi que tinha uma msg dizendo que minha placa mãe se auto desligou devido a inconsistência de fonte, entendi isso como sendo pela tensão gerada lá em ksa, pois eu vejo a força da luz oscilar, a potencia do ventilador.. e por isso pensei em comprar ou um no break ou um filtro...

vi recomendações de um filtro da Clone o F8 1086, se não me engano, acho que irei compra-lo então..

não sei também se você saberia me responder, mas vi a pouco que algumas fontes da corsair tiveram problemas, você sabe me dizer quais ou algum link? Pois ainda não achei o mesmo..

O filtro de linha Clone 01086 é uma porcaria. Olhe a análise dele ai: Filtro de linha Clone F8 01086

O filtro da Clone que presta é o 01087: Filtro de linha Clone F8 Plus 01087

Desconfio que tens ai uma placa-mãe Asus com o maldito Asus Anti-Surge

Procure pela internet (via Tio Google) para ver o quanto de gente está tendo o exato mesmo problema com isso dai. Desative se for esse seu caso. É assim que o pessoal resolve esse problema e vive feliz com seu PC

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP
to montando uma lan house então n e reconmendado colokar no break ou estabilizador so um filtro de linha?

Se eu fosse montar uma lan house colocaria uma série de filtros de linha desses razoáveis, de 6 tomadas, para atender cada um, 3 configs..

Adotaria o Clone F6 Plus, de código 01085, esse dai: Filtro de Linha Clone 6 Tomadas - F6 Plus 01085

Isso daria proteção contra surtos de tensão, seria a própria distribuição de tomadas, simplificaria um monte.. Adotaria fonte decente, com PFC ativo, em cada PC..

Não adotaria mais nada, nem estabilizador nem tampouco no-break, a não ser que necessites manter o PC master, o servidor da lan-house, ligado. Ai o no-break seria só nele e seria um no-break on-line de dupla conversão, com geração senoidal. Coisa de R$ 1.000 no mínimo..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou tendo alguns problemas de quedas de luz de cerca de 5min na minha residência, e isso além de poder prejudicar a integridade das minhas peças, pode me fazer perder trabalhos da faculdade. Então resolvi comprar um Nobreak simples, apenas para dar tempo de desligar corretamente o computador no momento da falta de luz. Gostaria de um feedback sobre o SMS Station II 800VA.

Obrigado. =)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Estou tendo alguns problemas de quedas de luz de cerca de 5mim na minha residência, e isso além de poder prejudicar a integridade das minhas peças, pode me fazer perder trabalhos da faculdade. Então resolvi comprar um Nobreak simples, apenas para dar tempo de desligar corretamente o computador no momento da falta de luz. Gostaria de um feedback sobre o SMS Station II 800VA.

Obrigado. =)

Uma indicação, um dimensionamento de um no-break exige que se saiba:

- Fonte usada, marca e modelo, ou simplesmente a eficiência da mesma e sua capacidade efetiva de enterga de potência;

- Saber exatamente quaio os componentes ele deverá alimentar (ou a soma da potência demandada pelos mesmos);

Sem isso babaus..

Só posso lhe dizer que esse no-break dai é um no-break com um fp (fator de potência) de 0,5 e desse modo ele é um no-break de 800VA x 0,5 = 400 Watts somente.

Imaginando que desejas alimentar somente o PC e um monitor, desses 400 Watts se tira 40 Watts para o monitor, sobram 360 Watts..

Imagine que sua fonte seja bem boa e com eficiência de 80%

então, dos 360 Watts restantes se toma 80%..

360 x 0,8 = 288 Watts..

A pergunta é.. Sua fonte é uma boa fonte de até 288 Watts e com eficiência de 80%..

Se sim, ok

Se não, está mal dimensionado o no-break, e isso não se refere a autonomia e sim a potência que ele pode tocar...

Acho que por ai já tens a tua resposta, não??

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma indicação, um dimensionamento de um no-break exige que se saiba:

- Fonte usada, marca e modelo, ou simplesmente a eficiência da mesma e sua capacidade efetiva de enterga de potência;

- Saber exatamente quaio os componentes ele deverá alimentar (ou a soma da potência demandada pelos mesmos);

Sem isso babaus..

Só posso lhe dizer que esse no-break dai é um no-break com um fp (fator de potência) de 0,5 e desse modo ele é um no-break de 800VA x 0,5 = 400 Watts somente.

Imaginando que desejas alimentar somente o PC e um monitor, desses 400 Watts se tira 40 Watts para o monitor, sobram 360 Watts..

Imagine que sua fonte seja bem boa e com eficiência de 80%

então, dos 360 Watts restantes se toma 80%..

360 x 0,8 = 288 Watts..

A pergunta é.. Sua fonte é uma boa fonte de até 288 Watts e com eficiência de 80%..

Se sim, ok

Se não, está mal dimensionado o no-break, e isso não se refere a autonomia e sim a potência que ele pode tocar...

Acho que por ai já tens a tua resposta, não??

Chegou meu Nobreak hoje e eu estou com vontade de devolvê-lo, inclusive por ter visto esse seu post. Minha fonte é uma Corsair vx450, que em picos chega a puxar 500w. E também, pra minha surpresa ao ler o manual, diz aqui pra não ligar fontes com PFC ativo. Isso me quebra ao meio.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Eu mudei pro interior de Rondonia ha 2 meses, e a energia nessa cidade ainda é à motor, então há muita oscilação durante o dia e a energia cai muitas vezes durante a semana. Pelo que entendi pelos tópicos, o mais indicado seria mesmo o filtro de linha? Mesmo nestas condições?

Ainda uso um estabilizador com medo de queimar meus monitores. A fonte do pc é de 500 W e estou usando 2 monitores, um de 22" e outro de 17". Estava pensando em comprar um no break, mas pelo que vi não vale a pena.

A melhor opção é o filtro de linha mesmo?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda uso um estabilizador com medo de queimar meus monitores.

90% do mundo usa monitores direto na tomada a décadas e nem por isso eles queimam.

Lembre-se que monitores também tem fontes e que elas da mesma forma são PREJUDICADAS pelo uso dessa josta.

Estabilizador é para televisão valvulada, deste tipo aqui:

tv-fhilco-ford-vitage-de-20-polegadas-valvulada_MLB-F-3514413335_122012.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um filtro e linha decente e uma fonte com PFC ativo no PC...
90% do mundo usa monitores direto na tomada a décadas e nem por isso eles queimam.

Lembre-se que monitores também tem fontes e que elas da mesma forma são PREJUDICADAS pelo uso dessa josta.

Conversei sobre isso com meus amigos, mas eles não acreditaram.

Mas vou por vocês amigos, valeu.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!