Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

No-break realmente é a salvação???


Posts recomendados

Nao falei que era problema no rádio? ;)

Te comento algumas coisas:

Eu tenho um provedor de internet wireless aqui no Peru, então por isso estava falando do teu Roteador, que nao é possível você ter que ir pessoalmente tirar o cabo de forca ter que colocar de volta.

Alguns equipamentos funcionam melhor quando tem uma fonte "mais forte", com mais corrente, principalmente se usarem PoE.

Como você vai comprar uma fonte mais forte, nao haverá problemas, já que a fonte poderá fornecer até 3 A (x 12 V = 36 W, o que é muito para um rádio domèstico consumir), então ele irá consumir o que for necessário (em um máximo de 20 W, temos que revisar o datasheet ou no mínimo o manual do equipamento, e aí já teremos um indicativo de fonte subdimensionada).

Alguns dos meus equipamentos funcionam com fonte de 12 V x 0.5A, outros funcionam melhor com 24 V x 1A (ou mais).

E coincidemente tive problema com um rádio na torre, de 6 que estavam funcionando, 1 ficou travado após uma falha no ups (sobre aqueceu e desligou ao invés de entrar em modo bypass), e quando liguei o ups, o rádio ficou travado.

Troque a fonte e atualize o firmware do teu rádio, e vá considerando pegar um mais moderno ;)

O FW já é o ultimo disponivel para o modelo.

Eriberto, criei um tópico na area de redes sem fio do forum:

http://forum.clubedohardware.com.br/indicacao-roteador-decente/1096616?p=5810590#post5810590

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia turma!

É o seguinte: aqui na minha região tem muita queda de energia, sabe aquelas piscadas que dá e volta no mesmo momento. Pois é, eu acabo perdendo dados e saves de jogos e etc... pelo fato do pc desligar toda hora, e sem falar que mesmo usando tomada aterrada e um bom filtro de linha como eu uso, sei que esses surtos acaba danificando meu equipamento.

Alguém poderia me indicar um bom no-break online que suporte minha fonte e que custe pelo menos 1000,00 dilmas?

config: core i7 2600k, WC H100 / asus p8z68-m pro / 2x4gb 1333mhz / gtx 560 ti + arctic acellero twin turbo ii / ''fonte corsair tx 650watts''.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Bom dia turma!

É o seguinte: aqui na minha região tem muita queda de energia, sabe aquelas piscadas que dá e volta no mesmo momento. Pois é, eu acabo perdendo dados e saves de jogos e etc... pelo fato do pc desligar toda hora, e sem falar que mesmo usando tomada aterrada e um bom filtro de linha como eu uso, sei que esses surtos acaba danificando meu equipamento.

Alguém poderia me indicar um bom no-break online que suporte minha fonte e que custe pelo menos 1000,00 dilmas?

config: core i7 2600k, WC H100 / asus p8z68-m pro / 2x4gb 1333mhz / gtx 560 ti + arctic acellero twin turbo ii / ''fonte corsair tx 650watts''.

Teria de ser um n o-break com capacidade para algo como 850 a 900 Watts.

On-line dessa potência abaixo de R$ 1.000, é difícil senão impossível.

Veja ai o que eu vi, perto disso (da potência) dai, na Atera:

Para alimentação em 127 Volts: http://www.atera.com.br/produto/9130-1KVA/Nobreak+Eaton+9130,+1KVA+900W+127V+127V+dupla+conv.

Para alimentação em 220 Volts: http://www.atera.com.br/produto/91301KVA230/Nobreak+Eaton+9130,+1KVA+900W+230V+230V+dupla+conv.

Quem sabe, só para atender a questão limite de preço, adotas um off-line, interativo, com geração senoidal:

http://www.atera.com.br/produto/MA3-14KVABP/Nobreak+SMS+Manager+III+senoidal+1.4KVA+%28980W%29+biv+115V

Não é exatamente uma maravilha, mas um bom meio termo.. Pelo menos ao gerar energia ela é boa.. Pena que ele vai gerar energia menos de 1% do tempo..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Quem sabe, só para atender a questão limite de preço, adotas um off-line, interativo, com geração senoidal:

http://www.atera.com.br/produto/MA3-14KVABP/Nobreak+SMS+Manager+III+senoidal+1.4KVA+%28980W%29+biv+115V

Não é exatamente uma maravilha, mas um bom meio termo.. Pelo menos ao gerar energia ela é boa.. Pena que ele vai gerar energia menos de 1% do tempo..

Faller, esse SMS Manager tem como desativar o estabilizador interno?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Faller, esse SMS Manager tem como desativar o estabilizador interno?

Sim tem como, enganando o mesmo é um desses modos, não é o melhor não..

Enganar ele é desconectar os fios do trafo, daqueles taps que a gente não deseja que o estabilizador alcance e jumpear todos os relés e um só tap. Requer um pouco de conhecimento e os relés contimuariam a operar desligando e religando no mesmo potencial.. Não seria o recomendável..

Oiutro modo é by-passando, de modo duro, todo o estágio de regulação e escolha de tap. Esse me parece melhor, pois os relés ainda bateriam mas não comutariam mais carga nenhuma..

O terceiro modo, por sw, dizendo ao seu comparador valores absurdos para que nesses valores ele comutasse os relés, se isso dai for feito via sw..

Ou nos comparadores analógicos se isso for feito desse modo..

Também gostaria de poder ter um desses ai sem ação interativa...

Que dá sim que dá, tem só de gastar cabeça em cima...

A APC tem em alguns no-breaks interativos, ajustes de entrada em operação do no-break mais suave (com pequena variação da tensão da rede AC) ou mais duro (só comuta se a variação for muito grande,,)... Mas nunca vi para a opção estabilizador e seus valores de comutação de tap...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Sim tem como, enganando o mesmo é um desses modos, não é o melhor não..

Enganar ele é desconectar os fios do trafo, daqueles taps que a gente não deseja que o estabilizador alcance e jumpear todos os relés e um só tap. Requer um pouco de conhecimento e os relés contimuariam a operar desligando e religando no mesmo potencial.. Não seria o recomendável..

Oiutro modo é by-passando, de modo duro, todo o estágio de regulação e escolha de tap. Esse me parece melhor, pois os relés ainda bateriam mas não comutariam mais carga nenhuma..

O terceiro modo, por sw, dizendo ao seu comparador valores absurdos para que nesses valores ele comutasse os relés, se isso dai for feito via sw..

Ou nos comparadores analógicos se isso for feito desse modo..

Também gostaria de poder ter um desses ai sem ação interativa...

Que dá sim que dá, tem só de gastar cabeça em cima...

A APC tem em alguns no-breaks interativos, ajustes de entrada em operação do no-break mais suave (com pequena variação da tensão da rede AC) ou mais duro (só comuta se a variação for muito grande,,)... Mas nunca vi para a opção estabilizador e seus valores de comutação de tap...

Seria genial um interativo sem esse estabilizador interno. Preciso de um UPS como respaldo de energia e se fosse um mais barato seria legal, pois nao terei tanta carga conectada e gastar 600 obamas em um SURT1000XLi para menos de 100 W me parece exagero :(

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olha o post ta muito complexo pra quem não entende de elétrica.

teria como alguem me dizer de forma simples porque não se pode usar um nobreak com uma fonte pfc ativo?

porque em casa as vezes falta luz e tenho receio de danificar o aparelho.

Curto e simples:

Acabar a energia não danifica os aparelhos.

O que danifica eletrônicos é surto de energia e para se proteger contra isso utiliza-se protetores contra surtos, que no brasil são chamados erroneamente de filtros de linha.

Alguns surtos são a causa da queda de energia, então o aparelho é danificado e imediatamente em seguida a energia acaba.

Quando a energia volta, o aparelho já danificado pipoca.

O usuário leigo logo associa: A energia acabou e meu aparelho queimou, logo falta de energia danifica aparelhos. (o que não é verdade)

Essa seria e explicação simples, curta e muito resumida do porque no-break é inútil para usuários domésticos comuns.

Agora explicar resumidamente porque usar no-break pode acabar sendo prejudicial para seus equipamentos é mais difícil.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
sim, mas quando tem um nobreak e a luz cai o pc continua ligado um tempo(por causa da bateria), isso já não seria de boa ajuda contra quedas? ou a bateria não influenciaria em nada?

Computador moderno, e principalmente hds modernos já nao sofrem com falhas de energia. Só se você for muito azarado, ou como eu, mais azarado ainda, pois mesmo com um ups, perdi um equipamento. O ups esquentou demais, e ao invés de entrar em modo bypass e usar a energia da rede elétrica e largar a bateria quieta, ele desligou. Ao religar perdi um AP que manda internet para o meu melhor cliente. Nem o no-break me salvou rss.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sim, mas quando tem um nobreak e a luz cai o pc continua ligado um tempo(por causa da bateria), isso já não seria de boa ajuda contra quedas? ou a bateria não influenciaria em nada?

Se o seu no-break for dos mais baratos, a energia da bateria vai ser um lixo... tão lixo que se ligar um ventilador o motor do mesmo pegará fogo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pode me recomendar um bom?

+ afinal essa historia de q nobreak danifica fonte com pfc ativo é verdade ou não?

Short-breaks danificam fontes de qualquer tipo, pois quando estão usando a bateria eles utilizam normalmente ondas retangulares, que são altamente prejudiciais as fontes ou as vezes onda semi-senoidal. Além do mais, quando estão em presença de energia, muitos atuam como estabilizador.

Se for usar No-Break somente senoidal puro de dupla conversão, um aparelho bastante caro e só recomendado em casos extremos ao qual o usuário não pode perder nenhum dado do PC durante uma queda de energia e precise manter o PC ligado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, bom dia.

Comprei um Nobreak da APC/Microsol modelo PS800 420W/800VA. ( http://www.apc.com/products/resource/include/techspec_index.cfm?base_sku=PS800BI )

Minha intenção era alimentar um iMac de 27 modelo 2011 e um Lacie Quadra ( http://www.lacie.com/products/product.htm?id=10485 ) que suporta 5 HDs (Máximo de 10TB), porém, num primeiro instante, somente com 3 HDs de 2TB. Mas só agora vi esse tópico e fiquei preocupado. Os shortbreaks prejudicam a fonte do Mac a todo tempo ou somente quando eles entram na bateria?

Acabei de comprar o nobreak (utilizando a cerca de 30 minutos), que custou 371 pilas inclusive, e pelo que li do tópico joguei meu dinheiro fora.

Comprei pelo fato de ser gerenciavel via USB, mas eles não fornecem o software para Mac. Juntando tudo isso com o fato de eu poder cancelar a compra num período de 72horas, se não me engano, qual a medida mais sensata a se tomar?

O iMac antes ficava em uma tomada exclusiva e aterrada. Porém, o Lacie ficava em um extensor ligado a outro extensor :ahh:

Qual a melhor maneira de ligar esses dois equips sem prejudicá-los? e Antes que falem cada um em uma tomada aterrada, aviso que só tenho duas tomadas e umas delas fica um filtro de linha (que me da mais 4 outras) e que ficam ligados o Modem/Router (2 em 1) e eventualmente o notebook de minha irmã e um carregador de celular.

Cancelo ou não a compra?! Me ajudem em até, no máximo, +/- 60 horas, por favor! :lol:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Paulo

eu nao conheco este no-break, também na epoca estava bem na duvida para comprar um.

Eu investi um pouco mais, e peguei um da apc, surta2200br, nao é dupla conversao, é interativo.

Mas resolveu o meu problema.

Antes, eu tinha comprado desses ts-shara, ups, etc, residenciais, so tive "dor de cabeca", pois tenho um notebook, que ao ligar nesse no-break, e em sua falta de energia, a fonte do meu note ficava fazendo barulho.

Esse surta2200br, o que uso nele.

1 Central alarme

1 Camera IP

1 Roteador

1 Antena de link de internet

1 Notebook

1 PC fonte 500W

autonomia: 250minutos.

esse no-break, é gerenciavel via USB, mas nem uso com frequencia, pois utilizo mais os leds que ficam na frente do no-break, onde acusa passo a passo a carga do nobreak, quanto sua autonomia também.

Espero ter ajudado.

Cleber

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, bom dia.

Comprei um Nobreak da APC/Microsol modelo PS800 420W/800VA. ( http://www.apc.com/products/resource/include/techspec_index.cfm?base_sku=PS800BI )

Minha intenção era alimentar um iMac de 27 modelo 2011 e um Lacie Quadra ( http://www.lacie.com/products/product.htm?id=10485 ) que suporta 5 HDs (Máximo de 10TB), porém, num primeiro instante, somente com 3 HDs de 2TB. Mas só agora vi esse tópico e fiquei preocupado. Os shortbreaks prejudicam a fonte do Mac a todo tempo ou somente quando eles entram na bateria?

Acabei de comprar o nobreak (utilizando a cerca de 30 minutos), que custou 371 pilas inclusive, e pelo que li do tópico joguei meu dinheiro fora.

Comprei pelo fato de ser gerenciavel via USB, mas eles não fornecem o software para Mac. Juntando tudo isso com o fato de eu poder cancelar a compra num período de 72horas, se não me engano, qual a medida mais sensata a se tomar?

O iMac antes ficava em uma tomada exclusiva e aterrada. Porém, o Lacie ficava em um extensor ligado a outro extensor :ahh:

Qual a melhor maneira de ligar esses dois equips sem prejudicá-los? e Antes que falem cada um em uma tomada aterrada, aviso que só tenho duas tomadas e umas delas fica um filtro de linha (que me da mais 4 outras) e que ficam ligados o Modem/Router (2 em 1) e eventualmente o notebook de minha irmã e um carregador de celular.

Cancelo ou não a compra?! Me ajudem em até, no máximo, +/- 60 horas, por favor! :lol:

É assim amigo, no-break interativos normalmente funcionam como estabilizador quando se tem energia e aqui tem os motivos pelos quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC: http://forum.clubedohardware.com.br/razoes-pelas-quais/663018

Short breaks estragam a fonte do PC nas duas ocasiões, só que é bem mais prejudicial quando ocorre a falta de energia pois o seu PC ira receber uma forma de onda totalmente diferente da qual ele foi projetado para receber.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ninguém deveria comprar um no-break só porque ele é gerenciável por USB..

Se deveria comprar no-break se e somente se o cenário de falta de energia fosse tamanhamente sofrível a ponto de atrapalhar sua vida no PC, MAC, Note o que valha.

Fora disso sem no-break.. No-break não é um elemento primeiro e obrigatório na proteção de um PC, não é elemento necessário a correção ou saneamento de oscilação de tensão, como muitos pensam...

No-break é um mal necessário mas isso, se necessário... E remédio Tarja preta, ajuda para solução de quedas de energia mas atrapalha em muitas outras coisas. Por isso deve se pesar se vale a pena ou não.

Não faça como a maioria faz, colocar no-break para prevenir futuros problemas. Isso, mal comparando, seria o equivalente a tomares uma quimioterapia da brabas, forte, pois poderias algum dia dessenvolver um cancer..

Como nem citastes a razão de ter de colocar no-break ai, me calo.. Se tivesse de usar um no-break, se houvesse uma boa razão para tal, o faria sem medo, mas usaria um desses de dupla conversão e que na ausência da energia comercial gerasse uma energia equivalente, de mesmo formato, ou seja, senoidal pura...

Se ligue..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mestre Faller! Comprei como leigo e de impulso. o iMac é um equipamento caro e, ao contrário do que li nesse tópico, pensei que quedas de energia iriam prejudicar o meu equipamento. Trabalho com meus documentos no iCloud (uma espécie de Dropbox) e as eventuais quedas não me trariam perdas de trabalho. O medo de ter meu equipamento comprometido por quedas de energia foi o que me motivou a comprá-lo.

Então lhe pergunto: Cancelo a compra e deixo como estava antes, cancelo a compra e compro um Senoidal Interativo ou não cancelo a compra?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Então lhe pergunto: Cancelo a compra e deixo como estava antes, cancelo a compra e compro um Senoidal Interativo ou não cancelo a compra?

Essa é uma decisão sua, muito sua.. Só sua..

Eu uso meus equipamentos com bons filtros de linha que os protege de surtos de tensão.. Uso Dropbox e isso me deixa mais a vontade na questão bkp..

Se faltar energia aproveito e vou ler um livro, tomar um mate ou uma ceva, caminhar, o que valha... Na volta da energia volto a ativa..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Mestre Faller! Comprei como leigo e de impulso. o iMac é um equipamento caro e, ao contrário do que li nesse tópico, pensei que quedas de energia iriam prejudicar o meu equipamento. Trabalho com meus documentos no iCloud (uma espécie de Dropbox) e as eventuais quedas não me trariam perdas de trabalho. O medo de ter meu equipamento comprometido por quedas de energia foi o que me motivou a comprá-lo.

Então lhe pergunto: Cancelo a compra e deixo como estava antes, cancelo a compra e compro um Senoidal Interativo ou não cancelo a compra?

Se já comprou use o teu ups para desligar o computador em falta de energia. Assim de simples. Nao vai afetar tanto a fonte se ele ficar 5 minutos na bateria do ups.

O teu Nas deve rodar alguma versao de FreeBSD, mas o ups nao vai ter como gerenciar dois computadores de uma vez, então você vai ter que programar o Mac para desligar o NAS, se for possível fazer isso de alguma forma.

Para ter equipamento danificado por falta de energia você tem que ser muito azarado, pois eu tenho vários equipamentos aqui, desde alguns que custam menos de 10 dólares a outros que chegam nos 500 como é o meu switch, e nem sei quanto custa o roteador da Cisco que tenho aqui, fora os 680 do meu ups. E um belo dia, teu ups esquenta demais da conta, se desliga por protecao (parte da programacao interna) e quando você chega no lugar, as 3 da manha de um belo domingo, liga tudo e o equipamento mais importante da tua rede, o que manda internet para o teu melhor cliente pifa.

De que me adiantou o ups? Resumindo, o que tiver que queimar, vai queimar, mas a gente faz a nossa parte e protege.

Nao creio que um computador amerite o gasto, mas se ameritar, e tiver a fim de gastar, pode comprar um Eaton 9130 que o faller já cansou de indicar, ou um Surt1000Xli (gerenciável pela porta serial ou pela placa SNMP), ou algum Emerson.

O fato do UPs ser ou nao gerenciável pela porta usb nao diz nada, o meu é melhor que o teu e tem uma porta serial. A maioria dos equipamentos que suportam alguma monitoria ou gerenciamento sao feitos com porta serial. O incomodo é ter que usar um cabo conversor usb/serial.

PS. Complementando o que diz o faller, se eu tivesse na minha casa e faltasse energia, acenderia uma vela para ilumniar o caminho até o banheiro, me arrumaria minimamente e iria para a rua com a minha filha e esposa. Como tenho um provedor de internet sou obrigado a colocar um ups caro, programar o notebook (que ta sendo condenado a morte prematura) a enviar mensagens em caso de falha e vir as 3 da manha atender o ups ou ligar o gerador a gasolina.

PS2: @faller.

Uma sugestao: coloque um alerta no teu post inicial: Compre o Nobreak apenas se você quiser ficar com o computador ligado na falta de energia comercial.. ou algo do tipo ;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

EribertoTorres, muito grato pela ajuda.

Só o que queria saber, e você respondeu, é se posso usar meu equip normalmente com ele no nobreak. Na falta de luz, não quero utilizá-lo. E quando disse que comprei por ele ser gerenciavel, não quis dizer que era o melhor do mundo, mas sim, porque diante dos que vi, e como leigo, julguei ser o melhor naquele momento.

Obrigado novamente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
EribertoTorres, muito grato pela ajuda.

Só o que queria saber, e você respondeu, é se posso usar meu equip normalmente com ele no nobreak. Na falta de luz, não quero utilizá-lo. E quando disse que comprei por ele ser gerenciavel, não quis dizer que era o melhor do mundo, mas sim, porque diante dos que vi, e como leigo, julguei ser o melhor naquele momento.

Obrigado novamente.

O fato dele ser usb só facilita para ocmputadores novos que nao vem com porto serial. Mas no teu caso se você nao quer usar sem energia, é desnecessário o ups, ainda mais se você tem um nas e usa a nuvem, nao vejo sentido.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

EribertoTorres, muito grato pela ajuda.

Só o que queria saber, e você respondeu, é se posso usar meu equip normalmente com ele no nobreak. Na falta de luz, não quero utilizá-lo. E quando disse que comprei por ele ser gerenciavel, não quis dizer que era o melhor do mundo, mas sim, porque diante dos que vi, e como leigo, julguei ser o melhor naquele momento.

Obrigado novamente.

Se não vai utilizá-lo na falta de luz, cancele o pedido pois não faz o menor sentido continuar com ele. Só vai lhe dar manutenção e aumentar a conta de energia.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!