Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

No-break realmente é a salvação???


Posts recomendados

Pena que o tópico teve que se arrastar tanto para eu receber a resposta para essas perguntas.

Agora sim você respondeu tudo que perguntei. Mas como falei antes, o que queria era poder desligar o computador com segurança. Somente isso. Por mim ele não tinha nada, usb, blablabla.. só queria 2 minutos para desligar o equipamento. Só isso!

Abraços.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Paulo, o tópico se arrastou porque você também nao foi muito objetivo de inicio ;)

Na próxima, seja mais objetivo e solte informações.

Tenho o cenário assim, quero fazer isso, posso gastar tanto, pensei nisso, o que vocês sugerem?

Especifique o computador, o que você tem no computador, etc. Dizer Apple 27" modelo 2011 para mim nao diz nada. Agora, tenho um Mac Pro com processador C2D e vídeo HD4200 diz algo.

PS. Falando nisso, se você precisa de 2 minutos para desligar o pc, mantenha o ups, mas verifique qual o consumo do teu computador e do teu nas, para ver se o ups suporta a carga.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eriberto,

O que perguntei é se o nobreak iria prejudicar meus equips mesmo não estando na bateria. Não perguntei se ele iria aguentar um iMac 27 e um NAS, por exemplo. Então não vi motivos para passar a configuração inteira. Mas já sanei minhas dúvidas e agradeço a você e todos os outros que me ajudaram.

Mesmo assim, dica anotada.

Abs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Eriberto,

O que perguntei é se o nobreak iria prejudicar meus equips mesmo não estando na bateria. Não perguntei se ele iria aguentar um iMac 27 e um NAS, por exemplo. Então não vi motivos para passar a configuração inteira. Mas já sanei minhas dúvidas e agradeço a você e todos os outros que me ajudaram.

Mesmo assim, dica anotada.

Abs

Mas é relativo a questao se ele aguenta ou nao, do contrário nao vai funcionar a contento, logo nao tem sentido.

Estragar nao vai, mas vai dar uma baqueada legal nas fontes dos teus equipamentos quando ele estiver operando na bateria, mas como seriam apenas alguns minutos, nao vejo tanto problema. Até porque essa é a funcao do ups caseiro, aguentar o tranco até o computador ser desligado em segurança.

Em todo caso, passe o consumo dos teus equipamentos para vermos quanto o teu ups vai aguentar ou se é adequado.

Na fonte do teu computador deve indicar o consumo e na do NAS idem.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, gostaria da opinião dos colegas sobre este caso:

Preciso de um no-break para alimentar dois PDVs (pontos de venda) de uma loja varejista, eles estão equipados cada um com: um PC com fonte de PFC ativo (Corsair CX430), uma ECF, maquininhas de cartão de crédito e uma balança digital.

Adicionalmente, preciso de outro no-break para manter um sistema de CCTV alimentado, esse sendo composto de um PC com fonte de PFC ativo (Corsair CX430) e 30 câmeras com fonte de alimentação conjunta (de baixa potência, a memória me falha).

A rede é de 220V.

Aguardo a entrega de um multímetro para me questionar sobre o dimensionamento da carga.

As falhas de energia são constantes na localidade, elas tendem a durar pouco a depender das circunstâncias, algo muito curioso é a constante vontade dos condutores de veículos de baterem nos postes da redondeza e derrubarem toda a rede local por horas, mas, normalmente quando a culpa é da CIA de abastecimento, o tempo médio de retorno da energia é de trinta minutos.

A loja dispõe de um gerador à gasolina. Na falta de abastecimento, o desligamento dos PDVs ocasiona a parada abrupta das vendas, o que é indesejável, pois mesmo contando com o gerador o atraso em religar o sistema de vendas é algo que a administração da loja deseja evitar. A falha no sistema de CCTV também causa transtornos, furtos de produtos da loja são esporádicos e essa é nossa melhor proteção.

Em vista desses detalhes, cogito qual tipo de no-break senoidal implementar, interativo ou online. Também me pergunto se há alguma consideração quanto ao uso do no-break ligado ao gerador à gasolina durante um desabastecimento prolongado.

Alguém pode oferecer-me alguma orientação quanto aos questionamentos acima?

Grato.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Você precisa ver a carga completa. Teus dois PDVs demandariam em torno de 1 KVa, mas as outras coisas que você tem por ai.

Talvez, eu disse talvez, um ups de 2 KVa te atenda bem.

Você demora quanto tempo para ativar o gerador à gasolina? Talvez o teu ups tenha que suportar pouco mais do que o tempo para ativar o gerador. No meu caso meu ups tem que suportar 1:30h que é o tempo que estimo entre sair de qualquer lugar e chegar no escritório (nao fico longe mais do que a distância que levo para percorrer esse tempo).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá EribertoTorres,

Estou aguardando a entrega de um multímetro para medir a potência requerida e com posse desse dado calcular a carga, mas, penso que sua estimativa é bastante precisa.

Em média a equipe leva sete minutos para acionar o gerador, com o adicional de que o sistema de vendas leva mais seis minutos para estar em prontidão após a partida do PC. Uma queda no abastecimento induz à indisponibilidade do sistema de vendas por uns quatorze minutos.

Para o PC do circuito de câmeras o tempo para retomada de serviço é de 5 minutos, o suficiente para qualquer larápio agir e não temos como cobrir toda a loja nesse tempo pois a equipe é pequena.

Quando a rede local volta à operação normal temos ainda de reiniciar os equipamentos, consumindo mais tempo.

Com o uso de no-breaks espero ao menos cortar o atraso desencadeado pela queda e retorno da rede, ligando-os e desligando-os da rede interna energizada pelo gerador enquanto as baterias trabalham.

Penso que um no-break com autonomia de ao menos vinte minutos servirá aos meus propósitos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Teu UPS tem que durar no mínimo 7 minutos então, desejável 15 minutos. Eu acho que dependendo da carga, um de 2 KVa aguente com as baterias internas.

Recomendaria um SURTD2000XLI da APC (obviamente, dependendo da carga).

Mas já adianto, o UPS tem que ficar em um lugar frio, pois o meu aqui já me deixou na mao por causa de aquecimento interno.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse modelo sugerido por ti está aqui na minhas lista, também está na minha lista este: http://www.apc.com/products/resource/include/techspec_index.cfm?base_sku=SOLIS2000BI&total_watts=50&tab=features

Os dois fornecem 1400W, com a diferença de R$1.000,00 entre um e outro por serem um interativo e o outro online, ao menos nos sites que encontrei-os à venda. O online custa 150% do interativo, isso está pesando muito na minha escolha, pois preciso de duas unidades e o orçamento é limitado. Não sendo uma falta crítica escolher o modelo interativo para os fins almejados, de certo esse teria minha preferência.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu de novo aqui galera ja me ajudaram a um tempo atras sobre uma duvida minha se deveria tirar o Pc do meu nobreak senoidal. Atualmente estou usando o pc no condicionador panamax porém estou com uma duvida ainda.. Eu deixei o nobreak sms manager 3 1400VA ligado com a TV de 47 e um PS3 e um aparelho DVD.

com todos os problemas comuns deste nobreak quando falamos do estabilizador interno que ele tem, deixar somente estes equipamentos ligados a ele tambem é prejudicial ?

Fiz a pergunta pois eu estava com uma TV LG 32. ligada nele porém quando alguem aqui em casa ligava o chuveiro ou a geladeira liga eu noto q a energia da uma faquejada de 1 segundo mais ou menos e o nobreak da um estalinho e com este estalinho as vezes a TV de 32 piscava uma tela preta de 1 segundo coisa rapida mesmo e volta a imagem.. Isso pode ser decorrente do nobreak ? devo usa-la tambem no condicionador e dar um fim neste nobreak.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Eu de novo aqui galera ja me ajudaram a um tempo atras sobre uma duvida minha se deveria tirar o Pc do meu nobreak senoidal. Atualmente estou usando o pc no condicionador panamax porém estou com uma duvida ainda.. Eu deixei o nobreak sms manager 3 1400VA ligado com a TV de 47 e um PS3 e um aparelho DVD.

com todos os problemas comuns deste nobreak quando falamos do estabilizador interno que ele tem, deixar somente estes equipamentos ligados a ele tambem é prejudicial ?

Fiz a pergunta pois eu estava com uma TV LG 32. ligada nele porém quando alguem aqui em casa ligava o chuveiro ou a geladeira liga eu noto q a energia da uma faquejada de 1 segundo mais ou menos e o nobreak da um estalinho e com este estalinho as vezes a TV de 32 piscava uma tela preta de 1 segundo coisa rapida mesmo e volta a imagem.. Isso pode ser decorrente do nobreak ? devo usa-la tambem no condicionador e dar um fim neste nobreak.

Você precisa que o televisor e o Play 3 funcionem quando falta energia? Se sim, mantenha o no-break, fazer o que, do contrário, tire-o.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nao nao, como dito aqui ja a queda de energia nao estraga meus aparelhos correto ? uma vez que eu usa-los no condicionador de energia pra me proteger dos surtos. A duvida é se ele tambem e prejudicial a TV e PS3 uma vez q tem o estabilizador interno. As piscadas da TV LG estaria fazendo por conta disso ?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nao nao, como dito aqui ja a queda de energia nao estraga meus aparelhos correto ? uma vez que eu usa-los no condicionador de energia pra me proteger dos surtos. A duvida é se ele tambem e prejudicial a TV e PS3 uma vez q tem o estabilizador interno. As piscadas da TV LG estaria fazendo por conta disso ?

Na minha época de iniciante liguei a tv da sala no estabilizador e a cada tlec era uma piscada da imagem.

E sim, também faz mal a esses dois eletrônicos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pela ajuda Jorno vou providenciar a retirada jaja destes equipamentos então. vou deixar ligado tudo no panamax mesmo bem melhor. a TV 32 mesmo nao deu nenhuma piscada ate agora faz 3 dias q troquei pra testes. Aproveitando o topico vi q você usa um cooler corsair H100, estou pra comprar ele. é um otimo cooler ? atualmente uso o padrão mesmo q veio no box da intel. rsrs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pela ajuda Jorno vou providenciar a retirada jaja destes equipamentos então. vou deixar ligado tudo no panamax mesmo bem melhor. a TV 32 mesmo nao deu nenhuma piscada ate agora faz 3 dias q troquei pra testes. Aproveitando o topico vi q você usa um cooler corsair H100, estou pra comprar ele. é um otimo cooler ? atualmente uso o padrão mesmo q veio no box da intel. rsrs

Ainda bem que a causa era o estabilizador mesmo.

Sobre o cooler, eu esperaria o H100i chegar no brasil. (qualquer cosia crie um tópico no setor de coolers & dissipadores)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualmente uso um nobreak Eaton ENV800LB. Pensava que estava protegido.....

http://www.atera.com.br/produto/ENV800LB/Nobreak+Eaton++ENV800LB+800VA+(480W),+120V+120V+30+min.

Pelo que andei lendo trata-se de um shortbreak, um regulador de tensão, ou estabilizador, com uma bateria, que pode prejudicar a fonte do PC. Outros modelos "baratinhos", abaixo de R$ 500,00 parecem que não são recomendados tambem.

Como perdi o medo de eventuais quedas de energia, pois os hds e ssds não são danificados como eu pensava que eram, acho que vou ligar o PC num filtro de linha. Acabei de comprar o Clone 1087 ( a Kabum recebeu).

Acho que é por aí...ou estou pensando bobagem???

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha casa costuma dar um pico de luz (coisa de 1s) mas é o tempo suficiente para desligar o computador (o que me deixa furioso).

Eu tava pesquisando no-break mais barato apenas para segurar esses picos de energia e achei o Ragtech de 700va que tem FP de 0,7.

O SMS de 700va tem FP de 0,5.

Eu não sei quanto meu PC consome, mas eu não tenho aquelas placa de vídeo potentes.

Então, pergunta: vale a pena comprar um desses para este objetivo ou no-break so compensa a partir de 1 KVA (dependendo da marca) ??

Abraços!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha casa costuma dar um pico de luz (coisa de 1s) mas é o tempo suficiente para desligar o computador (o que me deixa furioso).

Eu tava pesquisando no-break mais barato apenas para segurar esses picos de energia e achei o Ragtech de 700va que tem FP de 0,7.

O SMS de 700va tem FP de 0,5.

Eu não sei quanto meu PC consome, mas eu não tenho aquelas placa de vídeo potentes.

Então, pergunta: vale a pena comprar um desses para este objetivo ou no-break so compensa a partir de 1 KVA (dependendo da marca) ??

Abraços!

Qual a marca e modelo da fonte do seu computador?

Colocar um no-break ai não irá adiantar bulhufas.

E o que seria exatamente "pico de luz"? a luz do quarto fica fraca por um tempo? a luz apaga e acende logo em seguida?

Outros eletrônicos em sua casa também desligam?

Existe algo entre a sua fonte e a tomada? (filtro, estabilizador, módulo isolador, etc...)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A luz do quarto começa ficando fraca até apagar totalmente (ai o computador desliga) e imediatamente volta a energia toda.

Isso tem acontecido quase todo dia, vai acabar queimando um componente da placa mãe.

Minha fonte é uma Seasonic 430w.

Eu no momento não tenho filtro de linha (mas não adianta porque não vai segurar a queda de energia).

Eu to namorando esse modelo aqui pra comprar:

Ragtech / Save 2 1200VA

ela tem FP de 0,5 mas mesmo assim acho que vale mais do que o outro que citei de 700va e a diferença é de 29 reais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que caí em (mais uma) ROUBADA. Comprei o No-Break que o "técnico" (cof, cof, cof) recomendou, uma SMS New Station 700va Bivolt. Aí vi ao longo de uma semana que vira e mexe ele faz um TÉC de barulhinho interno. E tem um cheiro meio estranho.

Bom, fui ler o bendito manual e ele diz que não se deve usar ele num pc cuja fonte é PFC ativo (a minha é uma Corsair GS 700 e diz que ela tem isso).

Qual o risco que tô correndo? O que faço? Aqui tb temos aquelas piscadas vai-e-volta de luz, e não confio na Elektro nesse lance de "regulação" de tensão. Sem contar que a casa é velha, a fiação é um terror. E meu pc tá bastante "poderoso", tenho medo de botar direto na tomada.

Sento e choro? Qual a solução? Help?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que caí em (mais uma) ROUBADA. Comprei o No-Break que o "técnico" (cof, cof, cof) recomendou, uma SMS New Station 700va Bivolt. Aí vi ao longo de uma semana que vira e mexe ele faz um TÉC de barulhinho interno. E tem um cheiro meio estranho.

Bom, fui ler o bendito manual e ele diz que não se deve usar ele num pc cuja fonte é PFC ativo (a minha é uma Corsair GS 700 e diz que ela tem isso).

Qual o risco que tô correndo? O que faço? Aqui tb temos aquelas piscadas vai-e-volta de luz, e não confio na Elektro nesse lance de "regulação" de tensão. Sem contar que a casa é velha, a fiação é um terror. E meu pc tá bastante "poderoso", tenho medo de botar direto na tomada.

Sento e choro? Qual a solução? Help?

Seu no-break é capaz de fornecer 350W em suas saídas. Sua fonte é capaz de exigir 840W dele.

Agradeça pelo mesmo não ter pegado fogo ainda...

E para piorar, realmente este tipo de no-break não é recomendado para fontes com PFC Ativo. (na verdade, na verdade mesmo não é recomendado para computador algum)

Recomendo que venda o no-break e use um bom filtro de linha. Quanto ao técnico, sempre que possível faça propaganda negativa sobre o serviço do mesmo, que lhe botou nessa furada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que caí em (mais uma) ROUBADA. Comprei o No-Break que o "técnico" (cof, cof, cof) recomendou, uma SMS New Station 700va Bivolt. Aí vi ao longo de uma semana que vira e mexe ele faz um TÉC de barulhinho interno. E tem um cheiro meio estranho.

Bom, fui ler o bendito manual e ele diz que não se deve usar ele num pc cuja fonte é PFC ativo (a minha é uma Corsair GS 700 e diz que ela tem isso).

Qual o risco que tô correndo? O que faço? Aqui tb temos aquelas piscadas vai-e-volta de luz, e não confio na Elektro nesse lance de "regulação" de tensão. Sem contar que a casa é velha, a fiação é um terror. E meu pc tá bastante "poderoso", tenho medo de botar direto na tomada.

Sento e choro? Qual a solução? Help?

PFC ativo significa que a fonte pode trabalhar de 90V a 265V (90V, 91V, 92V, 93V ... 110V ... 220V ... 260V, 261V ... 265V) em qualquer uma dessas tensões. Tensões bem maiores do que qualquer outro eletrônico pode suportar na sua casa. Se quiser use um bom filtro de linha para proteção.

E segundo o seu No-Break esta com apenas a metade da demanda necessaria para a fonte, 700VA normalmente são 350W insuficientes para a demanda de 700W da fonte, além de claro não ser um no-break senoidal puro e como no próprio manual diz não se deve usar com a sua fonte de PFC ativo pois é prejudicial.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!