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No-break realmente é a salvação???


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Esse seu APC é online de dupla conversão ?

Sim, é do tipo que o faller recomenda (online de dupla conversao com onda senoidal pura) e com tempo de comutacao 0 (o que preciso).

O programa para monitorar esse APC é o Power Chute Business Edition 9.0.1 que é o da screen que você postou. Por acaso o ícone dele no tray é um desenho de um computador com paraquedas ? Sabe me informar se esse ícone é configurável isto é, se no lugar dele você pode por a tensão atual de entrada ?

A versao do meu é a 9.0 (estou fazendo as atualizacoes ainda), e no tray tem apenas escrito apc (como um pequeno ícone).

Eu uso um nobreak também APC de 600VA com seu software de monitoramento, Power Chute Personal Edition 2.0

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Sim, é do tipo que o faller recomenda (online de dupla conversao com onda senoidal pura) e com tempo de comutacao 0 (o que preciso).

E o preço ?

A versao do meu é a 9.0 (estou fazendo as atualizacoes ainda), e no tray tem apenas escrito apc (como um pequeno ícone).
Então não tem a possibilidade de trocar esse ícone do tray por uma medição em tempo real da tensão de entrada ou outra coisa ?
O teu é de qual serie?
É um shortbreak recomendado pelo _rau_ faz algum tempo, modelo ES600N e série

5B1025T22775

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  • Membro VIP
E o preço ?

Aqui onde moro, paguei 610 obamas, com sorte teria conseguido mais barato (ou nao).

Então não tem a possibilidade de trocar esse ícone do tray por uma medição em tempo real da tensão de entrada ou outra coisa ?

Sincaremente nao sei, para mim é novidade ainda, acabei de conseguir configura-lo de forma correta para me avisar em caso de falhas.

É um shortbreak recomendado pelo _rau_ faz algum tempo, modelo ES600N e série

5B1025T22775

Se o _rau_ recomendou então deve ser bom :D

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Olá, parabéns pelo tópico.

Apesar de ter lido alguns tópicos sobre o assunto, eu ainda continuo na dúvida:

A rede elétrica daqui de casa é ruim, oscila bastante principalmente quando ligo chuveiro, micro-ondas, etc. A minha placa mãe tem uma função de proteção chamada "Anti-Surge Protection", porém com essa função ligada frequentemente meu pc desliga sozinho. Então prefiro deixar essa opção desligada, mas sabendo que a placa está "sofrendo" com as oscilações da rede.

Atualmente estou utilizando somente um filtro de linha entre o pc (e monitor) e a rede elétrica e pretendo chamar um eletricista para trocar a fiação da casa, mas gostaria de saber qual a melhor opção, no momento, para minimizar o problema.

Agradeço se puder(em) me dar uma ideia sobre isso.

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A coisa aí tem de ir por partes para destrinchar toda a confusão.

Olá, parabéns pelo tópico.

Apesar de ter lido alguns tópicos sobre o assunto, eu ainda continuo na dúvida:

A rede elétrica daqui de casa é ruim, oscila bastante principalmente quando ligo chuveiro, micro-ondas, etc. A minha placa mãe tem uma função de proteção chamada "Anti-Surge Protection", porém com essa função ligada frequentemente meu pc desliga sozinho. Então prefiro deixar essa opção desligada, mas sabendo que a placa está "sofrendo" com as oscilações da rede.

A rede é 127V ou 220V? Qual foi o mínimo e o máximo que você constatou? A função anti-surge da Asus nada tem a ver com oscilações da rede. Falarei mais disso adiante.

Atualmente estou utilizando somente um filtro de linha entre o pc (e monitor) e a rede elétrica e pretendo chamar um eletricista para trocar a fiação da casa, mas gostaria de saber qual a melhor opção, no momento, para minimizar o problema.

Agradeço se puder(em) me dar uma ideia sobre isso.

Fonte de qualidade (qual é a sua?) e protetor elétrico na tomada. Um filtro de linha propriamente dito é apenas um filtro, coisa desnecessária porque qualquer fonte decente tem os elementos de filtragem dentro dela. Já um protetor elétrico ou protetor contra surtos ou filtro de linha COM proteção contra surtos é recomendado.

Você não deu quase informação nenhuma sobre o problema. Não se sabe qual é o PC, qual é a fonte, qual é o filtro. Nada se sabe, tem de adivinhar tudo. Então eu vou adivinhar que seu problema se deve a uma fonte de alimentação de má qualidade. Nada a ver com oscilações de rede elétrica. E nada a ver com Asus Anti-Surge, a menos que o BIOS da placa esteja apresentando a mensagem: "Anti-surge protection was triggered..."

Asus Anti-Surge é um diferencial de marketing adotado pela empresa, que a bem da verdade nada tem de anti-surto. Trata-se de anti-subtensão e de anti-sobretensão nas saídas da fonte, portanto nada tem a ver com rede elétrica. E como o BIOS das placas não lê as tensões da fonte de maneira correta, acaba muitas vezes desligando os computadores sem necessidade. Basta conferir as tensões com um multímetro para checar se há realmente problema ou não.

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Bom dia, obrigado pelas respostas.

Minha fonte é uma Cooler Master GX 750W e o filtro de linha que estou usando é um Clone Line Protector e não tenho nenhum protetor elétrico.

Não fiz medições na linha nem nas saídas da fonte, é uma boa ideia eu comprar um multímetro, mas no momento não tenho.

Quanto ao Anti Surge, vou ligá-lo navamente e verificar se a placa mãe reporta algo.

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Bom dia, obrigado pelas respostas.

Minha fonte é uma Cooler Master GX 750W e o filtro de linha que estou usando é um Clone Line Protector e não tenho nenhum protetor elétrico.

Não fiz medições na linha nem nas saídas da fonte, é uma boa ideia eu comprar um multímetro, mas no momento não tenho.

Quanto ao Anti Surge, vou ligá-lo navamente e verificar se a placa mãe reporta algo.

Cooler Master GX750 é uma fonte que coloca em risco o computador e tem o merecido selo de produto-bomba nos testes do Clube do Hardware:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1892

Ao que tudo indica, está aí seu problema.

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Cooler Master GX750 é uma fonte que coloca em risco o computador e tem o merecido selo de produto-bomba nos testes do Clube do Hardware:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1892

Ao que tudo indica, está aí seu problema.

No artigo a fonte indicada é uma Seventean ST 750P AF, mas eu queria uma fonte modular, me indicaria alguma na mesma potência?

Edit: Na verdade minha placa de vídeo (GTX 560 TI) requer uma fonte de no mínimo 500w, então não precisaria dos 750w.

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No artigo a fonte indicada é uma Seventean ST 750P AF, mas eu queria uma fonte modular, me indicaria alguma na mesma potência?

Edit: Na verdade minha placa de vídeo (GTX 560 TI) requer uma fonte de no mínimo 500w, então não precisaria dos 750w.

Seasonic 520, Antec HCG-520 e Corsair GS500 são as fontes ideais para a configuração. E mantenha qualquer uma delas longe de estabilizador ou de nobreak vagabundo.

Se fizer mesmo questão de fonte modular, tem de exagerar no preço e na potência:

http://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:02:20:43:614&tag=

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Seasonic 520, Antec HCG-520 e Corsair GS500 são as fontes ideais para a configuração. E mantenha qualquer uma delas longe de estabilizador ou de nobreak vagabundo.

Se fizer mesmo questão de fonte modular, tem de exagerar no preço e na potência:

http://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:02:20:43:614&tag=

Obrigado pelas dicas camarada, vou analisar as opções.

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  • Membro VIP
:... Na verdade minha placa de vídeo (GTX 560 TI) requer uma fonte de no mínimo 500w, então não precisaria dos 750w.

Dê uma boa lida nisso dai, vai lhe ajudar:

10 Razões para o fabricante da placa de vídeo pedir fonte de exagerada potência

Depois repare a real demanda de uma placa HD560Ti, isoladamente e exercitada no pico de sua demanda, cerca de 160 Watts..

550560450460695068505770.jpg

Após, entenda que fontes de 400 Watts, conforme for o restante de sua config, já tocam com folga suficiente uma 560Ti..

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Dê uma boa lida nisso dai, vai lhe ajudar:

10 Razões para o fabricante da placa de vídeo pedir fonte de exagerada potência

Depois repare a real demanda de uma placa HD560Ti, isoladamente e exercitada no pico de sua demanda, cerca de 160 Watts..

550560450460695068505770.jpg

Após, entenda que fontes de 400 Watts, conforme for o restante de sua config, já tocam com folga suficiente uma 560Ti..

Eu já tinha feito o teste no site abaixo e minha config deu 436w.

http://extreme.outervision.com/psucalculatorlite.jsp

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  • Membro VIP
Eu já tinha feito o teste no site abaixo e minha config deu 436w.

http://extreme.outervision.com/psucalculatorlite.jsp

Muito provavelmente fizeste a simulação com errônea inserção dos dados.. Se eu soubesse de sua config lhe mostraria aonde erraste na simulação..

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Muito provavelmente fizeste a simulação com errônea inserção dos dados.. Se eu soubesse de sua config lhe mostraria aonde erraste na simulação..

System Type: 1 physical CPU

Motherboard: High End - Desktop

CPU Socket: Socket LGA 1155

CPU: Intel Core i7-2600 3400 MHz Sandy Bridge

CPU Utilization (TDP): 90% TDP

RAM: 3 Sticks DDR3 SDRAM

Video Card 1: NVIDIA GeForce GTX 560 Ti

PPU: AGEIA PhysX PPU

Regular SATA: 1 HDD

DVD-RW/DVD+RW Drive: 1 Drive

USB: 5 Devices

Fans

Regular: 1 Fan 92mm; 2 Fans 120mm; LED: 1 Fan 120mm;

Keyboard and mouse: Yes

System Load: 90 %

Minimum PSU Wattage: 376 Watts

Recommended Wattage: 426 Watts

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  • Membro VIP
System Type: 1 physical CPU

Motherboard: High End - Desktop

CPU Socket: Socket LGA 1155

CPU: Intel Core i7-2600 3400 MHz Sandy Bridge

CPU Utilization (TDP): 90% TDP

RAM: 3 Sticks DDR3 SDRAM

Video Card 1: NVIDIA GeForce GTX 560 Ti

PPU: AGEIA PhysX PPU

Regular SATA: 1 HDD

DVD-RW/DVD+RW Drive: 1 Drive

USB: 5 Devices

Fans

Regular: 1 Fan 92mm; 2 Fans 120mm; LED: 1 Fan 120mm;

Keyboard and mouse: Yes

System Load: 90 %

Minimum PSU Wattage: 376 Watts

Recommended Wattage: 426 Watts

É não parece que errastes muito não, só algumas coisinhas não muito significativas..

A ideia é dimensionar a fonte, portanto só declares coisas que dessa fonte vão tomar energia, certo..

Declarastes 5 devices em USB.. Tens certeza que todos esses 5 devices vão estar plugados simultaneamente e vão se alimentar da USB???

Note que não conta ai nem mouse nem teclado, e isso é deixado explícito lá no final..

É só usar da lógica..

É fácil sacar que um webcam, que não tem alimentação própria se alimenta da fonte do PC, e desse modo conta.. O mesmo vale para um joystick..

Dispositivos que se conectam a USB e que tem alimentação própria..

Impressoras;

Scanners;

Máquinas fotográficas..

Desse modo, sem considerar mouse/teclado e os dispositivos que se alimentam, acho difícil que tenhas 5 devices nas USB de modo simultâneo.

A menos que sua placa-mãe tenha incluso amplificador de áudio de maior potência, rede de distribuição WiFi, ela será uma placa-mãe normal ou standard e não uma Hi end . Mude isso lá no início..

Outro erro muito comum do pessoal é achar que a demanda de pico de seu PC é aquele maior número que no resultado aparece.. Aquela é a recomendação do site, já com uma bela folga em cima..

Repare que aquela indicação de Minimum PSU Wattage: 376 Watts que o site lhe fornece, já é a mínima das mínimas potências de fonte e representa algo a maior ainda que a demanda de pico de sua config..

Então por duas razões lhe digo que a demanda de sua config, pela provável inserção errônea dos dados relativos a USB e pelo incorreto entendimento do que seria a demanda máxima de sua config, certamente estará abaixo dos 340 a 350 Watts e nunca nos citados 436 Watts citados por você:

Numa visão mais adequada quer me parecer que o correto exercício dessa sua config não passa muito longe disso daqui:

ViniciusAM.jpg

A real demanda de pico ficaria abaixo daqueles 350 Watts dalí ainda..

Se dividires isso dai por 0,75 vais dimensionar uma fonte que jamais operará acima dos 75% de comprometimento de sua capacidade final..

Então, 350/0,75 = 467 Watts.. Por isso te disse lá por cima que uma fonte de 520 Watts, diria uma Seasonic S12II 520 Bronze, tocaria essa sua config com excelente folga ainda e de modo extremamente conservador..

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  • Membro VIP

Aproveitando o tópico, queria sanar uma dúvida boba.

O meu UPS veio com todas as saídas no padrão C13 e dois cabos C14/C13.

Depois caiu a ficha e notei que com esse cabo eu poderia ligar direto no computador ou no monitor, mas nao no filtro de linha (que é a minha intencao), e um adaptador C13/Nema 5-15R custa USD 17.70 (na China esse cabo custa entre USD 0.30 a 1.00 em lotes de 5000 pecas) e nos EUA custa USD 6.00 aproximandamente.

Decidi tentar cortar o cabo e fazer uma emenda direto no filtro de linha, só que fiquei com dúvida quanto a conectorizacao. Posso colocar cor com cor sem problemas? (branco com branco, preto com preto e verde com verde).

Eu notei que o verde é o terra comum, mas nao sei se a ordem dos pinos/cores branco e preto sao a mesma nas duas pontas.

Desculpem a dúvida, por mais boba que seja, nao consigo entender a lógica por trás desses cabos :(

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  • 2 semanas depois...

Bem, depois de ler esse artigo, e este aqui:

http://forum.clubedohardware.com.br/razoes-pelas-quais/663018

cheguei a algumas conclusões, gostaria de confirmar se estão corretas:

Situação 1: Você se preocupa somente com a proteção contra surtos, não se importando com eventuais quedas de energia e perda de dados.

Solução com pouco dinheiro - Um bom filtro de linha

Solução com muito dinheiro - No-Break de dupla conversão (senoidal puro)

Situação 2: Você se preocupa somente com manter o computador funcionando para não perder dados, sem se importar em correr o risco de prejudicar seu hardware.

Solução com pouco dinheiro - No-break comum (short-break)

Solução com muito dinheiro - No-Break de dupla conversão (senoidal puro)

Situação 3: Você se preocupa tanto em manter a integridade do PC, quanto com eventuais perdas de dados por interrupção no fornecimento de energia.

Solução com pouco dinheiro - Não existe

Solução com muito dinheiro - No-Break de dupla conversão (senoidal puro)

Lembrando que nas situações 1 e 2, adotando a solução mais cara, você levará "de brinde" o benefício oposto, já que a solução atende aos dois requisitos. Gostaria de saber se minhas conclusões estão corretas, já que costumo ajudar meus amigos a escolher seu hardware, e à partir de agora, suas soluções em energia, portanto não seria interessante cometer erros :D.

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Faller ajuda eu ai. Jorno me indicou este link pois estou agora com uma duvida no meu nobreak

SMS Manager Senoidal 3 - On line Simples Conversao - Onda Senoidal Pura

Na verdade uso ele maisa raramente a energia aqui se acaba e mesmo quando ocorre o maximo q eu faço é iniciar desligar, nao demoro nem 1 minuto nele em modo bateria.

Gostaria de saber se poderei continuar usando ele no meu pc

agora no momento o painel de gerenciamento do nobreak mostra os seguintes dados abaixo

semttulo1ok.jpg

minha configuração é a seguinte

Asus P8p67 deluxe

Core i7 2600k

8GB DDR3 Corsair Dominator 2000mhz

Geforce GTX 570 1280GDDR5

1 SSD 90 GB Corsair Force 3

2 x 2.000 GB Sata 3

1 x 1.500 GB Sata 2

Gabinete cooler master cosmos 2 com as 6 fans ligadas

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  • Membro VIP
Faller ajuda eu ai. Jorno me indicou este link pois estou agora com uma duvida no meu nobreak

SMS Manager Senoidal 3 - On line Simples Conversao - Onda Senoidal Pura

Na verdade uso ele maisa raramente a energia aqui se acaba e mesmo quando ocorre o maximo q eu faço é iniciar desligar, nao demoro nem 1 minuto nele em modo bateria.

Gostaria de saber se poderei continuar usando ele no meu pc

agora no momento o painel de gerenciamento do nobreak mostra os seguintes dados abaixo

semttulo1ok.jpg

minha configuração é a seguinte

Asus P8p67 deluxe

Core i7 2600k

8GB DDR3 Corsair Dominator 2000mhz

Geforce GTX 570 1280GDDR5

1 SSD 90 GB Corsair Force 3

2 x 2.000 GB Sata 3

1 x 1.500 GB Sata 2

Gabinete cooler master cosmos 2 com as 6 fans ligadas

Esse seu no-break é um meio termo, um híbrido.. Não é ruim como aqueles que geram forma de onda retangular, mas não deixa de ser um estabilizador enquanto presente a energia comercial, com todos os problemas inerentes aos estabilizadores..

Do ponto de vista de potência, por não teres dito o modelo do mesmo, se de 700VA ou 1400VA não dá para sabre de sua potência.

Como o fp (fator de potência) desse no-break é de 0,7, sua efetiva potência máxima, em Watts será:

700 x 0,7 = 490 Watts ou

1400 x 0,7 = 980 Watts

Como não citastes a tua fonte, (marca e modelo) não dá para inferir nada para lhe responder...

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