Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas com fontes de alimentação


Posts recomendados

Pessoal,

Estou com problemas de estabilidade no meu PC, ele fica reiniciando facilmente muitas vezes com tela azul. como relatei no seguinte post:

http://forum.clubedohardware.com.br/problemas-inicializar/972223

Entre as sugestões dos participante ocorreram suspeitas da fonte.

Minha fonte é uma Thermaltake Xaser Silent Purepower 480W. Desmontei ela e fui observar as sugestões do colega "Criado" aqui do forum.

Percebi 2 capacitores estufados os quais fotografei.

Será que meus problemas de instabilidade seriam somente por causa da minha fonte?

Essa minha fonte é recomendável para conserto? alguem estima um valor de custo ($$$)? ou deveria partir direto para substituição?

Sugestões?

post-902505-13884960403462_thumb.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Estou com problemas de estabilidade no meu PC, ele fica reiniciando facilmente muitas vezes com tela azul. como relatei no seguinte post:

http://forum.clubedohardware.com.br/problemas-inicializar/972223

Entre as sugestões dos participante ocorreram suspeitas da fonte.

Minha fonte é uma Thermaltake Xaser Silent Purepower 480W. Desmontei ela e fui observar as sugestões do colega "Criado" aqui do forum.

Percebi 2 capacitores estufados os quais fotografei.

Será que meus problemas de instabilidade seriam somente por causa da minha fonte?

Essa minha fonte é recomendável para conserto? alguem estima um valor de custo ($$$)? ou deveria partir direto para substituição?

Sugestões?

Capacitores são baratos, mas por ser uma fonte antiga recomendo a troca por outra mais moderna.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Preciso de uma ajuda urgente.

Ao abriri o jogo Crysis Warhead ou Crysis 2 as vezes a fonte desarma.

Não que ele desligue, porque só liga novamente quando tiro a fonte da tomada e recoloco.

Minha config é a da assinatura.

Mesmo rodando cpu burn-in e gpu burn-in (FurMark), usando 100% de CPU e GPU nd acontece.

CPU 51ºC, VGA 71ºC (fan em 100%)

Corrente de entrada do PC n passa de 3,45A (dá 439W, ta certo isso?)

PC= monitor 20 + router + modem + gabinete

em idle: 1,3A

O problema é a fonte ou o jogo?

Agora minha assinatura já aparece.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, leio os foruns daqui sempre que encontro algum problema e geralmente consigo solucionar, porém desta vez estou meio desorientado, e tambem vi bastante posts semelhantes ao que vou postar, porém nao vi nenhuma solucao.

Vamos la, tenho um DELL studio core 2 duo, 4gb ram, a placa-mãe é uma intel com video on board e possui uma entrada pcie. comprei uma fonte Corsair TX 750W e uma Gforce Gtx 560 ddr5 2gb, para instalar no pc, porém quando liguei tudo o pc ligou os coolers, deu sinal como se estivesse stand by e nada do video, passado alguns segundos o cooler do gabinete parou, o da placa de video e do processador continuaram, tirei a placa de video e voltei na on board, e continuou na mesma. tirei a Corsair e coloquei a minha de volta, o pc ligou normalmente, levei a Corsair para quem me vendeu ele testou e ela esta funcionando normal. O que pode estar acontecendo?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que acontece é que o pessoal mais leigo acredota que OCZ é sempre sinônimo de boas fontes.

Assim como Thermaltake, Cooler Master, Seventeam, C3Tech, Leadership (porque é gamer e faz gabinetes "bonitos", sabe...) e várias outras.

Difícil é entrar na cabeça do povo que produto é diferente de marca, não só na informática.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O computador o meu irmão esta esquentando muito, eu ja limpei o pc, limpei o cooler, coloquei pasta termica certinho mais não resolveu... Pode ser algum problema na fonte?

Usei o programa SpeeFan para fazer as medições, mas notei que ele informa algumas tensões muito diferentes das esperadas

imagemygh.jpg

note a -12 e a -5

OBS: Não sei se estou postando no tópico certo, mais qualquer coisa é so avisar)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O computador o meu irmão esta esquentando muito, eu ja limpei o pc, limpei o cooler, coloquei pasta termica certinho mais não resolveu... Pode ser algum problema na fonte?

Usei o programa SpeeFan para fazer as medições, mas notei que ele informa algumas tensões muito diferentes das esperadas

imagemygh.jpg

note a -12 e a -5

OBS: Não sei se estou postando no tópico certo, mais qualquer coisa é so avisar)

Leitura de tensão por software?

http://youtu.be/VUQRXP-YoAw?t=1m52s

Pois, isso daí nunca disse a verdade.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, acho que esse é o melhor lugar para postar meu problema.

Seguinte, estou terminando de montar um PC novo com a seguinte configuração:

Placa-mãe: Asus M4A88T-M;

HD: Sangsung 1TB 7200RPM;

Memória: 01 Kingston 1066 MHz 4GB DDR 3 (embora no futuro próximo vou colocar mais três pentes, totalizando 04 pentes de 04GB cada da mesma marca e modelo);

Leitor/Gravador de CD/DVD Combo LG;

Gabinete Cooler Máster Cosmos 1000S com 03 Coolers 120mm inclusos, todos ligados na fonte de alimentação;

Fonte de Alimentação: XFX ATX 550W Core Edition, 85% Efficiency, PFC Ativo, Suporte a ATI Crossfire.

Esse mesmo sistema tava rodando beleza (apenas sem os 03 coolers do gabinete ligados) na minha fonte rebinha Antígona de 250W!

Já está a caminho minha VGA ATI Radeon HD 5670 que ainda pretendo ligar neste sistema, além de no futuro próximo adicionar os 03 pentes de memória, e segundo meus cálculos e com a ajuda do Assus Power Supply Calculator do site da Asus, a recomendação seria de 500W, com tudo que ainda vou adicionar e me sobraria 50W ainda. Ocorre que a fonte XFX zerada funcionou apenas 02 dias sem estes componentes e não quer mais ligar agora. Não consigo entender :confused:

Tentei de tudo, liguei apenas os cabos do HD e da Placa Mãe, por imaginar que talvez seriam os coolers que estavam puxando muita energia (o que acho improvável, pois se suporta até crossfire de vga, por que não aceitaria mais 03 coolers?).

Vou descrever como liguei o sistema:

- Cabo de 20/24 Pin na placa mãe + cabo de 04 Pinos (+12V) na placa mãe (providencia energia para a placa-mãe) o cooler do chassis e o cooler do processador também estão ligados na placa-mãe;

- em um cabo de periféricos com 3 conectores liguei o HD e o DVD;

- Em outro cabo de periféricos com 3 conectores os três coolers;

- Ainda me sobraram 06 cabos SATA de energia, um cabo de floopy; e outros dois para PCI Express;

Liguei o PC e tudo funcionou direitinho no primeiro dia. No segundo a fonte começou a apitar. Fiquei irritado com o barulho e acabei por baixar vários programas que verificam a tensão e outras questões de energia no PC. Não vi nada de anormal. Desliguei o PC beleza, apenas com o som do 'apito' ainda incomodando, e na manhã seguinte o bicho não ligava nem com reza. Desmontei e montei e tentei várias configurações e nada. Desde os passos do manual de instruções até ligar apenas HD e placa-mãe, nada funcionou!:angry:

Voltei a velha e boa fonte de 250W e o PC ligou num instante! Até rodei os programas de tensão e monitoramento da energia no PC e não constatei nenhuma irregularidade.

Algum palpite sobre o que será isso e como resolver? Será que minha fonte queimou? Se queimou, por que queimou? Será que foi algo que eu fiz? Tudo que fiz está detalhadamente descrito acima. Qualquer ajuda, agradeço. Muito obrigado desde já.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

To com uma fonte aqui e quero montar um carregador de bateria já tenho o esquema de modificação só que a fonte quando ligada sai só 0.11 Volts onde deveria sair 12 Volts e nos 5 Volts não tem tensão nem uma. Ela estava sem os diodos de saída aqueles perto dos transistores de saída dai eu tirei de outra fonte quase igual a essa e coloquei eles são de 3 amperes cada e vão ligado no dissipador de calor não sei o que ela tem alguém ai já teve esse problema?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, estou com um problema no qual não consigo solucionar...

Eu comprei um processador Intel Pentium Dual Core 3.0 e coloquei na minha Placa Mãe Biostar G41-M7 sabendo que ela é compatível com esse novo processador, pois o antigo era Intel Celeron D 420 1.6... Então percebo que o problema deve estar na minha Fonte 500w NOminaL. Pois antes mesmo de trocar de processador ele dava bronka, tipo, se eu desligasse o PC até mesmo no estabilizador, e fosse ligar novamente, o PC já não acordava mais.. o monitor apenas fica piscando... e tipo, já tentei de tudo aqui, tirei o plugin do monitor e sim está pegando, porque fica dando sem-sinal na tela dele. Só que com o outro processador eu mexia dentro do gabinete e depois ele ligava normalmente, mais agora com esse processador não quer mais ligar.

Agradeço a todos que me ajudarem!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, estou com um problema no qual não consigo solucionar...

Eu comprei um processador Intel Pentium Dual Core 3.0 e coloquei na minha Placa Mãe Biostar G41-M7 sabendo que ela é compatível com esse novo processador, pois o antigo era Intel Celeron D 420 1.6... Então percebo que o problema deve estar na minha Fonte 500w NOminaL. Pois antes mesmo de trocar de processador ele dava bronka, tipo, se eu desligasse o PC até mesmo no estabilizador, e fosse ligar novamente, o PC já não acordava mais.. o monitor apenas fica piscando... e tipo, já tentei de tudo aqui, tirei o plugin do monitor e sim está pegando, porque fica dando sem-sinal na tela dele. Só que com o outro processador eu mexia dentro do gabinete e depois ele ligava normalmente, mais agora com esse processador não quer mais ligar.

Agradeço a todos que me ajudarem!

Não há Fonte 500w NOminaL, existe fonte com potência nominal de 500W. Diga qual é a sua. Mas o primeiro passo é tirar o estabilizador daí.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Modelo dela é: LPJ2-25 ela é nominal neah?!

Tirar o estabilizador?! Oo

Tipow, vou ter que ligar o PC direto na tomada, é isso?!

Esse conceito popular de "fonte real" e "fonte nominal" não tem respaldo técnico. Real é tudo que existe, então toda fonte é real, mesmo se mentir descaradamente na potência. A sua, que é vendida com as marcas Advanced e Link do Brasil, mente descaradamente, mas esse não é o maior problema dela. O problema maior está mesmo na qualidade muito ruim, com nível de ripple/ruído elétrico bastante alto e danoso. E o estabilizador só prejudica ainda mais, veja aqui:

http://forum.clubedohardware.com.br/razoes-pelas-quais/663018

Tire o estabilizador e compre uma fonte boa e moderna, com PFC ativo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse conceito popular de "fonte real" e "fonte nominal" não tem respaldo técnico. Real é tudo que existe, então toda fonte é real, mesmo se mentir descaradamente na potência. A sua, que é vendida com as marcas Advanced e Link do Brasil, mente descaradamente, mas esse não é o maior problema dela. O problema maior está mesmo na qualidade muito ruim, com nível de ripple/ruído elétrico bastante alto e danoso. E o estabilizador só prejudica ainda mais, veja aqui:

http://forum.clubedohardware.com.br/razoes-pelas-quais/663018

Tire o estabilizador e compre uma fonte boa e moderna, com PFC ativo.

Okay, vou comprar uma nova... eu só queria saber se esse problema que tá dando era na fonte mesmo.

Desde já, obrigado! :P

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, meu problema é o seguinte: meu pc começou a esquentar muito e reiniciar. Eu fiz uma impeza geral, mas não deu resultados. A ventoinha da fonte parou de funcionar e o sistema operacional não inicia mais (talvez tenha sido danificado pelo reiniciar constante). Eu uso um módulo isolador mie g3 de 500w e a minha fonte é de 650w (pelos meus cálculos tem real de 632w), não tenho aterramento. Gostaria de saber se pelo fato de a ventoinha não rodar mais a fonte toda não presta (ela tem ventoinha removível). Como posso saber se o problema é mesmo da fonte? O fato dela ter uma potência maior que a do isolador prejudica?

Mais detalhes: monitor de 21'' ligado ao isolador, placa de vídeo RADEON 4890 e processador é core 2 duo. Será que a fonte não guentou?? :(

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Olá pessoal, meu problema é o seguinte: meu pc começou a esquentar muito e reiniciar. Eu fiz uma impeza geral, mas não deu resultados. A ventoinha da fonte parou de funcionar e o sistema operacional não inicia mais (talvez tenha sido danificado pelo reiniciar constante). Eu uso um módulo isolador mie g3 de 500w e a minha fonte é de 650w (pelos meus cálculos tem real de 632w), não tenho aterramento. Gostaria de saber se pelo fato de a ventoinha não rodar mais a fonte toda não presta (ela tem ventoinha removível). Como posso saber se o problema é mesmo da fonte? O fato dela ter uma potência maior que a do isolador prejudica?

Mais detalhes: monitor de 21'' ligado ao isolador, placa de vídeo RADEON 4890 e processador é Core 2 Duo. Será que a fonte não guentou?? :(

Quer me parecer que teu problema está na errada topologia de energia adotada ai no teu PC..

MIE de 500 Watts para uma fonte de 650 Watts..

MIE não te ajuda em nada, te engana te fazendo pensar que agora tens aterramemto que não tens e além de gastar muita energia (e por isso aquecer) detona as fontes e disso já falei ai, escrevi na verdade pois cansei de repetir: Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC.

Uma fonte de 650 Watts para uma config com uma 4890 que demanda somente 120 Watts, veja ai:

57705750587048904850275260.jpg

me faz acreditar que ao invés de adotares uma boa fonte de 400 Watts, mais do que suficiente para tocar tua config adotaste uma praga qualquer, de baixa eficiência, de baixo desempenho, de prometidos 650 Watts.

Juntas duas porcarias, o MIE e uma fonte ruim só consegue o final que estás conseguindo..

Me diga o nome, marca , modelo de tua fonte que analiso melhor a mesma para você...

Eliminar MIE e adotar uma boa adequada e bem dimensionada fonte deverá resolver todos os teus problemas ai..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, acho que esse é o melhor lugar para postar meu problema.

Eu confeso que eu não gosto muito deste tópico, particularmente acho que postar dúvidas aqui fica meio complicado, porque tem que sugerir testes, dar feedbacks e um monte de coisa. Até hoje não consegui entender se a moderação que todos os problemas de fontes sejam postados aqui ou se é para abrir um tópico individualmente. Enfim, eu ainda não entendi para que veio este tópico.

Mas indo ao que interessa, pergunta básica: você ligou essa fonte em um estabilizador ou em um nobreak?

E outra coisa, esqueça esse programas que dizem verificar alguma coisa relacionada à fonte. Leituras de tensão não devem ser feitas por sofwtare, e sim por multímetro.

Além disto, não existe a mínima possibilidade dessa config demandar 500 W, aliás, isso daí não demanda nem 300 W. O uso correto dessa calculadora teria dado um resultado de no máximo 400 W, lembrando que o que ela não informa o consumo do PC, e sim apenas recomenda a potência que a fonte deve ter, o que é diferente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quer me parecer que teu problema está na errada topologia de energia adotada ai no teu PC..

MIE de 500 Watts para uma fonte de 650 Watts..

MIE não te ajuda em nada, te engana te fazendo pensar que agora tens aterramemto que não tens e além de gastar muita energia (e por isso aquecer) detona as fontes e disso já falei ai, escrevi na verdade pois cansei de repetir: Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC.

Uma fonte de 650 Watts para uma config com uma 4890 que demanda somente 120 Watts, veja ai:

57705750587048904850275260.jpg

me faz acreditar que ao invés de adotares uma boa fonte de 400 Watts, mais do que suficiente para tocar tua config adotaste uma praga qualquer, de baixa eficiência, de baixo desempenho, de prometidos 650 Watts.

Juntas duas porcarias, o MIE e uma fonte ruim só consegue o final que estás conseguindo..

Me diga o nome, marca , modelo de tua fonte que analiso melhor a mesma para você...

Eliminar MIE e adotar uma boa adequada e bem dimensionada fonte deverá resolver todos os teus problemas ai..

Antes de tudo, muito obrigado pelas informações e atenção dispensadas. :lol: Este é mesmo o melhor fórum da categoria. Bem, vamos lá.

Minha fonte é uma Seventeam ST-650PWL. Eu não sabia, mas ela já foi analisada aqui no fórum (veja a conclusão) e recebeu o selo de recomendação. No texto ela é chamada de fonte de entrada, o que quer dizer isso?, mas o que realmente me preocupou foi a parte que diz:

De acordo com a etiqueta esta fonte tem dois barramentos de +12 V, mas isto é uma mentira. Dentro da fonte todos os fios de +12 V estão conectados no mesmo lugar na placa de circuito impresso. Sem falar que esta fonte não tem proteção contra sobrecarga de corrente, que é necessária para construir fontes com múltiplos barramentos. Portanto, esta fonte tem apenas um barramento.

Essa falta de proteção contra sobrecarga pode ter sido a causa do meu problema? Porque a energia aqui varia muito e de vez em quando cai e volta num instante (já perdi a conta de quantas vezes meu pc foi desligado e ligado repentinamente por conta disso). Antes eu tinha um estabilizador, mas quando eu rodava um jogo ele começava a fazer barulho e ficava tão quente que nem dava para deixar meu pé em cima! Será que todo esse problema de temperatura se resolverá com uma nova fonte e uma ligação correta? É possível que envolva coisas como placa-mãe e processador...?

Que eu lembre o vendedor disse que um isolador de 500w suportaria uma fonte de 650w porque a fonte funcionava meio que idependente dentro da CPU... :confused:

Agora, você disse que em relação à placa de vídeo bastaria uma fonte de 400w, mas em se contando o processador, também seria suficiente?

Estou mesmo pensando em trocar o isolador pelo protetor de surto, mas por muito que eu leia sobre o assunto ainda fico com um pé atras. Os laboratórios de informática da universidade (que deveriam ser administrado por um técnico capacitado), fazem uso de estabilizadores nos PCs. E todo mundo diz que a energia varia demais para não usá-los. Mas também não vejo ninguém reclamando aqui que a troca tenha dado errado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Que eu lembre o vendedor disse que um isolador de 500w suportaria uma fonte de 650w porque a fonte funcionava meio que idependente dentro da CPU... :confused:

Até meu cachorro sabe que uma fonte, se por acaso a config demandar da mesma 500 Watts, demandará de quem oferece a energia para ela, no caso o estabilizador, uma potência de 500 dividida pela eficiência da mesma, digamos 80%.

Ou seja, se uma fonte oferece 500 Watts a um PC, demanda do estabilizador 500/0,80 = 625 Watts.

Mas você esqueceu de ponderar que quando um vendedor consegue lhe vender um dispositivo qualquer que sequer necessitas ele vai acabar fazendo um diferencial no faturamente dele que de outro modo jamais conseguiria fazer.. Vender somente o que necessitas é fácil.. O desafio dele é lhe vender o que não necessitas.. Ai é que ele agrega diferencial no faturamento próprio..

Antes de mais nada troque urgentemente de vendedor.. Como te disse, meu cachorro te informaria melhor... É a primeira atitude com alguma sanidade que podes tomar..

Agora, você disse que em relação à placa de vídeo bastaria uma fonte de 400w, mas em se contando o processador, também seria suficiente?

Amigo.. É só pensar um pouco.. Se procurares pelo nome de sua CPU agregado a sigla TDP, vais ter como resposta no Google a potência máxima que ele poderia dissipar (sempre dissipa potência menor que essa) digamos que mostre uns 90 Watts, associados aos 120 Watts que a placa de vídeo pede, mais uns 40 Watts de placa-mãe + memórias mais uns 20 Watts de HD + DVD soma tudo isso dai que vai dar 90 + 120 + 40 + 20 = 270 Watts.. Ora, para atender uma demanda de 270 Watts colocar uma fonte de 650 Watts beira a loucura...

Uma fonte de 400 Watts estaria operando com um comprometimento de 270/400 = 67% da capacidade final da mesma, uma excelente folga...

Quanto a variação de tensão, veja ai o que uma boa fonte com PFC ativo pode fazer para oferecer estáveis 3,3 Volts estáveis 5 Volte e estáveis 12 Volts, mesmo que a tensão de entrada varie de forma absurda..

Fonte com PFC ativo - Matando a cobra e mostrando o PAU

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola,

sou novo aqui e gostaria de tirar uma duvida, quando eu ligo meu estabilizador, meu pc liga sozinho e 2 segundos depois ele desliga e nada faz com que ele ligue novamente, ai quando desligo o estabilizador por um tempo e ligo novamente ai ele faz a mesma coisa ligando sozinho e desligando depois de 2 segundos, nem chega a entrar na bios, não to conseguindo usar meu pc tem dias ja, sera que é a fonte que ta com problema?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola,

sou novo aqui e gostaria de tirar uma duvida, quando eu ligo meu estabilizador, meu pc liga sozinho e 2 segundos depois ele desliga e nada faz com que ele ligue novamente, ai quando desligo o estabilizador por um tempo e ligo novamente ai ele faz a mesma coisa ligando sozinho e desligando depois de 2 segundos, nem chega a entrar na bios, não to conseguindo usar meu pc tem dias ja, sera que é a fonte que ta com problema?

Tire o "estragabilizador" e vê se resolve.

Os laboratórios de informática da universidade (que deveriam ser administrado por um técnico capacitado)...

De fato deveriam ser. E no entanto basta emprestar pendrive a um universitário qualquer para que ele retorne cheio de vírus.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!