Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte de alimentação ajustável 1,2 a 20V x 10A - Primeira parte - Montagem


faller

Posts recomendados

Em 18/12/2018 às 21:15, Mestre88 disse:

 Vai.

Esse de 22VCA é uma boa, terá uns 30VCC com ele em aberto.

Se antes tinha 20A e agora você ficar com 10 ou 15A dependendo do enrolamento, não é mal negócio.

 

Eu também tive esse mesmo problema, só que como meu trafo era de 5A, a corrente caiu pra três (ele tem um enrolamento na entrada pra 200VCA, liguei esse em 110).

Como ficou muito fraco, desisti da ideia e resolvi desmontar o transformador. Cortei um pedaço do enrolamento e ficou com 32VCC.

Mestre, segui sua dica e tambem desenrolei algumas voltas de fio do secundário, a cada volta eu ia medindo a tensão, quando chegou em 23.5Vca eu parei de desenrolar (23,5 × 1.4142= 33,23Vca) achou que vou desenrolar mais algumas voltas.

O problema é que não vou conseguir reutilizar o papel que estava em volta do cobre, qualquer coisa que eu usar para prender o cobre ali serve? Tipo silvertape?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Entre primario e secundário tem que ter alguma isolação sim mas se for pro acabamento, você pode colocar o que tiver na reta ou até mesmo nada. 'Nada' pode ajudar no quesito irradiação ou dissipação do calor. Nosso amigo pode confirmar, se achar que deve...

É acabamento mesmo, medi a bitola do fio do secundário com um paquimetro 2,5mm 😱.

Outra coisa achei um LM317 TO3 mas nos datasheets não tem com esse encapsulamento, acho que comprei gato por lebre de novo.

20181223_112528.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
8 minutos atrás, Marcelotronic disse:

 

Outra coisa achei um LM317 TO3 mas nos datasheets não tem com esse encapsulamento, acho que comprei gato por lebre de novo.

 

Certeza???

Confira ai:

http://pdf.datasheetcatalog.com/datasheet/SGSThomsonMicroelectronics/mXwqrz.pdf

http://www.ti.com/lit/ds/symlink/lm117.pdf

http://pdf.datasheetcatalog.com/datasheet/nationalsemiconductor/DS009063.PDF

 

Até mesmo poderia ser um velho e fiel 317 ainda daqueles fabricados pela National, antes de ser comprada pela Texas Instruments..

 

Ou um fake total, Vai saber!!!!

Agora dizer que não é fabricado em TO3 isso sim é fake..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, Marcelotronic disse:

É acabamento mesmo, medi a bitola do fio do secundário com um paquimetro 2,5mm 😱.

Eu deixaria sem papel nenhum. 

Esse fio dá pra tirar uns 20A dele. 

adicionado 0 minutos depois
31 minutos atrás, Marcelotronic disse:

Outra coisa achei um LM317 TO3 

Esse aí é raridade. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite e feliz natal.

Alterações feitas na fonte, troquei o regulador, mudei o resistor de 330 para 270(tensão agora vai até 27Vdc).

Troquei os resistores de 0R15 por 0R10.

Achei os capacitores de tantalo e tambem achei os TIP147 TO-218.

Dessa vez coloquei uma resistencia de chuveiro medindo 8 ohms e a tensão não chega nem a 12V, corrente não passa de 0,7A, se eu desligar a resistencia colocar na tensão maxima e ligar a resistencia de novo, cai a tensão na hora, será que comprei transformador bichado ou é montagem incorreta? Já revisei tudo e a principio não vi nada de errado na montagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Mestre88 disse:

Pela foto seu transformador parece que funciona, liga a resistência direto nele sem o circuito pra ver se a tensão cai. 

Depois meça com o circuito, veja se tem tensão na ponte retificadora antes do LM. 

Tensão no filtro capacitivo 31Vdc, amanhã vou ligar o trafo direto na resistência. É normal o trafo roncar quando liga o circuito? Um ronco curto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Marcelotronic disse:

Tensão no filtro capacitivo 31Vdc,

Com a resistência na saída do regulador?

7 horas atrás, Marcelotronic disse:

É normal o trafo roncar quando liga o circuito?

Sim, ainda mais agora que o enrolamento está aberto. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Mestre88 disse:

Com a resistência na saída do regulador?

Sim, ainda mais agora que o enrolamento está aberto. 

Bom dia, sem a resistência na saída 31.7Vdc, com a resistência 30.2.

Coloquei o trafo direto na resistência com um amperímetro em série, fui diminuindo a resistência até chegar a 11A e começar a ferver a água ou seja a principio trafo está bom, 23.70Vca em aberto e 22.40Vca com a carga. Para não queimar o regulador de novo, alterei o resistor de 1R para 1R5, vou revisar o circuito de novo e fazer medições, minha ponte é de 35A.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 25/12/2018 às 10:30, Mestre88 disse:

Tudo normal, aparentemente tem algo errado com o regulador. 

Boa noite pessoal e feliz ano novo. 

Circuito revisado, não encontrei erros, é trabalhoso tirar o regulador de lá e como é novo e caro gostaria da ajuda de vocês para fazer as medições que acharem necessário. O que eu devo medir?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Marcelotronic disse:

O que eu devo medir?

Sinceramente, pelo que você já disse eu não sei.

 

Mas faça um teste seguindo esse exemplo:

Montei uma fonte dessas com o LM317 invólucro TO220, junto a ele coloquei um transistor TIP42 e dois transistores 2N3055.

Funciona bem, mas apareceu um problema, ao colocar a carga a tensão caia e ia subindo devagar e não chegava no valor que estava setado antes da carga, parando um ou dois volts abaixo.

Resolvi o problema retirando aquele capacitor em paralelo com o potenciômetro do pino ADJ do LM317, assim a fonte funciona normal (tirando que esquenta muito porque o dissipador é pequeno).

Testei com vários LM317 que tenho aqui comprados em locais diferentes e alguns até mesmo retirados de sucatas (o que não parece ser falso).

Até mesmo se colocar um capacitor de 10nF(o que não é recomendado) o defeito aparece, também tentei com alguns de tântalo (o recomendado pelo fabricante) e eletrolíticos.

 

Se tiver colocado esse capacitor, retire pra ver no que dá.

 

Outro teste a fazer com o LM é desligar os transistores a mais e testar só ele com seu resistor e potenciômetro junto a uma carga de aproximadamente 1A com voltímetro e amperímetro para análise.

Aí vá medindo a tensão antes e depois dele.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/01/2019 às 01:01, Mestre88 disse:

Sinceramente, pelo que você já disse eu não sei.

 

Mas faça um teste seguindo esse exemplo:

Montei uma fonte dessas com o LM317 invólucro TO220, junto a ele coloquei um transistor TIP42 e dois transistores 2N3055.

Funciona bem, mas apareceu um problema, ao colocar a carga a tensão caia e ia subindo devagar e não chegava no valor que estava setado antes da carga, parando um ou dois volts abaixo.

Resolvi o problema retirando aquele capacitor em paralelo com o potenciômetro do pino ADJ do LM317, assim a fonte funciona normal (tirando que esquenta muito porque o dissipador é pequeno).

Testei com vários LM317 que tenho aqui comprados em locais diferentes e alguns até mesmo retirados de sucatas (o que não parece ser falso).

Até mesmo se colocar um capacitor de 10nF(o que não é recomendado) o defeito aparece, também tentei com alguns de tântalo (o recomendado pelo fabricante) e eletrolíticos.

 

Se tiver colocado esse capacitor, retire pra ver no que dá.

 

Outro teste a fazer com o LM é desligar os transistores a mais e testar só ele com seu resistor e potenciômetro junto a uma carga de aproximadamente 1A com voltímetro e amperímetro para análise.

Aí vá medindo a tensão antes e depois dele.

 

Olá boa noite, e não é que tirando o capacitor de tântalo lá do ajuste a fonte funcionou de boa. Consegui 5A antes de queimar a mão na resistência, será que era o capacitor defeituoso? Esta medindo 1uf. Vai fazer falta de alguma forma deixar sem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, Marcelotronic disse:

Consegui 5A antes de queimar a mão na resistência, será que era o capacitor defeituoso?

Acho que não é defeito do capacitor, eu tentei vários e de vários valores diferentes só por curiosidade.

Com nenhum tipo de capacitor deu certo, então está sem mesmo.

Interessante que eu tenho outra fonte igual que funciona de boa com esse capacitor, os componentes são iguais, até foram comprados no mesmo lugar.

adicionado 2 minutos depois
28 minutos atrás, Marcelotronic disse:

Vai fazer falta de alguma forma deixar sem?

Pelos testes que eu fiz não faz falta, no datasheet diz que é pra diminuir o ripple, mas meu osciloscópio mostrou algo muito pouco menor que 5mV. Acho tolerável, ainda mais que no meu caso o dissipador está pequeno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Mestre88 disse:

Acho que não é defeito do capacitor, eu tentei vários e de vários valores diferentes só por curiosidade.

Com nenhum tipo de capacitor deu certo, então está sem mesmo.

Interessante que eu tenho outra fonte igual que funciona de boa com esse capacitor, os componentes são iguais, até foram comprados no mesmo lugar.

adicionado 2 minutos depois

Pelos testes que eu fiz não faz falta, no datasheet diz que é pra diminuir o ripple, mas meu osciloscópio mostrou algo muito pouco menor que 5mV. Acho tolerável, ainda mais que no meu caso o dissipador está pequeno.

Mestre88 esse voltimetro amperimetro em anexo funciona por queda de tensão no shunt? Essa encrenca não funciona de jeito nenhum, achei que era pela baixa corrente que estava medindo mas agora que eu consegui subir a corrente para 10% da capacidade do shunt (50A) mesmo assim não marca nada. Só o voltímetro funciona.

Screenshot_2018-12-02-01-26-25.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Certeza que ligou na polaridade correta? Qual a V no shunt?

Olá está ligado conforme desenho do vendedor mas vou inverter amarelo e verde pra ver no que dá, queda de tensão de 8.5mV com corrente de 4.99A. Inverter fio amarelo e verde não resolveu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

De acordo com o manual do medidor, o que deveria aparecer no display se V= 8,5mV? Obs: não meça no shunt e sim na entrada do medidor.

 

Ou também pode ter pifado. P.ex. você aplicou sem querer altos vdc na entrada shunt e sem shunt. Desmonte e dê uma olhadela...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • Membro VIP
8 horas atrás, lucastalves disse:

Faller, neste projeto de fonte que voce postou, seria possível adicionar um limitador de corrente ajustável?

Complicando um pouco a fonte sim. Eu pesei custo benefício e não o fiz.. Se alguém quiser sugerir será bem vindo..

Sintam-se a vontade..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membro VIP
17 minutos atrás, VanDrakul disse:

@faller Boa tarde.
Preciso montar uma fonte ajustável, porém precisa ser de 0 a 24V x 5A, será que utilizando o seu projeto consigo ? Se sim, quais componentes devem ser alterados ou implementados ?

Faltou mesmo foi pesquisa de sua parte.. Nesse mesmo tópico se pode ver a resposta do que perguntas, ai nessa postagem, lá do começo da discussão. Leia:

 

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/871394-fonte-de-alimentação-ajustável-12-a-20v-x-10a-primeira-parte-montagem/?do=findComment&comment=5078377

 

Divirta-se..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@faller Obrigado pela ajuda. Ainda em tempo, com base no conhecimento adquirido neste e em outro tópico onde você se faz presente, encontrei um transformador de no-break, com seu primário em 127V, tenho a maior saída em 20V AC, após retificar sem carga tenho os 20V DC, como experimento ligado em uma resistência de chuveiro, esta tensão cai para 14V DC com uma corrente de 6.5A. Consigo utilizar este transformador neste seu circuito de forma que a saída se mantenha nos 20V DC ?

IMG_20190512_194714395.jpg

IMG_20190512_194900971.jpg

IMG_20190512_195005762.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!