Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

E ai pessoal, este ótimo tópico tá parado?

O que vocês esperam dos Novos amd ZEN?

Já viram isto.

Opa, valeu !

3 unidades de inteiros pra cada uma de ponto flutuante, que agora está maior. Deve dar uma equilibrada nas coisas se eles conseguirem socar vários núcleos na criança e se conseguirem os clocks desejados.

Um decode só, não sei até onde isso é bom ou ruim.

• Membro VIP
Postado

Finalmente um soquete unificado: FM3. Migração direta para 14nm.

Pelos slides, será a substituição do CMT por SMT. Acabam os malditos "módulos"!

Acho que estamos diante de um bom processador, hein? Ainda faltam informações importantes, porém, depois do desastre dos Bulldozer e derivados, já estava mais do que na hora da competência da AMD reaparecer...

Postado

Eu chuto que vai ser só 4.

Em 2016 elas já vão estar com preço parelho com a DDR3, ao menos lá fora.

Gostaria muito de pode aproveitar minhas G skill trident X 2400mhz.

Tão especulando, que os zens podem ter controlador de memoria integrado ddr3/ddr4

Postado

Vish faz tempo que não acompanho, to desatualizado...

Vai ser o mesmo socket?? Porque se não for, como fica a placa mãe? vai ter slots retro-compatíveis para memória?? porque os "pinos" das memórias DDR4 são diferentes das DDR3.

Creio que vá ficar só em DDR4 mesmo, daqui pra lá o preço vai estar igual às DDR3 atuais.

Só eu acho que a AMD ta querendo ir pra o mercado de portáteis?? Tão investindo muito em APU, todo mundo sabe que um Note com GPU dedicada é caro, mas com uma APU descente para substituir, pode barateá-lo.

• Curtir 1
Postado

Tão especulando de suportar ddr3/ddr4  e eu acredito nisto, já pensou todo mundo ter que migrar pra DDR4( não creio que estará tão barato como a ddr3).E o cara que como eu tem ddr3s tops?

Postado

Tão especulando de suportar ddr3/ddr4  e eu acredito nisto, já pensou todo mundo ter que migrar pra DDR4( não creio que estará tão barato como a ddr3).E o cara que como eu tem ddr3s tops?

Os preços estão próximos sim, da uma olhada:

HyperX FURY 4GB DDR4 - $52,00

G.SKILL Ripjaws X 8GB DDR3 - $56,00

CORSAIR Vengeance LPX 16GB (4 x 4GB) DDR4 - $190,00

G.SKILL Ripjaws X Series 16GB (4 x 4GB)DDR3 - $130,00

O problema é que em países como o Brasil, os preços demoram muito para cair de preço. Como o mercado é baseado no dólar, acredito sim, que quando lançarem virá apenas para DDR4.

• Curtir 1
Postado

Será que agora vai?  :P Tomara, porque eu já não aguento mais i7 padrão de quatro núcleos e ganho de 6% a cada geração. Eles precisam de um chute no traseiro.

Só espero que eles deem uma melhorada no soquete, sem aquele arame gaiato para travar a CPU que não serve de nada. O ideal seria uma mistura das presilhas da AMD (simples e sem folga nenhuma) com a trava da CPU da Intel (que não deixa a CPU vir junto com o cooler).

Ah, e o nome do soquete será AM4. Aqui tem mais slides:

http://techreport.com/review/28228/amd-zen-chips-headed-to-desktops-servers-in-2016

Será um soquete compartilhado entre os FXs e APUs. Uma plataforma nova com DDR4.

On the desktop side of things, the Zen-based FX processors will be supported by a new AM4 platform that includes support for DDR4 memory.

Pelo texto acima, não ficou claro se vai ser só DDR4 ou se vai "incluir" suporte para DDR4. Será?

The downside of the news about a big, Zen-based chip in 2016 is that AMD apparently had to prioritize this one chip over other options. The company's 2016 APU products for desktops and mobile systems will not yet incorporate the Zen core. 

Boas notícias. Também não aguentava mais a AMD só falar de APU quad core com baixo desempenho.

• Membro VIP
Postado

On the desktop side of things, the Zen-based FX processors will be supported by a new AM4 platform that includes support for DDR4 memory.

Pelo texto acima, não ficou claro se vai ser só DDR4 ou se vai "incluir" suporte para DDR4. Será?

O processador possui o controlador de memória internamente, então somente ele define se tem suporte ou não para memórias DDr3 e DDr4 e suas frequências. As placas mãe somente aceitam as memórias permitidas pelo processador e aceitam frequências maiores.

Os Fx Zen serão somente DDr4, tornando-os incompatíveis com as placas AM3+ de hoje.

As APU`s Zen terão controladores DDr3 e DDr4 e serão compatíveis com as plataformas FM2 (alguns específicos) e FM2+, desde que tenham os chipsets compatíveis, como o A88x. Tem mais chipsets na lista, mas não lembro de cabeça quais são.

Postado

O processador possui o controlador de memória internamente

Você está falando do Zen? Porque os da Intel tem variado o controlador fora e dentro do processador (não lembro qual arquitetura tinha o controlador no chipset). Eu li em algum lugar que teria suporte para DDR3 e DDR4, e como o texto está dúbio, eu ainda não li nada que diga "só DDR4".

-----edit-----

ou eu confundi com controlador de tensão? Não lembro.

• Membro VIP
Postado

Deve ter lido aqui mesmo... alguns slides atrás vocês (alguém deste tópico) postaram slides da AMD mostrando como seria a transição.

Controlador de memória só interno. Se houver algo fora é auxiliar, mas sem função de controle, já que o chipset ponte norte foi praticamente todo (senão completamente) inserido dentro do processador.

Postado

Resposta de um engenheiro da Intel sobre os Ivy Bridge:

Yes is could affect your system, since this new technology of processors has the Memory Controller Hub (MCH) inside of them, so now the processor is the component that controls the memory.

Ou seja, pode ter fora também. Acho que começou com os Sandy Bridge, mas eu não estou certo. Como a arquitetura Zen é nova, por isso eu estou questionando o seu raciocínio de que o controlador de memória tem que ser no processador. E mesmo que fosse, se eles estão dizendo que o AM4 pode suportar as duas, por que o processador também não poderia?

A questão é: alguém leu alguma informação oficial de que é só DDR4?

-----edit-----

Ah, eu vi no slide. DDR4 para o FX e DDR3 e DDR4 para as APUs. Como você se referiu genericamente a "processador", eu achei que você estivesse falando de processadores em geral.

• Membro VIP
Postado

Yes is could affect your system, since this new technology of processors has the Memory Controller Hub (MCH) inside of them, so now the processor is the component that controls the memory.

Ou seja, pode ter fora também. Acho que começou com os Sandy Bridge, mas eu não estou certo. Como a arquitetura Zen é nova, por isso eu estou 

Acho que se confundiu. A reposta dele está dizendo que, a partir do momento em que o Hub (MCH) está dentro do processador, agora é o processador quem controla a memória. Não pode ter nada fora... somente dentro do processador e somente ele controla.

-----edit-----

Ah, eu vi no slide. DDR4 para o FX e DDR3 e DDR4 para as APUs. Como você se referiu genericamente a "processador", eu achei que você estivesse falando de processadores em geral.

A referência ao processador foi sobre o controlador de memória. Falei sobre os Fx e APU`s Zen citando os controladores de cada um.

Postado

No caso as apus suportando DDR3 e DDR4, será que terá diferença de desempenho de uma memória para a outra, se elas tiverem o mesmo Clock? NO caso DDR3 2400mhz e DDR4 2400mhz.

No caso as apus suportando DDR3 e DDR4, será que terá diferença de desempenho de uma memória para a outra, se elas tiverem o mesmo Clock? NO caso DDR3 2400mhz e DDR4 2400mhz.

• Membro VIP
Postado

Os Fx Zen serão somente DDr4, tornando-os incompatíveis com as placas AM3+ de hoje.

As APU`s Zen terão controladores DDr3 e DDr4 e serão compatíveis com as plataformas FM2 (alguns específicos) e FM2+, desde que tenham os chipsets compatíveis, como o A88x. Tem mais chipsets na lista, mas não lembro de cabeça quais são.

Aqui tem o slide dizendo que os FX serão apenas DDR4 e as APUs DDR3+DDR4:

http://www.guru3d.com/news-story/amd-readies-14nm-zen-up-tp-40-percent-faster-ipc-performance.html

• Curtir 1
Postado

1) Pelos testes que eu vi na net com processadores atuais, uma DDR4 tem cerca de 3% a mais de desempenho do que uma DDR3. Se elas tiverem o MESMO clock.

2) Nos testes com processadores atuais, o resultado variou de acordo com a aplicação, em alguns a DDR3 teve desempenho melhor e em outras a DDR4 teve um desempenho melhor. Isso acontece porque quem faz o uso e gerenciamento da memória RAM, além do S.O, são os programas, dependendo de como ele foi feito e do algoritimo pode variar o desempenho.

O verdadeiro ganho das memórias DDR4 não estão apenas nos clock's e sim em outras firulas como: economia de energia e temperatura. Em resumo, no overclock você poderá alcançar um clock maior nas DDR4 do que as DDR3, com menor temperatura e consumindo menos energia.

• Curtir 2
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!