Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD Piledriver - Vishera / Trinity - Review e questões técnicas


V i X

Posts recomendados

Eu falei em single thread. O A10-6800K é mais forte do que o Phenom II 1100T e o FX-8350, que detinham a maior marca da AMD no Cinebench single thread. Eu já tinha me surpreendido com o A10-5800K, que é tão forte quanto o Phenom II 1090T em single thread, empatado em 2º no geral.

Eles deixaram os FX de molho e o pupilo passou o mestre, por isso que eu fico pensando se os FX morreram e nós ainda não sabemos.

***

Concordo contigo que já passou da hora de atualizarem a linha FX para modelos mais eficientes. O complicado é que para tal a AMD tinha que migrar para o processo de 28nm ou para o de 22nm, fora que lançar produtos na linha Steamroller. Eu acho que seria legal se unificassem os Sockets e fizessem de tudo APUs, até mesmo para seguir a linha que a Intel já tem com os Sockets LGA1156/LGA1155/LGA1150. Ao meu ver só faz sentido uma linha de alto desempenho sem vídeo onboard se conseguirem lançar algo para competir com os modelos LGA2011 (e que por favor não seja um "FailX" como a linha FX-9xx0).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo contigo que já passou da hora de atualizarem a linha FX para modelos mais eficientes. O complicado é que para tal a AMD tinha que migrar para o processo de 28nm ou para o de 22nm, fora que lançar produtos na linha Steamroller. Eu acho que seria legal se unificassem os Sockets e fizessem de tudo APUs, até mesmo para seguir a linha que a Intel já tem com os Sockets LGA1156/LGA1155/LGA1150. Ao meu ver só faz sentido uma linha de alto desempenho sem vídeo onboard se conseguirem lançar algo para competir com os modelos LGA2011 (e que por favor não seja um "FailX" como a linha FX-9xx0).

É, eu me esqueci do detalhe da redução de die. Mas se a Intel lança uma nova geração com só 7% de ganho, a AMD podia lançar um FX Vishera melhorado. Nem que fosse 5%, que foi mais ou menos o ganho do A10-6800K. Eu acho que o os FX estão sendo negligenciados, até porque parou de se comentar sobre os FX Steamroller.

***

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, eu me esqueci do detalhe da redução de die. Mas se a Intel lança uma nova geração com só 7% de ganho, a AMD podia lançar um FX Vishera melhorado. Nem que fosse 5%, que foi mais ou menos o ganho do A10-6800K. Eu acho que o os FX estão sendo negligenciados, até porque parou de se comentar sobre os FX Steamroller.

***

O negócio é que 5% de ganho para a AMD é muito pouco, pois a distância para os Intel só aumenta. Tinha que melhorar no mínimo 15% e olhe lá, pois continua pouco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu falei em single thread. O A10-6800K é mais forte do que o Phenom II 1100T e o FX-8350, que detinham a maior marca da AMD no Cinebench single thread. Eu já tinha me surpreendido com o A10-5800K, que é tão forte quanto o Phenom II 1090T em single thread, empatado em 2º no geral.

Eles deixaram os FX de molho e o pupilo passou o mestre, por isso que eu fico pensando se os FX morreram e nós ainda não sabemos.

***

É normal o salto de clock das APU, afinal faz muito tempo que já deixaram a antiga arquitetura de lado e passaram a adotar a arquitetura modular. No entanto, ressalta-se que as APU tem uma GPU integrada que impede que cheguem no desempenho dos FX.

Ressalta-se que o FX-8350 trabalha com 08 núcleos e por isso em termos de frequência o FX não supera a APU A10-6800K. Mas fora da questão econômica montar um PC com os FX vai prover melhor poder de processamento. Se você pegar o FX-8350 e comparar com o A10-6800K nos testes de benchmark não sintéticos, você vai observar que os FX ainda são bem melhores. Falo em programas não sintéticos porque todos sabem que a maioria dos testes sintéticos aproveitam bem todos os núcleos do processador, enquanto os testes do mundo real mostram o aproveitamento real dos núcleos nos programas atuais.

Como exemplos de testes do mundo real no link que o Pistigrilo passou, temos o Adobe Photoshop CS4 - Retouch of the Artists, DivX 6.8.5 Encode (Xmpeg 5.0.3), x264 HD Encode Test - 1st pass - x264 0.59.819, x264 HD Encode Test - 2nd pass - x264 0.59.819, Microsoft Excel 2007 SP1 - Monte Carlo Simulation, WinRAR 3.8 Compression - 300MB Archive, 7-zip Benchmark, entre outros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membro VIP
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Essa do Richland de 45 W eu tinha visto agora pouco, a do FX-9000 nao.

Parece que a AMD voltou a se encontrar no nicho de processadores e está se acertando com o brinquedo novo (APU) e com o novo processo de fabricação. Antes tarde do que nunca.

Segundo algumas especulacoes que li fórums mundo a fora, o gráfico integrado do Haswell é quase estão bom quanto o do Richland, coisa que nao "acredito" (ao menos até ter visto algum teste sério comprovando isso), mas fato é que a Intel está se mexendo bem nessa área e se a AMD nao se cuidar nisso também, vai perder o maior trunfo dela.

Esses FX podem ser os últimos FX com soquete AM3+, logo a AMD vai dar um carinho especial para que eles tenham algum destaque. Possivelmente, segundo especulacoes, os próximos FX serao para soquete FM2+ (o que acho uma boa), voltando a unificar a plataforma.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou bem "burro" com relação a esse assunto de processadores, tinha criado um topico para não atrapalhar a discussão da galera aqui, mas foi apagado porque já existia uma discussão a respeito do assunto então ai vai.

Tenho uma duvida com relação a estes processadores.

Minha configuração atual é essa:

CPU: Phenom II x4 945 Black Edition

GPU: Radeon HD6850 1GB 256bit Cyclone da MSI

Minha placa mãe é uma generica da Asus, não me lembro o modelo para colocar aqui certinho, e memoria é 6gb(3x2) de Ram DDR3 1333 Corsair.

Tenho um desempenho razoavel com essas peças, mas meu processador ta bem velhinho e eu to pensando em trocá-lo.

Minha duvida é se vale a pena adquirir um A8-5600k + a placa de video compativel para "crossfire" com ele que é a Radeon HD6570.

Teoricamente a placa de video é pior do que a minha, mas pelo que entendi os dois juntos parecem ter um poder imcopativel com o preço que eu achei (só vi em sites da propria AMD então rolava uma propaganda na parada eu acho).

Enfim eu uso meu PC mais para jogos gostaria de saber se vale a pena eu gastar 900 pratas trocando Placa Mãe e processador, ou umas 600 trocando processador, placa-mãe e placa de video por esses modelos que eu citei.

Se eu fosse trocar só o processador e a placa-mãe, eu pegaria esse processador AMD FX-4300 3.8GHz Piledriver e essa placa mãe Gigabyte GA-970A-D3

Obrigado pela atenção. Aguardo a opinião de vocês.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Lifsitch, processador "velhinho" é um péssimo argumento para troca, tem muitos outros bem mais velhos por ai, e funcionando bem.

Inclusive essa troca é mais um "downgrade" o equipamento que você está olhando é mais lento que o seu, minha sugestão é: economizar o seu dinheiro e ficar com o equipamento atual.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Sério? Mesmo que eu pegue o FX4300?

Eu sinceramente achava que ele seria bem melhor do que o meu 945 atual.

Eu realmente fiquei desinformado sobre esse assunto, eu costumava saber dessas coisas.

O teu Phenon II X4 945 tem 4 núcleos reais, o FX-4300 tem dois módulos Piledriver, que sao compostos de "4" núcleos. Ele seria melhor nomeado como um 2 núcleos + HT da AMD.

Dê uma lida neste artigo: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/2063

Vai te posicionar melhor. O Artigo é referente a 1ra geração do FX, mas o conceito é o mesmo na segunda e futuras geracoes FX, a diferenca que existe entre a 1ra e 2da sao na micro arquitetura, de ordem interna.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado mesmo, estava prestes a gastar uma nota e fazer besteira.

Só mais uma duvida, eu to querendo fazer gravação e stream de jogos, isso pesa bastante, e meu FPS tem ido pro espaço nas tentativas que eu fiz.

Alguma sugestão do que eu posso fazer para ter um desempenho melhor nesse sentido? (desculpa por desviar o topico, eu tinha criado um outro justamente por causa disso)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sério? Mesmo que eu pegue o FX4300? ( O meu não é só velhinho, eu acho que ele vem caindo de rendimento ultimamente)

Eu sinceramente achava que ele seria bem melhor do que o meu 945 atual.

Eu realmente fiquei desinformado sobre esse assunto, eu costumava saber dessas coisas.

Eu não trocaria um Phenom II X4 945 por um FX-4300... Péssimo investimento! Eu uso Phenom II aqui em casa nos meus dois desktops e o rendimento está muito bom ainda. Recomendo que você dê uma formatada no seu computador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O gráfico do Haswell parece ter até uns 25% a menos de poder bruto do que o do 6800K(O Richland mesmo). Ele está empatando com os Richland/Trinty em resoluções mais baixas...

Tomara mesmo que saiam FXs pro FM2+, mas não agora no Steamroller. É melhor que a AMD concentre seus recursos de R&D pra fazer um processador com IPC e escalabilidade/núcleo(a da Intel aqui é bem maior, vide cinebench) mais forte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O gráfico do Haswell parece ter até uns 25% a menos de poder bruto do que o do 6800K(O Richland mesmo). Ele está empatando com os Richland/Trinty em resoluções mais baixas...

Tomara mesmo que saiam FXs pro FM2+, mas não agora no Steamroller. É melhor que a AMD concentre seus recursos de R&D pra fazer um processador com IPC e escalabilidade/núcleo(a da Intel aqui é bem maior, vide cinebench) mais forte.

Se a AMD fizer a mágica de lançar uma APU forte para concorrer com os produtos da concorrente (e isso não é impossível, afinal mesmo o poderoso Core i7-4770K possui IGP integrado), por mim já vão tarde os FX. Essa linha Unlock FX (Bulldozer e Piledriver) só serviu para manchar o nome da série FX, que era tão querida e desejada nos tempos do Athlon 64. "The future is fusion", não? Então que venham as APUs parrudas! De preferência com um cooler box melhor do que o atual!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Vamos colocar alguns pingos nos iiiiiiiiiiii aqui.

1- Ninguém da ponto sem nó neste mercado. Single thread is dead - morto. Até console já vem com multi processamento. Assim, breve esta coisa de só um núcleo vai estar morta;

2- Já estão colocando processador quad - mesmo sendo ARM - em telefone móvel e tablet;

3- com o preço de serviço na nuvem indo ladeira abaixo, menos coisas vamos fazer em grandes máquinas;

4- a AMD vai muito bem em servidores - como disse, a nuvem agradece aos Opterons;

5- desenvolver APU está dando a AMD um retorno melhor que qualquer outra coisa nos últimos 5 anos;

6- APU preparada conforme o gosto do freguês também esta dando muito dinheiro - consoles e embarcados;

7- A Intel tem portfólio variado - de placa de rede a CPU, daí tem maior geração de renda. A AMD está entrando nessa devagar - já tem memória com selo Radeon;

8- em 10 anos vamos estar usando tablets para rodar jogo em stream que é executado na nuvem.

Então, pra que CPU?

Meu 8320 vai bem obrigado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A atual fatia de mercado da AMD em servidores (4.4%) é a mais baixa desde que ela entrou nesse mercado. E creio que Opterons x86 atualmente estão em desvantagem contra Xeons e Atoms (compare esses Opteron X dos seus links com um Atom C2750, por exemplo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vish, com a participação atual da AMD a Intel não deve nem saber que ela esta nesse mercado.

Não é muita coisa mesmo, mas se a Intel tivesse o monopólio da fabricação de processadores ela colocaria o preço que bem entendesse.

Não sou "fanboy" da AMD, mas dou preferência a esta marca em um futuro upgrade justamente porque sou contra monopólio.

Se a AMD tivesse um marketing melhor para suas APUs acredito que ela tomaria mais mercado da Intel em outros segmentos também a longo prazo, quanto mais dinheiro se tem, mais se pode investir em pesquisa.

Aqui na cidade por exemplo, tem notebooks a venda com core i3, i5, Celeron, Pentium.....

Já com AMD só tem com processadores single ou dual core michurucas, nunca vi um A4, A6.

Acredito que ela está pecando em marketing, aí as fabricantes não vão mesmo adotar um processador que não tem procura.

Um leigo vai procurar um computador com A10 6800k ou um "i5" ?? Acredito que a nomenclatura da AMD não está muito apelativa, a propaganda além de rara não chama a atenção e nem faz lembrar dos produtos.

Mas voltando ao começo, acredito que para a AMD ter uma participação significativa "na nuvem" precisa dinheiro, e para ganhar dinheiro precisa ganhar participação enquanto ainda da tempo nos segmentos de desktops, notebooks, e mobiles em geral.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também não gosto do seu monopólio.

Eu também queria ver mais notebook com APU, eu conheço os seguintes modelos:

HP Butterfly Não é um notebook que um homem compra né, minha amiga comprou um desse.

Samsung NP305E4A-AD1BR

É bem provável que a Samsung lancem novos notebook ATIV com APU.

Não é muita coisa mesmo, mas se a Intel tivesse o monopólio da fabricação de processadores ela colocaria o preço que bem entendesse.

Não sou "fanboy" da AMD, mas dou preferência a esta marca em um futuro upgrade justamente porque sou contra monopólio.

Se a AMD tivesse um marketing melhor para suas APUs acredito que ela tomaria mais mercado da Intel em outros segmentos também a longo prazo, quanto mais dinheiro se tem, mais se pode investir em pesquisa.

Aqui na cidade por exemplo, tem notebooks a venda com core i3, i5, Celeron, Pentium.....

Já com AMD só tem com processadores single ou dual core michurucas, nunca vi um A4, A6.

Acredito que ela está pecando em marketing, aí as fabricantes não vão mesmo adotar um processador que não tem procura.

Um leigo vai procurar um computador com A10 6800k ou um "i5" ?? Acredito que a nomenclatura da AMD não está muito apelativa, a propaganda além de rara não chama a atenção e nem faz lembrar dos produtos.

Mas voltando ao começo, acredito que para a AMD ter uma participação significativa "na nuvem" precisa dinheiro, e para ganhar dinheiro precisa ganhar participação enquanto ainda da tempo nos segmentos de desktops, notebooks, e mobiles em geral.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
A atual fatia de mercado da AMD em servidores (4.4%) é a mais baixa desde que ela entrou nesse mercado. E creio que Opterons x86 atualmente estão em desvantagem contra Xeons e Atoms (compare esses Opteron X dos seus links com um Atom C2750, por exemplo).

Trabalho em um Data center gigantesco e posso te dizer instalo mais Sparc que AMD e para ser sincero a quase 6 meses não instalo um opteron sequer -_- .

Olhando para o servers legados é possível encontrar opterons, mas os modernos é difícil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!