Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Guia Atualizado de Fontes - V5.0


NyanDere

Posts recomendados

É, também se sai muito bem. É uma fonte bem interessante, que poucos sabem que é boa. Já as GX, as tranqueiras de verdade da Cooler Master todo mundo acha legal... :mad:

Fim de novela, troquei a Silent Pro Gold 600w pela Silent Pro M 600w.

Os vendedores juravam de pés juntos que eu tava trocando por uma de qualidade inferior mas bati o pé e levei a Pro M! :D

Esse nome "Gold" realmente da a entender uma qualidade superior, faz uma presença. E a caixa era toda bonitona, dourada.

Mas no fim das contas, não quero beleza, quero desempenho!

Muito obrigado progamer e ignacho pela ajuda!

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Programer,

Como é essa "Antec EA-650-Green 650W 80 Plus Bronze" em eficiência, regulação de tensão e ripple?

A Corsair AX650 também é boa em ripple e eficiência?

A Regulação de Tensão, Eficiência e Ripple da Seasonic 620 levaria que nota relembrando, o sistema de avaliação (A,B,C,D,E,F,F*,S,S+)?

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu gostaria de saber se essa fonte da seasonic é boa....achei o preço muito bom...me parece até estranho..

https://www.primetek.com.br/lojavirtual/produtos/detalhe-produto/fonte-600w-nomiss-600es-seasonic

Muito obrigado desde já...

Esta é uma S12II da primeira leva voltada para o mercado OEM, tanto que ela tem um visual enxuto e também tem apenas o selo 80plus Standard. É uma fonte que supera as Corsair CX e é uma baita opção, porém só a Primetek que tem estas fontes. E esta é uma loja de verdade, bem conhecida dos goianos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Programer,

Já viu algum teste da Antec EA-650-Green 650W na Net?

Valeu.

Até hoje não vi nenhum que avaliasse decentemente esta fonte.

ceGUbDnr72e66.jpg

Pelo projeto interno, as chances de ser melhor que as Seasonic S12II em regulação de tensão são enormes, mas, não existem informações sobre regulação de tensão da fonte e pode-se ver aqui claramente nesta imagem capacitor de 330uF, o que não condiz com a capacidade máxima da fonte.

Mas se tiver bom ripple e boa regulação de tensão, te digo que ela tem potencial para ser melhor que as S12II mesmo com o capacitor do primário subdimensionado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem querer ser chato, mas você atualizou nos outros fóruns e esqueceu o daqui. Ou está dando erro?

Verdade rapaz, o FCH anda dando problema aqui toda hora. Trava e depois volta... Uso firefox, minha net tá normal 100%.

Aí programer, numa notícia por aí achei essa promoção: http://www.scan.co.uk/shops/antec/rushhour (faz falta uma antec no nosso mercado, nem que for só para os caras montarem a fonte com peças de fora...)

Aí na página eu ví esses dois apetrechos: http://www.scan.co.uk/products/450w-psu-antec-basiq-vp450p-gb-80-plus-eps-12v-quiet-fan-atx-v23 (uma vp 450 com 80 plus?)

E essa aqui, veja só: http://www.scan.co.uk/products/350w-psu-antec-basiq-vp-350p-gb-90-eff-120mm-fan-atx-v23 (uma VP 350 com PFC, atx 2.3 show!)

O que você acha delas? Parecem ser fontes novíssimas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Programer,

1) No caso da Antec EA-650-Green 650W, quando você fala em retrocesso a respeito do eletrolítico de 330uF do primário, é porque a Antec deveria ter usado um capacitor eletrolítico de 560UF ou 680uF para capacidade máxima declarada?

2) Um capacitor de 85ºC ao invés de um de 105ºC consegue suportar bem quando a fonte é usada em um micro com overclock moderado, ou não tem nada a ver?

:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Programer,

1) No caso da Antec EA-650-Green 650W, quando você fala em retrocesso a respeito do eletrolítico de 330uF do primário, é porque a Antec deveria ter usado um capacitor eletrolítico de 560UF ou 680uF para capacidade máxima declarada?

2) Um capacitor de 85ºC ao invés de um de 105ºC consegue suportar bem quando a fonte é usada em um micro com overclock moderado, ou não tem nada a ver?

:D

1)É isso mesmo, e a marca dos capacitores também poderia ser melhor.

2)Bom, o fato de serem rotulados a 85ºC vai afetar a durabilidade dos capacitores, mas não vai interferir no funcionamento dos mesmos, já que a fonte não deve alcançar temperaturas tão altas durante o funcionamento.

Verdade rapaz, o FCH anda dando problema aqui toda hora. Trava e depois volta... Uso firefox, minha net tá normal 100%.

Aí programer, numa notícia por aí achei essa promoção: http://www.scan.co.uk/shops/antec/rushhour (faz falta uma antec no nosso mercado, nem que for só para os caras montarem a fonte com peças de fora...)

Aí na página eu ví esses dois apetrechos: http://www.scan.co.uk/products/450w-psu-antec-basiq-vp450p-gb-80-plus-eps-12v-quiet-fan-atx-v23 (uma vp 450 com 80 plus?)

E essa aqui, veja só: http://www.scan.co.uk/products/350w-psu-antec-basiq-vp-350p-gb-90-eff-120mm-fan-atx-v23 (uma VP 350 com PFC, atx 2.3 show!)

O que você acha delas? Parecem ser fontes novíssimas...

Pelo que sei, os modelos VP-450P e VP-350P só são comercializados na Europa e só funcionam em 220V.

As vendidas aqui no Brasil são o outro modelo, mais antigo, sem PFC ativo, não recomendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verdade rapaz, o FCH anda dando problema aqui toda hora. Trava e depois volta... Uso firefox, minha net tá normal 100%.

Vive saindo do ar e é muito lerdo. Para quem tem tópico grande, isso aqui é horrívwel de atualizar.

Aí programer, numa notícia por aí achei essa promoção: http://www.scan.co.uk/shops/antec/rushhour (faz falta uma antec no nosso mercado, nem que for só para os caras montarem a fonte com peças de fora...)

Aí na página eu ví esses dois apetrechos: http://www.scan.co.uk/products/450w-psu-antec-basiq-vp450p-gb-80-plus-eps-12v-quiet-fan-atx-v23 (uma vp 450 com 80 plus?)

E essa aqui, veja só: http://www.scan.co.uk/products/350w-psu-antec-basiq-vp-350p-gb-90-eff-120mm-fan-atx-v23 (uma VP 350 com PFC, atx 2.3 show!)

O que você acha delas? Parecem ser fontes novíssimas...

Não tem nada de novo nisso.

A VP350P nada mais é do que a VP350 (aquela mesma que o Clube do Hardware testou) com o circuito de PFC ativo.

A VP450P nada é mais do que a VP450 (aquela mesma que o Clube do Hardware testou) com o circuito de PFC ativo.

Só que essses modelos terminados em "P" operam apenas em 230 V. E eles não têm certificado 80 Plus. A loja é quem colocou o selo por conta própria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Programer,

1) No caso da Antec EA-650-Green 650W, quando você fala em retrocesso a respeito do eletrolítico de 330uF do primário, é porque a Antec deveria ter usado um capacitor eletrolítico de 560UF ou 680uF para capacidade máxima declarada?

Uma capacitância superior a 500uF para uma demanda de 650W poderia garantir menores chances da fonte ultrapassar o limite da especificação ATX no hold time e assim a fonte seria menos suscetível a desligamentos aleatórios causados por instabilidades na rede elétrica.

Mas lembrando que as chances de desligar com baixa capacitância são maiores quando entrega-se muito maior potência do que foi previsto no projeto do capacitor. Não terá problemas tendo uma demanda de 400W, mas talvez possa enfrentar alguns problemas se for demandar 600W se estiver com um capacitor de 330uF, por exemplo. Mas isso é só teoria. A verdade é que faltam testes de hold time nos sites de hardware por aí, não só o CDH.

Ah, e não sei se seria retrocesso falar da capacitância da EA-650 Green, a não ser que a primeira EA-650 tenha capacitores melhores.

2) Um capacitor de 85ºC ao invés de um de 105ºC consegue suportar bem quando a fonte é usada em um micro com overclock moderado, ou não tem nada a ver?

Não vejo como algo crítico o capacitor do primário ser rotulado a 85º. O bicho realmente pega se os capacitores do secundário forem rotulados a menos de 105º, aqueles sim são mais exigidos.

O capacitor rotulado a uma maior temperatura teria só na teoria menor durabilidade, mas isso não é muito considerado quando se tem um circuito PFC ativo que evita o desgaste excessivo de capacitores e quando é usado um capacitor de qualidade.

Um 日本製 (feito no Japão) seria o ideal, como muitos já devem saber, mas capacitores de marcas confiáveis não-japonesas como a Teapo também tendem a durar muito mais. Mas outro ponto é que a qualidade de capacitores das marcas não-japonesas está melhorando e que o capacitor se desgasta mais acompanhado de um projeto ruim de fonte. Vide as Zalman APS que tiveram muitos CapXon vazados e muitas fontes meia-boca fabricadas pela Super Flower tendo raramente algum problema com seus CapXon.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tem nada de novo nisso.

A VP350P nada mais é do que a VP350 (aquela mesma que o Clube do Hardware testou) com o circuito de PFC ativo.

A VP450P nada é mais do que a VP450 (aquela mesma que o Clube do Hardware testou) com o circuito de PFC ativo.

Só que essses modelos terminados em "P" operam apenas em 230 V. E eles não têm certificado 80 Plus. A loja é quem colocou o selo por conta própria.

Vish! Só 230V? Pensei que toda fonte com PFC era chaveada...

Essa VP de 350V poderia ser a salvação pro nosso mercado...

Uma capacitância superior a 500uF para uma demanda de 650W poderia garantir menores chances da fonte ultrapassar o limite da especificação ATX no hold time e assim a fonte seria menos suscetível a desligamentos aleatórios causados por instabilidades na rede elétrica.

Mas lembrando que as chances de desligar com baixa capacitância são maiores quando entrega-se muito maior potência do que foi previsto no projeto do capacitor. Não terá problemas tendo uma demanda de 400W, mas talvez possa enfrentar alguns problemas se for demandar 600W se estiver com um capacitor de 330uF, por exemplo. Mas isso é só teoria. A verdade é que faltam testes de hold time nos sites de hardware por aí, não só o CDH.

Ah, e não sei se seria retrocesso falar da capacitância da EA-650 Green, a não ser que a primeira EA-650 tenha capacitores melhores.

Não vejo como algo crítico o capacitor do primário ser rotulado a 85º. O bicho realmente pega se os capacitores do secundário forem rotulados a menos de 105º, aqueles sim são mais exigidos.

O capacitor rotulado a uma maior temperatura teria só na teoria menor durabilidade, mas isso não é muito considerado quando se tem um circuito PFC ativo que evita o desgaste excessivo de capacitores e quando é usado um capacitor de qualidade.

Um 日本製 (feito no Japão) seria o ideal, como muitos já devem saber, mas capacitores de marcas confiáveis não-japonesas como a Teapo também tendem a durar muito mais. Mas outro ponto é que a qualidade de capacitores das marcas não-japonesas está melhorando e que o capacitor se desgasta mais acompanhado de um projeto ruim de fonte. Vide as Zalman APS que tiveram muitos CapXon vazados e muitas fontes meia-boca fabricadas pela Super Flower tendo raramente algum problema com seus CapXon.

Traduzindo pra caras mais leigos: você quer dizer que a EA-650 Green é uma fonte de primeira(do naipe de uma S12II) com alguns componentes de segunda, que podem(ou não) prejudicar o desempenho da fonte? Em Crossload ela tem problemas na regulação de voltagens né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Traduzindo pra caras mais leigos: você quer dizer que a EA-650 Green é uma fonte de primeira(do naipe de uma S12II) com alguns componentes de segunda, que podem(ou não) prejudicar o desempenho da fonte? Em Crossload ela tem problemas na regulação de voltagens né?

Hm... A capacitância da fonte não influi muito na regulação de tensão não. Pode influir na capacidade de potência final da fonte, causando desligamentos se o hold time for muito alto (em tese quanto maior a capacitância da fonte numa determinada potência, menor o hold time e menores as chances de desligamento).

Sobre o desempenho da fonte ser influenciado por capacitor, pode ser que o ripple seja mais alto ser o capacitor ser de menor qualidade, mas isso pode ser influenciado pelo projeto da fonte. Tem fontes como a Corsair CX430 V2 que usam capacitores Samxon e o ripple dela não passa de 20mV em todas as linhas, e existem outras fontes como a Cooler Master Silent Pro Gold 600 que possui 100% de capacitores japoneses e o ripple em +12V bate 100mV.

Já a regulação de tensão da fonte, eu posso apostar que é muito melhor que na S12II, já que ela usa um projeto de regulação individual (três bobinas no secundário) contra a regulação em grupo das S12II (duas bobinas no secundário). Logo, ela se sairá bem em testes de crossload.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha Maxttro 500W (Potência Falsa), no primário usa 2 capacitores de 470uF a 85ºC em paralelo ou série (sei lá) de 200V, que dobrando o valor temos 940uF a 400V, contra 1 de 330uF, talvez de 400V, da Antec EA-650 Green.

Tá funcionando até hoje, mas eficiência e potência é outros 500!

:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha Maxttro 500W (Potência Falsa), no primário usa 2 capacitores de 470uF a 85ºC em paralelo ou série (sei lá) de 200V, que dobrando o valor temos 940uF a 400V, contra 1 de 330uF, talvez de 400V, da Antec EA-650 Green.

Tá funcionando até hoje, mas eficiência e potência é outros 500!

:D

Olha, pelo que eu sei, em fontes com dobrador de tensão não é somada capacitância. É um capacitor por si, cada um é feito para rodar em cada tipo de tensão. O de 200V para a tensão de 100~120V e o de 400V para a tensão elétrica de 200~240V. Além disso, o desgaste dos capacitores é maior em fontes sem PFC ativo, assim aumentando o risco de levar o hold time as alturas e o ripple também, por isso a capacitância é maior que em fontes com circuito PFC ativo.

É que meu pai chama de chaveada o tal do Full-Range. Agora não sei qual o termo certo.

Não, fontes full-range são fontes de tensão universal, que funcionam entre 90V e 270V. Aparelhos com fontes assim podem ser usados em qualquer lugar do mundo sem preocupação com chavinha de tensão. Isso se confundiu com o conceito de PFC ativo, pois as fontes com esta característica incialmente eram todas full-range, mas hoje é comum vermos exemplos como a Antec VP450P que operam apenas entre 200~240V e possuem PFC ativo.

O termo para todas as fontes chaveadas é Switched-mode Power Supply, ou SMPS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha Maxttro 500W (Potência Falsa), no primário usa 2 capacitores de 470uF a 85ºC em paralelo ou série (sei lá) de 200V, que dobrando o valor temos 940uF a 400V, contra 1 de 330uF, talvez de 400V, da Antec EA-650 Green.

Tá funcionando até hoje, mas eficiência e potência é outros 500!

:D

Não queira comparar uma Maxxtro 500W com uma fonte de qualidade. A Maxxtro é uma fonte sem PFC ativo e sem tensão universal, portanto faz uso de um dobrador de tensão. Os capacitores, nela, não trabalham em paralelo exercendo a função de um só. Nas fontes modernas e de qualidade pode-se usar um só capacitor e de menor capacidade, embora os 330uF da Antec Green 650W estejam de fato mal dimensionados para uma fonte de 650W. Na Antec havia sim a possibilidade de se usar dois em paralelo equivalendo a um de maior capacidade ou então um único de maior capacidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kayke,

Eu fiz a comparação, exatamente para alguém me fornecer uma informação que há tempos não compreendia.

A Maxtroo na época que comprei era aparentemente aceitável perto das bombas genéricas que havia em nosso mercado e que por falta de regulamentação por parte do Immetro ainda há!

Hoje felizmente temos opções!

:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kayke,

Eu fiz a comparação, exatamente para alguém me fornecer uma informação que há tempos não compreendia.

A Maxtroo na época que comprei era aparentemente aceitável perto das bombas genéricas que havia em nosso mercado e que por falta de regulamentação por parte do Immetro ainda há!

Hoje felizmente temos opções!

:D

Sim, naqueles idos de 2002 ou 2003 a Maxxtro atendia bem as configurações da época, em que fontes de qualidade além de raras eram extremamente caras e fora do bolso do usuário menos privilegiado. Mas ela mentia de forma descarada na potência. Era a época de ouro do Athlon XP e Ati Radeon 9800.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!