Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Avaliem a qualidade da minha solda por favor


upking

Posts recomendados

Sou novo nessa coisa de soldar e acho que minhas soldas estão ficando muito ruins apesar dos componentes terem ficado bem firmes

A solda utilizada foi a Best 63/37, a do tubinho azul com fluxo

E o ferro foi hikari de 30W

ae2pa0.jpg

2uol3xz.jpg

Porque aparecem essas manchas em volta da solda? acredito ser o fluxo mas não deveria sumir?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente a aparencia da solda nao esta bonita ! Nao sei o tamanho dos componentes soldados, mas aparentemente voce esta aplicando muita solda. Quanto a solda ficar suja, as soldas da Best ja vem com fluxo de solda, por isso fica essa mancha, eu pessoalmente, apos a solda feita, limpo o local com escovinha de dente e alcool isopropilico. Uma solda boa e aquela que fica limpinha, bilhando e a forma quando soldado componentes NAO SMD fica no formato CONICO.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou novo nessa coisa de soldar e acho que minhas soldas estão ficando muito ruins apesar dos componentes terem ficado bem firmes

A solda utilizada foi a Best 63/37, a do tubinho azul com fluxo

E o ferro foi hikari de 30W

ae2pa0.jpg

2uol3xz.jpg

Porque aparecem essas manchas em volta da solda? acredito ser o fluxo mas não deveria sumir?

Para este tipo de solda é melhor um ferro de solda de 60 watts.

Este de 30 é melhor para soldar CI.

É possivel perceber que a solda não aqueceu direito, por isso se formou em torrões (Não espalhou em volta do terminal), Outra coisa é que parece estar colocando solda demais.

Veja os exemplos:

Esta é uma solda manual:

usbsolder1.jpg

Está é uma Solda automatizada industrial:

nes_ressucitando_cartucho_00.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Normalmente se solda componentes em "ilhas" de cobre e não na placa inteira como você fez. Ao soldar assim, o ferro de solda tenta esquentar a placa e a placa tenta esfriar o ferro. A "sujeira" em volta é causada pelo fluxo de solda. É normal.

A solda esta boa. Ruim fica quando se demora muito e ela chega a ficar fosca e pastosa, com o componente descolando.

Mas pode melhorar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também concordo que não esteja ruim. Como sua placa não tem mascara de solda, ela tende a se esparramar por toda a área aquecida pelo ferro. E como o ferro não está aquecendo o suficiente, a solda não fica muito lisa. Mas pelo tipo de placa, está quase bom sim.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

So mais uma dica, provavelmente voce usou fio de solda de 1.5mm ou 1.0mm para solda em PCI os fios de 0.3mm ou 0.5mm se obtem um resultado melhor, pois fica mais fácil controlar a quantidade de solda. (veja o link http://www.usinainfo.com.br/pecas/index.php?origem=categoria&id=77&id_subcat=91)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

So mais uma dica, provavelmente voce usou fio de solda de 1.5mm ou 1.0mm para solda em PCI os fios de 0.3mm ou 0.5mm se obtem um resultado melhor, pois fica mais fácil controlar a quantidade de solda. (veja o link http://www.usinainfo.com.br/pecas/index.php?origem=categoria&id=77&id_subcat=91)

É, eu usei a de 1mm

Aproveitando o post, o ideal é casar o furo na pci com a grossura do fio que vai entrar para que não haja espaço vazio né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

o ideal é que o fio não fique 'bamba'. claro, casando o tamanho do buraco, sim.... seria uma maneira interessante. Mas lembre-se que, na verdade, não pode haver "tração" no fio, e que por vezes não há como fazer o buraco no tamanho do fio.

então, o que importa, é que ele não sofra tração, daí a solda não solta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou novo nessa coisa de soldar e acho que minhas soldas estão ficando muito ruins apesar dos componentes terem ficado bem firmes

A solda utilizada foi a Best 63/37, a do tubinho azul com fluxo

E o ferro foi hikari de 30W

ae2pa0.jpg

2uol3xz.jpg

Uploaded with ImageShack.us

Porque aparecem essas manchas em volta da solda? acredito ser o fluxo mas não deveria sumir?

você ta colocando muita solda e ta deixando a solda com uma ponta!

olhem essa foto foi uma das minhas primeiras soldas, essa foto é de uma placa de circuito de uma fonte generica queimada que eu tinha aqui na qual eu utilizava apenas para treinar minha solda! olhe a minha solda:

20120811123327.th.jpg

20120811123346.jpg

utilizei pouca solda, meu ferro é de 60W.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
você ta colocando muita solda e ta deixando a solda com uma ponta!

olhem essa foto foi uma das minhas primeiras soldas, essa foto é de uma placa de circuito de uma fonte generica queimada que eu tinha aqui na qual eu utilizava apenas para treinar minha solda! olhe a minha solda:

20120811123327.th.jpg

20120811123346.jpg

utilizei pouca solda, meu ferro é de 60W.

muito bom!! comprei um ferro de 60W to esperando chegar, teria como fazer um video do procedimento? Sua solda realmente está muito bonita

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minhas soldas melhoraram muito quando me atentei a alguns detalhes:

Mantar a superfície da placa e as pernas dos componentes livres de gordura, poeira...

(bombril ou álcool ajudam muito nisso)

Garantir que tudo esteja bem quente ANTES de começar a colocar o estanho!(O estanhador deve ficar pouco tempo em contato com o estanho)

A solda deve ser feita rapidamente. E não é recomendado ficar "retrabalhando" a mesma solda, caso precise de um retoque, tire tudo com o sugador e coloque estanho novo. (Nada de derreter novamente, colocar mais estanho...)

Abraço

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minhas soldas melhoraram muito quando me atentei a alguns detalhes:

Mantar a superfície da placa e as pernas dos componentes livres de gordura, poeira...

(bombril ou álcool ajudam muito nisso)

Garantir que tudo esteja bem quente ANTES de começar a colocar o estanho!(O estanhador deve ficar pouco tempo em contato com o estanho)

A solda deve ser feita rapidamente. E não é recomendado ficar "retrabalhando" a mesma solda, caso precise de um retoque, tire tudo com o sugador e coloque estanho novo. (Nada de derreter novamente, colocar mais estanho...)

Abraço

eu sempre segui essas dicas e minha solda sempre foi boa! realmente ficar retrabalhando a sola não e nada bom! a solda fica muito feia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...
  • Membro VIP

Estou com um ferro de 40 W, muito bom, e comecei a ter medo de queimar componentes sensíveis. Não vou encostar em chips, claro! Mas mesmo assim...

 

Será suficiente ser bem rápido e deixar o feito descansar (esfriar)?!

 

Por via das dúvidas, vou deixar a potência em meia onda, com um diodo. ← Dica da @Isadora Ferraz que eu ainda estou tentando descobrir como usar para calcular algo (potência). Até agora eu estou acreditando que a potência irá para a metade. Porém, o simulador falstad.com não está dando conta disso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

-tenha + 1 ferro de 30

-nada aver não encostar em chips. Foi feito pra encostar em tudo  pow

-nada aver queimar compontentes sensíveis por temperatura. P.ex. no forno o chip pode ficar + de 5 minutos a 300°. De fato  queimaria 1° por estática. E você vai ter dificuldade em saber quel é sensível e qual não é.

-descansar pra esfriar=nada a ver também. Mó trampo p.ex. pra solda varias peças

-sim praticamente a metade da potencia. +1 nadavêr calcular a potencia. O tudo a ver é medir a temperatura da ponta indepedente da potência.

-o objetivo dos 50% pot era manter o ferro ligado o dia todo, evitar o desgaste da ponteira, e tê-lo quente rapidamente depois de ligar direto. E nada a ver economia de energia. Aliás haviam casos em que tinha que aumentar a temperatuara. O insght foi retificar-filtrar: soldador era alimentado com 160Vdc. Nem aí pra vida útil dele

Nada a ver o que você leu acima? Nem aí ... kk

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Estou com um ferro de 40 W, muito bom, e comecei a ter medo de queimar componentes sensíveis. Não vou encostar em chips, claro! Mas mesmo assim...

 

Será suficiente ser bem rápido e deixar o feito descansar (esfriar)?!

 

Por via das dúvidas, vou deixar a potência em meia onda, com um diodo. ← Dica da @Isadora Ferraz que eu ainda estou tentando descobrir como usar para calcular algo (potência). Até agora eu estou acreditando que a potência irá para a metade. Porém, o simulador falstad.com não está dando conta disso.

 

O @Isadora Ferraz  havia postado em certo tópico que abri que eu deveria ter queimado uns mosfets de uma mobo ao removê-los por ficar muito tempo tentando tirá-los mas não foi o que aconteceu, eles ficaram em bom estado depois de removidos ( e usei um ferro de 70W ).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Henrique - RJ, obrigado por ter respondido.

 

Eu não quero arriscar minha eletrônica embarcada. Na verdade, talvez eu possa, com cuidado, destreza e rapidez, usar o ferro de 40 Watts, já trata-se apenas de instalar headers.

 

Ontem eu acabei comprando uns resistores, mas não encontro na Internet alguém que respalde o que quero fazer. Estou temendo um pouco. Abrirei tópico sobre isso. O calor de um resistor de potência por certo sai muito pelas pernas, invadindo o resto do circuito. Talvez eu tenha de usar um mistura de solda diferente. Esse não é o tipo de coisa que gosto de "testar".

 

@Isadora Ferraz, curiosamente, foi só agora que eu vi que você me respondeu acima. É como sua resposta somente apareceu depois.

 

Ontem eu comprei dois resistores de potência. Um 220R de 5W e outro 330R de 10W. Calculando (pela corrente) e simulando, colocar o 220R antes do ferro colocaria 4W nele, e deixaria o ferro com +- 30W.

 

Essas estimativas estão erradas?

Tentar colocar pra rodar oferece algum perigo?

 

Quem quiser me ajudar ou aprender, dê uma passado no tópico que criei:

Gostaria de aproveitar o resistor que comprei, mesmo que não fique econômico, e mesmo que a temperatura não fique suficiente. Meu questionamento lá no novo tópico tem um enfoque na segurança, e não na utilidade do circuito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!