Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Osciloscópio com tudo de raios catódicos de TV de 5 polegadas


albert_emule

Posts recomendados

Olá.

A ideia aqui é usar um TRC de 5 polegadas para construir um osciloscópio simples.

Sei que não é muito adequado fazer osciloscópio com TRC de TV, pois os mesmo são defletidos por campo magnético, e não por campo elétrico como acontece com os de osciloscópios.

Acontece que por ele ser defletido por campo magnético, são usados eletro-ímãs que tem uma característica de responder bem a um tipo de frequência, contem ressonância, então o osciloscópio fica limitado em freqüência.

Já com a deflexão eletrostática ele é livre para oscilar. É o que acontece com os osciloscópios analógicos.

Contudo eu tenho um TRC destes, e atualmente ando precisando de pelo menos ver a forma de onda de freqüências de até uns 100Khz.

Acredito que não teria problemas em ver só a forma de onda de até 100Khz com um tubo destes.

Então Surgiu a ideia de alimenta-lo com dobrador de tensão para atingir a alta tensão necessária e criar o circuito de varredura.

Criei este tópico pois pode ser útil para quem tem um TRC destes.

É muito importantes poder ver a forma de onda nas nossas montagens eletrônica.

Daí surgiu a dúvida:

Qual a tensão que é alimentada um TRC de 5 polegadas 5mil volts? 10 mil volts, 15 mil volts ?????

Vai precisar também de um oscilador para fazer a varredura, semelhante a dente de cerra.

Ele precisa subir a tensão de forma constante, e descer a tensão na velocidade máxima.

Isso fará com que o feixe de elétrons varresse a tela da esquerda para a direita, e quando estivesse totalmente no canto direito, iria voltar de forma apagada para o canto esquerdo novamente. Bobinas horizontais.

O oscilador deve ter Freqüência ajustável via potenciômetro.

Seria bom que este oscilador pudesse sincronizar a sua freqüência com o sinal a ser medido. Assim a forma de onda fica parada na tela.

Então o sinal a ser visualizado seria injetado nas bobinas verticais.

Vou começar a pensar no circuito oscilador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A pergunta principal, a que tu fêz, referente à tensão que deve alimentar esse tubo, ou seja, aquela alta tensão que você se referiu, tu vais encontrar a partir do momento que tu souberes ou sabes que TRC é este. O TRC como tu bem sabes é uma válvula termoiônica e portanto, tem outras tensões além dessa alta tensão que tu queres saber. Sei que vou chover no molhado porém, o que abunda não prejudica (nem sempre), veja a identificação dessa válvula (o TRC) e com uma pesquisa no Google, podes encontrar algo. Afinal, em recantos distantes, muitos aficcionados por eletrônica fazem experimentos, têm essas maravilhas, gostam de compartilhar informações, gostam de informar sobre seus experimentos na área, enfim...

Se puder, também informe para a gente a identificação desse TRC. Quem sabe, alguém também já fez algo parecido.

Eu tenho algumas informações sobre tal experimento mas usando a TV como osciloscópio. Tal artigo saiu naquelas revistas antigas de eletrônica. Já vi também em vídeos do Youtube o mesmo experimento mas usando um monitor CRT do micro.

No seu caso, você está partindo do zero. Então, por que não iniciar esse experimento a partir de um monitor CRT?

É só uma ideia!

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou pegar o TRC para começar a estuda-lo.

As vezes devido ao trabalho, não sobra tempo para fazer os projetos, e quando realmente sobra, dai quero descansar .

Eu estava já a alguns meses para iniciar um projeto de placa de controle para inversor PWM de onda senoidal pura. Seria uma placa padrão que controlaria qualquer potência, desde 1Kva até 50KVA se fosse necessário. O projeto do circuito eu copiei de um fabricante. apenas adaptei a minha situação.

Chegou o momento em que o circuito modular começou a funcionar, daí precisei ver as formas de onda antes de injetar nos drivers de mosfets e me deparei com a necessidade de um osciloscópio.

Tentei ver com um software de osciloscópio no PC, mas a freqüência é alta demais, de forma que fica destorcida nos gráficos do PC (Acho que a placa de som é potente o suficiente).

Daí surgiu a ideia deste TRC que tenho aqui.

Resolvi postar pois também pode ser muito útil para quem passa pelo mesmo problema que eu.

Material bom para inicio de conversa:

http://www.radiopoint.com.br/eletronica/datasheets/osciloscopio.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 anos depois...
10 minutos atrás, sergiomendes1965 disse:

Boa tarde,

 

esse projeto ai, se fosse para um monitor lcd de computador comum, seria possível ? alguém conhece ?

 

 

Não. Pois LCD não tem aquela varredura analógica. 

 

Mas hoje em dia você já pode ter acesso a osciloscópios de 100Khz por 16 dólares. 

Osciloscópio digital com funções TRUE RMS e outras análises.

O problema é só a limitação de 100Khz em onda senoidal, que te limitará em uns 30Khz em onda quadrada. 

 

Fora isso, é muito bom. 

Já dá para analisar algumas fontes chaveadas. Não todas. Só algumas.

E desenvolver alguns projetos.  

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já tinha visto esse tópico, mas não comentei. 

Há pouco tempo eu estava fazendo experimentos com uma TV dessas aí. 

Eu estava usando um gerador de dente de serra feito com 555, 741 e um amplificador de áudio pra fazer a varredura horizontal, dessa maneira posso ver ondas de diversas frequências.

A varredura original da TV é fixa não serve. 

Para injetar o sinal no vertical pensei em outro amplificador. 

Para acender o tubo usei o circuito original do televisor. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!