Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cooler Na Frente Aumentou 3º


Posts recomendados

Eu tinha um cooler atras como exaustor, aí eu troquei o meu cooler por um vcom 21b, e botei o antigo cooler atras tambem como exaustor (meu gabinete tem 2 lugares atras pra cooler, e nenhum na frente). Tinha uma carcaça de fonte queimada aqui, aí eu tive a ideia de corta-la pra fazer um local para o cooler na frente do gabinete, eu cortei e tal, aí eu fiz um furo no "chão" do gabinete pra aparafusar o meu adaptador de cooler, um pouco a frente do hd, quase encostando na placa-mãe, consegui encaixar tudo perfeitamente. Eu dei um jeito nos cabos flat para não atrapalharem o vento... Mas depois de tudo pronto, essa minha gambiarra aumentou uns 3º na temp......sendo que o ar que esse cooler joga é frio, ele não pega o ar quente que o hd emite

Ou seja, a teoria de que 1 cooler exaustor atras + 1 cooler jogando ar pra dento na frente/embaixo melhora a temperatura é falsa, pelo menos aqui, alguem tem alguma explicação pra isso???????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Apollyon_antichrist@21 maio 2004, 22:59

Eu tinha um cooler atras como exaustor, aí eu troquei o meu cooler por um vcom 21b, e botei o antigo cooler atras tambem como exaustor (meu gabinete tem 2 lugares atras pra cooler, e nenhum na frente). Tinha uma carcaça de fonte queimada aqui, aí eu tive a ideia de corta-la pra fazer um local para o cooler na frente do gabinete, eu cortei e tal, aí eu fiz um furo no "chão" do gabinete pra aparafusar o meu adaptador de cooler, um pouco a frente do hd, quase encostando na placa-mãe, consegui encaixar tudo perfeitamente. Eu dei um jeito nos cabos flat para não atrapalharem o vento... Mas depois de tudo pronto, essa minha gambiarra aumentou uns 3º na temp......sendo que o ar que esse cooler joga é frio, ele não pega o ar quente que o hd emite

Ou seja, a teoria de que 1 cooler exaustor atras + 1 cooler jogando ar pra dento na frente/embaixo melhora a temperatura é falsa, pelo menos aqui, alguem tem alguma explicação pra isso???????

Será q isso não ta acontecendo por causa da gambiara q você fez.... sei la mais aqui ajudou bastante botar cooler na frente.... :unsure::unsure::unsure:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O caso é o seguinte quando colocado atrás como exaustor, ele pega direto o ar quente o sopra pra fora, aí é claro vai diminuir, porém, quando colocado na frente pra soprar o ar frio pra dentro, nem sempre trará benefícios visíveis, como em seu caso, isto ocorre porque muitas vezes o gabinete não tem uma boa entrada de ar onde se pôe a fan, na maioria dos gabinetes, aquele encaixe para a fan fica praticamente sem respiro prejudicando é claro, a fan, porém se colocada na lateral do gabinete a fan terá contado direto com o ar, aí sim melhorará a refrigeração

:bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Guidoido@22 maio 2004, 13:16

O caso é o seguinte quando colocado atrás como exaustor, ele pega direto o ar quente o sopra pra fora, aí é claro vai diminuir, porém, quando colocado na frente pra soprar o ar frio pra dentro, nem sempre trará benefícios visíveis, como em seu caso, isto ocorre porque muitas vezes o gabinete não tem uma boa entrada de ar onde se pôe a fan, na maioria dos gabinetes, aquele encaixe para a fan fica praticamente sem respiro prejudicando é claro, a fan, porém se colocada na lateral do gabinete a fan terá contado direto com o ar, aí sim melhorará a refrigeração

:bye:

Mas cara, tem um atras como exaustor tambem, isso deveria criar uma corrente de ar, fazendo com que resfriasse :tantan:

PS: Eu desliguei o cooler e não diminuiu a temperatura, ela continuou a mesma, ou seja, ele não aumenta a temperatura, mas tambem não reduz...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olha cara, aqui em casa eu coloquei um cooler na frente do meu pc, e só fez mais barulho e não notei diferença nenhuma.... e olha q eu fiz sem gambiarra, foi no proprio lugar q já veio com o gabinete na frente... eu tenho o da fonte um embaixo e o do processador, esse da frente eu tirei porque não faz diferença nenhuma e so fez barulho..

falou!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não há mágica nisso! Um cooler na frente pode ajudar um pouco ou mesmo nada. Mas pode ter alterado o fluxo de ar no interior do case e principalmente sobre o processador, piorando o rendimento deste.

Aqui no meu case tenho uma bateria de coolers mas todos foram instalados após analisar o fluxo de ar e as possíveis alterações que provocaria. Alguns cases não tem realmente entrada de ar frontal adequada e este cooler pode simplesmente ter tumultuado o fluxo de ar que havia...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Opa!!! o meu também tá cheio de ventoinhas... o que deu mais resultado foi o exaustor próximo ao processador, mas o da parte de baixo também reduziu um pouco a temperatura... mas agora o que o pessoal tá dizendo ai é verdade tem que se tomar cuidado com o fluxo de ar dentro do gabinete, se o gabinete não proporciona isso... dai já viu, que eu saiba que tem uma melhor circulação são os gabinetes de 4 baias... bem porque os cabos não ficam todos amontoados...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu tinha uma ventoinha ali na frente também e não ajudou em nada..

no case que eu tenho agora, ele veio com uma ventoinha na lateral na parte inferior, ali sim é um lugar bom para se colocar, no meu caso também resfria os hds.

se for possível, faz um furo na lateral e coloca ele ali, é mais negócio!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Alex Lacerda@23 maio 2004, 14:21

eu tinha uma ventoinha ali na frente também e não ajudou em nada..

no case que eu tenho agora, ele veio com uma ventoinha na lateral na parte inferior, ali sim é um lugar bom para se colocar, no meu caso também resfria os hds.

se for possível, faz um furo na lateral e coloca ele ali, é mais negócio!

O problema é que eu não tenho serra-copo nem serra tico-tico... :wacko:

Mas então eu vou bota-lo atras de novo embaixo do outro cooler....

Mods, podem bloquear o tópico..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Apollyon_antichrist+23 maio 2004, 20:57-->
hitchhiker@23 maio 2004, 19:25

troquei o meu cooler por um vcom 21b

o problema está aqui... ou o teu 21B está mal instalado ou o teu cooler antigo era melhor que ele...

Não, cara....o 21b estava antes da gambiarra.....

ah... beleza... entendi errado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vale lembrar que qualquer coisa em movimento gera calor. Se essa ventoinha não pode sugar o ar fora do gabinete ela com certeza vai ajudar a esquentar o interior do gabinete. Isso vale para qualquer ventoinha. Isso deve explicar os 3ºC a mais que você verificou apesar de ser muito para o que estou supondo. Mas é importante que verifique a frente do gabiente para ver se tem por onde o vento entrar. Aqui eu coloquei uma daquelas grandes de 12cm. Funciona que é uma beleza. Placa mãe ficava em 31ºC agora fica em 24ºC e os Hds tambem resfriaram coisa de 4ºC. Veja se uma dessas não resolve o seu caso. Mas primeiro de tuda verifique se tem por onde o ar entrar na frente do gabinete

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcos isso quer dizer que um cooler de HD aumenta a temperatura do gabinete certo? Pois são duas ventoinhas a mais dentro do gabinete, sendo que não puxam ar externo, apenas geram fluxo dentro do gabinete, rsfriando assim o HD mas esquentando o resto. Estou certo?

Então qual a melhor solução pra este caso?

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Analisando bem as disposições para coolers cheguei a conclusão de que não se deve fazer alterações que provoquem a passagem do ar lateralmente sobre o cooler do processador, com maior intensidade do que o fluxo que este é capaz de sugar pra cima do cpu. Além do que, isto aumento o barulho.

tambémém vejo a necessidade de liberar espaço interno com um bom arranjo dos cabos flat ou usar todos cabos do tipo round (redondos) inclusive do flop.

Alguns gabinetes são quase blindados e dificultam a entrada de ar...muito complexo essa questão de ventilação forçada. Principalmente em regiões quentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um gab 3 bias 5 1/4 e fonte de 400w, onde uso apenas uma gaveta para o grav de DVD. No babinete estão instalados + 3 HDs e um drive de 3 1/2.

Mudei a distribuição dos equipamentos de forma a deixar duas baias vazias juntas.

Colei suas tampas e no centro delas, com uma serra copo, abri um furo de 8cm.

Fiz a instalação de um ventilador de fonte nele, de forma a jogar o ar quente para fora.

O gab tem tes posições para fixação de falates na chapa inferior, que servem de entrada de ar.

O resultado foi ótimo, baixei a tem interna em quase 10º.

Acho que na sua instalação você não deixou espaço para formar fluxo de ar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, se liguem o ar quente sobe, então ele está com certeza na parte superior do gabinete, não adianta colocar exaustores na parte baixa pois o ar quente não vai ser expulso, isso só vai fazer com q o gabinete fique sem ar e sem ventilação o correto é uma Fan jogando ar de fora para dentro na parte inferior do Gabinete e uma Fan exaustora no teto no gabinete, tipo o q a fonte faz, porque vocês acham q a fonte fica no teto do gabinete, estética q não é né, faça isso e veja se atemperatura não vai abaixar consideravelmente! :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Nightwish@24 maio 2004, 11:28

Galera, se liguem o ar quente sobe, então ele está com certeza na parte superior do gabinete, não adianta colocar exaustores na parte baixa pois o ar quente não vai ser expulso, isso só vai fazer com q o gabinete fique sem ar e sem ventilação o correto é uma Fan jogando ar de fora para dentro na parte inferior do Gabinete e uma Fan exaustora no teto no gabinete, tipo o q a fonte faz, porque vocês acham q a fonte fica no teto do gabinete, estética q não é né, faça isso e veja se atemperatura não vai abaixar consideravelmente! :P

Não cara, isso não tem nada a ver com o meu problema

Cooler na frete/embaixo - ventilador

Cooler atras/em cima (abaixo da fonte) - exaustor

E como eu disse em algum post ai, eu depois percebi que ele não aumentou porque quando eu desligo ele a temperatura continua a mesma, mas qando ele estava atras, junto com o outro cooler como exaustor a temperatura ficava uns 3º a menos....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha eu não sei se é uma boa ideia ta. Mas eu fiz sem pestanejar. Meu gabinete não tem furos na lateral como a maioria. Eles são furos maiores nas laterias mas somente no topo do gabinete mais ou menos um centimetro do teto. O resto é todo fechado. Não contente com isso e observando que o o do meu irmão tinha esses tais furinhos na lateral eu fui la e fiz eu mesmo os furos. Deu certo e diminuiu 2ºC. Parece pouco mas faz diferença. Fiz somente de um lado estou para fazer do outro. Quanto ao ventildor de Hds eu nunca fui muito com a cara deles já que pegam o ar que está dentro do gabinete para resfriar os hds. Isso parece meio estranho já que esse ar está supostamente quente se o gabinete não for bem ventilado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por marcos_vargens@24 maio 2004, 12:24

Olha eu não sei se é uma boa ideia ta. Mas eu fiz sem pestanejar. Meu gabinete não tem furos na lateral como a maioria. Eles são furos maiores nas laterias mas somente no topo do gabinete mais ou menos um centimetro do teto. O resto é todo fechado. Não contente com isso e observando que o o do meu irmão tinha esses tais furinhos na lateral eu fui la e fiz eu mesmo os furos. Deu certo e diminuiu 2ºC. Parece pouco mas faz diferença. Fiz somente de um lado estou para fazer do outro. Quanto ao ventildor de Hds eu nunca fui muito com a cara deles já que pegam o ar que está dentro do gabinete para resfriar os hds. Isso parece meio estranho já que esse ar está supostamente quente se o gabinete não for bem ventilado.

se fosse assim o cooler do processador também seria inútil, pois também pega somente o ar que está dentro do gabinete...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mesma coisa aconteceu comigo.

O meu gabinete tem uma ventoinha na parte de cima, jogando ar para fora, outra atrás, também jogando ar para fora e uma na tampa lateral, jogando ar para dentro.

Coloquei uma ventoinha na parte inferior frontal do gabinete, no lugar apropriado, jogando ar para dentro, sendo que o gabinete tem furos alí para entrada de ar, pensando que a temperatura iria abaixar, mas, não houve mudança nenhuma. :muro:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por marcos_vargens@24 maio 2004, 12:24

Olha eu não sei se é uma boa ideia ta. Mas eu fiz sem pestanejar. Meu gabinete não tem furos na lateral como a maioria. Eles são furos maiores nas laterias mas somente no topo do gabinete mais ou menos um centimetro do teto. O resto é todo fechado. Não contente com isso e observando que o o do meu irmão tinha esses tais furinhos na lateral eu fui la e fiz eu mesmo os furos. Deu certo e diminuiu 2ºC. Parece pouco mas faz diferença. Fiz somente de um lado estou para fazer do outro. Quanto ao ventildor de Hds eu nunca fui muito com a cara deles já que pegam o ar que está dentro do gabinete para resfriar os hds. Isso parece meio estranho já que esse ar está supostamente quente se o gabinete não for bem ventilado.

você pegou a furadeira e saiu fazendo furos pro gabinete "respirar"? E eu achava que esse furinhos só serviam pra passar poeira e barulho. Interessante, explique melhor isso!

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!