Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como tornei útil um estabilizador!


Posts recomendados

Putz, já tinha desmontado todo o esquema das tomadas com ferrinho quando li a sua mensagem... acho que vou deixar com essas fechadas mesmo...azar. :\

E quanto aos leds... deu certo não... liguei eles na pilha como você disse, mas nenhum acendeu... será que estão quimados? posso testar com o multímetro? fiz alguma coisa de errado!?

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com o multímetro é até melhor...

Deve ter ai no seu multímetro em lugar com o símbolo de um diodo...

Não sei se você sabe qual o simbolo do diodo, mas é algo desse tipo: ->|-

ta bem tosco isso, mas é quase... :D

Teste-os com a chave nesta posição, neste caso, os terminais do multímetro farão as vezes da bateria, ou pilha...

Só que você terá que olhar be de frente, porque tem alguns leds que quase não dá para enxergar com este teste, quando você põe eles de lado, só de frente mesmo... agora queimados é bem possível que não, você os comprou novos???

Talvez tenha faltado aquele resistor para dar a corrente mínima... :P

Mas manda bala... hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O led nunca vai acender com uma pilha AAA =1,5v. Com duas daria pra fazer um teste rápido. Quanto as tomadas não aconselho usar as que tem estas chapinhas vagabundas em paralelo, melhor tu usar estas individuais que comprastes, mal contato=aquecimento=prejuízo=aborrecimento.

Tu tá fazendo no capricho, venho acompanhando, vai se afobar no fim?

Só uma ideia, boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezado Faller,

há alguns dias atrás postei um tópico sobre estabilizador que ficava estalando e você prontamente respondeu ao tópico, me dando sugestões e dicas muito importantes, inclusive sobre o DPS.

Por isso, tomo a liberdade de pedir a sua opinião sobre o produto abaixo, que está a venda no site da americanas. Você conhece o produto? o que você acha?

Filtro e-Terra Due-Tel – Clamper

Características

O e-Terra protege computadores e linhas telefônicas domésticas de descargas elétricas.

O equipamento é conectado à tomada de energia e nele são ligados o fio do telefone e o cabo do computador. O e-Terra pode ser utilizado tanto por quem tem Internet discada quando pelos que utilizam conexão via cabo.

Características:

-Dispositivo Protetor contra Surtos (DPS) transitórios elétricos para equipamentos eletro-eletrônicos conectados à rede de energia e telefônica com conexão através de rabicho RJ11 e com conexão elétrica através de tomada.

-Interface protetora contra surtos entre rede e equipamentos em baixa tensão e para linha telefônica;

-Tecnologia baseada na utilizack de MOV e centelhador à gás.

-Aplicações: Microcomputadores e periféricos com utilização de linha para Internet discada, equipamentos de som, telefones, equipamentos eletrônicos em geral.

Especificações técnicas:

-Tensão Nominal de serviço: 127/220V (F-N)

-N° de condutores protegidos: 02 (dois)

-Tempo de Resposta do componente: rede de energia <25ns, linha telefônica <100ns

-Maxima corrente de surto @ 8x20us (Total): rede de energia 4,5KA, linha telefônica 5KA

Maxima corrente de surto @ 8x20ups (por condutor): rede de energia 2,25KA, linha telefônica 2,5KA

-Corrente Nominal Máxima: 10A

-Corrente Máxima de Clamping: 100A

-Tensão de Clamping @ 100V/s (1mA): 860V

-Tensão de Clamping @ 8x20us: 1420V

-Indicação de Proteção em serviço: Local, através de Led azul ultra brilho pulsante.

-Conexão de Entrada: Plugue 2P

-Conexão de Entrada para Linhas de Dados: Conector Modular JACK11 duplo FM cinza 4 vias.

-Conexão de Saida: 1 Tomada 2P universal.

-Conexão de Saida para Linha de Dados: Conector Modular JACK11 duplo FM cinza 4 vias.

-Acondicionamento: Caixa injetada em plástico policarbonato transparente.

Dimensões aprox.: 5,9x3,9x2,6cm (LxAxP)

Peso aprox.: 10g

post-118215-1388494612502_thumb.jpg

post-118215-13884946125374_thumb.jpg

post-118215-13884946125572_thumb.jpg

post-118215-13884946125762_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

boa tarde,

nao entendi muito bem o circuto da parte do filtro propriamente dito

Filter5order_Sch.jpg

nao entendi o seguinte: qual os valores das resistencias q estão antes dos capacitores e da bobina, e qual o valor da resistencia depois deles, ligada entre o fase e o neutro?

os valores estão me confundindo, pois ha um de 1.000 e outra de 90.00... nao sei se esse ponto separa casa decimal ou representa mil no primeiro caso (1.000)

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Filter5order_Sch.jpg

Desculpas mil. Isso ai é o resultado de uma simulação com o filtro, para se obter a curva do mesmo. Os resistores de 1 ohm iniciais simulam a resistência da rede elétrica e não devem ser colocados. Assim como o último resistor, que simula alguma carga que consuma 127 / 90 = 1,4 Amperes que é mais ou menos o consumo de minha config.

Como o simulador é americano, quando você vê 4.700nF entenda-se 4n7 ou 4,7 nanoFarads , ou 13,5 miliHenries ou 1,3 miliHenrie ou 1,32 ufarads (resultado de 4 x 330 nanoFarads em paralelo) ou 88 nanoFarads (resultado de 4 x 22 nanoFarads).

Na verdade o filtro e constituído de 3 capacitores e dois núcleos de ferrite com dois indutores em cada um. Só isso.

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Você conhece o produto? o que você acha?

Acho que teria sido mais útil se você postasse o link de referência do produto.

É um produto sem referência ao aterramento. Fica difícil que ele proteja seu PC quando acontece um distúrbio de modo comum. Seria um produto com boas condição de suprimir surtos em modo diferencial.

Penso que ele se preocupa mais com o bonito, o fashion da coisa (corpo transparente, led piscando) do que propriamente dito a supressão do surto.

Não consigo afirmar ser um produto ruim, absolutamente não é isso, até vejo dois varistores de bom tamanho lá dentro. Para uma análise melhor só visualizando mais de perto.

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O led nunca vai acender com uma pilha AAA =1,5v. Com duas daria pra fazer um teste rápido. Quanto as tomadas não aconselho usar as que tem estas chapinhas vagabundas em paralelo, melhor tu usar estas individuais que comprastes, mal contato=aquecimento=prejuízo=aborrecimento.

Tu tá fazendo no capricho, venho acompanhando, vai se afobar no fim?

Só uma ideia, boa sorte.

Estou fazendo isso mesmo. Até porque a minha ideia era seguir o esquema do faller e deixar duas tomadas sempre ligadas, sem a necessidade de passar pela chave da frente.

Estou com a plaquinha pronta, com todos os componentes devidamente soldados (a solda ficou uma bagunça... algumas vezes foi difícil fazer com que o estanho grudasse nas trilhas). Agora, ao ligar as tomadas encontrei um problema... não consigo soldar os cabinhos às ligações de metal da tomada... a solda simplesmente desgruda do metal da tomada e não gruda de jeito nenhum... além do que ficar cortando cabinhos minúsculos e ligando tomada em tomada não me parece ser uma boa prática.

Estou fazendo alguma coisa de errado!? Não tem um jeito melhor de ligar essas tomadas em série do que com cabinho!?

Valeu aí pessoal... tá quase pronto... assim que estiver, posto fotos de todo o processo pra ajudar o pessoal que tá começando. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É beardyfella... num ia funcionar mesmo com a pilha... falei asneira mesmo...

A queda de tensão do led fica entre 1,2 e 1,7 V, então com pilha num ia funcionar mesmo... hehehehe

Agora, pra soldar os fios na tomada, ve ai se os terminais não estão oxidados... passa uma lixa de unha nos terminais só para tirar sujeira e tenta de novo... se não der certo... o jeito é usar terminais do tipo FAST-ON... sabe aqueles automotivos que você encaixa em uma lingueta de metal...

mas de resto é isso ai... vou ver se faço o meu no fim de semana... hehehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pior é que não... eles são novinhos... estão brilhando... mas a solda não gruda neles de forma nenhuma... pensei até em dar uma lixada pra ver se eles ficam mais... "rugosos" e aí a solda gruda, mas me falta experiência nessa área pra analisar se isso compensa.

Acho que tenho uns engates desses aqui... dentro do estabilizador, era assim que os cabinhos eram presos às tomadas... mas não tinha mais nenhum, então apelei pra solda. Em loja de eletrônica tem dessas linguetas de metal pra vender?

Ou será que é melhor ligar tudo às tomadas de outro jeito!?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que teria sido mais útil se você postasse o link de referência do produto.

É um produto sem referência ao aterramento. Fica difícil que ele proteja seu PC quando acontece um distúrbio de modo comum. Seria um produto com boas condição de suprimir surtos em modo diferencial.

Penso que ele se preocupa mais com o bonito, o fashion da coisa (corpo transparente, led piscando) do que propriamente dito a supressão do surto.

Não consigo afirmar ser um produto ruim, absolutamente não é isso, até vejo dois varistores de bom tamanho lá dentro. Para uma análise melhor só visualizando mais de perto.

Abraço...

O nome da empresa fabricante é CAMPLER, o nome do produto é E- Terra e o site da empresa é www.campler.com.br.

No site da empresa existe um arquivo em PDF com a ficha técnica do produto, inclusive com todos os componentes e a disposição deles.

Achei bastante interessante não só este produto, como outros no site da empresa.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
No site da empresa existe um arquivo em PDF com a ficha técnica do produto, inclusive com todos os componentes e a disposição deles.

Sim essa empresa tem ótimos produtos. Ao visualisar somente a foto já desconfiava de um possível ponto negativo. Ao visualisar o esquemático sim deduzi que eu estava certo. Veja que na própria foto é possivel deduzir que o conector de entrada de cada condutor de energia é o próprio conector de saída de energia da proteção. Visto isso e não quis afirmar sem saber, fica claro que a proteção não consegue seccionar entrada e saída.

Sim ela oferece proteção contra surto até o limite do aquecimento de seu varistor, que então faz abrir o fusível térmico, abandonando a luta pois o varistor não mais aguentaria. Em uma boa régua de proteção essa abertura do fusível de proteção faria com que também desalimentasse seus equipamentos, o que não acontece com essa dai, que continua sim alimentando os equipamentos. Distúrbios com um tempo maior, ou de maior monta de energia, não serão seguros por essa proteção.

O fabricante, de modo consequente, fala em proteção de transitórios (que caracterizam tempo curto) e também, na descrição é dito de sua indicação para ambientes com baixa exposição a surtos, fala em proteger de correntes inadmissíveis, porém se entenda que esse inadmissível se refere ao varistor e não ao seu equipamento.

Ao observar o esquemático da solução fica fácil de ver que ao abrir o fusível térmico ficará protegido o varistor da proteção, não mais acenderá o led, mas seu equipamento continuará recebendo energia da mesma forma... Ou seja, ela disponibiliza a proteção por varistor, protege esse varistor e sinaliza quando o varistor não mais estiver ativo.

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se não for muita incomodação, será que alguém poderia me informar como eu faço pra prender os cabinhos nas tomadas, tendo em vista que a solda não gruda no metal das tomadas?:unsure:

Ou será que não é pra usar cabinhos ali!? Uso fio esmaltado!? Sei que parece besteira, mas tô meio perdido.

É a única coisa que falta pra finalizar o projeto aqui.:o

Brigadão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema parece ser a própria solda. Eu mesmo botei dois rolos fora no lixo. A liga da solda não presta, note que após a soldagem ela fica opaca, sem brilho e quebradiça. Tente outra marca, converse com o vendedor, ou compre pequenas quantidades, para testar. Estes terminais dá pra soldar tranqüilamente com um ferrinho de 20W, se a solda for de qualidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal... comprei um tubinho novo de ferro de solda e elas grudaram perfeitamente nos terminais... acho que aquele tava é velho mesmo.

Tudo pronto... quando fui ligar na tomada pra fazer testes... problemas sérios aconteceram. Primeiro eu liguei na tomada e testei com o multímetro nas saídas pra ver se a tensão estava saindo em 220v, mas não estava... flutuava em torno de 70v.

Então desliguei tudo e comecei a procurar o problema. Não achei nada, portanto resolvi religar o sistema. Uns 2 segundos depois de religar eu ouço um estalo e vejo uma faísca perto dos varistores.

Resultado: os meus 2 fusíveis de ação rápida se abriram, 3 dos 5 TCOs pararam de funcionar e, francamente, não sei mais o que está perdido e o que ainda pode ser aproveitado.

O que eu posso ter feito de errado!? Isso pode ter sido causado por inverter o neutro e o fase na entrada do circuito!?

Consigo testar os resistores, os diodos e os fusíveis (estes usando uma pilha e vendo se passa corrente). Agora, como faço pra testar se o centelhador, os varistores e os capacitores ainda estão funcionando!?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Teria como postar uma foto do lado cobreado da tua montagem, se possível o lado dos componentes, pro pessoal ver? Eu montei este filtro e ficou muito bom, vamos resolver isto aí amigo.

[Off] Ia montar outro pro meu irmão, mas ele não quer se desfazer do "click,click" que comprou(sem eu saber) a pouco por R$ 120, apesar de todas as explicações que lhe dei. Fazer o que, a pessoas que vão chegar em 2100 usando estabilizadores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Claro.

Trilha recém feita, sem componentes:

[attach]57170[/attach]

Componentes recém colocados, ainda sem fios:

[attach]57171[/attach]

[attach]57172[/attach]

Depois do incidente da faísca:

[attach]57174[/attach]

[attach]57175[/attach]

Acho que não pode ter sido inversão do fase/neutro, né? Praticamente nada ali tem polaridade... só os leds e diodos... e eles estão funcionando normalmente!

Já sei que vou ter que trocar os TCOs, mas tem algum jeito de saber se o resto ainda funciona? Varistores? Capacitores? Centelhador!? :(

Valeu...

post-275609-13884946194887_thumb.jpg

post-275609-13884946195222_thumb.jpg

post-275609-13884946195537_thumb.jpg

post-275609-13884946195855_thumb.jpg

post-275609-13884946196182_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Inversão de fase neutro não provoca esse estrago ai. Segui o teu raciocínio na criação do impresso e não vi nada de anormal. Desconfio de um ponto frágil na tua montagem. A isolação entre o bobinado de cada indutor e seu núcleo. Deve ter sido por ali a fuga de corrente que fez abrir tudo por ai. Veja que o próprio Almeida Filho deu uma dica por ai no seu tópico, de isolar o núcleo com uma fita veda rosca ou um filme plástico daqueles de uso na cozinha, ou qualquer coisa que o valha... É uma desconfiança e somente uma inspeção visual ou teste de continuidade bobina/núcleo pode dar mais pistas ai...

Dá uma pesquisada por ai, e, cuidado ao soldar os fusíveis térmicos. Eu não os soldo sem ter um alicate de bico chato agarrado no terminal entre o ponto de solda e o corpo do TCO. Faço a soldagem o mais rápida que eu consigo...

Abraço e parabéns pelo impresso, está completamente correto no meu entendimento e bem feito. Fiquei até com vergonha do meu impresso feito a caneta e a mão livre..

LadoSolda.jpg

Vai em frente que estás quase chegando lá..

Se não quiseres isolar os núcleos, adota a minha filosofia, de enrolar com fio isolado, cabinho como é mais conhecido. Veja que o meu não tem como dar curto... Esses teus toróides são melhores que o meu, mais abertura do centro, para poder fazer um bobinado com fio encapado. Vá até alguma loja da Alberto Bins e compra lá um cabinho isolado, de duas cores para facilitar, cujo fio central seja mais ou menos da mesma bitola desse seu fio de cobre dai e tasca ficha ..

1Filtro.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Claro.

Trilha recém feita, sem componentes:

[attach]57170[/attach]

Depois do incidente da faísca:

[attach]57174[/attach]

[attach]57175[/attach]

Acho que não pode ter sido inversão do fase/neutro, né? Praticamente nada ali tem polaridade... só os leds e diodos... e eles estão funcionando normalmente!

Já sei que vou ter que trocar os TCOs, mas tem algum jeito de saber se o resto ainda funciona? Varistores? Capacitores? Centelhador!? :(

Valeu...

Nossa, gostei do desenho do circuito da placa, bem clean! Quando fiz um filtro de linha seguindo o projeto do Almeida o meu ficou bem tosqueira, principalmente a soldagem q eu não tenho experiência, mas tb desconfio hj q a solda q eu tenho aqui é um lixo, nunca consigo manusea-la de forma fácil e as vezes ela não pega direito. Recentemente a fonte que tava ligada nesse filtro que fiz foi ligada em 220V e tava com a chave pra 115V, a soldagem feia que fiz não aguentou em um ponto e descolou, ficando preto no local, dai vi como é primordial um bom trabalho de solda.

Percebi ai q você nao isolou os toróides antes de enrrolar os fios esmaltados, acho que o isolamente é impredindível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que seja as bobinas mesmo, este fio perde o esmalte conforme vai enrolando no núcleo, eu usei de sucata, estas amarelas idênticas as que o Almeida Filho postou.Mas antes de ligar novamente(após o reparo) teste o continuidade entre elas, e entre elas e o ferrite.

Profissional tua placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como é que eu faço esse tal teste de continuidade entre as bobinas e o ferrite!? Preciso isolar os fios do ferrite e uma bobina da outra? Tipo colocar alguma coisa entre a bobina fase e a bobina neutro do mesmo torus?

Porque talvez fosse melhor testar antes do reparo, não!? Re-enrolar aquilo tudo não é lá muito divertido. Então, se não estiver ali o problema, talvez fosse melhor deixar como está, não!?^_^

E valeu pelos elogios quanto à placa. Nessas horas é bom ter uma reguinha vagaba daquelas de propaganda de político e uma caneta que não esteja falhando nem soltando muita tinta.

E pra cortar a placa naquele formato bizarro foi meio complicado. Primeiro eu usei uma serrinha p/ metal, mas tava demorando muito, o acabando estava porco além do que a serra escapava e riscava toda a placa. Então usei o mesmo método pra cortar vidro: fiz o desenho da placa e passei o estilete por cima pra marcar. Isso em ambos os lados, tanto da resina quanto do cobre. Depois de marcar, passei o estilete mais uma vez pra aprofundar um pouco a marca... então quebrei com um alicate.

Dei uma lixada nos cantos e ficou perfeitinha e consumiu muito menos tempo e esforço que com a serra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Coloca o multimetro na escala de medição de resistência, Ohms, e meça com as duas pontas nos pontos que não podem ter condução entre si. Tipo assim, coloca uma das pontas na ponta do fio esmaltado que esta descascada pra passar energia e a outra ponta no corpo do anel de ferrite, isso com o enrrolamente feito, claro! Se os numeros do multimetro mexerem e voltar pra 0 ou praticamente 0, é porque está em curto, em algum ponto tá havendo contato entre o anel e o fio q está fazendo passar energia e nao deveria haver condução direta entre o fio e anel.

Realmente a plaquinha ficou bem desenhadinha. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!