Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Uma boa fonte substitui um estabilizador?


Posts recomendados

Desculpem mas talvez farei uma pergunta repetida (preferi postar aqui do que abrir mais um topic sobre isso), mas acabei ficando confuso com tantos topics falando sobre o assunto e como tenho uma certa urgencia, acabei não lendo todas as 25 páginas do topic.. mas só principalmente as primeiras páginas com os posts principais do Faller e do Marco.

Vi mais comentários sobre o caso de fontes com PFC Ativo, porém a minha Huntkey 450w (que é uma bomba, segundo o ultimo teste do CdH) não possui. Gostaria de saber se é necessário uma proteção a mais para ela no caso se utilizar um filtro de linha.

Infelizmente (ou felizmente já que me obriga a trocar) meu estabilizador vagabundo (Microsol) está meio quebrado.. botão emperrado, aparelho fica sempre ligado.. o que me leva a ligá-lo e desligá-lo puxando o cabo da tomada (odeio ter que fazer isso). Por isso minha certa urgência em decidir o que é melhor comprar. Já iria comprar outro estabilizador quando comecei a ler sobre o assunto e fiquei interessado neste aparelho indicado em algum topic http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=APC_PH8VT3 .

Um deste garantiria a proteção da Huntkey sem PFC? Posso conectar junto o monitor, impressora, scanner ou isso diminui a proteção de alguma forma ? Aliás, o que devo verificar pra saber quantos equipamentos posso conectar num filtro de linha ?

Já escrevi demais, desculpem se trouxe questões repetidas..

obrigado pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse filtro você pode ligar com folga 1500watts de equipamentos.

Aí costuma a ter quedas de tensão pra tipo uns 80-90volts por longos periodos? Se tiver eu odeio falar isso, mas é recomendado algo que dê uma reforçada na tensão nesses momentos caso a fonte esteja funcionando com bastante carga. Se essa condição for incomum aí, esse filtro vai dar toda proteção que sua fonte precisa, desde que a rede ai seja 110-127V. Caso a tensão viva caindo muito, recomendo um bom nobreak, um APC 1300LCD ou o 1500LCD é uma boa pra tua config. Se nao tiver grana pra tanto, existem modelos mais baratos e se ainda assim não der, somente um estabilizador e já que seu ta ruim das pernas, se for comprar outro, o que so é necessários em casos de real necessidade, compre um dentro da ultima norma NBR 14373:2006, mas eu o ligaria depois de um protetor anti-surto como esse da APC...

EDITADO:

Antes que me "crucifiquem", deixa eu me explicar.

Óntem eu fui na casa de um amigo que tava jogando no PC dele no momento que a luz deu uma enfraquecida e o PC dele resetou poucos segundos depois. Ai ele esperou o Windows carregar de novo e voltou a jogar, daqui a um pouco o PC dele reseta de novo! Ai perguntei se aquilo vinha acontecendo antes, ele disse que não, ai na hora eu perguntei se ele tinha um multimetro pra ver como tava a energia, ele disse q nao tinha, ai fui em casa buscar o meu. Chegando na casa dele a tensão tava em 180-185V. Como por minha indicação ele tava sem estabilizador, resolvemos fazer um teste. Pegamos o estabilizador dele, configuramos a fonte pra 115V e medimos a tensão na saida do estabilizador, q tava mais ou menos em 100-105V, o PC parou de dar os resets! Sem o estabilizador e com a tensão nominal de 230V da fonte tinhamos uma diferença de 50V aí em relação a tensão da tomada, com a fonte setada pra 115 nominais e estabilizador a diferença baixou pra 10-15V em relação a tensão da saida do estabilizador. Então vejamos, das duas uma:

1 - A fonte dele, Seventeam, acho que é a 350BKV, tá com problema ou é inerentemente pouco imune à quedas de tensão.

2 - Qualquer fonte sem ser "Full Range" vai apresentar problemas quando com carga elevada e quedas de tensão.

Está claro que o causador do problema foi a queda de tensão combinada com a fonte com carga elevada, ja que o problema só se dava dentro do jogo. E agora, josé?

Fonte ruim ou comportamente igual pra qualque modelo semelhante?

Aproveito a oportunidade pra perguntar aos mais entendidos:

No caso de quedas de tensão pra 80 ou 90 volts que se sustentam continuamente, numa fonte comum, genérica ou melhores, só que sem PFC ativo. O que é mais saudável pra fonte, operar assim, logo puxando uma corrente maior da tomada, ou dar um boost de tensão de uns 15-25V? Isso no cenário em que a fonte esteja trabalho com carga média-alta.

Não me leve à mal o pessoal defensor do não uso do estabilizador, até porque sou um destes! Mas estou colhendo dados das pessoas que eu pessoalmente indiquei pra não usarem estabilizadores, então preciso de argumentos pra tentar entender o que aconteceu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

_rau_

Só pra fechar contigo nessa questão, existem situações reais onde o estabilizador é a saída padrão para poder funcionar PCs! Explico.

Já estive em ambientes comerciais, com rede de energia interna mal distribuída, condicionador de ar junto com tomadas e outras aberrações encontradas em instalações elétricas por ai a fora. Acontece que nessas condições, prédio alimentado em baixa tensão trifásica, carregado com vários condicionadores de ar, além das demais cargas. Ao ligar um condicionador de 12.000 BTUs ou mais até, não há fonte que segure!!!

Claro, estamos falando de "PCs de escritório" e assim, não espere nenhuma fonte Zalman ou OCZ lá dentro! E ai, a saída é .......estabilizador neles ou PCs ressetando sempre!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa é a raiz do problema, a rede elétrica ruim. Já vi casos tb de condicionadores de ar ligados na mesma fase que PCs, mas com estabilizador, e assim que o condicionador liga é uma barulheira de relés comutando. Vi isso um ambiente com 10PCs e os 10 com estabilizadores...

Mas nem sempre o problema é interno já que o evento que relatei foi geral, ja q na minha casa eu medi tb alguns minutos mais tarde e tensão estava em 190volts e aqui em casa temos três fases pra casa, mas essa condição passou no mesmo dia, foi algo isolado. Mas aí me preocupo com aqueles q estão tirando os estabilizadores e estão numa condição constantemente ruim de energia, quedas bruscas e continuas de tensão e fontes genéricas, o que não é incomum no nosso país, pelo contrário...

O que penso então é o seguinte, há que se analisar cada caso antes de sugerir a eliminação do infame estabilizador. Há que se recomendar com cautela tanto o seu uso quando o seu desuso, não seria melhor assim? porque em ambos casos há desvantagens pra ambas condições, pelo que tenho visto.

Com a nova norma a faixa de correção de tensão foi aumentada em pelo menos 20% a mais de variação da tensão de entrada, então nesse caso a tensão pode cair bem q terá uma tensão de saida melhor nos casos de queda de tensão sustentada muitos ciclos da rede.

Esse meu amigo falou q depois dessa não vai mais deixar de usar o estabilizador e eu fiquei meio com o rabo entre as pernas, mas falei pra ele então comprar um modelo com saída em 220V e dentro da nova norma. A SMS tem um modelo com saida 220V e a Microsol tb. Ele disse q ia dar uma olhada...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante, obrigado _rau_

Não comentei sobre a situação da rede elétrica de minha casa pois não entendo muito disso, mas percebi que após a mudança o estabilizador passou a fazer muito mais "tlecs" do que fazia no apartamento antigo. Tentarei ver com o eletricista como está a situação e se ocorrem essas quedas altas de tensão.

E em Belém é 110V, sim.

Mas caso a situação da instalação elétrica de minha casa não seja boa e ainda mais com minha fonte sem PFC ativo, devo continuar utilizando um estabilizador ?

Os estabilizadores da APC seriam uma escolha melhor ? Andei olhando este http://atera.com.br/dispprod.asp?COD=LE450BIBR

Porém me pareceu que sua proteção é muito inferior a do filtro e não sei se possui um atraso de resposta tão ruim que prejudique tanto a fonte como foi explicado nas primeiras páginas do topic.

Se alguém puder olhar e dar sua opinião, obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não são quedas de "alta tensão". :) São quedas de tensão ou falta de energia mesmo. quando eu digo "tensão", é o nome correto pra "tensão".

A tensão nominal da sua rede é 127V, mas na verdade ela pode nominalmente ser de 110 até 127V. Na prática esses valores podem variar mais ainda, as fontes toleram bem as variações, agora se sua rede está num estado tal qual faz o PC resetar, as luz ficarem muito fracas, aparelhos funcionarem precariamente ou vierem a pifar por causa desse abaixamentos na tensão da rede, aí é de se preocupar e procurar uma solução ou ao menos um paliativo até se encotrar a solução.

Eu recomendo você fazer uns testes por uns tempos sem estabilizador mesmo, mas é recomendado um bom filtro de linha protetor antes.

Sobre o estabilizador APC, esse que você citou é o melhor no mercado nacional no que tange a proteção anti-surto:

Proteção contra surtos:

- Classe de surto de energia: 450 Joules

- Corrente de pico no modo nomal: 6 kAmps

- Corrente de pico no modo comum: 18 kAmps

- Tempo NM de resposta surtos(ns): 0,5 ns

A faixa de regulagem dele é de:

103 – 132 V(115V)/180 – 235 V (220 V) com variação de até 6% na saída. A nova norma exige uma faixa maior, nesse quesito esse modelo não está dentro da nova norma, mas na prática essa mudança não acrescenta muita coisa não.

Tempo de resposta de 3 ciclos de rede ou seja, 50ms. Esse é o tempo de resposta correto, pelo menos a APC não mente nisso, a SMS por exemplo diz que o tempo de resposta do produto deles é de menos que 2 ciclos, o que é mentira, eles não estão contabilizando todo o processo de regulagem até o resultado final, tem um site que explica sobre isso:

www.estabilizadores.com.br

No final das contas 50ms é lento e ineficaz pra variações bruscas, mas pode ser suficiente pra aquelas variações que se sustentam por vários segundos ou minutos, digo suficiente, não necessariamente uma correção necessária de ser feita!

O tempo de resposta dele é lento pra regulagem de tensão, mas de apenas 0,5 nanosegundos pra proteção anti-surto agir.

Eu pessoalmente não gastaria num estabilizador não, por melhor que seja. Se for pra por um estabilizador, eu prefiro gastar logo em um nobreak bom, com filtro de linha + proteção anti-surto ou usar só o filtro de linha mesmo, mas cada caso, um caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Certo, eu quis dizer quedas altas, variação muito alta na tensão.

Apesar de minha vontade de me livrar do estabilizador, por causa da indecisão acabei comprando novamente um igual da Microsol (por ser o mais barato.. que mesmo assim foi caro) mas com a nova norma (primeira coisa que notei foi o peso.. acho que 1kg mais pesado que o antigo).

Como está difícil achar um bom eletricista, tentarei comprar um voltímetro para medir a tensão na tomada do computador (vou me informar melhor como fazer isso hehe). Acredito que a situação da eletricidade do meu bairro seja precária e isso me preocupa um pouco já que lá sofre constantes faltas de luz ou "ameaça" de falta de luz (quando a luz dá uma "rápida piscada" mas que as vezes faz o computador desligar e as lâmpadas ficarem mais fracas) e em certos horários "tlecs" constantes do estabilizador.

O eletricista tb informou que o Terra da casa não está separado, mas está junto com o Neutro. Eu não faço ideia do que isso significa, se é bom ou ruim. E pra completar ainda não há pára-raios.

Mas provavelmente irei comprar o Surge Protector da APC e tentar utilizar apenas ele por um tempo. Se a tensão variar muito e minha fonte não aguentar, pode ser muito prejudicial pra ela ou apenas irá desligar sem sofrer muito dano ?

E se eu for ter que utilizar o estabilizador ainda, devo conectar o filtro antes ou depois dele ?

Obrigado pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo, eu quis dizer quedas altas, variação muito alta na tensão.

Certo... só falta quantificar esse valor, não dá pra dizer com certeza sem medir...

Apesar de minha vontade de me livrar do estabilizador, por causa da indecisão acabei comprando novamente um igual da Microsol (por ser o mais barato.. que mesmo assim foi caro) mas com a nova norma (primeira coisa que notei foi o peso.. acho que 1kg mais pesado que o antigo).

O transformador é maior já que têm pelo menos 2 taps a mais de regulação ou 4 a mais se for bivolt.

Como está difícil achar um bom eletricista, tentarei comprar um voltímetro para medir a tensão na tomada do computador (vou me informar melhor como fazer isso hehe). Acredito que a situação da eletricidade do meu bairro seja precária e isso me preocupa um pouco já que lá sofre constantes faltas de luz ou "ameaça" de falta de luz (quando a luz dá uma "rápida piscada" mas que as vezes faz o computador desligar e as lâmpadas ficarem mais fracas) e em certos horários "tlecs" constantes do estabilizador.

No caso de um multimetro você precisa coloca-lo na escala "VAC" com o valor igual ou superior a tensão de saida da tomada e liga cada ponta num buraco da tomada, tomando cuidado pra elas não se tocarem, se não vai ser só o pipoco e o disjuntor vai cair. Pra resolver essas "piscadas" que causam resets, só nobreak. Os resets acontecem mesmo com estabilizador?

O eletricista tb informou que o Terra da casa não está separado, mas está junto com o Neutro. Eu não faço ideia do que isso significa, se é bom ou ruim. E pra completar ainda não há pára-raios.

Onde que ele faz ponte com o neutro, dentro da caixa da tomada ou na entrada da sua casa? Dentro do medidor de luz você pode derivar um condutor do neutro e usa-lo como aterramento, desde que o neutro esteja bem aterrado perto do poste, esse padrão de aterramento é previsto na norma NBR como TN-S.

Mas provavelmente irei comprar o Surge Protector da APC e tentar utilizar apenas ele por um tempo. Se a tensão variar muito e minha fonte não aguentar, pode ser muito prejudicial pra ela ou apenas irá desligar sem sofrer muito dano ?

E se eu for ter que utilizar o estabilizador ainda, devo conectar o filtro antes ou depois dele ?

Qual é sua fonte mesmo? Se sua TV não queima, se outros equipamentos não queimam ou funcionam erraticamente, a fonte do seu PC deve se comportar da mesma forma, não tem porque ser diferente. Sua TV está ligada em um estabilizador?

Obrigado pela atenção.

De nada!

---------------------------

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria de indicar esse site sobre a especificação "let through voltage" dos filtros supressores ou seja, sobre a tensão que é deixada passar antes dos varistores "grampearem" (Clamping voltage).

http://www.tvss.net/porque/let_through_voltage.htm

As normas internacionais recomendam que as instalações elétricas possuam vários níveis de proteção em cascata, a fim de "extinguir" ou "atenuar" estes distúrbios, a níveis aceitáveis.

Abaixo segue uma imagem do mesmo endereço indicando o tempo presente e a tensão pra que ocorra danos. Observem que nesse gráfico as fontes com 40% cima da sua tensão nominal se encontram na faixa verde por tempo indeterminado, sem dano. Sendo que a tolerância das fontes chaveadas rondam os 30%.

O tempo aí está medido em ciclos e tb em segundos, 1 ciclo de rede = 16.6ms, correto faller?

iti-cbema-power_quality_curve_2.png

Em protores tb é dado o valor da proção em um surto de 8/20 μ segundos. Esse surto tem duração de 0.0000004s

Conforme o documento abaixo, este gráfico não é utilizado pelos fabicantes de fonte de alimentação:

1) Old Guidelines are NOT the Best Guidelines

Guidelines like the Computer Business Equipment Manufacturers Association Curve (CBEMA, now called the ITIC Curve) and the Federal Information Processing Standards Pub94 (FIPS Pub94) are still frequently cited as being modern power quality guidelines.

The ITIC curve is a generic guideline for characterizing how electronic loads typically respond to power disturbances, while FIPS Pub94 was a standard for powering large mainframe computers.

Contrary to popular belief, the ITIC curve is not used by equipment or power supply designers, and was actually never intended for design purposes. As for the FIPS Pub94, it was last released in 1983, was never revised, and ultimately was withdrawn as a U.S. government standards publication in November 1997. While some of the information in FIPS Pub94 is still relevant, most of it is not and should therefore not be referenced without expert assistance.

Tal afirmação tem fundamento se usarmos como exemplo as fontes chaveadas usadas no Brasil.

Analisem a tensão de 127V no gráfico.

Nenhuma fonte resistiria mais que 3 ms na nossa realidade.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tens razão, Marco!

Falha minha...

Sobre a proteção em cascata aqui tenho os DPS na entrada de casa, um filtro APC e um nobreaks APC q possui proteções anti-surto tb, isso poderia ser considerado "em cascata"? Sei q poderia ter outros DPS's no quadro de disjuntor, mas acho que o custoxbeneficio numa casa não vale.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre a proteção em cascata aqui tenho os DPS na entrada de casa, um filtro APC e um nobreaks APC q possui proteções anti-surto tb, isso poderia ser considerado "em cascata"?

É um exemplo clássico de associação em cascata de DPSs de nível de proteção IV, II e I respectivamente.

Sei q poderia ter outros DPS's no quadro de disjuntor,

Nem sempre são necessários todos os níveis de proteção em uma instalação. Depende exclusivamente do projeto elétrico.

mas acho que o custoxbeneficio numa casa não vale.

Não é uma questão de custo e sim somente beneficio.

Sua vida tem preço?

A instalação destes disposistivos, seja nas "instalações elétricas" ou nas "linhas de telecomunicações" não visa somente a proteção patrimonial e sim a pessoal, com prioridade máxima.

Será que esta notícia não seria apresentada de outra forma se, na residência existisse DPS na linha telefônica?

Infelizmente muitos usuários pensam nesta "relação custo X beneficio" e transferem a responsabilidade somente para as companhias telefônicas.

O mesmo vale para o dispositivo diferencial/residual (DR).

Muitos profissionais acham desnecessário seu uso devido o alto custo.

A familia desta criança pagaria "qualquer preço" para tê-la de volta:

Quando o assunto é "energia elétrica", proteção pessoal deve ser levado a sério.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom.. andei lendo sobre esses filtros.. gostaria de saber qual o melhor p o meu caso... tenho uma corsair hx520w e minha casa e 220v

li q clamper seria uma boa marca... encontrei isso aqui.. http://www.clamper.com.br/produtos_linhas.asp?linha=&tipo=7&titulo=Protetores%20com%20Filtros%20RMI/RFI

qual modelo escolho?!

se tiver alguma marcar melhor por favor indicar...

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem opções melhores, esse aí é recomendado, mas se você nao tiver aterramento:

PCMODEM PROTECTOR PLUS que ainda vem com proteção pra linha telefonica.

http://www.clamper.com.br/produtos_linhas.asp?linha=1&tipo=&titulo=Aplicação%20Residencial

obrigado cara.. agora e correr atras do modelo...

so mais uma coisa.. você tem alguma ideia do preco?! =X

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é de hoje que esta discussão faz parte de fóruns ligados à área de TI (técnicos, "micreiros", usuários leigos, programadores, curiosos e outros), a ponto de os ânimos ficarem acirrados e não se estabelecer nenhuma conclusão de fato............

São poucos os posts em que são especificados no mínimo, marcas e modelos do conjunto "fonte X estabilizador", quanto menos especificações técnicas. São tratados simplesmente como "um estabilizador e/ou uma fonte".

Baseado na afirmação de que "uma fonte de alimentação não suporta as variações de tensão da rede elétrica", ficam aqui algumas perguntas, para que possamos estabelecer parâmetros consistentes a fim de

Exclui-se também, argumentações do tipo:

"tenho um estabilizador da marca X e modelo Y, que nunca me deu problema",

pois não queremos trabalhar com dados estatísticos e suposições, mas sim, com dados técnicos fundamentados em resoluções normativas e parâmetros técnicos consistentes.

www.inmetro.gov.br/consumidor/produtos/estabilizadores.asp

www.sms.com.br/sitenovo/respostas.aspx?id=1

Caro Amigo,

Vi que és um expert no assunto e, dado meu conhecimento limitado sobre a matéria, gostaria de pedir vossa ajuda para uma dúvida minha: moro numa cidade onde temos problemas recorrentes com a linha elétrica, inclusive já tive televisores e 1 aparelho de DVD danificado por conta de descarga elétrica. Tenho uma TV de LCD e um home theater, e gostaria de colocar algum aparelho para não só protegê-los quanto variações na rede elétrica, como também manter a rede elétrica estabilizada. Tinham me recomendado colocar um estabilizador de tensão porém, pelo que li aqui no chat + os seus comentários, me parece melhor instalar um no-break ao invés do estabilizador. É isso que você recomendaria? Caso sim, que modelo/potencia seriam mais interessantes?

Desde já agradeço a ajuda do amigo.

Caro amigo, gostaria de pedir sua ajuda: quero proteger, de maneira correta, uma TV de LCD e um home theater, o que você me recomendaria usar? Um filtro de linha, ou algum outro tipo de aparelho? No caso do filtro de linha, qual marca/modelo seria o mais adequado?

Desde já muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Amigo,

Vi que és um expert no assunto e, dado meu conhecimento limitado sobre a matéria, gostaria de pedir vossa ajuda para uma dúvida minha: moro numa cidade onde temos problemas recorrentes com a linha elétrica, inclusive já tive televisores e 1 aparelho de DVD danificado por conta de descarga elétrica. Tenho uma TV de LCD e um home theater, e gostaria de colocar algum aparelho para não só protegê-los quanto variações na rede elétrica, como também manter a rede elétrica estabilizada. Tinham me recomendado colocar um estabilizador de tensão porém, pelo que li aqui no chat + os seus comentários, me parece melhor instalar um no-break ao invés do estabilizador. É isso que você recomendaria? Caso sim, que modelo/potencia seriam mais interessantes?

Desde já agradeço a ajuda do amigo.

Caro amigo, gostaria de pedir sua ajuda: quero proteger, de maneira correta, uma TV de LCD e um home theater, o que você me recomendaria usar? Um filtro de linha, ou algum outro tipo de aparelho? No caso do filtro de linha, qual marca/modelo seria o mais adequado?

Desde já muito obrigado.

Primeiro de tudo, a instalação aí possui aterramento? Se não tiver, é bom providenciar.

Depois as proteções. Se possível, próximo ou dentro do medidor de luz instale um protetor anti-surtos, conhecido como DPS. Aqui você acha deles: www.clamper.com.br

Basicamente eles ficam instalados entre Fase/Neutro - aterramento do neutro.

Dentro da sua residência, mesmo com o DPS foram, é recomendável a instalação de um bom filtro supressor também que proteja tanto a linha telefônica quando a de TV. Isso se você usar linha telefonica num receptor de TV, por exemplo. Descargas podem vir pela antena tb, então é bom proteger essa linha aí também.

Tonkatsu, aí é 110 ou 220V? Se for 110V, dá uma olhada no protetor/filtro de linha APC PH8VT3 em www.atera.com.br

Esse assunto de DPS, foi discuto nesse mesmo topico ai pra tras, inclusive com fotos da proteção q uso na minha instalação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Gostaria que me respondessem se a solução esta correta.

Problema:

Computador (novo / ainda nao instalado):

  • Fonte: Spire (SP-ATX-500W)

  • Placa Mãe: Asus P5K Premium / Wi-Fi

  • Processador: Intel Core 2 Duo e4500

  • Placa de Video: GeForce 9600GT 512MB 256-bit GDDR3

  • Memoria: 2 x 1gb DDR2 Corsair XMS2 6400 800Mhz

  • HD: Samsung 500gb Sata II

  • Gravador de DVD: Pioneer DVR-212D Sata

Monitor:

  • LCD 15´´ Samsung

Som:

  • Um velho da JVC

Sistema Eletrico:

  • Tudo esta com a tensão de 110 volts

  • Não é aterrado

  • A tomada em que ligo o estabilizador é uma extensão de outra tomada onde é ligado a televisao, dvd, tv acabo.

Solução (Isto esta certo?):

  • Fazer um aterramento

  • Comprar um filtro de linha da Clamper - Computer Protector Pro (alguem recomendaria outro ?)

  • Instalar um DPS (É realmente necessario?)

  • Rezar para que nos proximos anos não caia nenhum ultra raio extra plus fatal.

  • Jogar o estabilizador no lixo ou utiliza-lo como esquentador de pé no inverno

Instalação:

Um eletricista veio aqui hoje e falou o seguinte:

  • Minha tomada não esta sobrecarregada (ele não fez nenhum teste, mas acho que foi baseado na experiencia dele, espero)

  • O aterramento vai ser feito da seguinte forma: ligar o fio terra na tomada que passara pela parede (vai ter que furar) e descera 9 metros até o chao que tera uma haste de cobre de 1,20 metros.

Duvidas:

  • Sera que tenho sobrecarga ? Como faço pra saber ? (O eletricista disse que não (baseado na experiencia dele))

  • Não seria melhor fazer um aterramento geral para a casa toda? O custo será muito mais alto por isso?

  • É realmente necessario a instalação de um DPS ? Ou seria um exagero ?

Gostaria de saber se este meu raciocinio baseado neste maravilhoso topico esta correto. E caso nao esteja, que modificaçoes fariam ?

Se eu fosse você ,eu faria as seguintes mudanças:

  • Arranjava outra tomada só para o computador;
  • Colocaria sim o DPS, é melhor prevenir do que remediar;
  • O Aterramento pra casa inteira seria uma ótima ideia, se for fazê-lo eu recomendo o uso de mais de uma haste de ferro , todas interligadas e, de preferência de ao menos 2,10 metros;
  • Arranje outro eletricista, se ele nem "testou" e e deu seu parecer confiando na "experiência", então ele pode estar bastante errado;
  • Realmente compre o filtro da Clamper , isso é incontestável (não pelo fato dele ser da Clamper e, sim pelo fato de ser um equipamento indispensável no seu caso);

Eu não conheço essa sua fonte, por isso não posso falar nada a respeito da mesma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa discussão é mesmo boa. Concordo plenamente que existam por ai na rede uma série de "achismos" que não se sustentariam por mais do que dois ou três porquês.

Para não ficar no "achismo", permitam-me aportar algumas informações.

..........................

Muitas pessoas compram um belo estabilizador e dai, como o dinheiro pode ficar curto compram uma fonte de 700 Watts por R$ 65,00. Os três se merecem, o comprador, a fonte e o estabilizador.

Desculpe pela extensão do tópico. Não aguentei...

Abraço...

P q P. Até que enfim eu achei alguem q concorda comigo. Estabilizador é otimo. Pra quem fabrica esta porcaria q é um verdadeiro conto do vigário.

Abraços e parabens.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

colegas do fórum, colega faller,

em suas grandes explanações, fui convencido a aposentar o estabilizador, e estou muito satisfeito com minha fonte zalman ligada diretamente no filtro de linha.

No entanto, gostaria de saber o que usar para ligar no meu ps3 como transformador de energia?? aqui em bsb é 220v, o PS3 é 110v. Tenho como opção um estabilizador de 500va da BMI Microline. Pensando apenas no custo-benefício, seria uma boa opção??

grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!