Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 9 não está esquentando demais?


Posts recomendados

A última configuração que montei, antes dessa, era um i7 e como o cooler era in box, usei a pasta térmica que veio nele, a temperatura ficava alta, tirei fora e coloquei pasta térmica elas baixaram; nesse caso do Ryzen, que o fabricante diz que o cooler in box aguenta o tranco, também usei a pasta que veio, mas acho que essa temperatura não deveria estar tão alta, afinal nem chegou o verão ainda, os Athlons eram quentes também mas não a esse nível. 

Pensei que o cooler in box aguentava como diz a AMD, mas meu wc é incompativel para AM4 então comprei o adaptador que está para chegar, ai iinstalarei ele com  pasta térmica da boa, mas de qualquer modo é normal  acima de 80 º C como está?

 

ogPiVJX.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, ricardoscasado disse:

Amigo, tenho um 3800x que se não estou enganado possui também 105w de TDP e o meu com um WC Maelstrom 120T está ficando entre 35 e 45  graus em idle e em full está ficando de 70 a 75 graus. Acho que precisa de um WC pra esses caras...

Eu já tenho um wc Corsair H115i tá bom para ele? Como estava montado na outra configuração, i7, tive que comprar o adaptador ou retention bracket, quando eu comprei o wc em 2016 não existia AM4, então veio o suporte para Intel e AMD até AM3, outras empresas deram de graça mas a Corsair preferiu cobrar.

A peça importada, chegou hoje, amanhã vou instalar o wc, mas também um pouco disso acho que deve ser a tribuido a pasta térmica que vem no dissipador, tenho a MX-4 Artic, deve melhor muito a temperatura junto com o WC (espero).

 

CW-8960046-Content-1.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@misterjohn Quanto menor a litografia dos processadores maiores serão suas oscilações, pois imagina resfriar uma cabeça de alfinete, depois joga fogo nela, ela vai esquentar bem mais rápido assim como resfriar rápido, pois tem menos área material para aquecer e dissipar.

 

Depois de me repetir agora quanto a MX-4 Artic, ela é boa mas já existem melhores...

MX-4 Artic tem Condutividade Térmica W / (mK): 8,5

Pasta Térmica Master Gel Maker Nano tem A condutividade térmica (W / mK): 11

quanto maior esse número melhor e desde que não seja condutora elétrica, pois pastas de condutividade ttérmica de mais de 20 possuem metal em sua composição e logo conduzem eletricidade.

https://informatica.mercadolivre.com.br/pasta-termica-cooler-master-nano

 

Um exemplo de uma pasta condutora de calor e eletricidade.

https://pt.aliexpress.com/item/32981138894.html?spm=a2g03.search0104.3.43.7f0640802n38lS&ws_ab_test=searchweb0_0%2Csearchweb201602_7_10065_10068_10547_319_10059_10884_317_10548_10887_10696_321_322_10084_453_10083_454_10103_10618_10307_537_536%2Csearchweb201603_55%2CppcSwitch_0&algo_expid=38867e0b-df96-4803-b94d-bde649606da3-6&algo_pvid=38867e0b-df96-4803-b94d-bde649606da3&transAbTest=ae803_4

Thermal Conductivity: 73W/m*K

 

Até e..

Feliz Natal 🎄

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique PP Baseado nesses argumentos acime eu tenho que encarar como normal, um  computador acabar de ser ligado e na bios já marca 83ºC e agora em uso apenas no fórum, com o AIDA  64 Extreme marcando 62ºC...isso com um water cooler modelo H115i da Corsair? 

 

5fsN8f0.jpg

 

dCKy1Ph.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, Brc disse:

Ta 83 na bios com o watercooler? Mesmo com o air cooler ta bem altinho essa temperatura pro stock. Ta tudo no automatico? PBO, XFR, auto-oc?

 

Porque seu boost all core no stress ta 3856, praticamente a frequencia padrão, entao essa temperatura ta te limitando mesmo

Brc, grato pela atenção e resposta mas em informática eu sou como aquele pedreiro que faz uma casa sozinho, mas se alguem perguntar que cálculo ele usou para determinar a lage ele não sabe dizer, sabe fazer, ou seja, não sou muito "técnico" portanto assim de imediato nem sei te confirmar ou negar essas questões, sempre escolho o F5, carregar os melhores valores, mas o wi-fi é carregado e a memória no valor padrão, então as únicas coisa que alterei na bios foi o xmp para reconhecer os 3.466 Mhz, e deu certo, e também desabilitei o wi-fi porque caso habilitado, nem o set up entra, surge aquela tela azul dizendo que encontrou um erro e blá, blá..

Estou frustado com esse processador, agora será defeito da placa-mãe?

Atualizei os principais drivers como chipset e a bios.

Gastei com processador, placa-mãe, adaptador para wc AM4 e não tenho direito de ter um status igual a esse:

 

 

EK85MYp.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tinha instalado apenas um pente de  8 Gb, DDR 4 Vengeance LPX da Corsair, ajustei o xmp para operar em 3.000 Mhz e operava normalmente, então comprei dois pentes de  Memória Hyperx Fury 16gb 3466mhz Ddr4 Hx434c16fb3/16 e começaram os problemas de aquecimento extremo no processador, mas a memoria é certificada para o processador Ryzen 9 3900x ...memórias podem interferir dessa maneira?

 

https://www.kingstonstore.com.br/products/hx434c16fb3-16?variant=29465435799635

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Brc disse:

Tira umas fotos da BIOS, abas Ai Tweaker e Monitor com enfase nos Fans e AIO Pump.

 

Memoria nao tem como mexer no processador assim nao

Ok, vou providenciar isso, mas esse processador é louco? O normal é aquecer com o tempo, esse esfria...medi agora com o Aida e marcou 47ºC...minha bronca é que gastei grana para dar um gas nas edições de vídeo mas se parado já está torrando, então vou ter um rendimento pior que o antigo i7....citei a memória porque foi o que eu mexi que gera alteração importante, tanto é que essas memórias nos slots b1 e a1 não eram reconhecidas de jeito nenhum, ai pesquisando em um fórum gringo, mudei para b2 e a2 e funcionou de boa..mas vou pegar esses dados solicitados, pena que não fiquem tão bom porque é na foto do celular ou dá para printar a bios???

MrLF6Ao.jpg

 

 

adicionado 21 minutos depois

Segue as imagens infelizmente algumas ficam meia borradas porque o monitor tem 40" e para enquadrar a tela toda tem que afastar, dai desfoca, mas se necessitar pode pedir uma imagem no detalhe, ai fica boa, a Aio Pump está muito ruim, mas está setado n/a com opção para monitorar ou ignorar....por favor, pode sugerir qualquer coisa, preciso normalizar essa situação, não é abusrdo ligar o pc e no mesmo instante a bios acusar 78, 80ºC?????

 

xjM6H7j.jpg

 

8qb8jKq.jpg

 

 

PzN3Tdp.jpg

 

z8G16FA.jpg

adicionado 25 minutos depois

Imagem capturada imediatamente após fotografar essas e iniciar o windows:

 

g7Bt254.jpg

adicionado 39 minutos depois

Espero que essas imagens do Corsair Link ajude em alguma coisa:

 

rI9VheL.jpg

ZetZ3e5.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Queria ver a configuração do seu pump e no Ai tweaker mais pra baixo também. Você tem certeza que ele tá circulando líquido e funcionando? No icue já tentou botar no máximo o pump e ver o que acontece? Encostou na mangueira e no radiador pra ver se eles tão quente igual o cpu? O pump é energizado pelo sata nesse water né?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Brc disse:

Queria ver a configuração do seu pump e no Ai tweaker mais pra baixo também. Você tem certeza que ele tá circulando líquido e funcionando? No icue já tentou botar no máximo o pump e ver o que acontece? Encostou na mangueira e no radiador pra ver se eles tão quente igual o cpu? O pump é energizado pelo sata nesse water né?

Uma mangueira quente e outra fria, sobre o Ai tweaker, sua placa é Asus? Se for, post aqui o que você precisa exatamente, tiro quantas fotos precisar, mas o ideal é tirar apenas de um pedaço porque minha tela é muito grande e a foto sai desfocada.

Tanto a bomba quanto as ventoinhas são ligadas na SATA, agora elas aceleraram, então está havendo um controle.

Obs: As ventoinhas tem posição certa tipo sentido do ar, puxando ou aspirando ou isso não influe?

Outro detalhe, estou em um ambiente com 6 m², com um ar condicionado split inverter de 9.000 btus, apenas o pc, eu e uma lâmpada de led de 7 W, com o pc deitado, sem a tampa lateral e estava marcando 83ºC, como isso é possível???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho a rog strix b-450f que tem a BIOS bem parecida. E configurei uma tuf x570 wifi igual a sua com um 3600 e mugen 5. Sei que o 3900x gera mais calor, mas o 3600 com mugen ficava beeem mais frio, na BIOS ficava tipo 55 graus e durante jogos pesados batia 73-75.

 

Embaixo do performance BIAS que eu queria ver, desde a parte do TPU ate a parte das tensoes.

 

Quero ver como esta configurado o CPU_FAN(que deve estar ligada a bomba do watercooler). No CPU_FAN voce tem de estar ligado como DC no maximo ou controle desligado. Queria ver o corsair link tambem, dai voce configura o pump pro maximo. 

 

Baixe esse daqui pra temperatura:

https://www.hwinfo.com/download/

 

Checa essas coisas do pump na confguração e poe no stress de novo, com print no hwinfo64

 

Estou achando que esse water ta ruim, bolha de ar ou pouco fluido. ele é antigo? como voce tirou de um lugar e pos em outro, pode ter mobilizado e prendido alguma bolha se nao tiver completamente preenchido. todo watercooler velho vai dando isso...

 

 

 

Porque pensa bem, voce tinha 82 graus no stock cooler e agora ta batendo iso fazendo nada....

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho esse wc desde 2016 instalei ele no i7 e agora para colocar no AM4 (Ryzen) eu comprei o adaptador, instalei, coloquei pasta térmica da boa, apertei as porcas redondas aos poucos para ir assentando até o final por igual, dei um pequeno, mas muito pequeno mesmo aperto com uma chave Philips e o bloco está totalmente imobilizado, não arrochei com ferramenta, apenas aquele encosto, então eu te pergunto onde é que eu errei?

Esse wc tem 2 ventoinhas, sendo que tanto elas quanto o bloco é alimentado por uma SATA, tem um cabo mini usb que é ligado na USB da placa, e tem apenas um soquete com  um condutor, que liguei na CPU_Fan, antes tentei ligar no AIO_Bump e não funcionou....torno a perguntar onde foi que eu errei??? No momento com o aplicativo AMD Ryzen Master, está marcando 66, 67 e 68 fica oscilando, o Aida 57ºC (desativei um para acionar o outro) e então qual o certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@misterjohn

 

Eu não conheço o sistema de montagem desse cooler, pra AMD.. Vou até dar uma olhada pra ver.. Mas, poderia ter um mal contato entre a superfície do processador e a base do cooler.. Seria algo semelhante ao que acontece com o H60, no teste abaixo.. Olhe a "nota importante", no primeiro post..

 

 

Só que é um sistema Intel, que usa backplate.. O bloco ficava fixo, mas tinha uma folga no backplate, o que não criava pressão o bastante, pro bloco ficar adequadamente junto à CPU.. Corrigido o problema, melhorou muito a situação.. Veja também os padrões da pasta, antes e depois de colocado o bloco.. Tá tudo junto no tópico..

 

Aí, teria de avaliar se seu caso, se encaixe nisso.. Teria de tirar o bloco e ver como a pasta se espalhou.. Pode usar as fotos do tópico acima, como referência.. Se espalhou bem, não seria a montagem em si o problema.. Teria de ver se WC funciona, principalmente se a bomba funciona, se ela está ligada e configurada corretamente..

 

Processador opera no clock base na BIOS, dai a temperatura na BIOS ser maior que no Windows..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@misterjohn  O ideal é puxando o AR de dentro do gabinete soprando no dissipador e indo para fóra do gabinete, desse jeito não deixa ar quente dentro do gabinete, além de pesquisas mostrarem que soprando ar no dissipador é levemente mais eficiente que sugando dele.

 

Tem gente que coloca 2 FANs um soprando para o dissipador e outro do outro lado do radiador puxando o ar do radiador e jogando para fora do gabinete aumentando assim o fluxo de ar.

 

O ideal é a Bomba Funcionar a 100% o tempo todo sem controle de rotação, ligada direto na fonte de alimentação, controle de rotação fica só com o FAN. até

adicionado 3 minutos depois

Disse isso da PUMP (Bomba) pois quando você está na BIOS a bomba pode estar parada pela própria configuração da sua placa-mãe, tirando o conector da placa-mãe e colocando na fonte de alimentação ela vai funcionar a 100% e assim garante melhor dissipação.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Henrique PP disse:

@misterjohn  O ideal é puxando o AR de dentro do gabinete soprando no dissipador e indo para fóra do gabinete, desse jeito não deixa ar quente dentro do gabinete, além de pesquisas mostrarem que soprando ar no dissipador é levemente mais eficiente que sugando dele.

 

Tem gente que coloca 2 FANs um soprando para o dissipador e outro do outro lado do radiador puxando o ar do radiador e jogando para fora do gabinete aumentando assim o fluxo de ar.

 

O ideal é a Bomba Funcionar a 100% o tempo todo sem controle de rotação, ligada direto na fonte de alimentação, controle de rotação fica só com o FAN. até

adicionado 3 minutos depois

Disse isso da PUMP (Bomba) pois quando você está na BIOS a bomba pode estar parada pela própria configuração da sua placa-mãe, tirando o conector da placa-mãe e colocando na fonte de alimentação ela vai funcionar a 100% e assim garante melhor dissipação.

Os coolers já estão puxando para fora o ar, se for ver bem, também não é o melhor dos mundos porque está aspirando ar quente do interior do gabinete, se fizer ao contrário irá insuflar ar quente para dentro já que passará pelo radiador;

 

A montagem parão é o dissipador primeiro, isso porque o lado roscado é nele, dos dois lados, sendo um lado para parfusar o dissipador no topo do gabinete e o outro lado a gente parafusa a ventoinha, então iria demandar alguma alterações para fazer isso ai, colocar um cooler em cima e outro em baixo...

 

A bomba já é ligada direto da fonte pelo cabo sata, como o cabo entra para dentro do bloco, as ventoinhas sim podem ser ligadas direto na fonte ou no cabo com dois soquetes que sai do bloco;

 

Sobre a temperatura da bios acho que você matou a charada, mas então a bomba tem um controle porque o cabo sata sai da fonte e entra dentro do bloco, não tenho com jumpear um possível contrôle interno sem abrir e alterar o circuito o que não é nem um pouco recomendado para mim que não manjo de eletrônica.

 

Obs: Sobre ter ligado errado,é impossível a primeira vista porque eu vou apertando aos poucos em cruz, até encostar, depois o aperto é menor rosca de vez, mas não é impossível, mas vou dar uma olhada nisso.

 

O wc h115i para soquete AM4 usa o próprio back plate original da placa-mãe, esse aqui, não fornecido com o wc que foi feito antes desse soquete:

7cb189b6-4abd-4b57-adeb-89727a512720.JPG

 

CW-8960046-Content-1.png

 

já o mais recente, o modelo h150i, para AM4 usa o próprio suporte do cooler in box, com o retention bracket fornecido:

 

cpu-cooler-holder-case-mounting-hardware

 

 

Abaixo o tutorial que usei quando comprei o h115i em 2016 é o mais explcativo embora ele fale em h100i mas é igaul:

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@misterjohn  Pode ser falta de preção sim sobre o processador, nível de preção.... cerca de meio quilo.

adicionado 1 minuto depois

Quanto a Bomba não funcionar com setup ligado só se o a fonte de alimentação não envia carga pelo cabo sata no setup, o que não acredito.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Henrique PP disse:

@misterjohn  Pode ser falta de preção sim sobre o processador, nível de preção.... cerca de meio quilo.

adicionado 1 minuto depois

Quanto a Bomba não funcionar com setup ligado só se o a fonte de alimentação não envia carga pelo cabo sata no setup, o que não acredito.

Henrique sou um cara "de qualquer ferramenta" se estou dizendo que está com pressão suficiente é porque está, estou me baseando em dois fatos, primeiro, enrosquei até o fim com a mão, apenas dei uma aperto final, coisa mínima com a chave philips só para garantir, depois o bloco está totalmente imobilizado, já vi casos do dissipador de cooler air deixar fazer pequenos movimentos, mas esse está travado...😁

Quanto a enviar energia para a bomba, não sei do ponto de vista eletrônico como funciona a fonte, se é a placa-mãe que liga ela ou ao contrário, mas de um jeito ou de outro, o bloco pode ser energizado apenas quando inicia o windows ou até algum componente dentro do bloco que só ligue a bomba quando o windows iniciar...a USB por exemplo pode ser energizada antes ou depois que o windows ligar, a Z-170 E da Asus é assim, se não configurar como parcialmente a usb, o teclado e o mouse só são energizados após o windows subir....

Mas parece que está entrando nos eixos espero, liguei o pc por volta das 16:00 hs, está 29,5ºC, apenas com o ventilador de teto, em um ambiente de 6 m² e a temperatura está boa.

OBs: Logo que instalei o wc, depois de funcionar, a temperatura na bios marcava 83ºC isso com a tampa lateral aberta e o ar condicionado a 22ºC....

 

7gDoOui.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

voce fez algo que corrigiu a bomba, pois no primeiro print do aida64 mostrava apenas o Aux2 e a GPU na parte dos Coolers, agora nesse ultimo post mostra a velocidade do pump, cujo fabricante é Asetek. Por isso eu tava querendo ver a tela da bomba e a configuração da bomba na bios e nos programas hehehe

 

Mas enfim, parece que agora ta tudo normal. Parabens!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@misterjohn Bom estranho mesmo 83ºC na BIOS não é normal, Deixa na BIOS algum tempo e coloca a mão no radiador ele tem de estar bem quente se está a bomba está funcionado, se estiver frio é porque a bomba está desligada inicia o Windows e vê se radiador esquenta depois de deixar no Windows, se esquentar é porque a bomba está funcionado com o Windows.  Se dos 2 jeitos o radiador estiver frio sua bomba não está funcionado logo aciona a garantia.

 

Monitore a temperatura com o HWmonitor https://www.cpuid.com/programas/hwmonitor.html

O AIDAS não mostra as velocidades juntos das temperaturas o HWmonitor sim além de ser leve.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!