Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte para tatuagem com base atx


Posts recomendados

Olá bom dia.

 

Gostaria de saber se podem me ajudar com isso estou montando uma fonte regulável de 0 a 12v para tatuagem partir de uma fonte atx de PC peguei um esquema do YouTube mas não sei pra que serve cada peça que vai segue a baixo o que seria usado pra fazer.

 

Fonte atx

2 - tip 41

1 - 2n5551

2 - p10 fêmea 

1- potenciômetro a10k

1 - liga/desliga

1 - display 3 fio 

 

Sei como montar mas queria saber se com essas pecas no fim da conta vou ter um saída de pelo menos 2 ou 3amp porque lá só mostra que a fonte trabalha de 0 a 10.8 volts mas não mostra se ela vai ter uma saída boa de corrente pro consumo da máquina.

 

Agradeço dez de já se puderem me ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

Claro amigo. Se for só pra girar o motor a dica que dou é usar um 555 pra controlar o pwm dum transistor de potência onde está o motor . Simples, eficiente e não aquece muito.

Circuito_PWM555_sch.gif?resize=682,292

 

Mostra o circuito ou link que achaste...

 

 

Tô usando esse vídeo de base Screenshot_20200714-122806.thumb.png.e3f3393a85b6651d1b3e01f8904ad008.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Eder Neumann disse:

*até 12 amperes então...

 

coloque um dissipador no TIP!

Acha que esse pedaço de alumínio resolve ? Era um dissipador de som de carro.

Tem problema o tio ter contato direto com o dissipador só com pasta térmica e mica ou é bom colocar uma arruela de plástico no parafuso ?15947430460012225560142344039027.thumb.jpg.2919965d8c78ea5872630b2414bd1026.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RaulArtTatoo Não sei sobre o o tamanho do dissipador, mas eu colocaria um maiorzinho.

Sobre o contato entre o tip41 e o dissipador é que:

 

image.png.05b042636c8368558e990ee5e7661ec2.png

 

Quando você parafusa ele no dissipador, a parte que fica encostada com a pasta no dissipador e no parafuso é a parte do coletor.

 

A Mica, serve pra isolar eletricamente o transistor do dissipador e também é colocado um plastico no parafuso para não encostar no coletor do transistor.

 

Dependendo da aplicação, corrente e etc... o contato direto com o dissipador, pode dar interferência. Não sei se no seu caso isso acontece... Já vi muitas fontes sem mica isolante nem arruelas.

 

Eu só usei micas isolantes em aplicações com triacs, por exemplo, pra fazer um dimmer de corrente alterada. Onde você pode encostar no dissipador sem dar o gritinho do Michael Jackson. Brincadeiras a parte... Na fonte, não acredito que precise... Mas não sou suprassumo de conhecimento nisso... Talvez alguém posso confirmar, complementar ou até mesmo desmentir o que eu disse.

 

image.png.c744a56a97159ed2b01d988d2cc886e1.png

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

são 65W de dissipação se usar em potência total... vai precisar "um pouco mais" que um pedaço de alumínio amigo, talvez se a chapa ainda estivesse inteira serviria.

 

se vocÊ tiver a mica e as buchinhas plasticas pode tentar parafusar na lata da propria fonte, ou se encontrar algum buraquinho nos dissipadores existentes da fonte pode tentar colocá-los ali (com as isolações) coloque no dissipador que melhor recebe o ar da ventoinha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Eder Neumann disse:

são 65W de dissipação se usar em potência total... vai precisar "um pouco mais" que um pedaço de alumínio amigo, talvez se a chapa ainda estivesse inteira serviria.

 

se vocÊ tiver a mica e as buchinhas plasticas pode tentar parafusar na lata da propria fonte, ou se encontrar algum buraquinho nos dissipadores existentes da fonte pode tentar colocá-los ali (com as isolações) coloque no dissipador que melhor recebe o ar da ventoinha.

Só tenho a mica mas vou ver se arrumo as arruelas 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/07/2020 às 19:18, RaulArtTatoo disse:

Mais uma dúvida esses fios que não vão mais serem usados eu posso dançar da placa?

Como está no esquema, Raul: vai precisar de dois pretos, um amarelo e o verde. O resto pode cortar.

 

E sobre o dissipador... uma vez usei um pedaço de barra de cobre, dessas que tem na caixa de distribuição das casas, para um chip amplificador (TDA2616) e funciona até hoje sem esquentar, mesmo no volume máximo.

adicionado 7 minutos depois
6 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

O resto pode cortar.

Correção: O ideal é dessoldar para evitar que o corte deixe pequenas mas perigosas pontas do cobre dos fios exposto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Como está no esquema, Raul: vai precisar de dois pretos, um amarelo e o verde. O resto pode cortar.

 

E sobre o dissipador... uma vez usei um pedaço de barra de cobre, dessas que tem na caixa de distribuição das casas, para um chip amplificador (TDA2616) e funciona até hoje sem esquentar, mesmo no volume máximo.

adicionado 7 minutos depois

Correção: O ideal é dessoldar para evitar que o corte deixe pequenas mas perigosas pontas do cobre dos fios exposto.

Ok obrigado. 

 

Montei a fonte inicialmente deu tudo certo mas tem um porém.

Eu ajusto a tensão no que eu quero usar mas quando eu ligo a máquina a tensão cai e muito.

 

Exemplo: coloco em 8.5 volts quando ligo a máquina cai para 4 a 5.0 volts e fica sempre ocilando tensão nunca fica fixo em um tensão.

 

Sabem o porque e o que posso fazer pra tensão ser constante sem ocilaçoes.IMG_20200715_155802688.thumb.jpg.0d351f3f79b114372f6cf966da455dbb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!