Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como saber se minha fonte de computador tem PFC ativo?


Posts recomendados

17 minutos atrás, Moises Lima190 disse:

@rs faria

@night fall

109340513_707811429783221_6427881318531550069_n.jpg

adicionado 0 minutos depois

Essa fonte aqui.. não entendo muito bem, sou leigo nisso. Ela não tem a chave atrás

 

Eu sei que as fontes originais Dell de servidor tem PFC, agora sobre fontes destinadas a desktop realmente não sei dizer.

 

7 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@Moises Lima190 aparentemente tem PFC sim. Tensão de operação 100-240V 50-60Hz, quer dizer que é bivolt automático.

 

@GuilhermeGB  Nem sempre a fonte ter bivolt automático quer dizer que tem PFC ativo. Algumas fabricantes apenas colocaram um sensor de tensão pra fazer esse chaveamento automático, mas a fonte não é Full Range e não tem PFC.
Se bem me lembro o Faller tem um tópico sobre isso, mas não consegui encontrar pra deixar como fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

 

@GuilhermeGB  Nem sempre a fonte ter bivolt automático quer dizer que tem PFC ativo. Algumas fabricantes apenas colocaram um sensor de tensão pra fazer esse chaveamento automático, mas a fonte não é Full Range e não tem PFC.
Se bem me lembro o Faller tem um tópico sobre isso, mas não consegui encontrar pra deixar como fonte.

Estou ciente. Mas se tratando da Dell, é bem provável que tenha.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Moises Lima190 disse:

@NIGHT FALL Mas no caso desta da imagem, o que seria mais provável?

 

 

Eu não tenho uma fonte que ateste que realmente tem esse recurso, porém se tratando de um produto original DELL, pode ser que tenha sim, como dito pelo RS Faria.


Se me permite a curiosidade, qual o interesse no PFC da fonte?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Moises Lima190 disse:

@NIGHT FALL Vi em alguns lugares que fontes com pfc ativo podem ser ligadas diretamente na tomada, sendo melhor que usar estabilizador. Daí veio minha dúvida, pois não uso estabilizador.

 

Qualquer fonte deve ser ligada direto na tomada, tendo PFC ativo ou não.
Estabilizador é um item desnecessário que tem como única utilidade ocupar espaço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Outra boa indicação é o fato dessa sua fonte ser certificada no programa 80 Plus que só confere certificação 80 Plus se a fonte apresentar um fator de potência superior a 0,9 o que só pode ser conseguido com correção ativa do fator de potência, ou seja, que tenha PFC ativo. Fontes de retificação comum (sem correção do FP) apresentam um valor típico de 06 a 0,7. Fontes com correção passiva do fator de potência conseguem alcançar algo como 0,8.

Sua fonte tem sim PFC ativo, com certeza.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, GuilhermeGB disse:

@Moises Lima190 aparentemente tem PFC sim. Tensão de operação 100-240V 50-60Hz, quer dizer que é bivolt automático.

 

Não, não. Bivolt automático não tem PFC ativo, como a Positivo da figura. Observe ali no rótulo: chaveamento automático de tensão.  Significa que há um circuito divisor de tensão que faz o acionamento do relé toda vez que a tensão da rede elétrica ultrapassar os 127 Volts indo aos 220V.  Fonte com PFC ativo não precisa dessa alternância com chaveamento automático porque são fontes de tensão universal. Algumas fontes mais econômicas com PFC ativo trabalham só em 220V.

positivofonte.png.51ceff6e18f39270e68c750e80881a0c.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@TonhoE

4 horas atrás, GuilhermeGB disse:

Estou ciente. Mas se tratando da Dell, é bem provável que tenha.

 

E se ler bem o que disse:

 

4 horas atrás, GuilhermeGB disse:

@Moises Lima190 aparentemente tem PFC sim. Tensão de operação 100-240V 50-60Hz, quer dizer que é bivolt automático.

 

Apenas reforcei que há bivolt automático, que foi o que os outros colegas perguntaram, que é a evidência mais básica. E deduzi que poderia ter PFC por se tratar da Dell, se fosse qualquer outra empresa, eu não afirmaria isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!