Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Conversor DC/DC para auxiliar arduino em comedouro de animais


MicSG
Ir à solução Resolvido por MicSG,

Posts recomendados

  • Membro VIP

E se usar esta versão do alimentador:

image.png.d1ff544521dc7689b11f27c8a9fb9fb5.png

Em que quando o sistema começar a funcionar a primeira saída irá se encher, não deixando mais entrar ração. Então, a ração irá se direcionar para a saída 2, pois a 1 já estaria cheia. E assim também para a saída 3.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

A automatização do comedouro irá ser feita por meio do Arduino junto com alguns periféricos. Para não sobrecarregar o Arduino, irei utilizar o Conversor DC/DC - Step Down - 75W - XL4015

conversor_dcdc_-_step_down_-_75w_-_xl4015_1.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

( Acabei mudando o conversor, que inicialmente iria usar uma fonte para protoboard, mas esta fonte de protoboard só consegue entregar 700 mA de corrente e este conversor Step Down - 75W - XL4015 consegue entregar 3,5A).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bem... permita-me tentar te conduzir...

Geralmente alimentado com 5...12V o arduino de fato não deve ser sobrecarregado. Isso você consegue colocando p.ex. um regulador simples tipo 7805 ou o seu mesmo só pra ele pois pelo que me lembro ele tem um regulador interno. O resto é resto que eventualmente pode ser alimentado direto com os 12V disponível da fonte ou bateria ou etc.

O macete está nas interfaces que pode ser de um simples transistor até módulos wireless. Bem... é melhor você desenhar a parte eletroeletronica do seu sistema. A partir do seu desenho talvez possamos lhe acender algumas lamparinas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, alexandre.mbm disse:

 

Barato não ficou...

 

Como o próprio Iberê falou, é um protótipo. Tenho alguns "pitacos" gerais:

 

– Substituir a parte Arduino + Relógio por ESP01 (Wifi)

 

– Repensar se essa rosca está resistente e "natural" (limpa) adequadamente

 

Possivelmente diminuir as proporções do corpo

 

– Trocar a bateria acumuladora por um pack LiOn automatizando o carregamento (repensando se o ESP01 deixa de atender)

 

Sim, eu fiz o meu de uma forma mais barata.

 

Reduzi o cano de 100mm pra 75mm

Usei o eixo de um pvc marrom e a rosca eu fiz com papelão.

Usei alguns rolamentos de sucata que eu tinha.

A Parte mecânica, ficou mais barata que a do Iberê.

 

image.thumb.png.0f4356f44eccda56d78748a2b4db3f85.png

 

image.thumb.png.3aab9696a45653ff8a53c114a6fc006b.png

 

Quanto ao circuito, já confesso que gastei um pouco mais que ele.

Eu fiz um circuito "no-break". A rede elétrica na minha casa, que é muito instável, fica caindo toda hora, então, coloquei uma bateria pra suprir a falta de energia pros bichos não passarem fome.

 

Adicionando aqui: A Rosca é grande, porque eu faço um movimento de volta com ela (alguns grãos ficam perto da saída e meus gatos estavam tentando pegar ali, mesmo com ração no pote), apesar de diminuir o diâmetro da rosca, meus gatos continuavam enfiando a cabeça dentro da parte de saída tentando pegar a comida. Esse projeto, eu precisaria colocar uma portinha na parte de saída, ou bolar de alguma outra forma pra eles não enfiarem a cabeça ali (algo como reduzir mais ainda o alimentador)

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Isadora Ferraz Acho que me expliquei não muito claramente. No meu projeto, existem vários periféricos que consumem muita corrente, como por exemplo o Módulo Ethernet - W5500, que consome 250 mA e tem de ser, obrigatoriamente alimentado por 3,3V. Outro exemplo de alto consumo é o Servo Motor - MG995 - TowerPro, com consumo de até 900mA. E as saídas do Arduino, suportam até 40 mA. A função do conversor Step Down será para abaixar a tensão de uma fonte que tenho de 5V para 3,3V. Onde eu tinha dito 

1 hora atrás, Michel_G disse:

Para não sobrecarregar o Arduino, ...

Estava querendo dizer para não alimentar os periféricos com os 3,3 volts do Arduino ( pois a corrente das portas arduino é baixa). 

 

52 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Bem... é melhor você desenhar a parte eletroeletronica do seu sistema

1620530975_Esquemaeletrico.thumb.png.6d06e56e0990ee64bfca4788a4496d08.png

Esta é somente a parte de Alimentação. Faltou colocar os outros componentes.

 

 

 

adicionado 14 minutos depois
25 minutos atrás, Carlos Zanon disse:

meus gatos continuavam enfiando a cabeça dentro da parte de saída tentando pegar a comida. Esse projeto, eu precisaria colocar uma portinha na parte de saída, ou bolar de alguma outra forma pra eles não enfiarem a cabeça ali (algo como reduzir mais ainda o alimentador)

Não sei muito bem como está disposto seu comedouro( verticalmente ou horizontalmente), mas como sugestão, por que você não põe uma curva 90º na saída do comedouro. Assim os gatos não irão conseguir acessar alguma ração que ainda esteja na saída, e consequentemente irão desistir de tentar pegar a ração.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É isso aí mano. Os 3v3 que sai do arduino não deve mesmo alimentar nada com muita fome (tipo os gatos do@Carlos Zanon kk) ou algo que consuma muito. Tampouco suas saídas que são apenas pra controle...um led, acoplador ótico vá-lá...

De 5 pra 3v3 é pouca diferença o que pode acarretar muito consumo do 5. .O bom mesmo é você usar uma fonte maior - tipo 12v - pro step down pra ele trabalhar folgado, entende?

Eu tentaria direto de 12 pra 5 pra alimentar tudo afinal arduino tem o regulador interno a partir do 5  e outro de 12 pra 3v3 pro ethernet.

Mas tenta aí do seu jeito pra ver no que dá

 

[off]

Gostei da espiral de papelão. Que tal de garrafa pet? 1 pouco + resistente...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
5 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

De 5 pra 3v3 é pouca diferença o que pode acarretar muito consumo do 5. .O bom mesmo é você usar uma fonte maior - tipo 12v - pro step down pra ele trabalhar folgado, entende?

Então vou utilizar uma fonte 12V pro step down para converter em 3,3V e adicionar outro step down com esta mesma fonte 12v para coverter em 5V.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Atualizando esquema elétrico:

973789078_Esquemaeletrico.thumb.png.8049f23387ebf996675e4da49f3dc5dd.png

adicionado 2 minutos depois

 

2 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Adiantando uns passos: nunca una os terras/gnd "em série". Pegue cada um a partir do gnd da fonte: cada um com o seu sendo direcionado ao [-] da fonte onde finalmente vão se unir. Entendeu ou quer que eu desenhe?😁

Não compreendi muito bem. Você poderia me explicar melhor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Isadora Ferraz

5 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Claro. Você fez o desenho autoexplićavel certinho. 😁 Observe os fios vm e pt de baixo sendo unidos próximos à fonte. É disso que falei. Se fosse usar a mesma fonte pro de cima, deveria unir naqueles pontos, tendeu? Principalmente o terra... Melhorou?

 

Desculpe-me, mas ainda não compreendi. 

Quando você diz 

9 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

deveria unir naqueles pontos

 

Seria assim?:

589561223_Semttulo.thumb.png.6d5898e71e736c7111ae2aed467af46b.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

É isso aí mano. Os 3v3 que sai do arduino não deve mesmo alimentar nada com muita fome (tipo os gatos do@Carlos Zanon kk)

Eles estão na média dos 5.7kg

kkkkkkkkkkkkkk

 

18 horas atrás, Michel_G disse:

Não sei muito bem como está disposto seu comedouro( verticalmente ou horizontalmente), mas como sugestão, por que você não põe uma curva 90º na saída do comedouro. Assim os gatos não irão conseguir acessar alguma ração que ainda esteja na saída, e consequentemente irão desistir de tentar pegar a ração.

 

image.thumb.png.deeaf0552f5140c5abe865cc44d754e7.png

Eles enfiam a cabeça ali na saída, eu poderia ter colocado mais baixo, mas ia atrapalhar eles comerem no pote. Cano de 3 polegadas ficou meio grande pra eles.

 

Uma outra ideia que me deram, era colocar uma saída de 45º tipo assim:

 

image.thumb.png.a5bb23be2505bb044f66422a5f7091b2.png

Mas "desativei" o comedouro quando cheguei de viagem.

adicionado 5 minutos depois
17 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Gostei da espiral de papelão. Que tal de garrafa pet? 1 pouco + resistente...

 

Pra mim, é meio difícil fazer uma chapa de garrafa pet. Os gabaritos do papelão ainda tenho kkkk

Eu não tenho soprador térmico para, após abrir, deixar ela reta, ai o papelão foi minha ideia mais rápida naquela hora.

Mas posso tentar fazer. Pro pessoal que não tem muita base, este vídeo ajuda a montar a rosca:

 

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/09/2020 às 23:46, alexandre.mbm disse:

 

Comedouro.thumb.png.faae2f8d8f84833c8cc744f8471ce06a.png

A sugestão (falha aqui) é espalhar um pouco as galinhas. Evitar um pouco as desigualdades e os cocorotes desnecessários.

 

Mas tem um grande problema: vai cair quase tudo no primeiro buraco!

 

Vamos pensar como contornar isso!

Será que colocando um funil antes de cada saída não resolveria?

adicionado 9 minutos depois
14 horas atrás, Carlos Zanon disse:

Eles estão na média dos 5.7kg

kkkkkkkkkkkkkk

 

 

image.thumb.png.deeaf0552f5140c5abe865cc44d754e7.png

Eles enfiam a cabeça ali na saída, eu poderia ter colocado mais baixo, mas ia atrapalhar eles comerem no pote. Cano de 3 polegadas ficou meio grande pra eles.

 

Uma outra ideia que me deram, era colocar uma saída de 45º tipo assim:

 

image.thumb.png.a5bb23be2505bb044f66422a5f7091b2.png

Mas "desativei" o comedouro quando cheguei de viagem.

adicionado 5 minutos depois

 

Pra mim, é meio difícil fazer uma chapa de garrafa pet. Os gabaritos do papelão ainda tenho kkkk

Eu não tenho soprador térmico para, após abrir, deixar ela reta, ai o papelão foi minha ideia mais rápida naquela hora.

Mas posso tentar fazer. Pro pessoal que não tem muita base, este vídeo ajuda a montar a rosca:

 

Preciso começar urgentemente a guardar dinheiro e fazer como vocês, utilizar materiais que estão em casa sem uso.

Mas que ta coçando o dedo para clicar em comprar ta sim:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-892346062-rosca-infinita-tubo-75mm-x-20cm-alimentos-raco-_JM

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 horas atrás, Marcelotronic disse:

Será que colocando um funil antes de cada saída não resolveria?

 

Travaria. "Amarraria" os grãos.

 

A questão é que:

Citação

"no primeiro precipício eles cairão"

 

Pois não há caminho alternativo.

 

A não ser que... a rosca incluísse um sistema de pás com "chacoalhos" microcontrolados.

 

Eu não quero mais alimentar esse off-topic que "desgraçadamente" fui eu que criei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!