Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como o computador consegue ter acesso a localização se ele não tem GPS?


vap25

Posts recomendados

@vap25     ainda não fiz esse curso de arquitetura de redes do Gabriel Torres , não , mas creio que seja pelo roteador , pois a prestadora tem o endereço físico fornecido pelo usuário e a partir daí faz a ligação de um com  o outro , e sendo assim o roteador estará na proximidades desse pc seu .

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

@vap25 @devair1010 Isto é explicado em detalhes em meus cursos, mas a explicação simples é a seguinte. Através de um banco de dados chamado GeoIP você tem a correspondência de um bloco de endereços IP e a localização física. Isto é possível porque blocos de endereços IP são entregues às operadoras de acesso à Internet, e estas operadoras subdividem estes blocos de acordo com a região, estado, cidade, bairro etc. Este banco de dados é dinâmico por que de tempos em tempos as operadoras podem reconfigurar o local físico para onde vai entregar seus blocos, mas a mecânica é esta.

 

Então apesar de o endereço IP em si não carregar a informação de localização física, você pode consultar o banco de dados GeoIP para ver qual região aquela operadora está entregando o bloco ao qual aquele endereço IP faz parte.

  • Curtir 4
  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Torres Entendi! Então o IP só é capaz de rastrear a região, no máximo o bairro, mas não a casa em especifico, confere?

 

Já ouvi dizer que entrar na Deep Web é proibido e que rastreariam o meu local, teria consequências judiciais, além de poder ser raqueado e etc, estava assustado.

 

Mas agora sim, Gabriel, obrigado pela explicação!

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/10/2020 às 14:26, Gabriel Torres disse:

@vap25 @devair1010 Isto é explicado em detalhes em meus cursos, mas a explicação simples é a seguinte. Através de um banco de dados chamado GeoIP você tem a correspondência de um bloco de endereços IP e a localização física. Isto é possível porque blocos de endereços IP são entregues às operadoras de acesso à Internet, e estas operadoras subdividem estes blocos de acordo com a região, estado, cidade, bairro etc. Este banco de dados é dinâmico por que de tempos em tempos as operadoras podem reconfigurar o local físico para onde vai entregar seus blocos, mas a mecânica é esta.

 

Então apesar de o endereço IP em si não carregar a informação de localização física, você pode consultar o banco de dados GeoIP para ver qual região aquela operadora está entregando o bloco ao qual aquele endereço IP faz parte.

@Gabriel Torres  Certo, percebi que quando a localização está desativada, o Windows 10 informa uma localização completamente nada a ver com a minha, mas quando está ativada, no site da uber ele define o meu endereço exato, com rua e número. Já que o IP determina apenas a região/bairro, como meu computador consegue fazer isso?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
Em 11/10/2020 às 00:25, vap25 disse:

Já que o IP determina apenas a região/bairro

 

Na verdade, apenas uma correção técnica, a operadora de internet sabe exatamente qual cliente foi atribuido qual endereço IP. Esta informação, contudo, é privada. Só para você entender que tecnicamente falando, cada endereço IP público pode ser sim usado para identificar a localização exata do computador da pessoa. Agências policiais podem, por exemplo, pedir a um juiz expedir um mandado pedindo para a operadora revelar os dados de um usuário (como o endereço físico completo) que estava usando um determinado endereço IP em determinado dia e hora. Não tem a ver com a sua pergunta, mas achei importante corrigir a sua afirmação que destaquei acima.

 

Abraços.

  • Curtir 4
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Em 12/10/2020 às 20:46, Gabriel Torres disse:

 

Na verdade, apenas uma correção técnica, a operadora de internet sabe exatamente qual cliente foi atribuido qual endereço IP. Esta informação, contudo, é privada. Só para você entender que tecnicamente falando, cada endereço IP público pode ser sim usado para identificar a localização exata do computador da pessoa. Agências policiais podem, por exemplo, pedir a um juiz expedir um mandado pedindo para a operadora revelar os dados de um usuário (como o endereço físico completo) que estava usando um determinado endereço IP em determinado dia e hora. Não tem a ver com a sua pergunta, mas achei importante corrigir a sua afirmação que destaquei acima.

 

Abraços.

 

 

Não concordo muito com isso. Primeiro porque qualquer site como https://www.maxmind.com/en/geoip-demo ou  https://meuip.rio.br/pt/localizar-ip/  quando pegam o seu IP, no máximo conseguem mostrar com boa precisão a sua cidade, mas quando a precisão vai para o nível de bairro e rua, é horrível para não dizer péssima.
Se você pegar um computador que tenha ethernet e wifi e desabilitar apenas a placa de wifi, os aplicativos de mapa não dão precisão alguma, pelo menos isso aconteceu aqui comigo no teste comigo. Agora quando eu ligo a placa de wireless, a precisão fica espantosa! Que o provedor possa ter a nossa localização pelo nosso cadastro e horário que fizemos logon, ok, mas essas informações que eu saiba não são compartilhadas nem conosco que usa aquele IP naquele momento, outra coisa que derruba essa hipótese é o seguinte: se você pegar uma antena potente de wifi e compartilhar sua internet que está na rua X, quando joãozinho se conectar a sua wifi a 500M de distância, nos programas de computador dele, não irá mostrar a rua X onde está cadastrada a sua moradia atrelada ao seu IP que a operadora sabe mas sim a rua de joãozinho onde ele recebe o IP, independentemente de onde venha a internet, mostrando que o segredo é o Wi-Fi, não somente o provedor.
 

Tem um lugar que corrobora a minha ideia que isso seja pelo Wi-Fi:
https://qastack.com.br/superuser/727732/how-does-wifi-determine-a-devices-location-duplicate

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/10/2020 às 14:01, vap25 disse:

@Gabriel Torres Certo, Gabriel, mas isso me leva a próxima pergunta : como o IP determina a localização? Para min parece só um número que identifica a máquina... O celular possui a tecnologia geográfica, alguns tem bússola e etc, Mas e o PC?

O celular não tem mais isso de GPS faz tempo, tudo via internet atualmente, testa desativar WiFi e Dados móveis e abre o google maps pra ver se ele te dá a localização precisa, já tentei várias vezes na estrada e nunca consigo, atualmente é tudo via internet.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos,

Todo e qualquer provedor de internet que tenha ASN (autonomous system number) tem que realizar boas práticas de configurações e uma delas é preencher em algumas bases de GEOIP o cadastro referente ao ASN e prefixo, a base de dados mais utilizada é a maxmind, onde diversos sistemas utilizam a mesma para localizar a origem do IP. A mesma não dá precisão em que bairro ou rua está, porém, da a precisão de cidade e país onde diversos sites necessitam para mostrar seus conteúdos (ex; youtube, alguns videos só reproduz na europa...) Caso o provedor não tenha realizado o cadastro corretamente do GEOIP, os serviços irão apresentar erros de geolocalização e o serviço não vai funcionar.

 

att;

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!