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Sobre resistor para descarregar capacitor...


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Tava pensando... no circuito abaixo tem aqueles dois resistores R1 e R2 em paralelo com os capacitores, ligados direto.

 

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No caso real, aqui, o trafo entrega 13v-0v-13v (18v-0v-18v, depois da retificação). E se no lugar deles fosse posto um relé, com a bobina sendo alimentada de um dos lados, de tal forma que quando não houvesse corrente no trafo, o relé fecharia entre o +18 e o -18 através de dois resistores, um de cada lado? É que a bobina do relé não esquenta, toma menos corrente que aqueles resistores (o relé toma 10mA e os resistores, se não errei na lei de ohm, 18/2200=8mA x 2, um de cada lado = 16mA) e, sei lá... do jeito que está lá, estaria criando um mini-aquecedorzinho dentro do gabinete, um lugar que quanto menos quente, melhor.

 

No COM do relé iria o +18 via aquele 2k2. No normalmente fechado, o -18 também passando por um resistor igual. Os resistores poderia ser até menores que 2k2... E de quebra, no normalmente aberto poderia ir o + de um led para indicar que o aparelho está ligado. O terra não participaria, mas os capacitores já estão ligados entre si.

 

O relé que estou falando, a bobina é para 24v mas no teste fecha desde os 12v. E diz que aguenta 8A/6A 250v~ (Gozado, na frente está escrito diferente, está 8A/6A 277VAC).

 

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Fico pensando se não vai ter nenhum "tranco", se isso não vai fazer os contatos internos do relé soldarem, estragar o relé e o pior: curto-circuitar a fonte ou algo assim... Será que daria certo?

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17 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

a bobina do relé não esquenta, toma menos corrente que aqueles resistores

A bobina tem R menor do que 2k2.

De fato aqueles resistores são semi desnecessários (pra esta aplicação). Considere algo como 4K7 e leds de alto brilho. Fica menos inútil. Algo como: sem pressa... só mexa na coisa quando led apagar 😁

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21 minutos atrás, .if disse:

só mexa na coisa quando led apagar

design inteligente :D 

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Eu deixava sem resistor, sem relé, no máximo um led que já tem no circuito. 

 

Quanto menos coisa melhor. 

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44 minutos atrás, Renato.88 disse:

Quanto menos coisa melhor. 

Isso é verdade. Mas fico pensando naqueles capacitores ali, carregados mesmo depois que a corrente é cortada. Se bem que só o amp desligado da fonte já vai drenando-os, né? Na verdade, na prática, você corta a alimentação e o som não chega a durar nem, sei lá... não chega a 5 segundos. Dá cho que uns 2 segs...

 

Fechado, então: sem aqueles resistores!

 

'brigadão por mais essa!

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então, como a tensão é de 35Volts em cada capacitor penso não haver muito risco em deixar eles carregados também...

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Que nada, Eder, o trafo, no caso, entrega 13v-0v-13v, que depois da retificação viram 18v-0v-18v, rs...

 

E como eu disse, o chip sozinho já descarrega os capacitores antes até do que o 2k2, ali. O 2k2, pelas contas acadêmicas, levaria 22 segs... Ah, é, também não tem 20kuF, só 10, que já dão e sobram, na prática. Aqui o som não engasgou nunca, mesmo no máximo volume e com batidão.

 

Dizem que a turma do diy costuma colocar muito mais capacitância do que precisa...

 

Uma curiosidade off topic: o amp que essa fonte alimenta, pessoal chama de "gainclone"... precisa ver o tamanho dos dissipadores que a turma põe: enormes! Eu coloquei um pequenininho, com uma ventoinha que é originalmente para 12v,  rodando a 4v, um leve sopro e medindo a temperatura com aqueles LM35, não passou duns 35°C no volume máximo, num dia quente como foi ontem. Depois posto uma foto...

 

Então são duas coisas que amadores superdimensionam: capacitância na entrada e dissipador. Três, se contar a "aura" de super-hyper hi-fi, rs... Aura essa que faz a peça custar 10x mais. "Gourmetizadas" na eletrônica, cachorro-quente de 50 reais, rs...

 

Mas faz parte, acho...

 

(Qualquer dia conto a história do "bug do ano 2000", rs...)

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1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

Então são duas coisas que amadores superdimensionam: capacitância na entrada e dissipador.

Pior é quando fazem mal feito e com capacitor a mais não some o chiado/zumbido. 

 

Sobre o relé que você mencionou, vale lembrar que em amplificador acima de 50W ele está presente, só que ligado em série com o alto-falante. 

Em 50W a tensão chega próximo ou acima dos 30V, que pode queimar um alto falante facilmente. 

Aí o relé tem proteção contra curto circuito nas saídas e retardo na hora de ligar. 

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Falei errado, Xará, a capacitância que a turma põe enorme é de desacoplamento (alimentação), não de entrada (sinal). E aproveitando a deixa, sabe que cheguei a pensar nisso, num relé com retardo, que serviria tanto para descarregar os capacitores quanto para retardar a alimentação ao amp... Mas não precisa nada disso: vai ficar sem resistor de descarga e o esquema que montei já faz um retardo na saída para os alto falantes. O retardo para o mute já tinha até perguntado dele aqui...

 

 

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1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

Falei errado, Xará, a capacitância que a turma põe enorme é de desacoplamento (alimentação), não de entrada (sinal).

Eu tava falando é desse de alimentação mesmo. 

Se fizer mal feito pode colocar o que for que o som sai ruim. 

1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

Mas não precisa nada disso

Não mesmo, seu amplificador é de baixa potência. Não há esses riscos. 

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2 horas atrás, alexandre.mbm disse:

 

Mal feito em termos de "acabamento"?

Mal feita a instalação mesmo. 

  • Obrigado 1
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