Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Voltagem para carregar bateria.


HGuissoni

Posts recomendados

Ola boa tarde.

Eu mexo um pouco com eletrônica e não manjo muito. Gostaria de saber qual a tensão nessessaria para carregar uma bateria de 12 volts? seria 12 volts conectado a essa bateria para carregar os 12 volts da bateria?

Essa duvida por estou montando um gerador para uma bateria de 12volts e quero gerar energia suficiente para carregar a bateria sem precisar de transformador....quero gerar a energia suficiente para carregar uma bateria 12volts.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não amigo, se sua bateria é de 12vcc, para carregala você precisa jogar uma tensão maior nela, algo em torno de 13,8vcc a 14,5vcc, o ideal seria ai dentro desta faixa, também não pode passar disso senão danifica a bateria, com a corrente o ideal seria jogar 10% da corrente a que ela disponibiliza ou seja (45A /10% da 4,5A).

Qualquer duvida mande ai.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Bom dia.

Perfeita resposta entendi, so tenho mais uma duvida, como calculo esse vcc se para 12vcc eu utilizo entre 13,8vcc a 14,5vcc. E para carregar uma outra tensão qualquer qual seria o vcc? qual seria o calculo para chegar a essa vcc?

Cada tipo de bateria tem suas próprias características. Estamos falando em baterias chumbo-ácida e ela tem as seguintes características, adequadas ao seu tipo, para cada célula:

Tensão nominal da célula = 2 Volts (6 células 12 Volts)

Tensão de carga de 2,3 a 2,4 Volts por célula (de 13,8 Volts a 14,4 Volts)

Sabendo o número de células da bateria saberás as tensões envolvidas.

Para diferentes tipos de bateria, procure por esses dados...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...

Ola, eu tenho uma divida sobre o que faz a  bateria parar de carregar. Usando  como exemplo uma bateria de carro que é carregada com digamos 13.8 vcc, e conforme ocorre o carregamento, a sua tensão acaba se equivalendo a tensão fornecida pelo alternador e a partir desse ponto não carrega mais. Estou certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 horas atrás, Maicon Paludo disse:

Ola, eu tenho uma divida sobre o que faz a  bateria parar de carregar. Usando  como exemplo uma bateria de carro que é carregada com digamos 13.8 vcc, e conforme ocorre o carregamento, a sua tensão acaba se equivalendo a tensão fornecida pelo alternador e a partir desse ponto não carrega mais. Estou certo?

Ao pé da letra não, não estás certo.... A corrente absorvida pela bateria pode até sofrer redução mas ela não vai parar de recarregar e isso pode ser prejudicial a mesma, aquecendo-a e fazendo até a mesma inchar..

 

Por isso existe um circuito controlador de carga que gerencia esse processo, geralmente diminuindo a tensão para 13,8 Volts, deixando a mesma no estado denominado de flutuação tão logo a bateria atinja os 14,4 Volts no processo de carga...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
13 minutos atrás, Mirandir José Foggiatto disse:

Olá, sobre esse tema, eu gostaria de saber se para carregar um banco de baterias de 48v a 12amperes, e se eu usar um alternador que gera 190v a 1 ampere, danificam as baterias ou teria que usar um controlador?

 

Não serve. 

Se não tiver opção de trocar de alternador, pode colocar um conversor nesse aí. 

Uma fonte com saída de 56V que funcione em 110VCA é uma boa opção. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
58 minutos atrás, Mirandir José Foggiatto disse:

Como seria uma fonte fullrange?

Igual a concepção da fonte de seu celular, dos televisores e da maioria absoluta dos dispositivos elétricos contemporâneos e ela pode operar desde 90 Volts até 264 Volts em sua entrada (em sua descrição aparece INPUT 100-240V, que com a tolerância de +-10% dá a faixa que citei)..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Boa noite, pessoal. Estou com uma dúvida em relação a baterias e carregadores.

 

Comprei uma parafusadeira recentemente, mas ela veio apenas com o cabo, sem fonte para o carregador. Daí eu queria saber se posso usar carregador de celular para carregá-la. As especificações de ambos estão nas imagens a seguir.

WhatsApp Image 2020-05-29 at 16.05.24.jpeg

WhatsApp Image 2020-05-29 at 16.05.08.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, alfcorreia disse:

Boa noite, pessoal. Estou com uma dúvida em relação a baterias e carregadores.

 

Comprei uma parafusadeira recentemente, mas ela veio apenas com o cabo, sem fonte para o carregador. Daí eu queria saber se posso usar carregador de celular para carregá-la. As especificações de ambos estão nas imagens a seguir.

WhatsApp Image 2020-05-29 at 16.05.24.jpeg

WhatsApp Image 2020-05-29 at 16.05.08.jpeg

 

O que está escrito sob seu dedão, @alfcorreia? Tenho usado carregadores como esse seu, de celular, para carregar baterias como as desse aparelho (Li-Ion) mas fiquei encafifado com esse 1,5 aí. Será que é Ah (ampéres/hora)? E esse 6, será que é tensão máxima para recarga?

 

Teria como tirar uma outra foto, do que ficou oculto nessa?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
Em 18/09/2012 às 09:47, faller disse:

Cada tipo de bateria tem suas próprias características. Estamos falando em baterias chumbo-ácida e ela tem as seguintes características, adequadas ao seu tipo, para cada célula:

Tensão nominal da célula = 2 Volts (6 células 12 Volts)

Tensão de carga de 2,3 a 2,4 Volts por célula (de 13,8 Volts a 14,4 Volts)

Sabendo o número de células da bateria saberás as tensões envolvidas.

Para diferentes tipos de bateria, procure por esses dados...


***** tu é ***** responde todas né faller, lembro de você desde 2012 kkkkk

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!