Imprimir artigo
Como Montar uma Rede Sem Fio Usando um Roteador de Banda Larga
01/09/2009 às 20h00min por Gabriel Torres em Tutoriais
1.274.798 visualizações
Página 1 de 7

Introdução

Mais e mais pessoas estão dispostas a montar suas próprias redes sem fio e isto se deve principalmente à popularização e padronização dos equipamentos de rede sem fio. Com uma rede sem fio configurada em casa ou no escritório você pode compartilhar arquivos, usar uma impressora e acessar a Internet sem a necessidade de conectar um cabo de rede a seus computadores. Isto é muito bom caso seus computadores estejam em um local que dificulte a passagem de cabos de rede ou caso você queira liberdade para acessar sua rede e a Internet através do seu notebook a partir de qualquer lugar da casa ou do escritório: você pode transportar seu notebook do quarto ou do escritório para a sala de estar, por exemplo, e ainda assim estará conectado à Internet sem a necessidade de cabos..

A melhor maneira de montar uma rede hoje é usando um roteador de banda larga. Este dispositivo conectará todos os seus computadores em rede e ainda compartilhará sua conexão Internet de banda larga. Você ainda poderá compartilhar arquivos e impressoras entre seus micros. Este dispositivo pode ter ainda rede sem fio integrada, permitindo que você conecte seus computadores sem a necessidade de cabos.

Nós já publicamos três outros tutoriais sobre este assunto. Portanto, cabe aqui fazer uma breve distinção entre eles para que você possa seguir o tutorial mais apropriado ao seu caso:

  • Como Montar uma Pequena Rede Usando um Roteador Banda Larga: Neste tutorial você encontrará instruções detalhadas de como montar sua própria rede usando um roteador de banda larga sem rede sem fio integrada. Se você não quer montar uma rede sem fio este é o tutorial certo para você. Importante: se você não for montar uma rede sem fio mas seu roteador suporta redes sem fio (isto é, ele tem antena) você terá de desabilitar a parte de rede sem fio do seu roteador, ou então sua rede estará aberta e hackers farão a festa. Em nosso tutorial Segurança Básica em Redes Sem Fio nós mostramos em detalhes como desabilitar a parte de rede sem fio de roteadores banda larga.
  • Como Montar uma Rede Sem Fio sem Usar um Roteador de Banda Larga: Neste tutorial explicamos como você pode montar sua própria rede sem fio sem usar um roteador de banda larga, economizando assim algum dinheiro. Este tipo de rede sem fio é também chamada ad-hoc e tem algumas desvantagens que explicaremos abaixo. Se você não quer essas desvantagens em sua rede, então você precisa usar um roteador de banda larga para montar sua rede, que é exatamente o assunto deste tutorial que você está lendo agora.
  • Como Compartilhar Pastas e Impressoras na sua Rede: Depois de montar sua rede este é o tutorial que você precisa ler caso queira compartilhar arquivos e impressoras entre seus computadores.

Para montar uma rede sem fio o uso de um roteador de banda larga sem fio é opcional. No entanto, você precisa saber primeiro quais são as desvantagens de não se ter este equipamento instalado:

  • O computador que tem a conexão com a Internet precisará estar ligado o tempo todo. Se você desligá-lo os outros computadores da rede perderão a conectividade com a Internet. 
  • Sua rede será menos segura, já que os roteadores de banda larga possuem um firewall baseado em hardware integrado. 
  • A criptografia usada por uma conexão ad-hoc é mais “fraca” do que a usada nos roteadores de banda larga sem fio, o que facilita um hacker com muito tempo livre quebrar a sua senha (ainda assim é suficientemente seguro para usuários domésticos que se preocupam apenas em evitar que seus vizinhos “roubem” o sinal e naveguem na Internet de graça, mas nós não recomendamos esta solução para pessoas que trabalhem com dados confidenciais; neste caso é mais vantajoso comprar um roteador). 
  • A taxa de transferência da sua rede é limitada a 11 Mbps, mesmo que você use placas de 54 Mbps (ou mais rápidas) em sua rede.

Se esses problemas não o preocupam, então você pode ler nosso tutorial Como Montar uma Rede Sem Fio sem Usar um Roteador de Banda Larga e economizar algum dinheiro. Por outro lado, se você quer usar um roteador de banda larga sem fio (e, honestamente, esta é a forma recomendada de se montar uma rede sem fio), então continue lendo este tutorial.

Para montar sua própria rede sem fio você precisará dos seguintes itens:

  • Uma conexão Internet de banda larga; 
  • Uma placa de rede sem fio instalada em cada computador que deseja conectar à rede sem fio; 
  • Um roteador de banda larga sem fio.

Vamos falar primeiro sobre o roteador.

ARTIGOS RELACIONADOS
ÚLTIMOS ARTIGOS
451.691 usuários cadastrados
1.912 usuários on-line