Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ideias para sistemas de energia autônoma, micro termelétrica de até 1000W


albert_emule

Posts recomendados

  • 5 meses depois...

Galera como anda as coisas ?

 

Estou querendo montar um biodigestor, e usar o gas para rodar um motor a vapor e por sua vez gerar energia, o problema para mim é o motor a vapor, achei um que é 20kw porém é algo muito grande e deve ser super caro, o legal dele é que já vem pronto, só injetar o gas e pegar a energia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, FábioDF disse:

Galera como anda as coisas ?

 

Estou querendo montar um biodigestor, e usar o gas para rodar um motor a vapor e por sua vez gerar energia, o problema para mim é o motor a vapor, achei um que é 20kw porém é algo muito grande e deve ser super caro, o legal dele é que já vem pronto, só injetar o gas e pegar a energia.

 

O gás do biodigestor, depois de devidamente filtrado, pode tranquilamente tocar um gerador normal, destes que vende em toda loja de maquinas.

 

https://www.youtube.com/watch?v=UuxZ7QUrG_8

 

 

adicionado 6 minutos depois

https://www.youtube.com/watch?v=PeyPlCDIlus

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai ter que fazer uma adaptação sim, semelhante a que se faz nos carros movidos a gás mqas com algumas vantagens: as peças de manutenção de uma máquina ciclo Diesel ou Oto são fáceis de se encontrar, já as de uma caldeira e turbina a vapor são feitas por encomenda ($$$).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • 3 meses depois...
1 hora atrás, aphawk disse:

@albert_emule

 

Muito legal a construção da turbina !

 

Mas o lugar também ajuda muito, tem um baita vento todo o dia ...

 

Paulo

Eu achei essa a mais fácil de fazer. Pois tem aqueles aerofólios que são maia simples. 

 

As outra hélices que são horizontais são mais complicada de fazer. As pontas das pás tem uma torção diferente da base por causa de aerodinâmica que tem a ver com o fato da base das pás terem velocidade mais lenta que as pontas das pás. 

 

Nas hélices horizontais se fizer as pás retas sem as torções, a eficiência fica muito ruim. 

Talvez não gire rápido e isso é ruim para produzir potência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Bacana. Quase que consigo ver o formato de lágrima das pás. Parece que tem um cano de pcv na parte grossa. Talvez se dobrar um 'papelão' num cano e formar a 'lágrima' parece que dá certo.

010170150515-rotor-turbina-eolica-aco.jp

 

 

Este da empresa polonesa, as pás são de alumínio extrudado.

Eu vi esta descrição lá no site.

 

Veja: 

http://hipar.pl/turbiny-wiatrowe/kalkulator-oplacalnosci-turbin-ecorote/kalkulator/

adicionado 1 minuto depois

Outro detalhe é que o gerador deles gera alta tensão.

Aqueles 2800 watts são gerados em 435 volts 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 4 meses depois...
  • 11 meses depois...
  • 3 meses depois...

Mais geradores eólicos:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em 18/12/2017 às 09:03, albert_emule disse:

O print abaixo nos faz ver o quento que é difícil gerar energia com os ventos: 

image.thumb.png.2debddc57f7da24309033de37add8693.png

 

Atualmente este esquema ainda está valendo. 

 

Contudo descobriu-se que o alternador veicular possui baixa eficiência, o que faz diminuir muito a energia elétrica gerada. 

 

Um motor pronto para ser usado como gerador, seria aqueles de motos elétricas de 2000W que são de cubo de roda. Funcionam perfeito neste esquema de multiplicação de 1 para 5 e possuem alta eficiência.

 

O melhor gerador seria um gerador axial com bobinas contendo de 18 a 37 metros de fio esmaltado multifilar, confirme o tutorial abaixo.

O gerador axial sequer precisa de multiplicação. É perfeito.

Porém seu custo se torna elevado devido aos imãs caros de neodimio. 

 

https://youtu.be/bHzt74CE0fg 

 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • Membro VIP

De minha parte vou fazer uma compra quinquenal de +1 painel solar pra colocar no meu decenário e "gatinho" inversor grid tie. As concessionárias e governo dificultam ao máximo tal aquisição pois a redução do consumo reduz seus lucros (desvios). Em país sério esta prática deveria ser estimulada. O treco é simples d+ pra instalar: painel em cima da casa ligado ao inversor e este na tomada. Só isso! Qualquer 1 com noções mínimas pode instalar e não necessariamente uma empresa altamente especializada homologada pela concessionária que geralmente cobra a fortuna entre 3 e 4x o valor do equipamento. Ou seja mete a faca meeeesmo!

 

 H71f00cde414c4874a43c06cf062dcb57R.jpg

15 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

um link para ilustrar o texto

https://www.solenenergia.com.br/blog/inversor-grid-tie/
😁

  • Curtir 3
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alexandre.mbm ,

 

Existe muita informação sobre isso na Internet, não tem segredo, esses inversores simples são projetados para isso : a entrada de energia vem de um banco de painéis solares, também entra a tensão de alimentação AC 110 ou 220V, e tem duas saídas : uma para alimentar um banco de baterias a partir da energia dos paineis, e outra que é a tensão AC gerada a partir do banco de baterias ( se for on-line ) para ser consumida na residência. Esta é a maneira mais simples, gerar apenas para o seu próprio uso, sem a intenção de vender a sobra gerada.

 

Muda apenas a escala de potência ..... existem kits chineses que permitem você montar um sistema de baixa potência ( < 100W ) a um custo muito interessante.

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
12 minutos atrás, aphawk disse:

e tem duas saídas : uma para alimentar um banco de baterias a partir da energia dos paineis, e outra que é a tensão AC gerada a partir do banco de baterias

O meu é ainda mais simples. Só tem uma (01) saída pra rede ac. Um detalhe curioso pra quem acha que deve ser homologado, seguro e etc... sua potência é baixa demais pra causar dano p.ex. num cara que subiu no poste pra manutenção. Mas tem segurança sim: ao faltar luz ele desliga. De fato se baseia na senoide da rede pra criar a dele e se sobrepor a esta. Sem esta, não cria, não gera. Mas digamos que por algum motivo que só ocorre em suposições imbecis ele insistiu em manter o ac na saída. Como potência é relativamente baixa, jamais vai conseguir alimentar a rua toda e todas as casas com 220V. Teorizo também que se todas as casas desta rua tivessem tal inversor, o trafo da rua em paralelo e com todos os dispositivos tradicionais nas tomadas como carga já deve fazer cair a tensão... caso a extremamente improvável situação ocorrer com todos eles e ao mesmo tempo.

1 minuto atrás, alexandre.mbm disse:

Por exemplo?

Google shopping inversor grid tie

 

online acho que ele quis dizer on grid

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, .if disse:

O meu é ainda mais simples. Só tem uma (01) saída pra rede ac.

 

Por que ele é assim? O nome pra esse é outro?

 

Update

 

1 hora atrás, aphawk disse:

baixa potência ( < 100W )

 

A pesquisa Google Shopping linkada por @.if mostra de 600 ou 1000W.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!