Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como utilizar um Termostato de Controle de temperatura digital


Paulo2031

Posts recomendados

Boa tarde amigos!

Estou montando um Diy Home Projector (Projetor caseiro) de baixo custo mas com alto desempenho, e preciso utilizar um Termostato para proteger o LED 100W caso a temperatura chegue perto dos 60º ele desligue o LED.

Encontrei um Termostato programável, que posso programar a temperatura minima que o LED funciona e a temperatura máxima que desliga o LED, porém aqui no Brasil o valor dele é muito alto, no Aliexpress onde comprei todas as outras peças do projetor só estou esperando entregar, ele custa somente R$18,67 e vem completo. porém ao entrar em contato com o vendedor para saber se eu poderia usar o termostato ele simplesmente disse que não da certo, não disse o porque não.

Sou leigo em Eletrônica então estou recorrendo ao Fórum mais uma vez para poder terminar meu projeto.

 

Minha duvida é a seguinte:  Posso utilizar este Termostato (clique aqui para ver) igual a imagem de exemplo a baixo?

 

 

 

PS: Quando eu terminar o Projetor vou colocar o Passo a Passo e os links de onde comprei as peças  aqui no fórum para quem quiser fazer e tirar duvidas também!

Agradeço a quem ajudar desde já!

HTB1t129lPoIL1JjSZFyq6zFBpXa5.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dá para usar... mas seria melhor você colocar ele controlando um cooler para reduzir a temperatura do led...

 

Também sairia mais barato se dar um upgrade no dissipador do led e colocar um cooler pequeno, seja ligado todo tempo ou controlado.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Penso que apesar do nome, ele não deve consumir necessariamente 100W em forma de calor. Boa parte é luz. Penso também que com a metade disso ou menos há de conseguir uma boa luminosidade pro teu propósito. Neste caso nem precisa de termostato: um dissipador com cooler de uma cpu pentuim 4 (ou +) sucateada pode dar conta do recado.

Mas se insistires na segurança - o que é tudo de bom - há a alternativa de usares termostatos de máquina de lavar iguais a este...

DC47_00016A__07438.1457280197.490.588.jp

Me lembro vagamente de ter visto um de 60º. Consulte o bolso... ou alguma sucata...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, Bom dia amigos! 

4 horas atrás, Bommu Perneta disse:

Dá para usar... mas seria melhor você colocar ele controlando um cooler para reduzir a temperatura do led...

 

Também sairia mais barato se dar um upgrade no dissipador do led e colocar um cooler pequeno, seja ligado todo tempo ou controlado.

 

 

 

 

Então, eu já pensei isso, porém esse termostato não controla a velocidade, ele é um Switch(botão) de liga e desliga só, por isso pretendo usar no LED, assim ele deixa o LED ligado caso a temperatura esteja abaixo de 60º e caso chegar perto dos 60º o LED apaga para não queimar.

 

Kit de LED 100W que comprei vem com um dissipador de computador antigo + Cooler + a lente Focal, e vou utilizar um controlador manual de fans de pc para controlar a velocidade dos Coolers,comprei o kit mais simples e mais barato que tinha, vou usar só pra testar e se ficar legal eu compro um de 100W real que é mais potente(mais lúmens ).

 

2 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Nos fale dos detalhes de como pretende refrigerar esse led de 100W. Só para dar uma ideia de calor gerado, um bom ferro de solda tem apenas a metade dessa potencia

Kit Led 100W já vem com 1 dissipador e 1 fan de pc antigo, pretendo utilizar mais 2 fans dentro do projetor, um para refrigerar o LCD para ele não queimar e mais um para tirar o ar quente da parte elétrica(4 fontes de energia, led, lcd, fans e termostato).

 

33 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Penso que apesar do nome, ele não deve consumir necessariamente 100W em forma de calor. Boa parte é luz. Penso também que com a metade disso ou menos há de conseguir uma boa luminosidade pro teu propósito. Neste caso nem precisa de termostato: um dissipador com cooler de uma cpu pentuim 4 (ou +) sucateada pode dar conta do recado.

Mas se insistires na segurança - o que é tudo de bom - há a alternativa de usares termostatos de máquina de lavar iguais a este...

DC47_00016A__07438.1457280197.490.588.jp

Me lembro vagamente de ter visto um de 60º. Consulte o bolso... ou alguma sucata...

Sim, este modelo é o mais simples que encontrei, ele não é 100W real, ou seja ele esquenta menos pois não fornece o mesmo tanto de lúmens que um 100W real, Esse kit 100W que comprei vem com um dissipador de computador e um fan, mas caso o dissipador não seja o suficiente pretendo trocar por um que tenho maior.

Já vi esses modelos de termostatos, os de 60º não estou conseguindo encontrar, são um pouco mais caros e bem maiores, creio que vai ser pior para adaptar no dissipador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há cerca de uns 10 anos, montei um  Diy Home Projector. Usei aquelas lâmpadas de poste de 150W. Elas possuem aproximadamente a mesma área da fonte de iluminação que a dos leds. Não ficou claro o suficiente, mesmo quando fechava toda a sala com as cortinas. 

Cheguei a calcular tudo, mas não deu certo. Usei um daqueles aparelhos que outrora (é outrora mesmo, pois era uma solução bem antiga) se colocava sobre os retro-projetores e que recebia o sinal do PC. A imagem era de baixa resolução. 

Depois vi muitos projetos usando a tela de notebooks, mas tinha muitos problemas ainda para resolver.

Para encurtar a história.

Tinha muito material em inglês, mas nenhum servia para mim (DIY é sempre assim...)

No final estudei tudo a respeito para projetar um Home Projector. Documentei tudo em um arquivo, que acabou tendo 39 páginas. 

Lá tem o cálculo de tudo que se refere a projetor, mostro toda a dedução dos cálculos. Criei um programa em MatCad, que calcula tudo. Entra-se com os dados, como dimensões do ambiente, da lente, da lente fresnel, dos refletores, da imagem na tela, ângulos de visão e tudo mais. A percentagem de luz que efetivamente alcança a tela.

Segue o PDF do meu trabalho. Lá tem "diversão" por algumas semanas, mesmo antes de montar o projetor.

MOR_AL

Projetor de TV1_1.pdf

Seguem algumas imagens.

1 - Interior do retro-projetor

2 - Efeito da tela com papel aluminizado fosco

3 - Detalhe da lâmpada

4 - Distorção da imagem nas periferias

Meu Projetor 1_6e.jpg

MáqRa 030e.jpg

Meu Projetor 1_10e.jpg

Objetiva Plano_Convexa 9e.jpg

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Só uma coisa: Faça com que os contatos do seu termostato desliguem a alimentação do driver.

 

Não tinha pensado nisso, assim o driver não fica consumindo energia, muito obrigado!

 

5 horas atrás, Ricardo S Ferreira disse:
5 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

@Ricardo S Ferreira , sua ideia é excelente, barata e ocupa pouco espaço, mas o autor já comprou um trambolho digital chinês. Vai ficar um pisca pisca hi-tech quando atingir 60ºC.

 

Muito legal esse circuito com LM35, mas ele seria melhor utilizado em um projeto que use um cooler extra para ajudar a manter o LED com baixa temperatura, já no meu caso não vai funcionar porque não tem espaço para mais um cooler junto com o LED. E eu não entendo muito de Eletrônica e para ajudar na minha cidade não tem muitas lojas que vendem essas miudezas , e as poucas que vendem algo assim os vendedores não são muito de ajudar ou explicar, por isso prefiro comprar algo pronto e esconder ele dentro da caixa do projetor já que vai sobrar muito espaço, muito obrigado mesmo assim pela ideia!

___________________________________________________________________________________________________

@MOR Muito legal seu projeto!

Dei uma olhadinha por cima do seu documento e achei muito interessante, vi coisas que posso melhorar no meu, e gostaria de lhe fazer uma pergunta:  vi que no seu documento você chegou a calcular qual lente projetora você deveria utilizar, no meu projeto estou utilizando  fresnels( focal de traz  120mm e focal da frente 180mm) lcd de 7", pelo que andei vendo o pessoal recomenda usar uma triplet de focal: 210mm ou maior, mas o custo dela mesmo importando é muito alto, e aqui no brasil não achei, então pensei em usar essas lupas do 1,99(somente para teste),  mas não sei qual tamanho usar, você sabe calcular qual tamanho de lupa posso usar? e caso meu projeto funcionar legal, eu estava pensando em usar a parte de cima de um retro projetor Braço com cabeça ( Espelho + Lente projetora) que achei usado em torno de R$40-50, e utilizando esse espelho posso diminuir o tamanho do meu projetor, ou então até mesmo importar a Triplet de 210mm, que vai custar uns R$200 e + um espelho de first surface(contrario aos espelhos de banheiro,nele a camada refletora fica antes do vidro), mas isso só no final depois de todos os testes.

 

 

Deem uma olhada nas fotos abaixo de como pretendo fazer: 

PS: A primeira foto é as medias de como vai ficar o meu projeto, as outras 3 são projetos de outras pessoas que tomei como base para a criação do meu que estou aguardando a chegada das peças para montar!

image012.jpg

image013.jpg

IMG_3288.JPG

Projector example.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Paulo2031

Não acompanho mais este meu projeto. Ele deve ter uns 10 anos, mas os cálculos serão sempre válidos. Estude-os, que serão úteis para o seu projeto.

Outro detalhe é que o formato das lentes não são ideais. São esféricas e esta superfície não é a oticamente correta. Sempre haverá deformações das que aparecem na minha foto dos pontos. 

 

Se na época de meu projeto, eu tivesse o conhecimento desse assunto que possuo hoje, não investiria dinheiro nisso, mas valeu apenas pelo desenvolvimento do conhecimento.

 

MOR_AL

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, MOR disse:

@Paulo2031

Não acompanho mais este meu projeto. Ele deve ter uns 10 anos, mas os cálculos serão sempre válidos. Estude-os, que serão úteis para o seu projeto.

Outro detalhe é que o formato das lentes não são ideais. São esféricas e esta superfície não é a oticamente correta. Sempre haverá deformações das que aparecem na minha foto dos pontos. 

 

Se na época de meu projeto, eu tivesse o conhecimento desse assunto que possuo hoje, não investiria dinheiro nisso, mas valeu apenas pelo desenvolvimento do conhecimento.

 

MOR_AL

Entendi, muito obrigado pela ajuda e pelas dicas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, MOR disse:

Se na época de meu projeto, eu tivesse o conhecimento desse assunto que possuo hoje, não investiria dinheiro nisso, mas valeu apenas pelo desenvolvimento do conhecimento.

Na luta para tornar uma ideia viável, quando se conquista o objetivo se tem a satisfação óbvia da vitória. Quando não, acumulam-se conhecimentos sobre o tema. Pesquisa é assim mesmo, muito espinho pra pouca rosa. O câmbio CVT da Honda levou 20 anos de pesquisa e nada mais é que a re-invenção do primeiro câmbio usado em automóvel que foi abandonado quando os motores se tornaram mais potentes.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

@Sérgio Lembo @MOR @Ricardo S Ferreira @Isadora Ferraz Bom Dia meus amigos!

Tudo bem com vocês?

Semana passada recebi algumas das minhas peças que importei da China para a construção do meu Projetor Caseiro DIY.

O Kit que chegou foi o de  2x LEDs de 100W + Driver + Lentes focais + suporte e protetor da lente + Cooler e Dissipador (Clique Aqui para ver de onde Comprei) , O vendedor é muito confiável, entregou tudo certinho como pedi, testei os 2 LEDs e as fontes e tudo está funcionando corretamente, somente 1 lente veio com um trincado bem pequeno no canto, causado pelo transporte, entrei em contato com o vendedor e ele disse que vai me mandar outra peça.

Já sobre a minha duvida do Termostato encontrei um modelo aqui no Brasil em uma loja de eletrônica  as Dimensões dele é: 48L x 40A e 14mm espessura, ou seja, nada gigantesco ou feio, ao contrario, cabe perfeitamente no meu projeto, pode ficar escondido dentro da caixa porque não vai ocupar quase nada de espaço e o valor está o mesmo que se importasse da China ou no Mercado Livre, paguei R$15 por ele, e ele é muito fácil de se programar!

Fiz os testes com ele junto aos LEDs e usei a dica do  @Sérgio Lembo  em usar o Termostato para cortar a energia do Driver do LED assim quando o termostato desligar o rele o Driver do LED não ficará ligado consumindo energia e nem se desgastando.

O próximo passo meu é esperar as outras peças para montar meu projeto.

Agradeço a todos pelas dicas e ajudas, e assim que eu precisar novamente irei voltar aqui para consultar suas sabedorias! :thumbsup:

Em Anexo vocês podem ver como ficou o novo esquema para a proteção do LED e as fotos das peças que recebi da China!

gagsgasd.png

2017-11-22 22.15.40.jpg

2017-11-22 22.27.52.jpg

2017-11-22 22.28.04.jpg

2017-11-22 22.31.11.jpg

2017-11-22 22.31.29.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!