

Instalação e configuração - parte 2
O próximo passo é decidir se você vai instalar os pacotes recomendados. Estes pacotes são aplicativos que dão acesso aos vários recursos do DS218+, como servidor de mídia, backup, etc. Recomendamos pular esta etapa e instalar posteriormente os pacotes que você vai usar.
Figura 20: instalação dos pacotes
Logo em seguida, já temos a tela inicial da interface. Aqui você pode personalizar os ícones e os "widgets", como o monitoramento de recursos e de integridade do sistema, além de vários outros disponíveis.
Figura 21: tela inicial da interface
O "painel de controle" oferece algumas opções de configuração, como a administração das pastas compartilhadas e contas de usuário.
Figura 22: painel de controle
Apesar de a configuração ter sido rápida e simples, não gostamos do fato de ela ter escolhido a configuração dos discos sem oferecer opções. Quando clicamos em "gerenciador de armazenamento", descobrimos que os dois discos rígidos instalados tinham sido configurados em RAID 1 (espelhamento), quando queríamos configurá-los, inicialmente, como RAID 0. Clique aqui para entender melhor o que é RAID.
Figura 23: configuração
Para podermos configurar como queríamos, tivemos de apagar o "pool de armazenamento" que o sistema tinha criado automaticamente. O sistema operacional DSM da Synology utiliza o conceito de "pool", ou seja, um arranjo de uma ou mais unidades, onde serão criados os "volumes", onde ficam as pastas compartilhadas.
Infelizmente, para apagar o "pool" existente, tivemos primeiro de desinstalar quase todos os pacotes (aplicativos), pois o "pool" estava sendo utilizado por eles.
Figura 24: removendo o arranjo anterior
Após removermos o "pool", ficamos com os dois discos rígidos livres para configurar como queríamos.
Figura 25: discos rígidos instalados
Agora, pudemos criar um novo "pool".
Figura 26: criando um novo pool
Respostas recomendadas