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Memória em dois canais aumenta o desempenho do computador?

       
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 19 comentários

O uso de memória em dois canais, em teoria, aumenta o desempenho do computador. Mas qual o impacto real no desempenho de programas e jogos? É o que vamos ver neste teste.

Memória em dois canais aumenta o desempenho do computador?

Desempenho em programas

Cinebench R20

O Cinebench R20 é baseado no software Cinema 4D. Ele é muito útil para medir o ganho de desempenho obtido pela presença de vários núcleos de processamento ao renderizar imagens 3D pesadas. Renderização é uma área onde ter um maior número de núcleos de processamento ajuda bastante, pois normalmente esse tipo de software reconhece vários processadores (o Cinebench R20, por exemplo, reconhece e utiliza até 256 núcleos de processamento).

Já que estamos interessados em medir o desempenho de renderização, rodamos o teste CPU, que renderiza uma imagem “pesada” utilizando todos os processadores ou “núcleos” – tanto reais quanto virtuais – para acelerar o processo. O resultado é dado como uma pontuação.

dualchannel20-05.gif

No Cinebench R20, houve empate técnico entre as duas configurações.

Blender

O Blender é um programa de renderização de imagens e filmes que utiliza todos os núcleos do processador. Utilizamos o programa para renderizar uma imagem pesada em um projeto chamado Gooseberry Benchmark. O gráfico abaixo apresenta o tempo em segundos gasto na renderização, de forma que, quanto menor o valor, melhor.

dualchannel20-06.gif

No Blender, o teste com dois canais foi 5% mais rápido.

CPU-Z

O famoso programa de identificação de hardware CPU-Z vem com uma ferramenta simples de medição de desempenho, utilizando apenas um núcleo e também todos os núcleos disponíveis. Note que os resultados foram todos obtidos com a mesma versão do programa (1.83), já que não é possível comparar resultados obtidos com versões diferentes.

dualchannel20-07.gif

No teste que mede o desempenho de apenas um núcleo, houve um empate técnico.

dualchannel20-08.gif

Já no teste que utiliza todos os núcleos disponíveis, o desempenho foi similar nos dois casos.

Handbrake

O HandBrake é um programa de conversão de vídeo de código aberto. Convertemos um vídeo .mov de seis minutos em resolução Full HD em um arquivo .MP4, utilizando o perfil de saída “Fast 1080p30”.

Os resultados estão em segundos, de forma que valores mais baixos são melhores.

dualchannel20-09.gif

No Handbrake, o uso de memória em dois canais trouxe um aumento de 4% no desempenho.

WinRAR

Uma tarefa na qual o processador é bastante requisitado é na compactação de arquivos. Rodamos um teste, onde uma pasta com 6.813 arquivos, totalizando 8 GiB, foi compactada em um arquivo utilizando o WinRAR 5.5.

O gráfico abaixo mostra o tempo gasto em cada teste.

dualchannel20-10.gif

No WinRAR, o teste com memória em dois canais foi 36% mais rápido do que com apenas um.

V-RAY

O V-Ray Benchmark é uma ferramenta de medição de desempenho do processador e da placa de vídeo em tarefas de renderização de imagem. Ele renderiza duas imagens, uma utilizando o processador (CPU) e outra a placa de vídeo (GPU). Rodamos o teste nos processadores testados e comparamos o tempo gasto no teste CPU no gráfico abaixo.

dualchannel20-11.gif

No V-Ray Benchmark, obtivemos empate técnico entre as duas configurações.

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Comentários de usuários


Uso esse recurso do dual-channel à mais de 10 anos... Sem contar claro quando éramos obrigados a usar 2 ou 4 módulos na era 386,486 e Pentium 1.

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excelente. já havia lido e visto reviews sobre o impacto significante do dual channel no desempenho em jogos - especificamente para os processadores Ryzen, não imaginei que fosse tão impactante assim em alguns cenários no caso da Intel também.

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Passou da hora dos jogos e aplicações fazerem melhor uso desse recurso. A teoria de dobrar a largura de banda sempre foi muito linda, na prática era terrível.

Parabéns a toda equipe por mais um excelente teste.
 

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Legal, não imaginava que desse diferença num PC sem vídeo integrado, como foi o teste.

 

No meu já é óbvio que faria diferença, já que tem vídeo integrado, Vega 11.

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Citação

Em muitas placas-mãe, você deve instalar suas memórias no primeiro e no terceiro soquetes para habilitar o modo de dois canais. Já em outras, deve-se instalar no segundo e no quarto soquetes. Para saber qual é a configuração recomendada no seu caso, consulte o manual da sua placa-mãe.

 

Outro detalhe importante na hora de escolher a configuração de um computador novo é verificar a compatibilidade com o cooler instalado. Os coolers (exceto no caso de refrigeração líquida) estão cada vez maiores e podem limitar as opções de instalação de memória.

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Só vejo um problema com a metodologia . Eu entendi direito? Em um canal vocês retiraram um pente de 8 Gb? Na minha opinião o mais correto seria terem três pentes de memória. Dois de 8 Gb para dual channel e um de 16 Gb para single channel com as mesmas temporizações, marca, velocidade etc, assim eliminaria o viés de menos memória produzir um resultado menor de desempenho. Eu sei, já lí o artigo do impacto de mais memória em jogos....... , mas acho que seria mais fidedigno. Fica a minha dica Rafael, e obrigado pelo conteúdo sempre pertinente. Fábio Pichek.

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19 minutos atrás, FABIO EDUARDO M. PICHEK disse:

Só vejo um problema com a metodologia . Eu entendi direito? Em um canal vocês retiraram um pente de 8 Gb? Na minha opinião o mais correto seria terem três pentes de memória. Dois de 8 Gb para dual channel e um de 16 Gb para single channel com as mesmas temporizações, marca, velocidade etc, assim eliminaria o viés de menos memória produzir um resultado menor de desempenho. Eu sei, já lí o artigo do impacto de mais memória em jogos....... , mas acho que seria mais fidedigno. Fica a minha dica Rafael, e obrigado pelo conteúdo sempre pertinente. Fábio Pichek.

Aparentemente você não entendeu direito... Ambos os testes foram feitos com dois módulos de 8 GiB. Só que, no teste com single channel, usamos dois soquetes contíguos.

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Ok Rafael, desta forma a metodologia é perfeitamente adequada. Grato pela sua elucidação. Fábio Pichek.

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Top! Muito bom ver a diferença. Pretendem fazer com um kit ryzen?

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4 minutos atrás, Airton013 disse:

Top! Muito bom ver a diferença. Pretendem fazer com um kit ryzen?

Talvez depois da pandemia...

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Usando um processador que possua gráficos integrados, sem usar uma placa de vídeo, a diferença de desempenho em aplicações que exigem maior processamento gráfico será maior.

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Parabéns ao mestre @Rafael Coelho pelo trabalho. Foi bem interessante ver a "atualização" sobre o assunto em relação aos hardwares mais atuais.

 

Citação

fica claro que o ganho de desempenho obtido ao utilizar dois canais de memória varia fortemente de acordo com a configuração de hardware utilizada

Gosto sensatez dos artigos do Clube do Hardware, principalmente por exporem a relevância do Dual Channel, mas sem tratar os benefícios disso como se fosse a oitava maravilha do mundo da informática. Eu fico desconfortável quando vejo alguém dizendo para não comprar mais 8GB de RAM, pois vai estragar o Dual Channel do 2x4GB. 🥺

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17 horas atrás, Rafael Coelho disse:

Talvez depois da pandemia...

Vai fazer testes com velocidade de memórias? É um outro fator muito importante especialmente nos processadores Ryzen.

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11 minutos atrás, RBMA disse:

Vai fazer testes com velocidade de memórias? É um outro fator muito importante especialmente nos processadores Ryzen.

Já fizemos:

 

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Eu tenho um Acer Helios 300 com gtx 1060...e o que eu e outros colegas da comunidade que possuem o mesmo note notamos foi, alem de um aumento considerável de desempenho, principalmente uma estabilidade muitoooo maior em jogos principalmente. fps máximos passaram a ser fps médios e acabaram com drops de fps que ocorriam em single channel. 

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Trabalho com computação numérica e normalmente tenho que trabalhar com matrizes “grandes” em que uma única matriz chega a ter de 40 a 60Gb. Tenho programado em C++ junto com OpenMP para que rode em paralelo. 


Atualmente o hardware que uso suporta 4 canais, minha dúvida é se de 2 para 4 canais fazem tanta diferença no meu caso, pois tenho um único “objeto” que ocupa mais que um pente de memória e, nesses testes, temos mais de um objeto sendo acessado simultaneamente... 

 

Saberia me falar quem controla essa questão do "objeto" ser "dividido"? 

 

Meu hardware é: 
Intel Core i7 - 4820K (4 núcleos e 8 threads)
Memória DDR3 1333 16Gb (4 pentes) 
Sistema: Linux Mint 18
Obrigado

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1 hora atrás, Gustavo Lorensi disse:

Trabalho com computação numérica e normalmente tenho que trabalhar com matrizes “grandes” em que uma única matriz chega a ter de 40 a 60Gb. Tenho programado em C++ junto com OpenMP para que rode em paralelo. 


Atualmente o hardware que uso suporta 4 canais, minha dúvida é se de 2 para 4 canais fazem tanta diferença no meu caso, pois tenho um único “objeto” que ocupa mais que um pente de memória e, nesses testes, temos mais de um objeto sendo acessado simultaneamente... 

 

Saberia me falar quem controla essa questão do "objeto" ser "dividido"? 

 

Meu hardware é: 
Intel Core i7 - 4820K (4 núcleos e 8 threads)
Memória DDR3 1333 16Gb (4 pentes) 
Sistema: Linux Mint 18
Obrigado

 

Neste caso, com acesso intenso a uma imensa quantidade de RAM, o acesso em 4 canais acelera bastante o desempenho do sistema.

Mas não é o "objeto" que é dividido, quem faz esta divisão é o controlador de memória, e ele acessa simultaneamente os 4 módulos. Ou seja, a cada 256 bits acessados, 64 ficam em cada módulo.

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jogando lol com 4gb ddr4 2400 tinha 70 fps usando no médio os graphicos,quando fiz com dois canais pude usar no máximo e com 110 fps.Realmente,dual channel faz muita diferença,principalmente para quem usa apenas video integrado.

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Sempre recomendo dois canais pra memória, não importando a temporização ou o tamanho da memoria (4x4, 8x8) eu utilizo dois canais de memória desde 2008, quando li aqui inclusive um post que recomendava, mais de 10 anos depois ainda continua sendo recomendado, incrível!

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