Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

É possível recarregar várias pilhas em série?


henrique T.

Posts recomendados

Gostaria de saber se eu ligar 3 pilhas 18650 (3,7 V) em série é possível recarregar as três pilhas juntas com um carregador que cabe somente uma pilha? (No caso irei desmontar o carregador e juntar nos polos das pilhas em série)

Outra dúvida que tenho é que se a pilha perde tensão conforme ela for descarregando, pois irei usar as três pilhas ligada em um regulador de tensão 7805, e estou pensando se as pilhas em série atingirem a tensão minima para alimentar o regulador de tensão e ele não funcionar. Se ele descarregar pouco da tensão não tem problema pois as pilhas em série irão dar 11,1 Volts.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Sim! As baterias de telefones sem fio e de notebook, são carregadas em série, porém o carregador precisa fornecer a tensão e corrente necessária para isso.

Agora:

se eu ligar 3 pilhas 18650 (3,7 V) em série é possível recarregar as três pilhas juntas com um carregador que cabe somente uma pilha?
Se o carregador fornece a tensão e corrente para carga de apenas 1 bateria de 3,7V, se você colocar 3 delas em série, o carregador não vai carregar elas!, pois ele precisaria fornecer pelo menos 3 vezes a tensão naquela posição da bateria...
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas respostas. Acho que vou carregar em paralelo mesmo.

Tenho mais uma dúvida, estou fazendo um carregador de celular portatil, a fonte que vou usar é de 4000mAh e a bateria do celular é de 2100mAh. No caso se eu fizesse uma carga completa no celular sobraria em minha pilha 1900mAh? Ou tem que fazer um calculo diferente para descobrir quantas cargas completas consigo fazer no celular sem recarregar a pilha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Obrigado pelas respostas. Acho que vou carregar em paralelo mesmo.

Tenho mais uma dúvida, estou fazendo um carregador de celular portatil, a fonte que vou usar é de 4000mAh e a bateria do celular é de 2100mAh. No caso se eu fizesse uma carga completa no celular sobraria em minha pilha 1900mAh? Ou tem que fazer um calculo diferente para descobrir quantas cargas completas consigo fazer no celular sem recarregar a pilha?

Não sobra coisa nenhuma além da capacidade da pilha..

No pior dos casos aquece e se não tiver proteção pode explodir a pilha..

Uma pilha recarregável se carrega até sua máxima capacidade e depois só vira calor se continuares a mantendo sob carga..

A única coisa que podes ganhar em colocando um carregador com maior capacidade de carga, é uma carga mais rápida, em menor tempo. Se não tiveres necessidade desse menor tempo, as cargas mais lentas podem ser melhores até.. Ganhas em tempo e perdes em qualidade da carga..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sobra coisa nenhuma além da capacidade da pilha..

No pior dos casos aquece e se não tiver proteção pode explodir a pilha..

Uma pilha recarregável se carrega até sua máxima capacidade e depois só vira calor se continuares a mantendo sob carga..

A única coisa que podes ganhar em colocando um carregador com maior capacidade de carga, é uma carga mais rápida, em menor tempo. Se não tiveres necessidade desse menor tempo, as cargas mais lentas podem ser melhores até.. Ganhas em tempo e perdes em qualidade da carga..

Na verdade na onde eu coloquei fonte é a pilha, acho que me expressei errado. Eu vou carregar as pilhas de 4000mAh totalmente, depois tiro elas e coloco em meu circuito. O que eu queria saber é quantas cargas eu posso fazer no celular sem precisar recarregar as pilhas novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Na verdade na onde eu coloquei fonte é a pilha, acho que me expressei errado. Eu vou carregar as pilhas de 4000mAh totalmente, depois tiro elas e coloco em meu circuito. O que eu queria saber é quantas cargas eu posso fazer no celular sem precisar recarregar as pilhas novamente.

A grosso modo 4.000 / 2.100 = 1,90 ou seja, 90% a mais de tempo se comparado com a carga original da bateria de 2.100 mA

Ou seja, conseguiria carregar por duas vezes a bateria de 2100 com uma de 4.000 mAh.

Disse conseguiria pois até acho não vais conseguir..

Para se carregar uma pilha se deve ter uma tensão acima de determinado valor, que não é o valor nominal da pilha e se deve ter a corrente monitorada..

Acho que essa sua solução dai é fria..

Leia mais acerca de como se carregar uma pilha, sempre dependendo da composição da mesma..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A grosso modo 4.000 / 2.100 = 1,90 ou seja, 90% a mais de tempo se comparado com a carga original da bateria de 2.100 mA

Ou seja, conseguiria carregar por duas vezes a bateria de 2100 com uma de 4.000 mAh.

Disse conseguiria pois até acho não vais conseguir..

Para se carregar uma pilha se deve ter uma tensão acima de determinado valor, que não é o valor nominal da pilha e se deve ter a corrente monitorada..

Acho que essa sua solução dai é fria..

Leia mais acerca de como se carregar uma pilha, sempre dependendo da composição da mesma..

Eu montei o carregador conforme esse tutorial:

[ame=http://www.youtube.com/watch?v=CPn4dYOFgI0]Como fazer um carregador de celular portátil [Ãrea 42] - Tecmundo - YouTube[/ame]

Mas ele usa uma bateria de 9V, dai queria colocar três pilhas em serie de 4000mAh para fornecer mais tempo de carga. Já testei ele com a bateria de 9V e carrega mesmo mas ainda não consegui ver quanto tempo uma bateria de 9V aguenta.

Obrigado pela resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 anos depois...

@alexandre.mbm ,

 

Os melhores carregadores para baterias de lítio de alta capacidade, que usamos em aeromodelos, fazem a carga do Pack em série, mas possuem terminais em todas as baterias individuais, justamente para equilibrar a carga em cada uma das baterias. Hoje em dia os sistemas de radiocontrole são bidirecionais, e a informação da tensão e corrente da bateria são enviados para o operador, porém recebemos apenas a tensão total do Pack. O software no radiocontrole sempre assume que a descarga das baterias individuais vai acontecer por igual para o cálculo do tempo restante de voo , e isso se baseia em baterias individuais com comportamento bem semelhante.

Já ví aeromodelos bem caros serem destruídos por um simples problema de baterias carregadas sem serem equilibradas, e basta uma ter uma curva de descarga bem abaixo das outras e tudo vai para o brejo...

 

Paulo

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alexandre.mbm ,

 

Não disse nada contra o que você escreveu, meu amigo ... eu apenas quis ilustrar a importância de se "casar"  a carga das baterias de lítio quando forem usadas em série ...

 

Nem é tanto a resistência interna que complica, é a quantidade total de carga dentro dela que importa... nem sempre a diminuição da carga implica em aumento da resistência interna. 

 

Eu já troquei 3 pacotes de 4.400 mAh de 3 células individuais ( 3S ) porque uma das células tinha menos de 70% da carga das outras, mas fora isso elas forneciam o pico de corrente normal , apenas tinha de pousar o aeromodelo antes da hora para evitar problemas.

 

O interessante é que de tempos em tempos eu fazia a descarga controlada do pack, com uma corrente constante de descarga, e o medidor mostrava quanto tempo demorava para cair no limiar de esgotamento de energia sem prejudicar as células, e assim calculava a energia disponível na bateria.

Quando o tempo caia bruscamente , era hora de trocar o pack ....

 

Quanto ao desequilíbrio, ele sempre acontece em certo grau quando carregamos em série, o importante é termos como balancear essa carga depois de carregadas.

 

Paulo 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, alexandre.mbm disse:

@aphawk A resistência interna da célula não é uma característica constante?

 

Não ..... ela varia durante a carga, varia com a temperatura, e varia com o estado geral da bateria .... olhe aqui :

 

A study of the influence of measurement timescale on internal resistance characterisation methodologies for lithium-ion cells | Scientific Reports (nature.com)

https://www.nature.com/articles/s41598-017-18424-5

 

Paulo

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...