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Meu ventilador parou


yFabiinhoo

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Meu cunhado estava dormindo na sala e com ventilador ligado. O ventilador caiu da cadeira com a helice para baixo. Forçando a hélice e asd fazendo elas ficarem paradas mas com ventilador ligado. Quando cheguei ele já estava parado e nao funciona, não senti cheiro de queimado e não fazia nenhum tipo de barulho, mas motor estava muito quente.

O que deve ser ?

Algo que de para consertar em casa ?

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O motor queimou, se você deixar o motores de indução ligados com o rotor parado, ele vai esquenta até derrete um fio, dar curto, ou alguma outra coisa... Agora achar onde esta o problema é um negocio mais complicado, você pode testar se as bobinas estão boas com um multímetro e então identificar a que esta aberta... mas para consertar você vai ter que rebobinar ele...

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O motor queimou e pode ser que o capacitor queimou junto, 

caso queira fazer ele funcionar novamente, só mandar rebobinar como 

o colega acima citou,e quanto ao capacitor, você acha fácil. 

MAIS ATENÇÃO: Só tente consertar se foi um ventilador caro e muito grande, 

para não gostar o preço de um novo à toa.

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Os amigos ai acima esqueceram de um detalhe: ventiladores mais atuais utilizam um sistema de fusível térmico, onde após passar determinada temperatura (algo como 85ºC) ele interrompe corrente, evitando assim com que o motor queime. Caro amigo, 85% de certeza lhe darei de que, ao trocar este fusível, ele voltará a funcionar! Precisa apenas analisar o enrolamento do motor, ver se não derreteu o esmalte do cobre. Caso nada tenha acontecido, terá de desmontá-lo inteiro e o capacitor estará junto ao fio base que fica preso no enrolamento de cobre. Verifique no fusível e verá a inscrição da corrente utilizada pelo fabricante. Um de 3A/250V acredito ser suficiente com sobra, mas recomendo que verifique bem e utilize de mesmo valor, afinal há motores que consomem mais e, caso coloque um fusível fraco, o fusível voltará a queimar.

 É um serviço difícil? Sim, pois terá de desmontar o motor inteiro! Em contrapartida, o ventilador ficará novo e ainda terá a oportunidade de limpar os mecanismos, repor a graxa necessária e terá um ventilador, muitas vezes, melhor que um novo! Antes de montar tudo, teste-o por fora para ver como está a partida dele, pois talvez não seja necessária a troca do capacitor! De qualquer forma, se notar que está um pouco lenta, já é recomendado a troca. Afinal, é um componente barato e fácil de se encontrar.

 Espero ter ajudado! Qualquer dúvida estarei acompanhando este tópico!


PS: certa vez achei 20 ventiladores jogados no lixo! Nenhum deles sequer ligava e, de todos estes, apenas 1 precisou refazer o enrolamento que, no caso, eu já possuia uma compatível e optei por trocar a bobina ao invés de refazer todo o motor. Todos eles estavam com o fusível térmico queimado e metade apresentou partida lenta (capacitor ruim).

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Os amigos ai acima esqueceram de um detalhe: ventiladores mais atuais utilizam um sistema de fusível térmico, onde após passar determinada temperatura (algo como 85ºC) ele interrompe corrente, evitando assim com que o motor queime.

só vi isso em trafos, e trafos phillips.. não tinha visto em motores...

 

é algo a se pensar

@Johnny Bravoo tens "foto do bicho?"

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 Nem adianta eu tirar foto porque este em questão está torrado! Então achei umas fotos em um site chinês dos dois tipos (os únicos que já vi até hoje) usados nos ventiladores pedestal (ventiladores de mesa, de pé ou até mesmo instalados em paredes).

 

 Modelo mais comum utilizado por marcas chinesas / paraguaias: (também vale pra grande maioria de ventiladores)

post-664209-0-85985700-1415715982_thumb.

 

 

 Modelo nem tão comum assim! Geralmente este é presente em ventiladores Arno e outros mais sofisticados.

post-664209-0-31787200-1415715980.jpg

 

 Detalhe: ambos os fusíveis podem ser encontrados nos espaguetes termo-retráteis que ficam presos à bobina no motor, tanto em lugares diversos como na junção do fio onde chega a tensão da tomada até os botões que variam velocidades do ventilador. Enfim, terá de verificar e procurar em tudo que é lugar, pois estes fusíveis (em especial o 2º modelo) são bem pequenos e alguns fabricantes deixam-no coberto por pasta térmica. Em caso de troca, NUNCA INSTALE JUNTO À BOBINA OU PRÓXIMO AO MOTOR! Este é o grande causador de defeitos nos ventiladores em geral e é o que mais condena, afinal um motor que trabalhe um período superior à 2h diárias tende a aquecer mais e, consequentemente, irá queimar o fusível depressa. Deixe-o junto aos botões de velocidade, evitando assim a troca desnecessária do mesmo.

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Tudo dito acima é válido, mas antes de condenar seu equipamento verifique se ao cair sob a hélice não travou ou deslocou o rotor, bastando apenas girar com a mãe, ele desligado é claro, caso esteja na situação mencionada basta afrouxar os parafusos dos tirantes, reestabelecer a posição ideal e apertar outra vez.

Eu desconhecia a existência de fusível térmico porque normalmente quando algo tem a função de proteger por temperatura, é utilizado um relé, no caso bimetálico, ou seja duas lâminas com pontos de aquecimento diferente que quando aquecidas sofrem ligeiro empenamento abrindo o circuito elétrico e ao esfriar, torna a fechar.

No caso do fusível térmico, o principio é o mesmo do relé mas não retorna a posição original necessitando substituição.

Para os que não conheciam como eu: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fus%C3%ADvel_t%C3%A9rmico

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  • Membro VIP

 Nem adianta eu tirar foto porque este em questão está torrado! Então achei umas fotos em um site chinês dos dois tipos (os únicos que já vi até hoje) usados nos ventiladores pedestal (ventiladores de mesa, de pé ou até mesmo instalados em paredes).

 

 Modelo mais comum utilizado por marcas chinesas / paraguaias: (também vale pra grande maioria de ventiladores)

attachicon.giffusivel térmico.jpg

 

 

 Modelo nem tão comum assim! Geralmente este é presente em ventiladores Arno e outros mais sofisticados.

attachicon.giffusivel térmico 2.jpg

 

 Detalhe: ambos os fusíveis podem ser encontrados nos espaguetes termo-retráteis que ficam presos à bobina no motor, tanto em lugares diversos como na junção do fio onde chega a tensão da tomada até os botões que variam velocidades do ventilador. Enfim, terá de verificar e procurar em tudo que é lugar, pois estes fusíveis (em especial o 2º modelo) são bem pequenos e alguns fabricantes deixam-no coberto por pasta térmica. Em caso de troca, NUNCA INSTALE JUNTO À BOBINA OU PRÓXIMO AO MOTOR! Este é o grande causador de defeitos nos ventiladores em geral e é o que mais condena, afinal um motor que trabalhe um período superior à 2h diárias tende a aquecer mais e, consequentemente, irá queimar o fusível depressa. Deixe-o junto aos botões de velocidade, evitando assim a troca desnecessária do mesmo.

Vários equipamentos de som utilizam destes. Mas é impressionante como muitos técnicos os desconhecem.

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  • 2 meses depois...

meu jovem aconteceu isso com o meu também o negocio e um seguinte compra um lumbrificante multi uso para motor

nem precisa de abrir. Com o cano você enfia dentro do motor do seu ventilador mas enche de lubrificante nem muito e nem pouco liga ele e começa a rodar a hélice dele pro lado que ele roda faça isso na velocidade minima você vai ter proteção e vai demorar um pouco na velocidade rápida vai ser mais rápido mas você tem risco de se machucar só isso de nada

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meu jovem aconteceu isso com o meu também o negocio e um seguinte compra um lumbrificante multi uso para motor

nem precisa de abrir. Com o cano você enfia dentro do motor do seu ventilador mas enche de lubrificante nem muito e nem pouco liga ele e começa a rodar a hélice dele pro lado que ele roda faça isso na velocidade minima você vai ter proteção e vai demorar um pouco na velocidade rápida vai ser mais rápido mas você tem risco de se machucar só isso de nada

Seja muito bem vindo,

por favor, procure usar alguns pontos e vírgulas pra entendermos melhor ... OK

valeu!!

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tudo a ver @ ...

 

você vai ler algo extremamente off topic. Chega a ser passível de 'deleção' ... sonhei com isso hoje kk. sério!! minha furadeira travou quando fui furar uma pedra ou concha sei lá... aff

 

Ah sim.  bem lembrado new little friend @Allan Pereira de Souza . Wellcome 2. Já tive ventiladores que travaram por falta de lubificação apenas. Estes de fonte de pc são especialistas nisto. P.ex. quando faz um barulho ao ligar e após alguns minutos o barulho some, está bem suspeito... (Mas como barulho pode sumir? afinal você não 'enxerga' ele kk... ahhhh dá um tempo!!)

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@ respeito sua opinão que provavelmente é compartilhada por todos. No entanto creia... meu objetivo é (foi) apenas descontrair inofensivamente (as vezes infantil, patético, concordo) e não dar respostas robotizadas, mecânicas . Ou seja tentar tornar o relacionamento mais humano por assim dizer, mais próximo de pessoas sem contato com "foruns técnicos". Mas já vi que neste aspecto estou na solidão. Infelizmente não consigo teclar de outra forma. é mais forte que eu.

Tuas palavras ríspidas tolheram-me na essência...(desta vez sem snif ou algo assim) e não me me sentiria mais confortável por aqui alterando meu estilo literário. Mas não te preocupes. Continua fazendo teu trabalho conforme teu coração te instrui e leva contigo uma flor que se chama ... perdão meu amigo! (e meus amigos!)

 

Bom espero que minha breve passagem por este forum vos tenha agregado pelo menos uma gota de valor neste oceano de sabedorias

Boa sorte pra alguns e pra outros...

Sucessos!!

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@ respeito sua opinão que provavelmente é compartilhada por todos. No entanto creia... meu objetivo é (foi) apenas descontrair inofensivamente (as vezes infantil, patético, concordo) e não dar respostas robotizadas, mecânicas . Ou seja tentar tornar o relacionamento mais humano por assim dizer, mais próximo de pessoas sem contato com "foruns técnicos". Mas já vi que neste aspecto estou na solidão. Infelizmente não consigo teclar de outra forma. é mais forte que eu.

Tuas palavras ríspidas tolheram-me na essência...(desta vez sem snif ou algo assim) e não me me sentiria mais confortável por aqui alterando meu estilo literário. Mas não te preocupes. Continua fazendo teu trabalho conforme teu coração te instrui e leva contigo uma flor que se chama ... perdão meu amigo! (e meus amigos!)

 

Bom espero que minha breve passagem por este forum vos tenha agregado pelo menos uma gota de valor neste oceano de sabedorias

Boa sorte pra alguns e pra outros...

Sucessos!!

Minha cara amiga @Isadora Ferraz, eu procuro sempre ser justo e, acima de tudo , humano.

Já passei por tantas dificuldades nesta vida que estou modelado a aceitar tudo que leio.

Quando falo que detesto ler uma frase errada é porque aprendi desta forma. (lembra dos anos 80  90)

Minha querida amiga, eu acho que na altura dos 50 posso estar velho para algumas novas tecnologias, mas nunca velho para a sabedoria que adquiri nos últimos 30 anos.

Um grande abraço!

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meu jovem aconteceu isso com o meu também o negocio e um seguinte compra um lumbrificante multi uso para motor

nem precisa de abrir. Com o cano você enfia dentro do motor do seu ventilador mas enche de lubrificante nem muito e nem pouco liga ele e começa a rodar a hélice dele pro lado que ele roda faça isso na velocidade minima você vai ter proteção e vai demorar um pouco na velocidade rápida vai ser mais rápido mas você tem risco de se machucar só isso de nada

Só pra lembrar que essa é uma solução rápida! Em casos de o ventilador estar totalmente travado e muito sujo, o melhor a se fazer é desmontar todo o motor e as engrenagens para fazer uma limpeza completa. Após este procedimento você ira lubrificando o motor! Digo isso pois já perdi um motor por simplesmente lubrifica-lo com óleo, cujo reagiu com a antiga graxa ressecada e travou o motor que, obviamente, queimou.
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  • 1 ano depois...

Antes de abrir o ventilador para checar o fusível térmico, trocar o capacitor ou intercambiar os relés, lembre-se de que ventiladores param de repente, se ficarem um longo tempo (1 ano + ou -) sem lubrificar. 

Se quando você liga o ventilador o bicho ronrona baixinho ou dá qualquer outro tênue sinal de vida, mas não gira nem a pau, isto é sinal de má lubrificação. Remova a parte frontal da grade, pingue várias gotas de óleo de máquina na parte onde a hélice fica presa ao eixo que a faz girar, fazendo com que parte do óleo escorra pelo eixo abaixo, até o motor. Depois ligue o ventilador e vá girando a hélice com a mão, no sentido certo, por alguns minutos (pode demorar um pouco, se estiver muito sujo), A uma certa altura o ventilador vai pegar força e vai começar a rodar sozinho. Espere que ele fique no pique normal e então desligue, Coloque a grade frontal outra vez e pronto. Pode botar em uso de novo.

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  • mês depois...

afinal, pode ou não lubrificar ventiladores? vi vários vídeos na internet em que pessoas que trabalham consertando ventiladores dizem que não pode colocar óleo ou graxa pra lubrificar... inclusive eu fui abrir o meu pra limpar porque eu tinha pingado 1 gota de óleo de motor no eixo e depois vi que não podia, só que depois q fui montar  ele ficou sem girar direito, tenho que deixar alguns parafusos do motor folgado pois se apertar tudo o eixo fica travado e mesmo quando eu folgo ele gira com dificuldade e percebi que está esquentando muito o motor.

 

Alguém tem alguma dica de como eu resolver isso? acredito que seja alinhamento do eixo.

 

Antes depois que eu tinha colocado óleo de motor de carro ele tava girando muito.

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Pode sim! Mas se quer um bom efeito, dece fazer o serviço bem feito também! Eu sempre separo o estator, capacitor e partes elétricas, cujas limpo com um pincel seco para remover poeira. As demais partes eu desmonto, lavo tudo com água e detergente neutro, seco muito bem e depois uso graxa!

O macete para que o motor não trave na hora da montagem è apertar os parafusos em cruz e sempre aos poucos! Se o motor está travando é porque ele está torto para um dos lados ou não está bem montado.

Resumo: limpe tudo o melhor possível e engraxe bem! Óleo é bom enquanto está quente, mas quando o motor esfria ele pode facilmente travá-lo novamente.

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9 horas atrás, Johnny Bravoo disse:

Pode sim! Mas se quer um bom efeito, dece fazer o serviço bem feito também! Eu sempre separo o estator, capacitor e partes elétricas, cujas limpo com um pincel seco para remover poeira. As demais partes eu desmonto, lavo tudo com água e detergente neutro, seco muito bem e depois uso graxa!

O macete para que o motor não trave na hora da montagem è apertar os parafusos em cruz e sempre aos poucos! Se o motor está travando é porque ele está torto para um dos lados ou não está bem montado.

Resumo: limpe tudo o melhor possível e engraxe bem! Óleo é bom enquanto está quente, mas quando o motor esfria ele pode facilmente travá-lo novamente.

 

ok Johnny, eu tb acredito que sabendo lubrificar e utilizando o lubrificante correto não causa problemas ao ventilador... acredito que untar um pouco o orifício da bucha onde o eixo gira facilita bastante o movimento da helice evitando tambem o desgaste daquela área do eixo aumentando a vida útil do ventilador.

 

bom, o meu eu ja tentei apertar os parafusos de varias maneiras inclusive essa que você citou mas nao obtive exito acredito que eu empenei alguma a estrutura ou a bucha... mas vou abrir novamente  pra tentar consertar.

 

valeu pela resposta

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Prezados, há de se considerar a construção do ventilador. Se com bucha, em geral elas são grafitadas. Se não tiverem folgas excessivas ainda, use grafite e nunca óleo ou graxa. Se for com rolamentos e estiverem "roçando" ou "gritando", substitua-os. Se forem cuidadosos, dá para abrir a capa de proteção e por uma graxinha nos novos (bem pouca e de boa qualidade) e remontar. Fica que é um "Dodge"! @Hyperlink , para soltar o eixo pesado, o segredo é montar as tampas e antes de apertar os parafusos, girar o eixo com a mão. Se apertado, use uma marretinha (de borracha) ou um martelinho leve e dê pequenas batidinhas próximo ao eixo, em toquinhos transversais, um por vez, bem de leve, para ajustar a carcaça ao rolamento/bucha e o eixo. Se for com bucha, verifica se a folga não é excessiva, se for, difícil ajustar, mas dá com o mesmo processo. Esse "peso" do eixo é em relação ao alinhamento do estator e rotor contra as tampas. Alinhando-as, deve resolver fácil.

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