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NVidia PhysX - Tópico Principal


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Você já mediu o desempenho usando o Fraps para saber a taxa de FPS?

O desempenho do seu micro pode estar sendo limitado pelo processador e memórias usados.

Qual resolução você está usando para jogar? Usa filtros, quanto?

Já peguei uma máquina com uma 8800GT e um X2 4200+ (Socket 939), fiz um upgrade para um C2D E6850 a 3Ghz e o desempenho praticamente dobrou em jogos.

Oi,

Eu uso Fraps, claro, caso contrario não teria como fazer essa medição “milimetrica”. Lembre-se, falei em uma simples mudança de driver, e não um maravilhoso up de hard.

Até mais cara.

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  • Membro VIP

Me referi à tal questão, porque neste caso, atualizando ou não o driver o desempenho vai ser praticamente o mesmo ou o mesmo.

Se sem atualizar o driver a placa de vídeo não está dando tudo de si, atualizando o driver também não vai mudar nada. Entendeu a minha linha de raciocínio?^_^

abraços.

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Históricamente falando, os drivers nVidia não mudaram o desempenho quase nunca, ao contrário das ATI, que volta e meia lança um driver que aumenta 20% do desempenho e tal.

Mas dessa vez eu testei esse beta 177.92, e ficou melhor (como disse antes, no CoD4 melhorou 6fps no teste que fiz antes e depois do driver.

O Crysis e o Call of Juarez estranhamente parecem carregar bem mais rápido que antes.

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  • Membro VIP
Não tenho duvidas da limitação imposta pelo meu hard, mas da uma lida nisso, e preste atenção na conf. dos usuários.

Amigo, o que o MKM quer dizer é que seu pc pode estar sofrendo gargalo, ou seja, a sua 8800GT não é capaz de dar tudo de si com a sua config atual, dessa forma a atualização do driver só traria ganho se houvesse espaço para tal ganho.

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  • Membro VIP
Não tenho duvidas da limitação imposta pelo meu hard, mas da uma lida nisso, e preste atenção na conf. dos usuários.

Atualmente eu me recuso a verificar qualquer coisa vinda do guru3d. Mas visto que isso aí vem do fórum eu vou dar uma verificada depois.

Porque eu me recuso? Um site que testa um Crossfire de HD 4870 X2 com um E8400 em Stock não merece a minha credibilidade. O engraçado é que para testar um 3-Way SLI de GTX 280 eles usaram pelo menos um QX9770 em stock. Patrocinado pela nVidia? Talvez, mas se for, mais um ponto pra eu não dar credibilidade à eles.

goliathvv, obrigado por simplificar em poucas palavras o que eu quis dizer. ^_^

Abraços a todos.

Agora já chega, porque já está muito off topic. lol

Só aproveitando, não sei se alguém viu, mas até o ano que vem estão previstos 25 jogos que usarão o PshyX da Nvidia. Acho que essa vai ser a grande aposta dela contra a ressureição da ATI. Não tenho o link aqui agora, mas foi anunciado lá no www.fudzilla.com.

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  • Membro VIP
não, quem fala isso ta mal informado..

você só vai pode colocar uma, esse negocio de colocar outra pra cuidar de parte fisica n tem nada a ver, não sei da onde tiraram isso :huh:

A ATI dizia que isso ia ser possível um tempo atrás..

Mas onde você viu que não dá ?

Movendo mensagem para:

http://forum.clubedohardware.com.br/atualizado-13-08/566353

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  • Membro VIP
não, quem fala isso ta mal informado..

você só vai pode colocar uma, esse negocio de colocar outra pra cuidar de parte fisica n tem nada a ver, não sei da onde tiraram isso :huh:

Desculpa cara, eu acho que não te entendi direito. Você está querendo dizer que não é possível utilizar uma segunda placa exclusivamente pra cálculos físicos? Ou eu entendi errado?

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  • Membro VIP
não, quem fala isso ta mal informado..

você só vai pode colocar uma, esse negocio de colocar outra pra cuidar de parte fisica n tem nada a ver, não sei da onde tiraram isso :huh:

Acho que o mal informado aqui é você.

Veja você mesmo:

http://guru3d.com/article/physx-by-nvidia-review/4

As you can see the ideal combo for us was the GTX 280 + a dedicated 9600 GT for PhysX.
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  • Membro VIP

Tenorio eu reinstalei o drive das VGA's e fiz o processo que o Child indicou:

Ligar o conector VGA+DVI no Monitor e nas VGA's e selecionar o dual desktop fora isso o resto foi normal.

---

Harry valeu depois vou fazer um video com o teste.

t+

Obs: ta **** Upload de IMG:mad:

---

Harry acresenta depois:

NVIDIA PhysX Particle Fluid Demo usando o FRAPS por 60s Fullscreen(1440x900)

Min Max Avg Fisica GPU Off

2/ 5/ 2.817 fps

Min Max Avg Fisica GPU On

23/ 29/ 26.017

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Fiz uns testes aqui, já que achei bem interessante a ideia de aproveitar minha outra placa de vídeo pra rodar a física.

Meu sistema:

x2 5600 stock

placa 1: 8800gts 512mb stock

placa 2: 8600gt 256mb stock

driver: 177.92

O jogo: CRYSIS

Os testes: crysis benchmark (programa); meu próprio benchmark (dentro do jogo)

Os resultados:

Benchmark pelo programa:

Physx ativado com minha 8600gt fazendo os cálculos físicos

5/9/2008 01:13:13 - XP

Beginning Run #1 on Map-island, Demo-benchmark_gpu

DX9 1280x1024, AA=2x, Vsync=Disabled, 32 bit test, FullScreen

Demo Loops=3, Time Of Day= 9

Global Game Quality: High

==============================================================

TimeDemo Play Started , (Total Frames: 2000, Recorded Time: 111.86s)

!TimeDemo Run 0 Finished.

Play Time: 62.37s, Average FPS: 32.07

Min FPS: 27.39 at frame 1962, Max FPS: 60.84 at frame 1022

Average Tri/Sec: 24188820, Tri/Frame: 754352

Recorded/Played Tris ratio: 1.22

!TimeDemo Run 1 Finished.

Play Time: 45.62s, Average FPS: 43.84

Min FPS: 26.91 at frame 1954, Max FPS: 60.84 at frame 1022

Average Tri/Sec: 33388474, Tri/Frame: 761523

Recorded/Played Tris ratio: 1.20

!TimeDemo Run 2 Finished.

Play Time: 45.54s, Average FPS: 43.91

Min FPS: 26.91 at frame 1954, Max FPS: 61.74 at frame 1006

Average Tri/Sec: 33453972, Tri/Frame: 761794

Recorded/Played Tris ratio: 1.20

TimeDemo Play Ended, (3 Runs Performed)

==============================================================

Physx desativado

5/9/2008 01:21:13 - XP

Beginning Run #1 on Map-island, Demo-benchmark_gpu

DX9 1280x1024, AA=2x, Vsync=Disabled, 32 bit test, FullScreen

Demo Loops=3, Time Of Day= 9

Global Game Quality: High

==============================================================

TimeDemo Play Started , (Total Frames: 2000, Recorded Time: 111.86s)

!TimeDemo Run 0 Finished.

Play Time: 61.50s, Average FPS: 32.52

Min FPS: 27.32 at frame 1962, Max FPS: 60.24 at frame 1023

Average Tri/Sec: 24528846, Tri/Frame: 754312

Recorded/Played Tris ratio: 1.22

!TimeDemo Run 1 Finished.

Play Time: 45.69s, Average FPS: 43.77

Min FPS: 27.22 at frame 1951, Max FPS: 61.10 at frame 1012

Average Tri/Sec: 33351720, Tri/Frame: 761931

Recorded/Played Tris ratio: 1.20

!TimeDemo Run 2 Finished.

Play Time: 45.68s, Average FPS: 43.78

Min FPS: 27.22 at frame 1951, Max FPS: 61.10 at frame 1012

Average Tri/Sec: 33357006, Tri/Frame: 761839

Recorded/Played Tris ratio: 1.20

TimeDemo Play Ended, (3 Runs Performed)

==============================================================

Meu próprio benchmark

Resolvi testar um benchmark dentro do jogo, pois, jogando, percebi certa melhora que o programa de benchmark não acusou segundo os testes acima. Pra tanto, fiz o mesmo trajeto, praticamente os mesmos movimentos e tempo. Usei o fraps. Seguem os resultados:

Physx ativado com minha 8600gt fazendo os cálculos físicos

Frames, Time (ms), Min, Max, Avg

2121, 48403, 26, 85, 43.820

Physx desativado

Frames, Time (ms), Min, Max, Avg

1901, 48223, 24, 70, 39.421

Conclusões:

Aparentemente, o desempenho melhora significativamente, 4 frames por segundo a mais de média, deixando o jogo pouco mais suave.

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  • Membro VIP

Galera a questão é:

Vocês não devem medir o desempenho da física do jogo usando e não usando PshyX medindo FPS. Porquê? A intenção do PshyX é dar um visual melhor ao jogo, tornando o mesmo o mais realista possível. Logo é normal que os FPS não aumentem e em alguns casos até diminuam, como eu vi em alguns testes pela net.

Provavelmente em breve teremos algum benchmark que sirva para medir o desempenho do processamento da física dos jogos. Mas por enquanto, vamos ter que ficar no olhômetro mesmo. FPS não vai nos dar uma verdadeira noção sobre os ganhos com processamento da física do jogo.

Não estou criticando ninguém, muito pelo contrário, parabéns pela disposição de todos que estão postando resultados no tópico, está muito bom. :)

Apenas quis deixar essa observação.

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  • Membro VIP

É verdade MKM jogabilidade é uma coisa qualidade de IMG é outra, ai que entra os filtros, quanto maior o AA menor a jogabilidade(gargalo da VGA ou CPU/hardware fraco) e maior o realismo porém se o drive foi desenvolvido para otimizar a qualidade na IMG isso pode refletir na performace ou seja jogabilidade/fluidez sem lag's ou travamentos já que processamento da física do jogo fica por conta da VGA, só um detalhe não sei se o teste do NVIDIA PhysX Particle Fluid Demo tem uma metodologia diferente mais repare no uso da CPU no teste, é maior com o PshyX ativado.

---

Bom quanto ao seu teste ynoo0j valeu!

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Galera a questão é:

Vocês não devem medir o desempenho da física do jogo usando e não usando PshyX medindo FPS. Porquê? A intenção do PshyX é dar um visual melhor ao jogo, tornando o mesmo o mais realista possível. Logo é normal que os FPS não aumentem e em alguns casos até diminuam, como eu vi em alguns testes pela net.

Provavelmente em breve teremos algum benchmark que sirva para medir o desempenho do processamento da física dos jogos. Mas por enquanto, vamos ter que ficar no olhômetro mesmo. FPS não vai nos dar uma verdadeira noção sobre os ganhos com processamento da física do jogo.

Não estou criticando ninguém, muito pelo contrário, parabéns pela disposição de todos que estão postando resultados no tópico, está muito bom. :)

Apenas quis deixar essa observação.

Tae, finalmente mais um que entendeu o real propósito do PhysX.

Oras, se o jogo ganha em qualidade de imagem, geralmente o desempenho cai, mas isso não é regra geral também.

O que promete dar aumento de performance é o CUDA, que redimensiona os cálculos feitos pelo CPU para a VGA. O CUDA + PhysX é outra história, e o PhysX é muito mais pesado que outras muitas engines físicas que são calculadas pelo CPU incorporadas nos jogos.

É verdade MKM jogabilidade é uma coisa qualidade de IMG é outra, ai que entra os filtros, quanto maior o AA menor a jogabilidade(gargalo da VGA ou CPU/hardware fraco) e maior o realismo porém se o drive foi desenvolvido para otimizar a qualidade na IMG isso pode refletir na performace ou seja jogabilidade/fluidez sem lag's ou travamentos já que processamento da física do jogo fica por conta da VGA, só um detalhe não sei se o teste do NVIDIA PhysX Particle Fluid Demo tem uma metodologia diferente mais repare no uso da CPU no teste, é maior com o PshyX ativado.

---

Bom quanto ao seu teste ynoo0j valeu!

Mas é isso mesmo, é como eu falei no tópico da 8800GT. Nesses demos e no jogo Warmonger e impressão que dá é que a Engine física foi estritamente programada para rodar com o Nvidia PhysX habilitado. Uma vez que você esteja com ele desabilitado, ao invés dos cálcuos físicos serem re-dimensionados para o CPU, não são e ficam como algo "ocioso", esperando para ser calculado e isso causa a queda tremenda de desempenho.Uma certa "prova" disso é com o jogo GRAW 2 em que existem 2 opções de física, uma pelo CPU e a outra pelo PhysX e, usando a do PhysX com o Nvidia PhysX habilitado, o uso do CPU cai um pouco, mas o desempenho também.

E quanto ao uso do CPU é isso mesmo, lembro que quando fiz os testes com o Warmonger aqui com o X2 6000+@3,2GHZ, os 2 cores ficavam em 100% enquanto o jogo estava rodando.

Outro fato interessante é aquela DEMO Nurien, com as garotas desfilando. Ví na internet que esse demo é MUITO sensível ao modelo de processador que você possui instalado no PC, as diferenças de desempenho no Benqmark de um Dual Core para um Quad Core usando a mesma VGA eram gritantes! Oras, se o cálculo é feito pela VGA, qual o motivo de processador com mais clock ou mais cores gerar tanto aumento no desempenho?

Não estou recriminando o Nvidia PhysX, tanto que criei esse tópico pra mostrar pra galera mais ou menos como essa tecnologia funciona e quais melhorias ela causa nos jogos atualmente, mas acho q esses drivers e a tecnologia em sí ainda tem muito o que evoluir ao ponto de eu comprar uma nova VGA especialmente para usar o Nvidia PhysX.

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Concordo com o MKM e o Child of Sin, o NVIDIA PhysX é uma inovação muito recente p/ se cobrar resultados, mal comparando ele é uma criança recém nascida, que nem aprendeu a andar e tem gente que espera que ele já seja um Michael Felps da vida!!!

Vamos realmente ver do que ele é capaz quando lançarem jogos 100% compativeis com o NVIDIA PhysX...e que provavelmente sera algum jogo patrocinado pela NVIDIA!!! Então realmente veremos do que o NVIDIA PhysX é capaz dentro de uns dois anos no maximo, porque duvido que a NVIDIA não vá apressar a maturidade do PhysX em virtude da concorrencia com a AMD/ATI. Mas que a NVIDIA tem um belo projeto nas mãos ninguem duvida, afinal se ela conseguir aliar as tecnologias Hybrid Power e PhysX com uma boa performance juntamente com um menor consumo(sinceramente essa nova levas de VGAs tanto da AMD/ATI quanto da NVIDIA assustam nesse quesito) ela vai ter uma GPU fantastica!!!....mas se isso vai se concretizar só veremos mais adiante!!!!

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Amigo, o que o MKM quer dizer é que seu pc pode estar sofrendo gargalo, ou seja, a sua 8800GT não é capaz de dar tudo de si com a sua config atual, dessa forma a atualização do driver só traria ganho se houvesse espaço para tal ganho.

Amigo, acho que fui suficientemente claro quando disse “não tenho duvidas sobre a limitação do meu hard”, ou seja, o chamado “gargalo”, este que já me foi devidamente apresentado no tópico oficial da 9600gt quando a comprei há alguns meses. Indiquei o link, pois mostra que não foram relatados ganhos de desempenho como prometido pela propria nvidia em se tratando do driver beta citado, INDEPENDENTE da configuração do pc dos usuários. Simples.

Até mais.

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Galera, estou tendo um problema estranho... tenho uma GTX 260 que comprei recentemente, e gostaria de usar minha 8600GT pra física. Até aí td bem, mas acontece que ao tentar seguir os passos citados aqui nesse tópico, minha 8600Gt simplesmente não era reconhecida(sim estou no Vista). Depois descobri q ela só aparecia depois q eu ligava a opção na bios da MoBo pra habilitar o SLI. Eu sei q essa tarefa de física pra segunda VGA não tem nada a ver com o SLI, mas somente assim eu consigo instalar a 2ª VGA no sistema. Mas agora vem meu problema: quando termino de instalar ela no PC estou tendo o erro de tela azul!! E infelizmente o Vista não me permite atualizar o driver pra 8600GT(q eu acho q seja a causa do sistema). Ele me força a usar o driver q ele instala sozinho. Eu até consegui rodar o Demo do PhysX Particle mas o sistema travou. Alguma sugestão?

Minha configuração:

ASUS M2N4-SLI | ATHLON 64 X2 4200+| 4GB DDR2 667mhz | EVGA GTX 260 896MB DDR3 + ZOGIS 8600GT 512MB DDR2 | HD SEAGATE 750GB BARRACUDA SATA II

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Dae pessoal, acabei de voltar do RoadShow da ECS(etapa-Curitiba), e conversando com o representante da NVIDIA no evento fiquei sabendo de uma ótima noticia: Ele me GARANTIU que até o fim do ano serão lançados 8 titulos(jogos) baseados no PhysX e que p/ 2009 já estão previstos 50 titulos e disse que varios jogos recentes vão lançar paches com suporte ao PhysX. Lá ele mostrou 3 demos de jogos baseados no PhysX....a movimentação dos personagens(roupas amassando, cabelos, adereços) os cenarios sendo destruidos, explosões com fragmentos etc....realmente impressionante!!! Alem disso varios programas estão p/ serem lançados com total compatibilidade com o CUDA, entre eles o novo Photoshop que segundo ele sai ainda esse ano entre outubro e novembro. É esperar p/ ver!!!!^_^

Bem mudando um pouco de assunto, tirei a sorte grande lá no evento, fui sorteado e ganhei uma GF9500GT-512DDR2:lol::lol::lol:!!!!! De inicio pensei em vender ela pois possuo uma 8800GT-512Mb....mas estou pensando em reconsiderar e usar ela p/ calcular a fisica, mas estou com uma duvida:

Minha MB é uma P5B-Deluxe e possui 2 PCI Express x16 v1.0, e a GF9500GT é v2.0, sera que ela vai funcionar direito?? e meu Chipset(P965) sera que vai encrencar???

MKM, o representante da NVIDIA disse que da certo, que já tem uns 'locos"(definição dele) que compraram HD4850/4870 e mantiveram as GF8500/8600GT/GTS calculando a fisica....só que não funciona em todas MB, só em algumas dá certo, dae eu dei uma de "joão-sem-braço" e perguntei quais MBs...... ele só riu p/ mim!!!!:lol:

Esqueci de mencionar que vão acontecer mais 3 etapas do RoadShow da ECS:

- 11 de setembro: Florianopolis

- 16 de setembro: São Paulo

- 18 de setembro: Rio de Janeiro

Fica aí a dica, é um evento bem legal, p/ quem puder conferir vale a pena!!!

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  • Membro VIP

É eu imaginei isso mesmo sobre as mb's, creio que as que fazem Crossfire devam suportar sem problemas porque não usam chipset nvidia e logo não possuem nenhum tipo de "bloqueio". Ou talvez pode ser o contrário também, mas é esperar pra ver.

Vi também uns caras passando uns truques para usar uma HD 4870 para calcular a física, mas só funciona no XP por enquanto.

http://en.hardspell.com/doc/showcont.asp?news_id=3978

Pow cara, sortudo mesmo hein. Pode usar ela tranquilo sim, o PCI-E 2.0 dela não vai interferir em nada não, é totalmente compatível. Pode bota ela lá no segundo slot PCI-E e ser feliz.

:'( Sempre fico babando nesses Roadshows por dois motivos:

1º Brasília-DF e Goiânia-GO que são as capitais mais perto daqui sempre ficam de fora.

2º Que acaba sendo o principal motivo, falta grana pra financiar as viagens.... rsrsrs

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Pois é, resolvi dar uma de cobaia e testar esse driver 177.92 beta, antes eu usava o 175.19 WHQL, e estava curioso pra ver esse tal de PhysX em ação, já que tenho o Ghost Recon 2 instalado aqui (acho que meu único jogo que suporta isso hehe :P ).

Agora posso habilitar as opções PhysX High e Extreme, antes só dava pra deixar em normal, e também liberou aquela tal de AGEIA Island no início do jogo. Pra ver na prática, eu testei tanto em normal quanto em PhysX Extreme, e o que pude perceber de cara é que as folhagens estão mais sensíveis aos ventos (no início tu desce nessa ilha de helicóptero e o vento das hélices balançou bem mais as folhagens ao redor) e tão mais sensíveis aos disparos contra elas. As explosões também ficaram mais detalhadas, nessa AGEIA Island tu tem que explodir tanques de combustível e um deles fica do lado de um casebre de madeira que vai junto na explosão, e com o PhysX em Extreme os pedaços de madeira voaram e cairam com bem mais naturalidade do que em normal. Isso foi o que eu notei até agora.

Já o aumento de performance no CoD4 não sei se realmente houve, pois aqui ele sempre rodou solto na resolução máxima, no "olhômetro" não deu pra perceber melhora... Já o 3DMark06 ficou na mesma casa dos 13.900 do 175.19, com o overclock da assinatura. :lol:

Olá Amigo, uma dúvida: aonde eu abilito as opções PhysX High e Extreme, isso vai estar no Painel de controle jogo que tem suporte para o Physx?:rolleyes:

o que eu devo instalar para ter acesso a essas configurações?

Eu tenho instalado:

177.92_geforce_winvista_64bit_english_beta e o

PhysX_8.09.04_SystemSoftware

5.05.54.00_ntune_winxp_winvista32-64_international

valeu!:)

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