Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vale a pena esperar a memória HBM (high bandwidth memory)


Ir à solução Resolvido por Flávio Santana Lima,

Posts recomendados

@Fernando Figueiredo,Não é só desempenho que deve ser levado em conta.Tem a tecnologia HBM,que é inovadora e a Nvídia não possui,mesmo que ela aproveite todo o benefício do Dx12.Todo mundo Kgava goma dizendo dos nanômetros,chip g-não-sei-o-quê,compressão de vídeo,pererê-pão-duro da Nvídia e agora ela levou um belo chute no traseiro!!

São 3 modelos de placas com chips novos FIJI,a Fury,a 390X com 3 fans e a 390 NANO com um fan só e um só conector de energia.Todas as 3 são muito mais potentes que a 290x e isso em DX11.

Tem o Vulkan também que a Nvídia não tem,mesmo o DX12 vai perder pra ele,já que as placas AMD rodam melhor com o Mantle.

Agora imagine uma placa de 4GB dando pau numa TITAN X de 12GB, custando 70%  do preço dela e com o mesmo consumo de energia.

Vai ser um baile!!hahaha 

Tomara né cara, eu sempre vi a AMD atrás da Nvidia no geral, parece que agora estão querendo bater de frente de verdade mesmo, se essas placas rodarem com consumo e temperaturas próximas às das Nvidia... "Green Team" que se prepare rsrs... eu por exemplo to vendo bons benefícios com essa linha da AMD, mas eu fico com dúvidas, tipo... vamos supor que eu escolha AMD... o que eu estaria perdendo da Nvidia? Gameworks? Physx? CUDA? 

 

O que eu estaria abrindo mão se eu escolhesse AMD?

@Imakuni ví no seu post que uma R9 390x consome 435W com todo o sistema em carga máxima, então imagino que uma Seasonic de 520W segura tranquilo um sistema desses não é?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, achei vídeos de benchmarks da R9 390x, 390 e 380 em games com DX11...

 

Pelo que eu vi, fica assim:

 

R9 390x - Fica pouco abaixo da GTX 980 na maioria dos jogos.

R9 390 - Fica no nível da GTX 970, sendo melhor em alguns jogos, pior em outros.

R9 380 - No nível da GTX 960, mas é geralmente um pouco inferior na maioria dos jogos.

 

 

Ou seja, mesma comparação feita com as R9 2xx. Confirmando isso em mais testes, a AMD choveu no molhado com essas 3xx requentadas.

 

Depois não sabe porque não ganha market share.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apesar de serem requentadas, não estão em um mesmo patamar de preço, o que a AMD vem fazendo há séculos é requentar nas arquiteturas e n querer passar a Nvidia, e sim igualar pelo menos e manter o custo mais baixo, assim deve ser que quando for comprar a R9 390x ela saia um pouco mais cara que a 970 e mais barata que a 980, já a questão das R9 Fury e a memória HBM, a Nvidia n tem acesso a tecnologia ainda, porém ano que vem ela já vai lançar a linha dela de placas pois a AMD tem um contrato de 1 ano de exclusividade da tecnologia. Assim quando a Nvidia lançar as placas dela com memória HBM, já vai lançar com a segunda geração, tendo assim mais de 4GB de Vram, aí a AMD vai atualizar as placas também para essa nova geração de HBM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente, já tem a pré-venda da "nova" linha R9 3xx na Terabyte:

 

MSI R9 390x 8gb 512bit por R$ 2.522,13:
http://www.terabyteshop.com.br/amd-radeon/placa-de-video-msi-radeon-r9-390x-gaming-8g-8gb-512bit-gddr5-chdmi-pci-exp.ptml
MSI R9 380 4gb 256bit por R$ 1.443,33:
http://www.terabyteshop.com.br/amd-radeon/placa-de-video-msi-radeon-r9-380-gaming-4g-4gb-256bit-chdmi-pci-exp.ptml
MSI R9 380 2gb 256bit por R$ 1.304,13:
http://www.terabyteshop.com.br/amd-radeon/placa-de-video-msi-radeon-r9-380-gaming-2g-2gb-256bit-gddr5-chdmi-pci-exp.ptml
MSI R7 370 2gb 256bit por R$ 912,63:
http://www.terabyteshop.com.br/amd-radeon/placa-de-video-msi-radeon-r7-370-2gd5t-oc-2gb-gddr5-chdmi-pci-exp.ptml

 

Só por efeito de comparação, segue os preços da linha GTX no mesmo site:

 

Zotac GTX 760 AMP! 2gb 256bit - R$ 1.051,83 vs R$ 912,63 - MSI R7 370 2gb 256bit
Gigabyte GTX 960 2gb 128bit - R$ 930,03 vs R$ 1.301,13 - MSI R9 380 2gb 256bit
Gigabyte GTX 960 4gb 128bit - R$ 1.199,73 vs R$ 1.443,33 - MSI R9 380 4gb 256bit
MSI GTX 970 Gaming 4gb 256bit - R$ 1.713,03 vs (não achei preço da R9 390 8gb 512bit)
MSI GTX 980 Gaming 4gb 256bit - R$ 2.783,13 vs R$ 2.522,13 - MSI R9 390x 8gb 512bit

 

R9 380 totalmente fora do preço na minha opinião...
O que vocês acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

http://www.geforce.com/hardware/desktop-gpus/geforce-gtx-780-ti/specifications

Compare a 780 TI e a 980 TI

http://www.geforce.com/hardware/desktop-gpus/geforce-gtx-980-ti/specifications

Apesar de serem duas arquiteturas, ainda me parece um chip meio que requentado também, o que faz o grande salto de perfomance entre elas, é os 3GB da 780 TI serem insuficientes hoje em dia.

Não vou também tirar o crédito da arquitetura Maxwell, que isso a Nvidia fez muito bem, tanto é que para a minha VGA do meu notebook que é a 860m, na tecnologia maxwell tem 640 CUDA cores, quando o mesmo chip da arquitetura Kepler tem 1152 CUDA cores, e mesmo assim a versão Maxwell tem perfomance superior. Talvez seja que no caso desse chip kepler, os supostos núcleos CUDA colocados n trabalhavam corretamente ou foram capados para ficarem equiparados e não alcançar a 870m e manter a competição, mas isso eu não posso afirmar. Enfim, cada caso é um caso, tanto é que a unica diferença entre a R9 390x e a 290x é basicamente o clock, porém não vi a AMD dar foco em melhoria de arquitetura como a Nvidia fez quando lançou as 9xx.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Ou seja:

 

R7 370 = GTX 760 / R9 270x

R9 380 = GTX 960 / R9 285

R9 390x = GTX 980 / R9 290x

 

Resumo da 370:

If you track back the AMD R7-370 GPU, then you will need to go back in time, three years. The GPU design is based on Pitcairn Pro and sure while it has had tweaks and iterations, really it's more of the same based on first gen GCN architecture. This card can be looked at as a Radeon HD 7850 in disguise or something in the 265/270 seriesNothing is really new with the R7-370, not even the price performance ratio. AMD re-used an old chip and clocked it marginally faster with slightly faster memory

 

Resumo da 380:

Alright let's get the elephant out of the room first, it is what it is right? The Radeon R9 380 is the Radeon R9 285 in a different jacket with a small tweak applied. Nothing about this release is new or rather exciting. We do have to admit though, when Tonga initially launched it probably did not get the credit it really deserved. Tonga, or Antigua whatever AMD prefers it to be called now however does deserve a little more credit, as honestly it performs well for the money and is indeed fighting quite well with Nvidia's GeForce GTX 960. You have to give the product that bit of credit. Another benefit is that at least the most simple DirectX 12 Feature level is supported in hardware.

 

Resumo da 390x:

The 'new' Radeon R9 390X is an interesting release alright. The Hawaii, or Grenada GPU as AMD likes to call it now, is pretty much the same GPU used in the 290 series with the same thermal characteristics, the same number of shader processors and, well, same everything. It is however the latest iteration of the ASIC that allows for slightly higher clocks overall. So then, 290X or 390X? Realistically, you need to see what the prices will do, as the rest is irrelevant. You can tweak any 290X close to the 390X performance wise, the faster memory won't make a big difference as the 290X already had a ton of memory bandwidth, and then the only thing that remains is the bump from 4GB towards 8GB of graphics memory. As stated, that is not going to make a significant enough difference for the majority of you guys either.

 

Geral:

So, is this just another rebrand? Sadly, that’s pretty much the bottom line. There’s no real innovation to speak of in AMD’s 300 series, at least as far as these models go. Let’s hope for the company’s sake that Fiji doesn’t turn into Bermuda.

 

No aguardo dos lançamentos de verdade, AMD. Quem sabe assim eu mudo outra vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A R9 390x vai melhor do que a GTX 970 em 4 dos 6 jogos testados no Tom's Hardware

 

A R9 380 venceu a GTX 960 em todos os jogos

 

A R9 370...bem... tá lá com seus 2gb...

 

Uma coisa é certa, levando em conta esse teste do Tom's, a GTX 960 deve levar pau em breve, desde que acertem esse preço da R9 380 que tá fora da realidade (R$1.443,33 p/ 4gb contra R$1.199,73 da GTX 960 4gb). Tomara que seja só preço de lançamento mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fernando Figueiredo,todos os testes feitos em DX11,não valem nada!! Nada!!As placas estão prontas para o DX12,que este sim,vai tirar toda a potẽncia delas.Porque voce acha que a AMD  fez a memória HBM? Para DX11?? Claro que não!!

O negócio é comrar a placa e esperar o Windows 10 chegar,mas se quiser arriscar,tudo bem,a grana não é minha.

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fernando Figueiredo,todos os testes feitos em DX11,não valem nada!! Nada!!As placas estão prontas para o DX12,que este sim,vai tirar toda a potẽncia delas.Porque voce acha que a AMD  fez a memória HBM? Para DX11?? Claro que não!!

O negócio é comrar a placa e esperar o Windows 10 chegar,mas se quiser arriscar,tudo bem,a grana não é minha.

Boa sorte!

Então faça o favor de mostrar testes de GAMES em DX 12. Eu acho muito engraçado você falar "vamos arriscar comprar algo que sabemos que é bom hoje e continuará sendo bom amanhã, em prol de comprar algo que não é tão bom hoje e nem temos certeza se será melhor amanhã" e dizer que ISSO não é arriscado.

 

Gente sem noção é osso......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ao que parece então a r7 360 será basicamente igual a r7 260x, pelo que ando vendo diferença minima, pelo menos na teoria.

Estava pensando em comprar a r7 260x mas vou ver como fica o desempenho na pratica dessas novas ai.

Eu também acredito que deve ser bem parecida a performance, coisa de 1-2 fps mesmo... e uma pequena diminuição no calor e consumo

@Fernando Figueiredo,todos os testes feitos em DX11,não valem nada!! Nada!!As placas estão prontas para o DX12,que este sim,vai tirar toda a potẽncia delas.Porque voce acha que a AMD  fez a memória HBM? Para DX11?? Claro que não!!

O negócio é comrar a placa e esperar o Windows 10 chegar,mas se quiser arriscar,tudo bem,a grana não é minha.

Boa sorte!

Então, isso é o que eu não entendo... as GTX 9xx também não estão prontas para o DX12? No que uma R9 3xx está "mais preparada" pro DX12? Eu to meio por fora dos detalhes desse assunto de API's  :mellow:

Então faça o favor de mostrar testes de GAMES em DX 12. Eu acho muito engraçado você falar "vamos arriscar comprar algo que sabemos que é bom hoje e continuará sendo bom amanhã, em prol de comprar algo que não é tão bom hoje e nem temos certeza se será melhor amanhã" e dizer que ISSO não é arriscado.

 

Gente sem noção é osso......

Então... minha dúvida é exatamente nisso mesmo... todo lugar que eu leio em sites daqui ou gringos tem uma galera falando que "quando sair jogos com DX12 as placas da AMD vão superar as da NVIDIA consideravelmente...". Mas no que eu sei a série GTX 9xx tá pronta pro DX12... então qual seria essa grande diferença que o povo comenta por aí gente? Eu não entendo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também acredito que deve ser bem parecida a performance, coisa de 1-2 fps mesmo... e uma pequena diminuição no calor e consumo

 

Sim, pelos comentarios que ando lendo é por ai, menos calor e consumo mas na pratica a mesma coisa.

Na kabum ja tem dela pra pre venda mas o preço é maior (R$600) que a 260x (R$500), vou esperar um pouco pra ver se essa novidade cai de preço ou derruba a versão anterior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade tem muita gente que está pensando que no dia do lançamento oficial do Win10 já vai ter jogo 100% feito em DX12. Isso vai acontecer em grande escala somente em 2016, ponto final.

 

Até lá, vai vir a Nvidia com a Pascal e a história vai ser a mesma... "espere o lançamento da Nvidia antes de comprar VGA, e blá blá blá".

 

E tem muita gente fazendo comparações sem considerar os drivers que fazem uma diferença imensa.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, isso é o que eu não entendo... as GTX 9xx também não estão prontas para o DX12? No que uma R9 3xx está "mais preparada" pro DX12? Eu to meio por fora dos detalhes desse assunto de API's  :mellow:

Então... minha dúvida é exatamente nisso mesmo... todo lugar que eu leio em sites daqui ou gringos tem uma galera falando que "quando sair jogos com DX12 as placas da AMD vão superar as da NVIDIA consideravelmente...". Mas no que eu sei a série GTX 9xx tá pronta pro DX12... então qual seria essa grande diferença que o povo comenta por aí gente? Eu não entendo

O DX12 tem recursos do Mantle, que era da AMD, incorporado ao seu sistema..

 

Sobre o Mantle - http://www.amd.com/pt-br/innovations/software-technologies/mantle#viso-geral

 

 

Por isso, acredita-se que, a AMD leve vantagem num primeiro momento.. Ate acredito que aconteça, num primeiro momento.. Mas, como o Microsoft, não tá nem aí se você usa Intel, AMD ou NVIDIA, creio que com o passar dos meses e aprimoramento de drivers, isso mude..

 

Nós só saberemos o real impacto do DX12, quando tivermos hardware e software compatíveis com ele.. Hardware já temos, falta o software...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, pelos comentarios que ando lendo é por ai, menos calor e consumo mas na pratica a mesma coisa.

Na kabum ja tem dela pra pre venda mas o preço é maior (R$600) que a 260x (R$500), vou esperar um pouco pra ver se essa novidade cai de preço ou derruba a versão anterior.

O lance do preço eu acho que é meio que normal, porque é justo ela querer vender todo o estoque que ainda tem das séries R7 e R9 2xx, aí quando estiver acabando os estoques eles baixam o preço das séries novas.

Na verdade tem muita gente que está pensando que no dia do lançamento oficial do Win10 já vai ter jogo 100% feito em DX12. Isso vai acontecer em grande escala somente em 2016, ponto final.

 

Até lá, vai vir a Nvidia com a Pascal e a história vai ser a mesma... "espere o lançamento da Nvidia antes de comprar VGA, e blá blá blá".

 

E tem muita gente fazendo comparações sem considerar os drivers que fazem uma diferença imensa.

Eu imaginava que da mesma forma que as empresas ajudavam a Microsoft a produzir o DX12, a Microsoft já ia liberando as tecnologias paras as empresas, tipo, EA, Ubisoft, enfim... assim todas as empresas teriam um retorno mais rápido do investimento... se elas não fazem isso então elas estão "comendo bronha" rsrs

 

É bem isso mesmo, se ficar com esse negócio de "espere o lançamento..." ninguém compra placa nenhuma kkk

Verdade, eu nem tinha me tocado que todos esses benchs por aí são sem a AMD ter os drivers novos 

O DX12 tem recursos do Mantle, que era da AMD, incorporado ao seu sistema..

 

Sobre o Mantle - http://www.amd.com/pt-br/innovations/software-technologies/mantle#viso-geral

 

 

Por isso, acredita-se que, a AMD leve vantagem num primeiro momento.. Ate acredito que aconteça, num primeiro momento.. Mas, como o Microsoft, não tá nem aí se você usa Intel, AMD ou NVIDIA, creio que com o passar dos meses e aprimoramento de drivers, isso mude..

 

Nós só saberemos o real impacto do DX12, quando tivermos hardware e software compatíveis com ele.. Hardware já temos, falta o software...

Pelo que eu entendi então vai haver uma melhor comunicação entre CPU e GPU no geral... eu fico imaginando, será que uma arquitetura nova voltada só pra GPU (pascal) vai ganhar de uma melhora de comunicação CPU/GPU como essa? E fora que o DX12 também vai beneficiar a Nvidia... tantas váriaveis kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também acredito que deve ser bem parecida a performance, coisa de 1-2 fps mesmo... e uma pequena diminuição no calor e consumo

Então, isso é o que eu não entendo... as GTX 9xx também não estão prontas para o DX12? No que uma R9 3xx está "mais preparada" pro DX12? Eu to meio por fora dos detalhes desse assunto de API's  :mellow:

Então... minha dúvida é exatamente nisso mesmo... todo lugar que eu leio em sites daqui ou gringos tem uma galera falando que "quando sair jogos com DX12 as placas da AMD vão superar as da NVIDIA consideravelmente...". Mas no que eu sei a série GTX 9xx tá pronta pro DX12... então qual seria essa grande diferença que o povo comenta por aí gente? Eu não entendo

 

Então, não somente os gringos estão falando isso, mas também a própria AMD. A empresa diz que a série 300 e os processadores FXs terão um grande ganho de desempenho com o DX12. Além disso, a AMD diz que uma grande diferença dessa série 300(tirando a R7) em relação a série 200 é que ela está mais preparada para a realidade virtual.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fernando Figueiredo,voce ainda não entendeu que a tecnologia HBM é uma nova plataforma de memórias?O GDDR5 já é gargalo,pois não pode transmitir tudo que os programas querem!!

Quemtem Nvídia com GDDR5 vai ficar com gargalo,mesmo com o DX12,porque o fluxo de dados é muito maior!!

E o GDDR5 NÃO dá conta!!Pode ser GTX980TI,Titan,vai ficar tudo no vácuo,com GDDR5!!

Veja esta entrevista do Adrenaline!!

Veja com calma!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

HBM segunda geração vai vir com quase 1 TB/s de banda. Tipo, 2 anos de diferença para triplicar a banda das placas. Bela evolução a HBM vai proporcionar, além que  quando maior a resolução, mais banda é puxada, assim o 4K entrando no gosto da galera, aí ano que vem tem a resolução 8/10 k aí vai sugar mais ainda essa banda. E pelo que vi pesquisando sobre essas placas também, além da banda alcançar os 1 TB/s, os chips podem chegar a 1TFlops (A Fury x tem 8,9 GFlops) de processamento, o.O, meio que duvidei, mas se tiver uma redução de litografia, isso pode ser possível.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fernando Figueiredo,voce ainda não entendeu que a tecnologia HBM é uma nova plataforma de memórias?O GDDR5 já é gargalo,pois não pode transmitir tudo que os programas querem!!

Quemtem Nvídia com GDDR5 vai ficar com gargalo,mesmo com o DX12,porque o fluxo de dados é muito maior!!

E o GDDR5 NÃO dá conta!!Pode ser GTX980TI,Titan,vai ficar tudo no vácuo,com GDDR5!!

Veja esta entrevista do Adrenaline!!

Veja com calma!!

Da memória HBM eu to meio por dentro, vai ser mais de 4 vezes a largura de banda de memória da GDDR5, bem interessante mesmo... só que isso no momento tá só na linha fury... Se for pensar assim então, não vale a pena comprar nada que tem hoje em dia além da linha fury... é isso o que você quer dizer?  :mellow: só vou poder ver o vídeo com calma à noite, mas vou ver hoje...

 

Antes do lançamento da linha R9/R7 eu achava que a AMD já ia lançar todas as placas de agora em diante com HBM, sei lá, imagina se uma R7 370 fosse com HBM... com isso eu fiquei meio decepcionado... porque ela "segurou" essa tecnologia só para as placas mais "Tops" que com certeza vão sair num preço bem longe do que dá pra o gamer médio gastar, até a GTX 970/R9 390 é uma boa compra na minha opinião, mas placas acima dessas, claro que são melhores, mas o aí o custo aumenta muito mais do que o aumento na performance  :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Não amigo, tipo assim, estamos dizendo que está em transição muito grande de tecnologia, assim as memórias de VGAs estão mudando para HBM e essa memória vai ser totalmente necessária em casos que demandam muita banda, assim fazendo a single GPU bem mais forte, porém tem um pequeno problema, as memórias HBM vai demorar séculos até chegar nas mid e low end, creio eu que vai passar uns 3 anos até isso acontecer, porém as high end vão receber em uns 2 anos eu acho. Por enquanto esse ano e ano que vem, a linha entusiasta (De entrada : 980 ti e Fury e as Top: Titan X e Fury x), são as que vão receber HBM, as AMD já receberam, quando a Nvidia lançar a VGA dela com HBM (ano que vem), vai ser da linha Titan e Alguma coisa 80 TI, então ainda vale sim a pena, porém em VGAS mais fracas como a 970 e R9 390, certeza que HBM vai demorar muito a chegar.

Assim te falo, o que vai mais mudar na linha de VGA's é o seguinte, as entusiastas com HBM podem chegar a superar configuração em SLI das high end. MAS como o próprio nome ja diz, é para quem quer esbanjar dinheiro e tal, assim também quem quer jogar com tranquilidade em 4k e talvez em 8k com um CF ou Sli de entusiasta.

Então já que você não quer investir tanto na VGA, então faça o seguinte: Pesquise e se informe sobre a briga GTX 970 x R9 390 e GTX 980 x R9 390x, veja qual você prefere, o que para você é mais importante das tecnologias e qual o Custo x Beneficio você acha melhor. Aí é nisso que deve focar a sua decisão, pois durante um bom tempo a linha com HBM vai ser apenas para um publico exclusivo (os que possuem rios de $$$$).

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

HBM segunda geração vai vir com quase 1 TB/s de banda. Tipo, 2 anos de diferença para triplicar a banda das placas. Bela evolução a HBM vai proporcionar, além que  quando maior a resolução, mais banda é puxada, assim o 4K entrando no gosto da galera, aí ano que vem tem a resolução 8/10 k aí vai sugar mais ainda essa banda. E pelo que vi pesquisando sobre essas placas também, além da banda alcançar os 1 TB/s, os chips podem chegar a 1PFlops (A Fury x tem 8,9 TFlops) de processamento, o.O, meio que duvidei, mas se tiver uma redução de litografia, isso pode ser possível.

Vai ser um salto de performance mesmo né... mas dá pra ter uma noção do que vai acontecer... aposto que na nova linha da Nvidia eles vão fazer diferente da AMD, vão trazer a HBM para todas as placas "tops" e "mainstream", talvez deixando GDDR5 só pra GPU's de entrada. Não duvido nada que não aproveitem essa brecha que AMD deixou escapar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!