Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Melhor placa que fiz até hoje


carlosad

Posts recomendados

Poxa gente, achei que não iriam perguntar... kkk

 

Brincadeira, é que esqueci mesmo...

 

Eu utilizei acetato impresso e tinta fotossensível. Para a "máscara de solda"*** fiz da mesma forma. A diferença foi na hora de pintar a placa. A grande maioria que usa este método (eu já utilizei muito tmb) pinta a placa com uma quantidade generosa de tinta e espalha usando um motor ou mini retífica. A diferença desta é que utilizei um aerógrafo para fazer a pintura (desperdício bem reduzido).

*** A máscara de solda não é uma máscara propriamente dita, visto que fiz com a mesma tinta de proteção para corrosão. Apenas fiz para deixar um acabamento melhor e também para proteger a camada de cobre...


Grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito boa a placa!

 

Responda, por favor:

 

1 - Qual foi a tinta (marca) fotossensível? Foi a FastPCB?

2 - Qual foi o produto corrosivo?

3 - Quanto tempo de trabalho, desde o layout pronto, até a placa?

4 - Qual foi a ferramenta de corte da placa? As laterais estão bem retinhas.

5 - Qual foi o aplicativo para o Layout, ou foi cópia de arquivo para impressão?

6 - Qual foi a largura mínima do filete?

7 - Qual foi o acetato?

8 - Foi impressora Laser ou jato de tinta?

9 - Quantas camadas de acetato, que você usou?

 

Desculpe todas essas perguntas, hehehe!

 

MOR_AL

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Respostas:

1: Sem marca. Pote preto de 100g (chinesa) Comprado pelo ebay pelo vendedor/loja "Goldpart"

2: Cloreto de ferro (III), cloreto férrico, FeCl₃ ou Percloreto de ferro, como preferir;

3: 1 dia pro layout + 1 tarde e início da noite pro restante;

4: Arco de serra (+ lixamento)

5: Eagle

6: Não entendi a pergunta

7: Transparência para impressora laser;

8: Já respondido na anterior;

9: 1 só;

10: Eu mesmo kkkkkkk...

 

Mais perguntas, estou disposto a respondê-las...

 

 

Valeu, grande abraço.

Carlos Duarte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se já não estivesse proficiente com o método "transferência térmica", esta seria uma boa opção.

 

No item 6 perguntei qual foi a largura mínima do filete. Na medida que evoluímos na confecção de PCIs, começamos a tentar passar filetes por entre dois pinos de CIs do tipo DILP. Isso exige alguma perícia na confecção de placas e filetes com cerca de 0,3mm de largura. Daí a pergunta da largura mínima do filete.

 

Durante muito tempo investi muitas horas, mais de 100, em tentar fazer uma placa por este método. Sempre esbarrava no produto da tinta sensibilizadora. Comprei praticamente uma tinta de cada fabricante nacional, sem sucesso. Outro inconveniente era que a umidade em minha casa era altíssima. Às vezes ficava mais de um dia só para secar a tinta na PCI. A qualidade da tinta era suficiente para silk-screen, mas era péssima para PCI. Tinha toda uma parafernália para controlar cada parâmetro do procedimento. Durante este processo aprimorei minha técnica com o método de transferência térmica. Hoje levo cerca de 30 minutos entre o layout pronto e a placa corroída... E o material é bem mais simples e barato.

Não costumo acrescentar o verniz isolante.

Sua placa realmente ficou muito boa. Parabéns. :)

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

beleza galera? Valeu pelos elogios e comentários.

 

Vamos às respostas!

No item 6 perguntei qual foi a largura mínima do filete. Na medida que evoluímos na confecção de PCIs, começamos a tentar passar filetes por entre dois pinos de CIs do tipo DILP. Isso exige alguma perícia na confecção de placas e filetes com cerca de 0,3mm de largura. Daí a pergunta da largura mínima do filete.

...

Sua placa realmente ficou muito boa. Parabéns. :)

MOR_AL

beleza MOR?

Cara, caso você esteja se referindo as trilhas, elas estão com aproximadamente 0,3mm ou (conforme a unidade que usei, 15 mil) e a espessura da parte corroída tmb 12 mil.

 

 

Ficou otima!

Oi jessica, beleza?

Obrigado mesmo, que bom que gostou.

 

 

@carlosad,

 

Caramba, realmente ficou muito boa, passa por produçao profissional !

 

Parabéns !

 

Paulo

beleza aphawk? (Desculpe-me, não sei ainda colocar o link do perfil aqui... kkkk)

Valeu mesmo. O ideal é sempre praticarmos para conseguir resultados cada vez melhores.

 

 

Olá amigo, parabéns sua placa ficou ótima, queria saber se você conseguiu fazer a parte escrita em cima da placa, ou seja, o top silk. Você vai fazer tutorial desse metodo ?

beleza Lucas?

Cara, sobre a escrita, não tem nenhum segredo, coloquei o texto na camada bottom, conforme os componentes, então foi corroído juntamente com os espaços isolantes das trilhas. ;)

 

 

Valeu aí galera.. Sempre leio todos os comentários...

 

Carlos Duarte

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, eu só vim mostrar a placaquinha que acaba de "sair do forno". Esta é a melhor placa que fiz até hoje (em relação à apresentação).

 

Espero que gostem... Segue as imagens:

 

attachicon.gif_CAD0277.JPG

attachicon.gif_CAD0278.JPG

attachicon.gif_CAD0279.JPG

 

 

 

Carlos Duarte

Olá amigo, como você consegue deixar a placa azul ? e deixar a parte para o furo certinho para solda ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

beleza Lucas?

Olá amigo, como você consegue deixar a placa azul ? e deixar a parte para o furo certinho para solda ?

Utilizando o mesmo método utilizado para a corrosão, após a corrosão... Só que desta vez utilizando uma impressão somente dos Pads e Vias (sem as trilhas). Entende?

 

 

Grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!