Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
4 minutos atrás, aphawk disse:

@lucianolcoa ,

Eu já passei de 560 compras no Ebay desde 2012 .... todo mês faço pelo menos umas 10 compras .... e vou continuar comprando !

Paulo

2 minutos atrás, Intrudera6 disse:

@lucianolcoa compro muita miudeza no eBay, mas as vezes demora uns 5 meses. Tem certas coisas que é difícil encontrar no Brasil, eu andei encomendando uns capacitores para chaveamento para reparar uma fonte, as vezes eu tenho prazer em fazer estes pequenos reparos, mesmo que tenha que esperar meses para isso.

O que me ***** um pouco é que eu sou um cara muito ansioso, quero aprender tudo de uma vez, fazer tudo de uma vez. E a minha ansiedade não "deixa" eu comprar coisas de fora, pela demora em chegar. Mas isso é uma desbaratinagem que o povo faz com a gente,Da china, EUA, ate o Brasil leva uma semana e meia, isso eu vi acompanhando pelo site dos correios, a demora foi justamente dentro do nosso país, e não fora. Sacanagem, acho que fazem isso de proposito pra ver se desestimula o povo a comprar de fora. E os mais fracos, vulgo eu, acabam sendo desistimulados,kkkkkkkkkkkk

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, aphawk disse:

Eu nao me preocupo com o tráfego na rede Wi-Fi.

Eu vejo esses ESP como dispositivos de baixíssimo volume de dados. Na aplicação de 4 reles em cada sala, só vai comunicar um único ESP de cada vez, e ele fica só na espera de receber algum comando tipo LIGAR RELE 1 .....

A questão não é tráfego. O protocolo de rede, entre dispositivos e ponto de acesso, requer respostas. Um dispositivo com sinal ruim degrada a velocidade geral porque atrasa as conversas de todos os demais.

Uma solução seria outro ponto de acesso real ou um ponto de acesso virtual — alguns roteadores tem essa funcionalidade. Mas aí os problemas poderiam aparecer como interferência; ou não, afinal temos vizinhos wifi próximos e tudo funciona satisfatoriamente.

1 hora atrás, lucianolcoa disse:

Só eu que gosto de dar dinheiro pros brasucas mesmo, quase tudo compro no mercado livre KKKKKKKKKKKKKKK

Semana passada eu fiz minha primeira compra para microcontrolador. Foi bem sortida. Aproximadamente 200 reais. Natal Makers é uma loja local. Pagam os impostos tudo direitinho. Nota fiscal. O preço é um pouco inflacionado por causa disso. Mas valeu à pena! Escolhi "entrega expressa" por cerca de 12 reais, e estava com tudo em mãos no outro dia, uma sexta-feira. Pude aproveitar o final de semana com o brinquedo. Não me arrependo. Pagamento por Mercado Pago. Praticidade, agilidade e licitude.

58 minutos atrás, rodrigocirilo disse:

Quando to com pressa também parto pro ML... quando dá pra esperar compro nas gringa..

Se eu tivesse tempo, iria criar um pequeno sistema de coleta em extensão de Firefox. Tenho em mente a planilha que organizo com vendedores e produtos favoritos, montando simulação de pedidos. Uma forma de diluir frete.

57 minutos atrás, ViniciusKruz disse:

Até quero ver com o @aphawk , porque ele tem muita experiência em importação, qual seria uma quantidade do mesmo item ou qual o valor máximo eu poderia importar sem ser visitado pela RFB, saberia me dizer?

Se me lembro bem da orientação, até 3 itens não chama a atenção.

53 minutos atrás, lucianolcoa disse:

receita federal e sempre um sorteio. Antigamente tinha essa de valor minimo não poderia exceder 50 ou 70 dolares, agora se desconfiarem eles taxam. A dica e comprar de modo que o pacote seja pequeno, assim fica mais fácil de passar desapercebido. Agora como eu falei e tudo "sorte" e probabilidade.

O aspecto do pacote e o modo de envio também contam.

47 minutos atrás, ViniciusKruz disse:

Tem um amigo que mandava muita coisa dos EUA para o irmão dele aqui no Brasil, ele sempre falava que pra não gerar desconfiança, que cada vez mandava para um endereço diferente, isso procede?

Acredito que a identificação do importador terá mais relevância do que o endereço.

• Curtir 1
Postado
1 minuto atrás, alexandre.mbm disse:

O aspecto do pacote e o modo de envio também contam

Foi isso que eu disse, pedir pro receptor nao enviar pacotes grandes, chamativos, essas dicas peguei lá no tonieletronica. Mas  há de convir que a probabilidade sempre existira, uma vez que o evento não tem 100% de chances de ser garatido.

Postado
2 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

A questão não é tráfego. O protocolo de rede, entre dispositivos e ponto de acesso, requer respostas. Um dispositivo com sinal ruim degrada a velocidade geral porque atrasa as conversas de todos os demais.

Mas a conversa não é sequencial. Ela tem determinação aleatória, e o pacote de dados é muito pequeno se comparado a uma simples página de um site qualquer.

O atraso introduzido por uma conexão ruim não é significativo porque a conversa ocorre com apenas um ESP de cada vez. Se tivessem de responder 3, 5 deles ao mesmo tempo, aí sim a coisa muda de figura....

Paulo

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, aphawk disse:

Fora as pauladas que a vida dá na gente..... as coisas que aconteceram comigo na época da SEI em Brasília... e por aí vai .... a gente fica esperto viu kkkkk

SEI Comex

1 hora atrás, Intrudera6 disse:

O mal do ML é o custo do frete, já teve coisas que comprei que o frete custou mais caro  que o produto

Dilua o frete fazendo compras sortidas e extensas. Principal vantagem: produto no Brasil (verifique).

1 hora atrás, lucianolcoa disse:

Ainda hoje tem gente com a mente exclusivamente voltada pra eletronica analogica. Se vissem o universo da programação *-*

Digital é contorno. Perde algo da informação. Tem aplicação que só no analógico, segundo me disseram. E acredito.

54 minutos atrás, aphawk disse:

Eu já passei de 560 compras no Ebay desde 2012 .... todo mês faço pelo menos umas 10 compras .... e vou continuar comprando !

É muita compra miúda e de fornecedores diferentes?

Estou pensando nisso como uma estratégia, já que não é para comércio.

Porém...

42 minutos atrás, lucianolcoa disse:

O que me ***** um pouco é que eu sou um cara muito ansioso, quero aprender tudo de uma vez, fazer tudo de uma vez. E a minha ansiedade não "deixa" eu comprar coisas de fora, pela demora em chegar. Mas isso é uma desbaratinagem que o povo faz com a gente,Da china, EUA, ate o Brasil leva uma semana e meia, isso eu vi acompanhando pelo site dos correios, a demora foi justamente dentro do nosso país, e não fora. Sacanagem, acho que fazem isso de proposito pra ver se desestimula o povo a comprar de fora. E os mais fracos, vulgo eu, acabam sendo desistimulados,kkkkkkkkkkkk

Isso me pesa na consciência:

20 minutos atrás, lucianolcoa disse:

Foi isso que eu disse, pedir pro receptor nao enviar pacotes grandes, chamativos, essas dicas peguei lá no tonieletronica. Mas  há de convir que a probabilidade sempre existira, uma vez que o evento não tem 100% de chances de ser garatido.

Acordar assim com o remetente já é demais pra mim. Prefiro contar mais com a sorte. Ser taxado algumas vezes não será problema, e me fará bem.

Postado

@aphawk

Concordo com você, chega a ser insignificante mesmo. Meu ESP aqui só ficou lerdo nos meus testes porque eu coloquei muita informação para ser enviada por ele, mas no uso comum dele onde ele envia um pacote com míseros 17 Bytes por vez ou que fossem 200 Bytes mas de forma mais pausada, ainda assim seria insignificativo. Eu já montei uma rede de computadores(um laboratório de informática) com 30 PCs e eram 3 roteadores comuns quem gerenciavam toda a rede (10 PCs para cada rádio) e funcionou bem por um tempo, acessando a internete, depois precisaram de um tráfego mais "bruto" foi que trocaram os 3 rádios por um Mikrotic. Podem ficar tranquilos, só não tenho 20 ESPs comigo, senão colocaria todos na rede só pra comprovar minha teoria de que não faz a menor diferença, considerando a comunicação mínima de cada um, vai ser como se nem estivessem lá. Uma pena eu não poder testar isso rsrsrs.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@ViniciusKruz , o que estou dizendo eu testei no ambiente que tenho aqui. É diferente de uma sala de laboratório. Há paredes. Há barreira de materiais diversos. Há outros aparelhos de uso cotidiano. Há vizinhos. Há diversidade de dispositivos: Xperia X10i, Galaxy S4, multifuncional TX235W, notebook antigo e mais popular, notebook mais novo e caro, entre outros. Eu fiz testes com programas medidores. Está registrado em tópicos do Clube do Hardware. Não me lembro dos detalhes e estou sem tempo para resgatá-los, mas o interessado podem buscá-los em mensagens minhas, no fórum de redes sem fio.

Trocando em miúdos: o Xperia X10i, dentro de um quarto do meio da casa, é um que detonou com tudo, levando a latência (ou sei lá o que)* lá pra cima.

* Eu só sei que tudo fica mais lento por causa dele. Ainda assim não o jogarei no lixo.

• Curtir 1
Postado
12 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

É muita compra miúda e de fornecedores diferentes?

Estou pensando nisso como uma estratégia, já que não é para comércio.

Sim, a grande maioria não passa de US$ 10, e sempre compro picado tipo duas de um , mais duas de outro, é bom para diluir os riscos de perder tem ....

A SEI que me refiro era outra coisa :

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1970-1979/D84067.htm

https://pt.wikipedia.org/wiki/Política_Nacional_de_Informática

http://legis.senado.gov.br/legislacao/ListaTextoIntegral.action?id=204683&norma=218296

Você acha que a corrupção brasileira é recente ???? Pois é, não é não !

Eu descobri algo que não deveria ter sido descoberto, levei até Brasília junto com o Diretor Comercial da multinacional em que eu trabalhava, crentes que íamos desmascarar a maior farsa daquela época, mas fui expulso da sala quando mostrei o que descobri, e ainda sofri ameaças depois, tanto eu como o Diretor e a empresa em que trabalhava; voltamos para SP com o rabo no meio das pernas, e foi a primeira vez que eu ví que coisa absurdas aconteçiam sem a gente imaginar que esquemas desse tipo eram possíveis ....nunca havia me passado pela cabeça que a SEI sabia de tudo isso...  tempo ruim viu .... muita empresa que é gigante hoje participava do que eu descobri, uma encobria a outra, e assim ia a humanidade .... fiquei muito tempo com medo de mais alguém descobrir e vazar isso ao mercado ou à Justiça e acharem que era eu que tinha falado !

Aos amigos do Rei, tudo !   Aos não amigos, a Lei de Informática e a ameaça da SEI e seu poder total contra as empresas ! 

Isso já em 1985 ....

Depois me perguntam porque eu sou revoltado com certas coisas, como taxação de alguns e a completa isenção de outros... tenho os meus motivos de sobra !

Paulo

Postado

@alexandre.mbm  Sim, eu entendo o que você tá dizendo e concordo,  com certeza, quanto mais "nós" na rede, mais lenta ela fica, teríamos que fazer alguns testes pra vermos até onde isso afeta o ESP.

Fiz um teste bem básico aqui, minha internete é só de 1Mb, meu filho está assistindo vídeos, ou seja, minha internete está um caos, coloquei meu ESP pra enviar(passando pela rede externa) a data/hora/seg a cada segundo, tem um led piscando no ESP a cada envio, o resultado é que o ESP está conseguindo funcionar razoávelmente, embora tem momentos que o led para de piscar por uns dois ou três segundos e a página da web que recebe as informações também fica prejudicada, sendo atualizada com atrasos, com este teste simples dá pra ver que se for usar alguma coisa de muita precisão, será inviável 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
4 minutos atrás, ViniciusKruz disse:

@alexandre.mbm  Sim, eu entendo o que você tá dizendo e concordo,  com certeza, quanto mais "nós" na rede, mais lenta ela fica, teríamos que fazer alguns testes pra vermos até onde isso afeta o ESP.

Também importa a "qualidade" do nó.

Foi o que eu quis observar comentando sobre o Xperia X10i.

• Membro VIP
Postado
2 horas atrás, aphawk disse:

Pessoal, olhem que  legal, o autor postou o programa, e fala de um programa para criar telas no Android e conversar com o ESP8266Basic :

http://www.esp8266.com/viewtopic.php?f=41&t=12156

Uma ferramenta RAD.

Mas que faz parte de uma ambiente, uma plataforma ou ambiente de desenvolvimento.

Citação

Desenvolva aplicativos Nativos para Android, iOS, Windows, Mac, Linux, Arduino, Raspberry Pi, ESP8266, e mais...

Fonte: Basic4Brasil

Citação

B4R é uma ferramenta 100% gratuita para desenvolvimento programas nativos para Arduino e ESP8266.

Citação

B4R, B4A, B4J and B4i juntos formam a melhor solução de desenvolvimento para (IoT).

Parece interessante...

Já existe livro bem caro ensinando a coisa.

Postado
3 horas atrás, lucianolcoa disse:

concordo com todo o post.. sou igual hehehe

Postado

A minha estrategia é a mesma nas compras no eBay e aliexpress, compras pequenas e em pouca quantidade, mas às vezes eu passo de 50 dólares, e eventualmente vou mais longe. Tem algo que comprei pelo eBay, que ainda está em transito, e que custou mais de 200 usd e a Receita já deixou passar sem taxar (isso está informado no rastreio). Isso é o que dá eles quererem taxar tudo, acabam deixando passar coisas que eles realmente deveria taxar, mas não taxam porque ficam perdendo tempo com pequenas encomendas de 10 usd. Burrice é florida !

É normal me taxarem bem abaixo do valor de compra (provavelmente por excesso de trabalho, e às vezes o valor está declarado corretamente). Antigamente eles eram mais seletivos e questionavam os valores, mas o trabalho lá deve ser tanto atualmente (taxando as coisas de baixo valor) que eles não mais conseguem analisar direito o valor das encomendas, e ai perdem dinheiro, e como perdem. Como eu já disse, é melhor para eles não taxarem tudo e se concentrarem nas coisas que são realmente mais caras para não comerem mosca.

A burocracia é burra ! Muito burra!

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Papibakigrafo disse:

Bom dia amigos! Estava lendo o site ESP8266Basic.com, e essa linguagem Basic, é mesmo bem básico mesmo! kkkkk

Alguém tem um exemplo de acionar 1 relê?

No site dele tem alguns exemplos.. veja esse link ele mostra como gerar botões, pra acionar um pino ou pra pwm, ou servo.

aqui a referencia de linguagem onde voce pode consultar o que cada comando faz!!! isso me ajudou muuuito.

Leia tambem o forum aqui onde tratam somente desse interpretador!! tem alguns projetos que o pessoal faz.. e varias duvidas sanadas!!

• Curtir 1
Postado

@Papibakigrafo

Eu postei um programa que aciona um relé para desligar o meu roteador por 5 segundos em caso de ele travar se ficar sem comunicacão externa por alguns minutos, aqui neste tópico mesmo.

Procure um ou no máximo dois meses atrás.

Claro que a linguagem Basic é bem básica kkkkkk , senão teria outro nome concorda ???

Paulo

• Curtir 2
Postado

@aphawk

voce sabe me dizer quantas linhas de codigo ou quantas instruções cabem em um único programa? Outra coisa, a gente vai fazendo testes e salvando os codigos...isso ocupa memoria certo? bem, se for dedicar o ESP pra uma aplicação e remover todos os codigos testes isso ajudaria na capacidade de memória de programa?

Pergunto pois quando estou programando um pic, na compilação ele mostra o espeço ocupado da ROM e da RAM... e aqui nao..

voce ja usou o comando flashfree () ?? seria no meio do codigo pra saber quanto tem de memória disponivel? e depois pode-se remover?

• Membro VIP
Postado
13 minutos atrás, aphawk disse:

Claro que a linguagem Basic é bem básica kkkkkk , senão teria outro nome concorda ???

Paulo

Senão a liguagem chamaria "advanced". kkk

Paulo, se não me engano, li em algum post que você mantém contato com o autor do ESP8266basic.

Tem como sugerir pra ele colocar  delay em uS?

Sei que foi feito na IDE do arduino e nela já tem delays em microsegundos.

Postado

@_xyko_ ,

Não é um contato pessoal, e sim tem um tópico de sugestões, onde todos postam sugestões de alterações ou de novos comandos para ser implementado.

Por exemplo, ontem implementaram um novo comando que permite setar a velocidade da comunicação SPI.

Posso fazer um post lá e aguardar, ok ?

Pessoalmente acho meio difícil porque é uma linguagem interpretada, e só o interpretador deve consumir tempos bem grandes na escala de microsegundos. Mas não custa tentar !

@rodrigocirilo ,

Não sei te responder isso....

O que sei é que o fator limitante é a memória RAM, e não a Flash. Por exemplo em 100K de flash dá para guardar uma infinidade de programas, pois é armazenado apenas os caracteres como texto mesmo. 

Existe um comando que o pessoal costuma usar em alguns trechos do programa, que força uma re-otimização da memória RAM, justamente para ter mais espaço de trabalho para o programa trabalhar.

Já usei sim o Flashfree só por curiosidade, e quando ví o resultado decidi que não preciso me preocupar com isso, pois uso os de 4MB , e já comprei as memórias de 4Mb para substituir as dos meus esp-01 que são de 512K ....

Esquece esse problema kkkkk  se preocupe com memória RAM , que é bem mais crítico ....

Paulo

• Curtir 1
Postado
8 minutos atrás, aphawk disse:

@rodrigocirilo ,

Não sei te responder isso....

O que sei é que o fator limitante é a memória RAM, e não a Flash. Por exemplo em 100K de flash dá para guardar uma infinidade de programas, pois é armazenado apenas os caracteres como texto mesmo. 

Existe um comando que o pessoal costuma usar em alguns trechos do programa, que força uma re-otimização da memória RAM, justamente para ter mais espaço de trabalho para o programa trabalhar.

Já usei sim o Flashfree só por curiosidade, e quando ví o resultado decidi que não preciso me preocupar com isso, pois uso os de 4MB , e já comprei as memórias de 4Mb para substituir as dos meus esp-01 que são de 512K ....

Esquece esse problema kkkkk  se preocupe com memória RAM , que é bem mais crítico ....

Paulo

Então o programa fica na memória flash? o que ficaria na memória RAM? e no caso da eeprom parece que é uma eeprom virtual na flash, procede?

• Membro VIP
Postado
3 minutos atrás, aphawk disse:

@_xyko_ ,

Não é um contato pessoal, e sim tem um tópico de sugestões, onde todos postam sugestões de alterações ou de novos comandos para ser implementado.

Por exemplo, ontem implementaram um novo comando que permite setar a velocidade da comunicação SPI.

Posso fazer um post lá e aguardar, ok ?

Pessoalmente acho meio difícil porque é uma linguagem interpretada, e só o interpretador deve consumir tempos bem grandes na escala de microsegundos. Mas não custa tentar !

Paulo

Não custa tentar!

Milisegundos pra mim é uma eternidade.

Aproveitando, alguém sabe o que significa o *40 nesta tabela abaixo do comando AT para alterar o baud para 460800.

A dúvida é o que devo colocar nesta linha, no lugar de 115200 já que existe este *40: AT+UART_DEF=115200,8,1,0,3

baud.jpg

Postado
7 minutos atrás, rodrigocirilo disse:

Então o programa fica na memória flash? o que ficaria na memória RAM? e no caso da eeprom parece que é uma eeprom virtual na flash, procede?

Sim, isso mesmo. O programa quando você salva fica armazenado na Flash. A RAM tem uso normal, tem uma parte dela livre para os nossos programas, mas lembre que ela é compartilhada com o interpretador !

Por exemplo, normalmente eu começo um programa tendo 14K livre. Mas dependendo do comando , o interpretador usa um monte , e já reparei que em alguns momentos fica menos de 10K livre. O autor disse que se baixar de 8K fica muito crítico para o trabalho do interpretador, então temos de ficar acompanhando isso ao longo do nosso programa.

A Eeprom é uma simulação na Flash, e aFlash tem um problema : ela não aceita tantas regravações quanto os nossos microcontroladores !  Se não me engano, a Flash suporta no máximo 100.000 regravações, então temos de tomar cuidado quando usa isso como EEPROM, ok ?

Paulo

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@aphawk  Mesmo assim regravar 100.000 vezes uma flash é muita coisa.

É como se você alterasse e regravasse o programa a cada 10 minutos durante 694 dias, ininterruptamente.

Quanto ao baud do meu post acima, realmente não é o direto. Mudei escrevendo 230400 e não funcionou mais em nenhum valor disponível no ESPlorer.

Tive que regravar  firmware original para voltar a 115200.

Postado

Alexandre, descobri um "norte" que solucionaria os nossos problemas em relaçao a usar comando de voz no ESPBASIC.... É um programa "rival" ao do app inventor, o TASKER. Uns colegas meus de Telegram conseguiram linkar eles a sites para executar comandos de interface. Só que eles não são do tipo que "dão o peixe", ensinam a pescar. Meu cel ta bugando em relação a fazer download do programa, por isso ainda não me "diverti" com ele -_-'

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!