Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

(Tutorial) Como economizar mais de 30% de energia com lampada LED

alissomrex

Posts recomendados

Olá pessoal. Neste pequeno tutorial, venho trazer uma excelente solução para 

economizar sua energia muito mais, se desfazendo de lampadas Fluorescente, e usando 

lampada LED. 

Mais abaixo no tópico, postei ilustrações comparativas de

consumo entre os tipos de lampada atual vs LED.

Segue o vídeo; 

• Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• 3 semanas depois...

Aqui em casa eu estou testando em todos os cômodos as lâmpadas de LED. Uso de 7w, mas para ô comodo de leitura, achei fraca. Comprei o KIT com  no mercado livre mesmo com 10 lampadas e, na época, cada uma saiu a 12 reais. Notei uma boa economia na conta de luz.  

O problema do LED é que ele não emite luz em todas a direções como as Fluorescente. Notei muito isso no começo e tem a questão das cores da luz também, mas hoje já estou mais acostumado. Pelo preço que vejo as Fluorescente, acho que não compensa mais compra-las quando comparamos preço dessas lâmpadas no mercado livre. Porque digo no mercado livre, aqui na minha cidade as de LED de "marcas" estavam muito cara, pelo menos o dobro do preço do mercado livre.

Acho que vale muito a pena as lâmpadas de Led.

• Curtir 2
Link para o comentário

@OpaioX pois é: A LED tem as cores branco frio, e branco quente. 

Com certeza a branco frio é melhor. 

De fato as atuais fluorescentes estão consumindo de + em relação ao 

que elas eram antes. 

Lembrei também que muitos Xenon comum, e coloridas estão sendo substituídos

por LED. Muito interessante, e muita economia.

Link para o comentário

• Membro VIP

...

Com certeza a branco frio é melhor. 

...

Depende da aplicação..

Branco frio ou com temperatura da cor de 6.000 a 6.500 graus distorce as cores refletidas experimente observar...

As amareladas ou quentes, com temperatura da ordem de 3.000 a 3.700 graus refletem as cores de modo muito mais realista...

Aqui em casa só uso mesmo as brancas frias na cozinha, o restante são as de cor mais quente..

Mas tudo isso é uma questão de preferência.. Só não dá de aceitar que "Com certeza a branco frio é melhor"....

com temperatura

Uma opção intermediária bastante interessante, do ponto de vista de cor, são as lâmpadas da Taschibra, fluorescentes eletrônicas, de 20 Watts, com temperatura da cor de 4.000 graus Kelvin, da linha denominada de Luz Suave, mas que ainda não apareceram na versão led...  Essas dai:

Taschibra%20suave%2020%20Watts_zpsv3wwj6

Aqui em casa tenho migrado gradativamente para a linha led da Taschibra, de 7 e 9 Watts, bem como algumas exceções em maior potência da Taschibra, de 16 Watts, 6.500 graus K, essas dai:

Taschibra%20led%2016%20Watts_zpsby0u5ddk

e da Philips de 14 Watts, essas dai:

Philips%20led%2014%20Watts_zps3tub3lvj.j

essas últimas ainda excessivamente caras..

• Curtir 3
Link para o comentário

• Membro VIP

@faller

Você sabe se são seguras as lâmpadas de LED genéricas? 

Há algum tempo atrás, cerca de 6 meses, importei duas delas da China, ainda com preço alto, e me arrependi um monte. Uma delas durou um mês e a outra um mês e meio...

Essas da Taschibra já as tenho tem uns 4 meses e pelo que parece vão ir muito além disso (espero). As da Philips essa nem se fala. Delas espero muito mais do que isso..

Genérica eu não compro mais nem que a vaca tussa...

• Curtir 4
Link para o comentário

• Membro VIP

As lâmpadas Led de Watts maiores vendem sim, no Brasil.  As lâmpadas não são vendidas em lojas comuns, mas em especializadas.

Na minha casa tem lâmpadas de Led e fluorescente. Onde  fica mais tempo com luz, está a de Led, e pouco tempo a fluorescente.

O consumo da energia nas é só em lâmpadas. E os aparelhos, bomba d´agua, por exemplos?

• Curtir 2
Link para o comentário

• Membro VIP

Na minha infância tínhamos uma bomba dágua movida a braço. Era tipo uma gangorra. Se fosse hoje em dia eu faria uma bomba carneiro que era adaptável aos recursos que tínhamos: um córrego passando. (hoje já secou. snif)

Pra um poço, uma alternativa é adaptar um gerador numa bicicleta ergométrica e motor dc na bomba. Ganhos duplos. Numa estimativa beeem chutada, uns 20 min de pedalada dá água pra uns 20 de banho e sobra um pouco para beber.  Pra quem tem preguiça, há a possibilidade de um painel solar e uma bomba dc. Há de avaliar custos-benefícios

• Curtir 1
Link para o comentário

@alissomrex

Aqui em casa temos duas bombas em uso, instaladas em dois poços. Uma ou outra, ligada uma vez por dia, para encher uma caixa de 1.000L e uma vez por semana, para encher uma lavadora de roupa.

attachicon.gifbomba sapo.jpg  attachicon.gifbomba dancor.jpg

esta bomba Bomba Dancor A/aspirante preta, consome 

acima de 1.000 WATTS. Realmente gasta muita energia.

Mais a bomba vibratória submersa, o consumo vai da potencia. 

Você lembra a marca e modelo desta sua bomba vibratória? 

Tenho uma 2.000 litros/hora de 350W. Porém tem outras 

de 1.100 L/H de 250W, e outras de 2.300 L/H de absurdos 

450W. 

Isto depende muito também de cada marca.

• Curtir 1
Link para o comentário

@alissomrex

A bomba Dancor autoaspirante é a AP-2.

A bomba submersa é da marca SDR, de elevação até 70 m

No manual, nem fala do consumo!

já que não citaste o modelo de sua SDR. Vai aqui um lista do consumo de cada 

modelo. 

A SDR 60, vazão 1500 litro/H, consome 300W 

A SDR 70, vazão 1600 litros/H, consome 300W, é a custo benefício. 

A SDR 80, vazão 1800 litros/H, consome 380W 

A SDR 90, vazão 1900 litros/H, consome 380W 

Quanto a Dancor autoaspirante AP-2. Não encontrei o consumo exato, mais. Ela consome muito mais, que qualquer 

bomba vibratória submersa destes modelos comum residencial.

• Curtir 1
Link para o comentário

Pra quem quer conjunto de 10 unidades, de lampadas LED 7W e 9W bivolt, socket E27 de 

baixíssimo consumo, do modelo robusta (mais iluminação, que a fina) 

Tem este vendedor no Mercado Livre (Loja Hobby Aero Import), vendendo 10 unidades, a um bom 

preço, de custo x benefício. 

Branco frio (branco frio, da mesma cor que a Fluorescente) 

Medalha Platinum, 99% de recomendação dos compradores. 

7W 1.261 recomendações positivas neste produto

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-710280792-kit-10-lmpada-led-7w-3u-bivolt-e27-90-mais-econmico-_JM

9W 563 recomendações positivas neste produto.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-706295542-kit-10-lmpada-led-9w-3u-90-mais-econmico-bivolt-e27-milho-_JM#D[s:VIP,L:SELLER_ITEMS,V:7]

kf60rs.jpg

• Curtir 1
Link para o comentário

• Membro VIP

a vantagem de comprar uma lampada LED. É que uma de 12W tem a potencia 

de uma 200W incandescente. 

"Nem tanto mestre, nem tanto..."

Veja ai, em uma abordagem séria, Philips, as características e principalmente a relação de lúmens/Watts equivalentes cita essa lâmpada Philips como capaz de oferecer 1400 Lúmens e que isso equivale a uma incandescente de 100 Watts ...

Esses 200 Watts equivalentes da lâmpada do ML jamais poderiam vir de uma lâmpada com emissão de apenas 1200 Lúmens, tenha paciência, veja se estou de botas!!!

Ou será que devo confiar mais nas especificações do vendedor do ML do que nas especificações de uma Philips????

http://www.philips.com.br/c-p/8718291753179/lampada-de-led/especificacoes

E note, isso nada tem a ver com a potência da lâmpada nem nada mais, é uma simples conversão que busca equivalência Lúmens / Watts incandescente..

Ademais lâmpadas como essas da Philips e tantas outras, com cobertura translúcida, além de difundir melhor a claridade servem, pelo anteparo, como ampliadores da radiação luminosa...  Não é somente o led, direto, com seus problemas de pouca dispersão..

Menos então, menos....  Ninguém por aqui com um mínimo de esclarecimento vai engolir essa de 1200 lúmens = 200 Watts na incandescente...

Podes olhar também a Taschibra, também séria, oferece 1600 Lúmens como 100 Watts..

Taschibra%20led%2016%20Watts_zpsby0u5ddk

Como queres que eu engula 1200 Lúmens dessa do ML como equivalente a 200 Watts de incandescentes.. Esses Lúmens dai do ML são Lúmens IHF,   aos moldes dos equipamentos de áudio, na base do sicolácolô??? Do engana bobo???

Menos colega alissomrex.. Menos... 

Não discordo que a adoção da tecnologia led é a saída indiscutível mas muito cuidado com as armadilhas pega ratão...

Resumindo, 1400 a 1600 Lúmens equivaler a 100 Watts de incandescente me parece ok mas 1200 Lúmens ser equivalente a 200 Watts de incandescente não dá de engolir..

• Curtir 3
Link para o comentário

Há algum tempo atrás, cerca de 6 meses, importei duas delas da China, ainda com preço alto, e me arrependi um monte. Uma delas durou um mês e a outra um mês e meio...

Essas da Taschibra já as tenho tem uns 4 meses e pelo que parece vão ir muito além disso (espero). As da Philips essa nem se fala. Delas espero muito mais do que isso..

Genérica eu não compro mais nem que a vaca tussa...

Obrigado pela resposta, mas você sabe dizer quanto a segurança da saúde? Pele e olhos? A luz emitida pelo led nao sao prejudiciais? então, tenho receio da nesse sentido, principalmente das lampadas genericas.

Vale a pena compra essa lâmpada? Pois lâmpadas de Led só iluminam em um lugar Fixo.

Compra uma e testa. Acho que tem que testar, no comeco achei a cor muito estranha, azulada, mas agora ja me acostumei. Mas tem que seguir as dicas do Faller qquanto a cor para cada tipo de ambiente.

Link para o comentário

• Membro VIP

@Thalles Aguair

As lâmpadas de Led abaixo de 11w, ilumina muito pouco.

A iluminação de lâmpada de Led, fica melhor, e fazem efeito em ambientes projetados para ela. Coisas de arquiteto!

@alissomrex

Quanto a Dancor autoaspirante AP-2. Não encontrei o consumo exato

Pesquisei, e não encontrei, também. O modelo é o AP-2R.

Tem muitos aparelhos elétricos, que os fabricantes escondem o consumo.

Este ano, compramos 2 ferros da Black & Decker, de modelos diferentes, que não é mencionado o consumo pelo fabricante. O climatizador... E por aí vai.

• Curtir 1
Link para o comentário

• Membro VIP

As lâmpadas de Led abaixo de 11w, ilumina muito pouco.

Tudo é uma questão de escolha e de dimensionamento..

Dimensionamento:  Se ficar fraco o iluminamento, podes colocar duas delas. existe até mesmo dispositivos que auxiliam esse trabalho sem ter de fazer up-grade de soquetes, por exemplo:

Duplicador%20de%20soquete%20E27_zpsmqab4

Ou mesmo equipando lustres ou ventiladores com múltiplas lâmpadas:

Lustre%20com%20lampadas%20led_zpsjo4wgq3

Escolha:  Com escolha quero dizer que é uma escolha sua economizar e nem é a longo prazo não mas sim a bem curto prazo..

Perceba:

Se sabe que no mínimo terás de comprar duas dessas flourescentes eletrônicas para cada uma de led, pela durabilidade ( a promessa é de muito mais do que isso). Se sabe que a Lâmpada de led custa mais ou menos o dobro daquela fluorescente eletrônica, portanto a questão custo passa a ser irrelevante, pois dá igual uma ou outra se considerarmos a vida útil...

A comparação acaba se dando somente na diferença de potência demandada por cada uma delas, ou a flourescente eletrônica ou a lâmpada led, onde a led consome menos da metade da energia demandada pela flourescente eletrônica.. Portanto, quando se fala na conta a pagar você escolhe o que??? Pagar a componente relativa ao iluminamento de sua casa ou pagar a metade do valor dessa componente..

É uma questão de custo/benefício, mais nada..  Não resta a menor dúvida pró lâmpada led..

O risco: Existe um risco de má avaliação das lâmpadas led em função de sua escolha somente pelo preço.. Já no mercado existem lâmpadas led de quinta categoria, prometendo vida útil de 15 anos e vida útil real de meses apenas, bem baratinhas.. Se a tecnologia led for por ai avaliada vai ficar com uma má fama.. Pense portanto e compre qualidade..

• Curtir 1
Link para o comentário

Vale a pena compra essa lâmpada? Pois lâmpadas de Led só iluminam em um lugar Fixo.

Vale a pena sim, na minha casa, eu usava lâmpadas fluorescentes compactas de 25W em cada cômodo e passei a substituir elas por lâmpadas de LED de 12W, e ficou muito boa a luminosidade. Cortei o consumo pela metade com a minha iluminação residencial.

Com respeito a qualidade das lâmpadas e o consumo delas, gostei muito do vídeo da página no link abaixo.

http://www.manualdomundo.com.br/2015/08/teste-de-lampadas-led-fluorescente-ou-halogena/

• Curtir 2
Link para o comentário

• Membro VIP

@faller

A minha casa foi construida há 20 anos ou quase isto.

Estou pensando numa mudanças, em pontos que é necessário ter luminosidade, mas o meu pai é teimoso, e não quer fazer, e nem quer que ninguém faça.

Achei interessante o soquete duplo!

O meu pai trabalha em loja de material de construção, hidráulico e elétrico, e não tem este tipo de soquete.

• Curtir 1
Link para o comentário

• Membro VIP

Achei interessante o soquete duplo!

Isso não tem muito tempo que apareceu não, mas o mercado já oferece diversos tipos

https://www.google.com.br/search?q=duplicador+soquete+e27&source=lnms&também=isch&sa=X&ved=0CAcQ_AUoAWoVChMIlPLTq7LryAIVQYeQCh2ikAOB&biw=1680&bih=922

• Curtir 5
Link para o comentário

• Membro VIP

Bom.. aproveitando...

Já tenho no meu ap cerca de 80% dos cômodos com lampadas led. Não lembro marca / modelo. Mas não são genéricas. Comprei em um grande hipermercado da Capital, e paguei cerca de 40/50 dilmas por cada.

Bem, não notei deficiência na iluminação.. ou qualquer outra coisa "diferente" de antes (quando eram incandescente). Poderiam me explicar na prática o que é isso de luz fria ou luz quente nas leds?

As lâmpadas que comprei, os leds não ficam "visíveis"... existe uma espécie de "bojo" que encobre todos os leds. O que faz esse "bojo" ficar iluminado... e por consequência, ele ilumina, aparentemente, em todas as direções. Não notei "ponto escuro" depois que troquei as lampadas no ap.... vai ver eu que enxergo pouco mesmo. kkkk

• Curtir 2
Link para o comentário

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...