Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador congela esporádicamente


Edde

Posts recomendados

  • Coordenador
6 horas atrás, Edde disse:

A intel me respondeu. Eu acho que eles entenderam errado, pensam que é o processafor que esquenta, quando não esquenta, toquei no dissipador e não esquenta, é algo na placa que enquenta. Não sei como dizer isso para eles.  Olha aqui:
 

Edde,

 

Forget the BIOS for now. After reading through all of your correspondence again, I believe that you have a thermal issue and this thermal issue can explain all of the symptoms that you have so far described. A thermal issue - and the resulting thermal throttling - will cause intermittent keyboard response, 3D issues, hangs, etc. If you see a temperature reading as high as (or higher than) 100c, throttling is occurring. Further, unless you leave the system sitting in BIOS Setup for 4 or 5 hours, you should not be seeing the processor reaching anywhere near the 75c readings that you recently captured.

 

Getting liquid cooling is one solution, but, for someone who is not overclocking, the stock Intel heatsink-fan unit is perfectly fine. You need to remove the heatsink-fan unit and thoroughly clean the old thermal paste off the bottom of the heatsink and the top of the CPU. Then, apply new thermal paste (I use Arctic Silver 5) to the top of the CPU and reinstall the heatsink-fan unit -- making sure that all four legs lock into the board properly.

 

...Scott

 

P.S. As I said before, you DO NOT have a voltage issue! The readings that you are seeing (in BIOS Setup) are perfectly fine. IMHO, the CPUID HWMonitor tool is absolutely useless for thermal and voltage monitoring on Intel Desktop Boards. It doesn't implement any customizations based upon board design, so many of its voltage readings are always incorrect and it doesn't take into account the way that the BIOS utilizes the capabilities of the SIO IC, so its representation of temperatures are sometimes incorrect as well. For Intel boards, use Intel Desktop Utilities. If you absolutely must use a third-party tool, pick one that works properly (understands how the SIO IC is used in the board design). The best (IMHO) is AIDA64 (http://www.aida64.com) Yes, it cost money (you get what you pay for) - but you can use it for free for a trial period.

 "

Como se diz em Inglês que os Regulares de tensão da placa-mãe estão aquecendo e não o processador?

O cara da Intel pensa que é o processador e me mandou trocar pasta termica. :mad:
 O computador sempre foi assim desde novo. Não é algo que vem acontecendo com o tempo. :exorcize:

Repare que ele disse que os sensores com o HWMonitor não funcionam bem nessas placas. Por isso que ele está confiando apenas na leitura da própria BIOS, aquela que alertou 75ºC, o que já seria alto. Recomendou olhar no AIDA64, coisa que eu já pedi. Também já pedi para olhar em outros, como o Core Temp, o Real Temp e o SpeedFan, faz tempo. Se você fizesse isso, ia ajudar. Use o que ele recomendou também, o próprio Intel Desktop Utilities.

 

Naquelas leituras (novamente, se elas forem corretas e aparentemente há boas chances de não serem), repare primeiro na linha escrito "VREG". Isso é claramente o regulador de tensão na placa-mãe, que em alguns momentos alcançou mais de 100ºC e está, portanto, fritando. E você tem duas supostas medidas para a temperatura do processador ali. A primeira, creio eu que seja a temperatura do soquete e ali nas proximidades. A de baixo, a temperatura dos núcleos e do processador em si.

 

Mas você disse que o dissipador não esquenta? Então você pode ter um problema. Se não esquenta nessas temperaturas, o calor não está sendo transmitido corretamente a ele. Seu cooler pode estar mal encaixado, sujo e com pasta térmica que precisa ser trocada. Você sabe fazer isso? Retire o cooler, limpe, troque a pasta térmica, encaixe de novo (o encaixe desse cooler é meio chato, faça com vontade).

 

Este é um vídeo de instalação, mas pode ajudar na hora de encaixar o cooler:

 

 

E, diferentemente do cara do Fórum da Intel, não recomendo usar o cooler box. A solução de refrigeração box da Intel tem se mostrado bem insuficiente para resfriar processadores Core i5 e Core i7 de classe elevada como o seu sob circunstâncias extremas como a temperatura ambiente do Brasil.

 

O fato do computador sempre ter dado problema não descarta o cooler. O cooler dele pode ter sempre sido mal encaixado...

 

47 minutos atrás, Edde disse:

Pessoal, qual a melhor pasta termica? A que fique por um período maior sem precisar trocar e que não seja corrosiva ao processador?

 

http://www.waz.com.br/hardware/refrigeracao/pasta-e-cola-termica?offset=0&paging=12

Pasta nenhuma é corrosiva ao processador.

 

Cuidado ao comprar na WAZ. A loja é boa mas os preços às vezes são extremamente altos.

 

E leia isto, pode ajudar: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/comparativo-de-pastas-termicas-fevereiro-2012/2472

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço a sua resposta tão detalhada e sua atenção ao meu caso, eu irei baixar os programas para testar a temperatura.

Quanto a pasta térmica eu nunca havia trocado antes, preciso saber da quantidade a ser colocada em cima para não ser demais e nem insuficiente.  Tem algum tópico aqui explicando isso?   

Obrigado mais uma vez; ) 

Fiquei em dúvida entre essas 3.

 

http://www.waz.com.br/pasta-termica-arctic-silver-5-35g.html

http://www.waz.com.br/pasta-termica-arctic-silver-cramique-2-25g-bulk.html

http://www.waz.com.br/pasta-termica-gelid-solutions-gc-extreme-35g-tc-gc03-a-189002-97030737-box.html

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
agora, Edde disse:

Agradeço a sua resposta tão detalhada e sua atenção ao meu caso, eu irei baixar os programas para testar a temperatura.

Quanto a pasta térmica eu nunca havia trocado antes, preciso saber da quantidade a ser colocada em cima para não ser demais e nem insuficiente.  Tem algum tópico aqui explicando isso?   

Obrigado mais uma vez; ) 

É isso mesmo, não pode ser nem demais e nem insuficiente. Se for muito ou muito pouco causa problemas. Acho que tem tópicos sim, procure na área de processadores ou overclock, não sei indicar ao certo. Eu sinceramente acostumei a fazer isso no olho, não sei como explicar direito. E o ideal para limpar a pasta térmica antiga seria álcool isopropílico (sem água, puro), mas eu sempre fui no papel toalha mesmo.

 

E eu sinceramente recomendaria trocar esse cooler box. Isso aí fica no limite nos países que têm uma temperatura ambiente mais baixa. No Brasil, fica difícil, né? E você ainda mora em Recife, cidade linda (:thumbsup:) e bem quente.

 

Já pensou em comprar um bom air cooler? Seria compatível com o processador antigo e com o novo, caso queira trocar.

 

Como você diz que o computador sempre foi assim, acho que é provável que seu cooler pode estar mal encaixado e sempre foi mal encaixado. Já encaixei esses coolers box da Intel muitas vezes e já aconteceu de não ficar direito e o computador ter problemas de temperatura. Eu odeio aquelas travinhas.

 

Fico contente em ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
2 minutos atrás, Edde disse:

Seguem algumas telas do programa AIDA extreme.

 

É assim que devo mostrar ou gerar algum relatório sabe onde? :)  Nunca usei o AIDA :)

É na aba "Sensor" mesmo. Poderia mostrar o resto dela?

 

Você fez isso com o computador parado, né? Parece normal. Agora force e faça o que provoca problemas e olhe as leituras novamente. Provavelmente vai subir acima do limite.

 

Se você disse que tocou no dissipador e ele não está quente, é bem provável que seu cooler esteja mal encaixado. Siga o vídeo da Chipart que ensina a colocar e retirar o cooler e tente isso, é simples: retire e encaixe novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
1 minuto atrás, Edde disse:

Sensor, rodando o Second Life com muitos elementos móveis. Todas as folhas das árvores se mexem. 

sensor rodando 3D com muitos elementos.png

Quando eu disse pra rolar pra baixo, eu queria ver tudo, dessa vez você cortou as informações em cima. :P

 

Essas leituras estão parecendo normais sim... Tentou o tal software da Intel que te recomendaram?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem uma informação que esqueci de mensionar e não sei se é relevante.

 

Quando entro em aplicativo 3D, como o Second Life por exemplo, se deixo o driver Catalyst funcionar nomal, o computador trava em questão de menos de 5 minutos.  Se eu coloco o ventilador da GPU AMD em 50% eu consigo trabalhar por mais de horas em 3D sem o computador travar.  Falei o FAN da GPU, viu? :) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
5 minutos atrás, Edde disse:

Tem uma informação que esqueci de mensionar e não sei se é relevante.

 

Quando entro em aplicativo 3D, como o Second Life por exemplo, se deixo o driver Catalyst funcionar nomal, o computador trava em questão de menos de 5 minutos.  Se eu coloco o ventilador da GPU AMD em 50% eu consigo trabalhar por mais de horas em 3D sem o computador travar.  Falei o FAN da GPU, viu? :) 

Sim, isso pode ser muito relevante. Nessas leituras que você mandou, você alterou a rotação do fan?

 

Mas seu processador ainda alcançou 75ºC na leitura da BIOS... E é bem improvável que a BIOS esteja errada. Melhor olhar o cooler de qualquer jeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma boa notícia.

Fui fazer o prinscreen que você me pediu, e o computador travou com o Aplicativo 3D aberto. 

E como sempre, ele fica travado mostrando a última tela sem reiniciar. E aida tive sorte que estava com o AIDA aberto.

Então veja os dados de como o computador estava quando travou.

A foto foi com celular porque o computador estava travado.

 

tela de temperaturas congelada em travamento do sistema.jpg

ME ocorreu, apenas um pensamento. Mas dessa vez eu abri o aplicativo 3D sem colocar o FAN da placa de video em 50%, DEIXEI NORMAL, no automático do Catalyst.   

Há possibilidade desta placa de video está travando o sistema?   Estou perguntando isso porque quando eu forço o fan dela em 50% eu consigo trabalhar por horas. E quando deixo normal, no automático do Catalyst ela trava em menos de 5 minutos, como foi o caso agora. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
6 minutos atrás, Edde disse:

Uma boa notícia.

Fui fazer o prinscreen que você me pediu, e o computador travou com o Aplicativo 3D aberto. 

E como sempre, ele fica travado mostrando a última tela sem reiniciar. E aida tive sorte que estava com o AIDA aberto.

Então veja os dados de como o computador estava quando travou.

A foto foi com celular porque o computador estava travado.

 

tela de temperaturas congelada em travamento do sistema.jpg

ME ocorreu, apenas um pensamento. Mas dessa vez eu abri o aplicativo 3D sem colocar o FAN da placa de video em 50%, DEIXEI NORMAL, no automático do Catalyst.   

Há possibilidade desta placa de video está travando o sistema?   Estou perguntando isso porque quando eu forço o fan dela em 50% eu consigo trabalhar por horas. E quando deixo normal, no automático do Catalyst ela trava em menos de 5 minutos, como foi o caso agora. 

Sim, é possível que a placa de vejo seja a responsável. No entanto, as leituras de temperatura, inclusive para ela, parecem normais nesse programa. Se você quer descobrir isso definitivamente, pode retirar a placa de vídeo da máquina e testar usando o vídeo onboard, o que eu havia dito lá atrás.

 

Já tentou outra versão do driver de vídeo? E já tentou uma verificação de erros no seu sistema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

    Em 17/02/2016 às 08:21, Foxwalt disse:

    Sim, isso pode ser muito relevante. Nessas leituras que você mandou, você alterou a rotação do fan?


    Mas seu processador ainda alcançou 75ºC na leitura da BIOS... E é bem improvável que a BIOS esteja errada. Melhor olhar o cooler de qualquer jeito.

Não estou descartando a sua tese, mas eu queria enfatizar que montei esse computador com precisão cirurgica, tive muito cuidado com a fixação do cooler da CPU.  Ainda acho que é erro de exibição de temperatura,

 

Olha aqui:

 
FIXED:DZ68BC shows incorrect temperature readings
JaskisAcolyte
Jaskis Apr 1, 2012 6:53 AM

Hi,

 

I have noticed that my DZ68BC motherboard paired with i7 2600 is not showing correct temps.

 

Both idle and load temps seem to be high, even the cpu is not.

 

idle 40C and load 64C.

 

I have installed high end HSF and tried it in different orientations and made sure it sits well. TIM is also applied in right manner.

 

When I touch heatpipes or backplate with my fingers I cannot feel barely anything. Still readings under load are 65 degrees C.

 

CPU runs at stock speeds. BIOS version is latest, 027.

 

 

 

Any one else noticed the same problem?

 

 

P.S.

Room temp is 22 C
 

    3459 Views
    Tags:
    translate_ico.gifTranslate
    Reply

Average User Rating: No ratings (0 ratings)
Average User Rating
No ratings
(0 ratings)
Your Rating:
Rate Poor(1 of 5)
Rate Below Average(2 of 5)
Rate Average(3 of 5)
Rate Above Average(4 of 5)
Rate Exceptional(5 of 5)

    1. Re: DZ68BC shows incorrect temperature readings
    Victor_IntelAcolyte
    Victor_Intel Feb 7, 2012 4:50 PM (in response to Jaskis)

    Hello Jaskis,

     

    I see that you are worried about the temperatures of your processor and the readings.

     

    I will like to confirm the the temperatures that you are reaching are within specifications, unless you are experiencing any other issues, your system is working as expected.

     

    Intel(R) does not recommend to use third party cooling solutions as they have not been tested any may not have the correct cooling capabilities required fir ever processor.

     

    Regards.

     

    PV
     
        Like Show 0 Likes(0)
         
        translate_ico.gifTranslate
        Reply
        Actions
    2. Re: DZ68BC shows incorrect temperature readings
    bobnIAcolyte
    bobnI Feb 7, 2012 7:33 PM (in response to Jaskis)

    I have the same placa-mãe and cpu idle temps are 24C as monitered by Intel desktop utilities. The platform controller hub (PCH)  sits at 50C at Idle and has me wondering what the range is for the Z68 PCH.  The  40C seems high for an idle temp on that cpu , do you have a well ventilated case?   Checking temps while in the BIOS will show a higher cpu temp .
     
        Like Show 0 Likes(0)
         
        translate_ico.gifTranslate
        Reply
        Actions
    3. Re: DZ68BC shows incorrect temperature readings
    JaskisAcolyte
    Jaskis Apr 1, 2012 6:51 AM (in response to Jaskis)

    Thank you for the comments.

     

    I updated the BIOS to 0028 and re-installed the HSF one more time.

     

    Now everything works as they should. Minimun idle temps. are 24-29 Celsius and maximum load 60 Celsius.

     

     

    I dont know what was wrong, but the problem is now solved.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leu que os caras depois que mexeram na BIOS exibiu corretamente?

Ok, vou baixar esse programa da Intel e fazer um print,  deixa eu procurar o link dele.

OFF:  Olha, vocês não imaginam o quando estou estarfado com esse computador, dá uma tristeza só de pensar que irei gastar minhas economias do trabalho para consertar. E olha que não sou filho de papai não.  hehehehe, suo muito para ganhar o meu dinheiro, mais uma razão para eu estar tão triste com esse computador problemático. 

VOu procurar o link desse programa intel e posto aqui o relatório

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Foxwalt disse:

@Edde É, as temperaturas por aí também estão normais. Faça o que eu disse: tente usar uma versão diferente do driver da placa de vídeo e faça uma verificação de erros no sistema.

Eu disse, o erro é de exibição de temperatura pela BIOS, é um dos BUGS da bios 28, a que eu tenho.

 

QUanto ao drivers da placa de video, foi a primeira coisa que pensei, juro , sem exageros, que tentei TODOS os drivers desta placa, do primeiro que foi lançado, passando por todas as versões até a mais recente, Com todos eles eu tenho o mesmo problema.  
EU sinceramente acho que das duas uma:

1) Ou essa placa-mãe é uma m3rd@ total ou

2) fui premiado com uma placa de vídeo defeituosa.   

 

Como posso saber se é a placa de video?  Como posso testar?  Tiro ela e uso o drivers de video intel? 
Como saber se é placa-mãe ou de video.   POrque se for de video, menos problema, só colocar uma nova, não precisarei fazer tooooooooooda troca de sistema.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
14 minutos atrás, Edde disse:

Eu disse, o erro é de exibição de temperatura pela BIOS, é um dos BUGS da bios 28, a que eu tenho.

 

QUanto ao drivers da placa de video, foi a primeira coisa que pensei, juro , sem exageros, que tentei TODOS os drivers desta placa, do primeiro que foi lançado, passando por todas as versões até a mais recente, Com todos eles eu tenho o mesmo problema.  
EU sinceramente acho que das duas uma:

1) Ou essa placa-mãe é uma m3rd@ total ou

2) fui premiado com uma placa de vídeo defeituosa.   

 

Como posso saber se é a placa de video?  Como posso testar?  Tiro ela e uso o drivers de video intel? 
Como saber se é placa-mãe ou de video.   POrque se for de video, menos problema, só colocar uma nova, não precisarei fazer tooooooooooda troca de sistema.

O driver novo da AMD, o Crimson, funciona nessa placa? Tentou ele?

 

Você pode descobrir se é a placa de vídeo tirando ela e usando a Intel HD Graphics. Se o sistema ficar um bom tempo estável, encontrou seu problema.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou criar coragem e disposição e fazer isso hoje a noite, abrir o computador e fazer isso.  Afffff.  
Olha, não é exagero e nem frescura, estou surtando, Me sentindo mal fisicamente e mentalmente.

Me sentindo mal mesmo com esse problema sem fim. Se eu fosse rico comprava um MAC e todos os programas necessários, Massss... sou um trabalhador lascado que rala muito para ter  o meu dinheiro,:tw_bawling:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
5 minutos atrás, Edde disse:

Vou criar coragem e disposição e fazer isso hoje a noite, abrir o computador e fazer isso.  Afffff.  
Olha, não é exagero e nem frescura, estou surtando, Me sentindo mal fisicamente e mentalmente.

Me sentindo mal mesmo com esse problema sem fim. Se eu fosse rico comprava um MAC e todos os programas necessários, Massss... sou um trabalhador lascado que rala muito para ter  o meu dinheiro,:tw_bawling:

Meu amigo, imagino que deve ser muito difícil mesmo. Eu morro de raiva quando compro um equipamento e ele não funciona direito. Estou tentando o melhor que consigo para te ajudar.

 

Retirar a placa é bem tranquilo. Será um bom teste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda penso em uma possibilidade, não sei se é plausível.  De repente, por esta BIOS tá ruim ou a placa-mãe ruim, isso pode ocasionar de controlar de forma errada da placa de video e quando usa o 3D provoca travamentos?  Tem fundamento isso? 

POrque uma coisa eu sei, as memórias estão ótimas e processador também. Só restam placa-mãe e placa de vídeo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
1 hora atrás, Edde disse:

Ainda penso em uma possibilidade, não sei se é plausível.  De repente, por esta BIOS tá ruim ou a placa-mãe ruim, isso pode ocasionar de controlar de forma errada da placa de video e quando usa o 3D provoca travamentos?  Tem fundamento isso? 

POrque uma coisa eu sei, as memórias estão ótimas e processador também. Só restam placa-mãe e placa de vídeo.

Não sei dizer se teria relação.

 

Acho que ainda vale tentar a atualização de BIOS. Mas faça o teste da placa de vídeo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
15 horas atrás, Edde disse:

......

Como se diz em Inglês que os Regulares de tensão da placa-mãe estão aquecendo e não o processador?

O cara da Intel pensa que é o processador e me mandou trocar pasta termica. :mad:
 O computador sempre foi assim desde novo. Não é algo que vem acontecendo com o tempo. :exorcize:

Cite os mesmos, fale em VRM (Voltage Regulator Module), que será mais fácil deles emtenderem..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, eu citei VRM e a intel disse que não é, e ainda disse mais:

Disse que os usuários tendem a achar que o processador está quente quando você observa no Modo BIOS porque na BIOS todos os recursos de gerenciamento de energia (PM) do processador são completamente desativado e ele entra em LOOP e fica mais quente que dentro do Ambiente Windows.   

 

O que está me irritando com a INTEL é que está tudo bom , tudo bem. Massss, solução para o problema não vem.

Falam apenas para colocar outro cooler no processador ou trocar pasta térmica quando o FAN nem roda mais rápido em processamento mais pesado.  A primeira caractetística de falta de condutividade termica é o FAN do cooler do GPU acelerar.  Oras!

 

Oras, se está tudo bom, tudo funcionando bem, por que o computador trava tanto, e principalmente  quando usa 3D ?

 

Daí eu citei um exemplo para eles que tenho um computador intel também com 10 anos de uso que eu mesmo montei e que não trava sem eu NUNCA ter trocado pasta térmica e eles ficam sem resposta para isso.

 

Será mesmo possível a placa de video está fazendo isso ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!