Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador congela esporádicamente


Edde

Posts recomendados

  • Coordenador
agora, braconius disse:

Como já disse, não acho que o problema dele seja o nobreak, mas como você também já comentou, usar este nobreak é um problema!

Se não é o problema agora, acredita que pode ter provocado ou piorado? Pode ter atrapalhado a ótima fonte Corsair que ele tem? Como qualquer estabilizador ruim pode fazer? De qualquer forma, pode gerar um problema, então melhor tirar.

 

Agradeço pela ajuda.

 

1 minuto atrás, Edde disse:

Acho que continua sendo a mesma coisa. @braconius , pode confirmar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Edde disse:

Aterramento joga toda estática na terra, evita queima de componentes por acúmulo de energia estática.

O aterramento serve pra progeter o usuário (você) e não os componentes do PC.

2 minutos atrás, Foxwalt disse:

Se não é o problema agora, acredita que pode ter provocado ou piorado? Pode ter atrapalhado a ótima fonte Corsair que ele tem? Como qualquer estabilizador ruim pode fazer? De qualquer forma, pode gerar um problema, então melhor tirar.

 

Agradeço pela ajuda.

 

Acho que continua sendo a mesma coisa. @braconius , pode confirmar?

Sim, o estabilizador causa tudo isso, sem dúvidas! Mas como eu disse, não sou muito safo nesses problemas loucos e sem explicação. Um teste com uma nova fonte, de qualidade, tiraria essa dúvida!

 

E sim, continua sendo um shortbreak de péssima qualidade!

 

Abraços amigão! =)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt Eu já testei antes sem nobreak, esse problema foi desde o início, a máquina sempre deu problemas de reiniciar o windows, depois que fiz update da BIOS 18 ou foi 19 para a bios 24 melhoou um pouco, mas começou a congelar ao invés de reiniciar. OU seja, sei que o nobrek nao entrega watts necessário, mas o consumo da minha máquina é ridículo, O problema está no computador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A questão, então vamos dar um conhecimento mais técnico (tá um pouco) é a seguinte

 

a fonte do computador "regula-se" 1000 vezes POR SEGUNDO

 

O no-break, ou short-break, ou estes que dão o tal "tec-tec" regulam-se a CADA MEIO SEGUNDO....

 

Uma fonte de computador é feita para garantir uma diferença de potencial, por exemplo, de 12V.

 

Assim, o negativo da fonte é flutuante. neste caso... teremos algumas visões: -2V // 10V (diferença de 12V /// 0V // 12V /// 2V /// 14V (diferença de 12V)

 

Agora imaginemos um horizonte da seguinte forma. 2V no negativo e 14V no positivo... daí a fonte está ok, trabalhando dentro do que ela consegue... o estabilizador dá o tec... nesse momento reduziu a tensão de trabalho, e os 2V reduziram a zero, mas os 14V ficaram na mesma... você acabou de dar 14V pro sistema.. o que pode acontecer? muita coisa

 

 

Entendeu agora onde o no-break atrapalha?

 

Situação 2. Estes equipamentos usam fonte chaveada:

-> Micro-system

-> TV de LED

-> TV de plasma

-> Máquina de lavar

-> TV de tubo (algumas)

-> Chuveiro eletrônico

 

E computador:

 

Porque só o computador deve utilizar no-break ou estabilizador?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@braconius , agradeço suas orientações, mas eu não posso comprar mais nada, não tenho dinheiro. A fonte que está no computador foi comprada ha 3 anos, é uma COrsair HX850 .

 

Uma informaçao importante, eu USO NOBREAK porque em minah cidade , principalmente quando chove, tem muita queda-e- volta de energia, eu já perdi um computador antigo porque isso queimou a placa-mãe. Uso nobreak para evitar esse desliga-liga de interrupções da rede elétrica de minha cidade. Apenas por isso.  Não uso com o pensamento da maioria de "estabilizar" a energia. Nãp uso com esse intuito, uso com o intuito de evitar desliga-liga

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
3 minutos atrás, Edde disse:

@Foxwalt Eu já testei antes sem nobreak, esse problema foi desde o início, a máquina sempre deu problemas de reiniciar o windows, depois que fiz update da BIOS 18 ou foi 19 para a bios 24 melhoou um pouco, mas começou a congelar ao invés de reiniciar. OU seja, sei que o nobrek nao entrega watts necessário, mas o consumo da minha máquina é ridículo, O problema está no computador.

Mas agora que você sabe que o nobreak é ruim independentemente do consumo, livre-se dele e compre um bom filtro de linha. Enquanto não tiver um filtro de linha, vai direto na tomada mesmo. Um nobreak de verdade custa bem caro.

 

Caso do nobreak resolvido, vamos voltar à teoria de antes. Atualização de BIOS (mesmo que não venha a resolver o problema em si, talvez corrija o problema relatado por vários usuários de leituras incorretas) e verificar o cooler.

 

1 minuto atrás, Edde disse:

@braconius , agradeço suas orientações, mas eu não posso comprar mais nada, não tenho dinheiro. A fonte que está no computador foi comprada ha 3 anos, é uma COrsair HX850 .

 

Uma informaçao importante, eu USO NOBREAK porque em minah cidade , principalmente quando chove tem muita queda e volta de energia, eu já perdi um computador antigo porque isso queimou a placa-mãe. Uso nobreak para evitar esse desliga e liga de interrupções da rede elétrica de minha cidade. Apenas por isso.  Não é como o pensamento da maioria de "estabilizar" a energia. Nãp uso com esse intuito, uso com o intuito de evitar desliga e liga

Mas o nobreak vai "estabilizar" (ironia cruel) do mesmo jeito e detonar seus equipamentos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu peço a todos por favor, vamos focar no computador, na placa-mãe, os sintomas dela.
A intel em nenhum momento reclamou do NObreak, falou que as leituras de voltagens estavam todas corretas.  Ela falou de temperatura, placa de video e talvez bios.

 

Placa de video foi descartada, então...

Tem algum tópico aqui no fórum ensinando a instalar a BIOS com reset de c-mos  e tudo mais ?  EU li na intel algo falando do reset para tirar qualquer fragmentação de bios mal instaladas, foi algo assim...

 

@braconius, por favor me indique um nobreak senoidal ou algum modelo adequado para usar em computadores, mas que não seja tão caro ( não precisa ter super potência) , e onde compra-los também. no próximo mês penso , com o meu salário, investir nisso.

@braconius, seria algo assim?  http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-694011651-nobreak-nhs-premium-pdv-senoidal-pura-rack-1500va-usb-_JM

 

TEm mais barato que esse? OU ainda não é um modelo assim?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
9 minutos atrás, Edde disse:

Eu peço a todos por favor, vamos focar no computador, na placa-mãe, os sintomas dela.
A intel em nenhum momento reclamou do NObreak, falou que as leituras de voltagens estavam todas corretas.  Ela falou de temperatura, placa de video e talvez bios.

 

Placa de video foi descartada, então...

Tem algum tópico aqui no fórum ensinando a instalar a BIOS com reset de c-mos  e tudo mais ?  EU li na intel algo falando do reset para tirar qualquer fragmentação de bios mal instaladas, foi algo assim...

 

@braconius, por favor me indique um nobreak senoidal ou algum modelo adequado para usar em computadores, mas que não seja tão caro ( não precisa ter super potência) , e onde compra-los também. no próximo mês penso , com o meu salário, investir nisso.

Estamos justamente focando no computador. E por isso seu nobreak péssimo entrou na jogada, porque essas porcarias podem danificar computadores. Enquanto você não compra um bom filtro de linha ou um nobreak de verdade, é melhor remover isso daí imediatamente.

 

Faça aquilo então. Comece pela atualização de BIOS e olhe o cooler.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt ok. como havia perguntado, tem algum tópico falando de uma instalação limpa na bios, com reset e tudo mais?

 

 

Seria assim?
 

Follow these steps to clear the CMOS:

  1. Turn off all peripheral devices connected to the computer. Disconnect the computer power cord from the AC power source.
  2. Remove the computer cover.
  3. Turn off the computer and disconnect AC power.
  4. Remove the battery located in the motherboard for at least half an hour.
  5. Remove the RAM, the video card if you have, hard drive and any other component install on the motherboard, all that for at least half an hour.
  6. Then place everything back on the PC including the battery and do a BIOS update.

 

You can do a BIOS update to the latest BIOS version 0042 by following these instructions:

http://www.intel.com/support/motherboards/desktop/sb/CS-023358.htm

 

And download the BIOS version at:

https://downloadcenter.intel.com/download/23524/BIOS-Update-BCZ6810H-86A- "

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
1 minuto atrás, Edde disse:

@Foxwalt ok. como havia perguntado, tem algum tópico falando de uma instalação limpa na bios, com reset e tudo mais?

Com instalação limpa, acho que você quis dizer fazer um clear CMOS antes? Isto pode ajudar: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/o-que-fazer-quando-o-micro-nao-liga/704/4

 

Sobre atualizar a BIOS, leia isto: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/como-fazer-um-upgrade-de-bios/692

 

E isto:

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente, eu tenho nobreak APC 1600 e é preciso entender:

 

O micro só funciona na bateria (quando começa o assunto senoidal, não senoidal) quando tem corte de luz.

O micro fica ligado em um filtro de linha como qualquer outro filtro de linha.

Quando cai a luz, as pessoas desligam o micro logo após. 

No caso de micro, a APC recomenda que as pessoas não usem a bateria por muito tempo justamente pelo que é comentado sobre bateria não senoidal.

 

Acho que é isso, não sou engenheiro. Eu não conheço nobreak que seja "estabilizador / bateria". Pode ter, mas eu acho que todo nobreak é um filtro de linha com segurança para o micro não desligar em caso de queda de luz.

 

Eu tenho nobreak há seis anos, nunca queimei nada, nunca tive problemas de travamentos, tela azul, nada. Eu passei seis meses sem nobreak no meu micro reserva e ele queimou uma placa de vídeo antiga e depois a mobo / CPU (aqui no Rio a luz é uma parada).

 

Posso ter falado alguma coisa errada, mas acho que é isso. Os nobreaks que a alimentação é direto na bateria são caríssimos. Sobre por onde passa a força, se tem alguma coisa diferente do filtro de linha, só mesmo um engenheiro para dizer.

 

Eu jamais deixaria de usar os meus nobreaks. Antes de 2010 eu não usava nobreak e só tinha problemas com os meus micros. Sem contar que ver tudo apagar no quarto e continuar com o micro ligado dá um bem estar de saber que ele não sofreu nenhum uppercut no queixo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal , tenho novas informações.

 

Segui as dicas daqui e removi a AMD radeon e como todos sabem o computador continuou travando.  OU seja, não era a AMD radeon 7970.

Então, eu já quase surtando de tanta chatiação eu resolvi instalar a última BIOS e gráficos intel para usar video do i7 2600K.

 

COnclusão, até agora não reiniciou, mas não fiz teste pesado.

Também removi o cooler do processador e coloquei novamente.

 

Até agora não travou.  ( Não era nobreak como sempre falei), continuando...

 

Tem uma informação importante. Na tela da BIOS a imagem fica normal.  Mas na tela do windows fica uns pontinhos verdes do tamanho do pixel do monitos que piscam em fotografias apenas. Se eu movo a barra para cima ou para baixo os pontinhos que piscam acompanham as fotos. Como se fosse um erro de jpeg, da leitura da compressão na hora de exibir.

 

Estou começando a concluir que tem algo de errado no processador, será que a parte gráfica dele veio defeituosa ou a placa-mãe não tá dando conta?

 

Ainda não instalei a AMD de volta para ver se irá travar o computador.  Estou com ele ligado desde 5 da madrugada até agora e não travou.  Só incomoda ( dentro do ambiente windows) os pontinhos verdes que piscam nas fotos,  Li sobre isso na internet , vou colocar o link aqui:   http://superuser.com/questions/408279/green-flickering-pixels-that-move-with-black-images

 

Vamos ver o que acontece quando colocar a AMD 7970, mas tem um problema e a AMD tava MASCARANDO ele, como testo essas memórias Kingston ? Uma a uma?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Edde para testar as memórias uma, a uma. Use o MenTest. Sendo que 

vai ter que ser uma memória plugada no Slot a cada test, para ver se está OK. 

Deixa por pelo menos 2 horas testando. 

Ponha sua VGA de volta, já que a mesma não provocou os travamentos. 

Se a tela do Windows continuar mostrando os pixels esquisitos, use um CD live

linux para ver se ocorre o mesmo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, O computador travou depois de um tempo ligado e fiz o seguinte:

 

1) Removi todas as memórias

2) Coloquei uma dos 4 pentes de cada vez 

3) E liguei o computador. depois de um tempo travou com todas.

 

Ou seja, é placa-mãe ou fui premiado no processador, não vejo muitas esperanças agora a não ser comprar uma placa-mãe,  ( vou abrir tópico no lugar correto e comprar processador novo.

 

O que acham?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Foxwalt disse:

Depois de atualizar a BIOS, as leituras de temperatura continuaram do mesmo jeito?

Olá, sim, mesmas temperaturas. Acho que é placa-mãe mesmo, já perdi as esperanças.

INclusive já testei o computador o dia todo com uma das 4 memórias de cada vez,
usei uma a uma por uma durante uma hora e continua travando e com instabilidades.  Acho que é placa-mãe ou processador, um dos dois.

Já descartei memórias.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
5 minutos atrás, Edde disse:

Olá, sim, mesmas temperaturas. Acho que é placa-mãe mesmo, já perdi as esperanças.

INclusive já testei o computador o dia todo com uma das 4 memórias de cada vez,
usei uma a uma por uma durante uma hora e continua travando e com instabilidades.  Acho que é placa-mãe ou processador, um dos dois.

Já descartei memórias.

É, meu amigo, acredito que possa ser a placa-mãe mesmo.

 

Mas você chegou a rodar o MemTest? É esse programa aí mesmo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Foxwalt disse:

Olá, sim, mesmas temperaturas. Acho que é placa-mãe mesmo, já perdi as esperanças.

INclusive já testei o computador o dia todo com uma das 4 memórias de cada vez,
usei uma a uma por uma durante uma hora e continua travando e com instabilidades.  Acho que é placa-mãe ou processador, um dos dois.

Já descartei memórias.

Não, mas nem precisa mais, testei as memórias uma a uma e o computador continua travando, ou seja, é placa-mãe mesmo.

Mesmo assim, vou tentar testa-las com esse programa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!