Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, pessoal.

Trago uma pergunta novamente que não obtive respostas conclusivas no passado.

Tenho uma placa-mãe que esquenta muito um capacitor na linha de 5V dela, eles geralmente estufam se tem a tensão muito baixa, no momento coloquei um de 300V e ele está segurando, apesar de estar bem quente.

O que causa isso exatamente? Seria somente o ripple no circuito?

A medição com multímetro está normal, e não tenho osciloscópio para analisar a melhor.

Obrigado!

Postado
1 hora atrás, thiagoas disse:

Cheguei a colocar de baixo esr, mas estufou também. Só alta tensão funciona, acredito que pela maior área de dissipação de calor.

Já mediu a tensão que está chegando nesse capacitor ?

• Membro VIP
Postado

pode ser ripple sim amigo. De alta frequencia. Também pode ser aquecimento por falta de ventilação, pela proximidade com cpu e etc. Estes capacitores usam ser sólido ou tântalo pra suportar mais calor. Ao colocar um de 300V, o suposto ripple ficou minúsculo perto da sua capacidade de tensão, por isso nem faz cosquinha nele e também, como foi dito, há mais área pra dissipar

No meu pc tem cap perto da cpu que queima meu dedo

Postado
2 horas atrás, thiagoas disse:

5  volts normal, queria entender o que causa isso, não faz muito sentido pra mim.

Infelizmente o capacitor de baixo ESR que você colocou não era de qualidade e na verdade tinha alto ESR. Por isso estufou.

O que acontece?

Quando o capacitor tem elevado esr, ele funciona como se alguém tivesse posto um resistor em série, de uns 0,5 Ohms por exemplo.

O papel do capacitor é manter a energia quando o PWM está no tempo morto.

Porém quando ele está se recarregando, ocorre um pico de corrente muito violento. Chega a uns 100 amperes o pico. São picos de micro-segundos a cada pulso de PWM.

Mas se o capacitor tem resistência elevada, ele transforma parte da energia do pulso em calor. Por isso estufa.

Estufa pois aqueceu muito. 

Os capacitores de alta tensão que você usou não estufam pois podem ter resistência série tão alta para esta aplicação, que a energia dissipada para estes 5V é bem pequena. 

Daí eles não esquentam o suficiente para estufar. Porém não fazem efeito no circuito. Ou fazem pouco efeito no circuito. 

Eu resolvi um problema destes, tirando capacitores de outra placa-mãe. Porém eu medi o ESR com um medidor caseiro que tenho aqui.

Postado

Uma dúvida aqui, um ferro de solda com mais de 30W se demorar de mais para soldar esses capacitores de baixo esr, ele pode alterar o valor do esr e acabar prejudicando o funcionamento normal do capacitor ?

Postado

Mas o capacitor era bom, testei a ESR de todos que coloquei, acontece independe disso.

A polaridade também está correta, esse capacitor já foi trocado umas 4 vezes, nessa ultima coloquei ele bem distante da placa para não receber calor por condução.

Postado
Em 13/02/2016 às 19:06, thiagoas disse:

Mas o capacitor era bom, testei a ESR de todos que coloquei, acontece independe disso.

A polaridade também está correta, esse capacitor já foi trocado umas 4 vezes, nessa ultima coloquei ele bem distante da placa para não receber calor por condução.

Qual medidor usou para testar o ESR? 

Marca e modelo?

Deu quanto de valor de ESR? 

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!