Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como elevar tensão de fonte dc


Posts recomendados

Olá,

 

Queria utilizar uma fonte ATX para PC como carregador de bateria para moto. Porém para tal, é necessário alterar a saída da fonte.

 

A fonte é uma daquelas de 50 reais da coletek, que apresenta 11,98v e supostos 10A na linha 12v. Já a bateria, quando carregada apresenta 12,8v, sendo que o alternador da moto apresenta quase 14v. Portanto acredito que 14v seja uma tensão boa para carregar a bateria.

 

O desafio é elevar a tensão da fonte para 14v sem modificar a fonte (que ainda pode ser usada em pc). Qual a melhor solução para este problema?

 

Existe circuito dobrador de tensão que funcione em corrente contínua? Estava pensando em dobrar a tensão e depois estabilizar para 14v?

 

Meu objetivo aqui é montar uma espécie de cabo adaptador, com conector molex em uma ponta, uma caixa com o circuito no meio e garras jacaré na outra extremidade.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

naturalmente eles usam o 5v como referencia para as outras voltagens, se você colocar um diodo de queda 0.6v na linha 5v antes do ci puxar a referencia as ele vai compensar pelos 0.6v e aumentar todas as outras voltagens em 0.6 tmb... Usando esse artificio você pode aumentar em até 1.5/2v a tensão da fonte.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pra não mexer no circuito da fonte, você pode tentar um conversor dc dc boost

Mas penso que pelo preço (que pode ser zero se conseguir alguma descartada) vale + a pena seguir a dica do amigo @FelipeZ. . De fato já fiz isso mas mexi num resistor que ia prum tl431. Claro, depende do circuito

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A diferença de potencial entre os fios laranja e azul de uma fonte ATX seria igual a F5Rua4D.gif:

 

 

 

EGXsRLs.gif

 

 

 

Aplicando em uma carga o valor acima, colocando ainda dois diodos em série com a alimentação, a tensão final sobre a carga seria, aproximadamente:

 

 

 

79WrqFo.gif

 

 

 

O que deveria ser suficiente para carregar a bateria, levando em conta que a corrente máxima seria a menor entre as máximas dos dois fios.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
34 minutos atrás, rjjj disse:

a corrente máxima seria a menor entre as máximas dos dois fios.

... o que é bem baixa. Seguindo esta linha, se tiveres duas fontes a custo zero, vale a pena somar os +3V3 de uma com os +12 de outra. Cuidado pra não encostar caixa com caixa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
22 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

.......Cuidado pra não encostar caixa com caixa

Nem tampouco deixar que os pinos terra, no plug de três pinos, se encontrem, num filtro de linha por exemplo, mesmo que não tenha aterramento em sua tomada...

 

Usar a fonte de -12 Volts não é uma boa solução pois geralmente a corrente fica limitada em coisa de 500 a 800 mA, se muito.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
14 minutos atrás, faller disse:

Nem tampouco deixar que os pinos terra, no plug de três pinos, se encontrem, num filtro de linha por exemplo, mesmo que não tenha aterramento em sua tomada...

Complemento tudo a ver. Contorne isso unindo as fases num plug só e despreze o terra

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não há como associar duas linhas da fonte, pois o terra de todas é comum. Isto provocaria um curto ao tentar ligar em série, correto?

 

@Isadora Ferraz , o conversor dc dc boost que você citou é realmente eficiente? De quanto seria o ganho?

 

Outra possibilidade que estou ponderando é modificar a fonte. Contudo, no lugar de utilizar uma ponte de diodos ou resistores para regular a tensão de referência, gostaria de utiliza um potenciômetro e instalar um voltímetro na fonte, de modo que eu possa regular a tensão no pot. Qual a faixa de variação do regulador da fonte? Isso funcionaria?

Seria como uma fonte de bancada, porém sem custos adicionais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se usares duas fontes em série o terra não há de ser comum mesmo. Mas considere as recomendações supramencionadas.

 

Quanto à eficiência a resposta não se resume a sim ou não. É 1/2 complexa. Depende da potência que queres na saída x a que tens na entrada e alguns etc. No entanto circuitos chaveados são bem mais eficientes do que lineares (dãããããnnn)

 

Carregador de bateria pra fonte de bancada tem uma certa distância. Sugiro 1 pra cada função. Defina o que vai alimentar na bancada.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
4 horas atrás, Lázaro Monteiro Jr disse:

Não há como associar duas linhas da fonte, pois o terra de todas é comum. Isto provocaria um curto ao tentar ligar em série, correto?

Isso mesmo mas pelo que entendi ninguém, além do colega rjjj sugeriu isso, série na mesma fonte... E no caso dele, do ponto de vista da tensão, me pareceu defensável o problema passa a ser a corrente baixa..

 

De resto a sugestão série se atinha a usar um par de fontes (duas fontes e não uma). Ai pode colocar em série sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

Se usares duas fontes em série o terra não há de ser comum mesmo. Mas considere as recomendações supramencionadas.

 

Quanto à eficiência a resposta não se resume a sim ou não. É 1/2 complexa. Depende da potência que queres na saída x a que tens na entrada e alguns etc. No entanto circuitos chaveados são bem mais eficientes do que lineares (dãããããnnn)

 

Carregador de bateria pra fonte de bancada tem uma certa distância. Sugiro 1 pra cada função. Defina o que vai alimentar na bancada.

 

 

Acho que escolhi a palavra eficiência erroneamente. O que quis dizer realmente foi: Um circuito desses vai fornecer mais de 14v com uns 6A pelo menos?

 

A respeito da modificação da fonte, meu objetivo é um carregador de baterias de motocicleta. Contudo, pelo que a vi, a modificação é feita alterando o valor de referência do CI que controla as tensões da fonte. Sendo assim, por que não utilizar um potenciômetro para regular a tensão ao invés de deixá-la fixa? Desta maneira, eventualmente (bem eventualmente), poderia testar algum circuito de 12v ou 9v. Isso funciona? É seguro? 

 

@faller

2 minutos atrás, faller disse:

Isso mesmo mas pelo que entendi ninguém, além do colega rjjj sugeriu isso, série na mesma fonte... E no caso dele, do ponto de vista da tensão, me pareceu defensável o problema passa a ser a corrente baixa..

 

De resto a sugestão série se atinha a usar um par de fontes (duas fontes e não uma). Ai pode colocar em série sim.

 

A questão é que tenho apenas uma fonte atx em mãos. Desta maneira seria preferível adquirir o carregador de baterias.

 

Após uma pequena busca no tio google, encontrei muito material (vídeos, tutoriais, outros tópicos) mostrando modificações da fonte para fonte para fornecer 14v.

O que eu gostaria de saber é se há um jeito seguro de se fazer isso. Se sim, como? Não quero fazer uma gambiarra mal feita que coloque em risco a segurança dos equipamentos, muito menos a minha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

14Vx6A teoricamente só se sua fonte fornecer 12Vx7A. Perceba potências iguais. No entanto na prática a teoria é outra

 

você pode variar a tensão pero no mucho devido à natureza do circuito mas penso que de 9 a 14 tudo bem. Se tua fonte tiver um tl431 meio que coloque um pot em serie com R na sua referência. Altere o outro resistor. Permito-me não te passar valores ok? Lembrando que nem toda fonte de pc tem circuito idêntico (dãaannn)

 

Agora é que 'seguro' foi usado erroneamente. Não existe nada 100% seguro nem mesmo o carregador que adquirires. Os riscos devem ser calculados, administrados e minimizados se entenderes bem o que está fazendo.  Técnica, arte, magia e autoconfiança de vez em quando vai bem.

 

ah sim, gambiarra: um palavrão técnico kk

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o objetivo definido é ter uma alimentação com tensão de 14V e corrente de 6A, então seria melhor obter um conversor elevador DC-DC com capacidade de entregar no mínimo 6A na saída, conforme a Isadora Ferraz disse F5Rua4D.gif.

 

 

 

Há conversores prontos desse tipo à venda na Internet, como por exemplo no Mercado Livre. Com um conhecimento suficiente de Eletrônica de Potência, também seria possível construir um do zero com uma eficiência relativamente alta.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu desativaria o CI original e montaria um circuito com SG3525 ou SG3524.

 

O CI original da fonte ATX costuma ter 3 terminais que monitoram as variações das três principais tensões da fonte. Isso dificulta as modificações, pois se as tensões variarem muito, a fonte desliga. Não dá para variar muito a tensão, pois a referência está dentro do CI que é especial para fontes ATX. 

 

Há não ser quando se trata de fontes AT que usam aqueles CI de PWM antigos, que usam referência externa. Daí é muito fácil modificar. Mas estas já não são fáceis de de achar. 

 

 

Eu montaria o circuito com um SG3525 e colocaria no lugar do CI original. Só aproveitaria a etapa de potência com o driver de transistor bipolar e a fonte auto-oscilante do stand-by que gera 12V e 5V.  Assim daria para variar tranquilamente de zero V até 30V hehehehe. 

 

Verdade: A tensão máxima destas fontes é de 30V:

 

 

 

 

Vejam:

http://www.sg.com.tw/semigp/data/6105/6105-datasheet.pdf

 

Os terminais V33, V5 e V12, monitoram as tensões de 3,3V, 5V e 12V. A referência é interna. Não tem como mudar resistor. 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

 

Apenas hoje tive tempo para abrir a fonte e verificar a referência do controlador pwm.

A fonte utiliza um SDC 2921. Segue o datasheet:

http://www.datasheetspdf.com/PDF/SDC2921/738485/1

 

Em qual pino devo regular a tensão de entrada para ajustar a tensão?

datasheet.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Lázaro Monteiro Jr disse:

Pessoal,

 

Apenas hoje tive tempo para abrir a fonte e verificar a referência do controlador pwm.

A fonte utiliza um SDC 2921. Segue o datasheet:

http://www.datasheetspdf.com/PDF/SDC2921/738485/1

 

Em qual pino devo regular a tensão de entrada para ajustar a tensão?

datasheet.pdf

 

Ta vendo os terminais V33, V5 e V12?

Estes terminais monitoram as tensões de 3.3v, de 5V e de 12V respectivamente.

A fonte só vai elevar a tensão de saída, se você enganar proporcionalmente estes três terminais hehehe. 

 

Por exemplo:

Só vai aumentar a tensão de saída se você bolar três divisores resistivos que forneçam tensão com valor 17% menor para estes pinos.

Desta forma a o CI da fonte vai "entender" que a tensão de saí de 3.3V de 5V e de 12V precisam aumentar 17%. Com isso você atinge os 14V.

 

Mas se você mexer numa só referência e esquecer das outras duas, o CI vai desligar, pois vai detectar defeito. 

 

2015012035806961.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um circuito como o abaixo funcionaria? No caso, eu removeria os três terminais do CI do circuito da fonte e os alimentaria externamente a partir deste pequeno circuito. No circuito, utilizo um potenciômetro para variar a tensão na base de todos os transistores e cada transistor oferece resistência a uma linha de tensão. Desta maneira eu estaria variando a tensão dos três pinos proporcionalmente?

 

Há algum erro no circuito? Devo colocar resistores ou capacitores na entrada do pot ou em algum outro lugar? Como calculo o valor do potenciômetro.

 

esquema.png

 

@albert_emule

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lázaro Monteiro Jr Eu tinha esquecido deste detalhe que o @mroberto98  citou.

 

Você terá que "enganar" 4 terminais hehehe. 

 

 

Como eu havia dito antes, é muito mais fácil de modificar as fontes antigas de padrão AT, pois elas viam com o circuito integrado TL494 que não tem aqueles 3 terminais OVP e UVP.

 

Estes Circuitos integrados mais novos dificultam um puco hehehe. 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tudo bem, neste caso bastaria adicionar mais um tip41 no diagrama anterior. Assim eu passaria a "enganar" os pinos 1, 2, 3 e 16.

Mas quanto ao diagrama anterior? Funciona? Tem alguma erro?

 

Segundo o datasheet, o pino PT (4) é uma proteção OVP extra. Contudo, no diagrama da aplicação, a tensão resultante no terminal parece ser 0. Devo alterá-lo também?

 

Nas gambiarras que encontrei no google (e tem muitas), o pessoal costuma colocar a resistência entre a saida da bobina de 5v e a placa. Acredito que este método provoque o desligamento da fonte, pois não altera as referencias de 3.3v e 12v. Correto?

 

@albert_emule @mroberto98

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!