Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Então os amd esquentam?


Posts recomendados

@Sr. Coxinha Será? Eu encostei na parte de traz da placa-mãe, onde o processador fica, e está frio. Também encostei no dissipador e está frio.

 

Testei agora com o 3DMark11, e o maximo que o processador chegou foi 41 graus.

O SpeedFan também confirmou a temperatura.

 

http://www.3dmark.com/3dm11/11294180

2.png

1.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@AmarildoJr Eu não confio no Speedfan, eu faço um teste de stress no meu i5 e no Speedfan mostra 39ºC, quando a temperatura real dele é por volta de 60ºC (segundo o MSI Afterburner e HWMonitor). Acho que o sensor de algumas placas-mãe são meio bugados, e o Speedfan mais ainda.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, dif disse:

Rode o prime 95

Qual o teste que gera mais calor dentro do prime95?

 

11 horas atrás, GuilhermeGB disse:

Eu não confio no Speedfan

Eu não confio em nenhum deles :P Mas se todos concordam, devem estar certos. Ou é falha no hardware mesmo, embora as temperaturas subam pra 41 durante os testes.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@AmarildoJr tenho um fx 8320e com tx3 evo e fica em idle 10°~15° , fuçando na net 20° cravado testei com 3 programas e os 3 constou a mesma coisa e minha BIOS ta atualizada placa-mãe asus M5A97 LE R2.0 ate o chipset nao sobe a temp fica em 20°~25° fuçando na net e ingame 40° cravado '-' , ja estou a mais de 1 mes e nao tive nenhum problema do pc bugando ,tela preta ,tela azul '-' ... to bem satisfeito , e você usando o cooler box e com baixa temp se nao tiver nenhum bug no sensor da placa-mãe , você estourou no norte kkkk :D 


esqueci de informar a temp do processador ingame 30° '-' 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dif Sim, mas digo, tem um teste que estressa mais a CPU e gera mais calor. É o primeiro.

 

O que eu percebi é que durante o prime95 o processador fica em 3.5 GHz, raramente aumenta pra 3.8 (automaticamente), e nunca vai pra 4.1 GHz. Ou seja, ele não está sendo estressado completamente.

 

Com o prime95 ele chegou a 38 graus no máximo.

Com o 3DMark11 ele chegou a 41.

 

@felipe somera É, deve ser MUITA sorte mesmo ehehehehe

 

@GuilhermeGB Ai, será que vou ter que gravar video? Tu acha que eu to editando as imagens? heheheheheh

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@AmarildoJr se nao esta tendo problemas no pc ta otimo só alegria kkkk ...@GuilhermeGB não preciso mentir sobre isso , com cooler box as temp ficava na margem de 55° ingame :D e 35° fuçando na net sem fan auxiliar ;) ,agr utilizo um fan de 120mm jogando ar   e outro de 90mm como exaustor ,nao tem porque eu inventar historias na internet  , sei q estou mt satisfeito com as temperaturas q meu PC esta ;) 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@AmarildoJr

1 hora atrás, AmarildoJr disse:

Sim, mas digo, tem um teste que estressa mais a CPU e gera mais calor. É o primeiro.

 

O que eu percebi é que durante o prime95 o processador fica em 3.5 GHz, raramente aumenta pra 3.8 (automaticamente), e nunca vai pra 4.1 GHz. Ou seja, ele não está sendo estressado completamente.

Não necessariamente alterar o valor da frequência quer dizer estressar ao máximo.

Repare no vídeo o monitoramento a cpu vai a 100 full load.  o prime é mais do que suficiente para testar por 8 horas. 

Por exemplo o meu Fx 8120 ele tem frequencia de 3.1 durante o prime 95 ele não se altera mas usa 100% dele  no teste.

 

Mas tenho na bios ativado o turbo que minha placa-mãe oferece. que quando precisa de mais energia em jogos ele faz um overclock automático para 4Ghz.

 

Vai por mim, ele testa 100% se tiver algum problema de temperatura seu pc VAI travar ou reiniciar. Então se isso acontecer o termometro do seu pc tá ruim mesmo.  

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/06/2016 às 20:40, dif disse:

Por exemplo o meu Fx 8120 ele tem frequencia de 3.1 durante o prime 95 ele não se altera mas usa 100% dele  no teste.

 

Mas tenho na bios ativado o turbo que minha placa-mãe oferece. que quando precisa de mais energia em jogos ele faz um overclock automático para 4Ghz.

Ah. Mas é exatamente disso que eu me referia. Eu achei que com o prime95 ele ia subir pra 4.1 e usar mais potência.

 

Em 01/06/2016 às 20:40, dif disse:

Vai por mim, ele testa 100% se tiver algum problema de temperatura seu pc VAI travar ou reiniciar. Então se isso acontecer o termometro do seu pc tá ruim mesmo.  

Teste por 6 horas, já deve ser o suficiente para simular uma das maiores jogatinas que eu ja fiz Afinal, é raro alguem jogar por 6 horas continuas sem parar e sem fechar o jogo.

 

 

@GuilhermeGB Tem sim. O meu outro processador, o Athlon II X2 250 ficava em 15 graus com OC e overvolt, e cooler padrão :D

Guilherme, note que meu processador em Idle baixa a frequência para 1 GHz (por ai) e tensão para 0,8v. Por isso ele deve ficar tão frio.

 

Agora vendo uns videos no Youtube e baixando um jogo DEMO, ele está estável em 22º.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
34 minutos atrás, AmarildoJr disse:

alguem jogar por 6 horas continuas sem parar e sem fechar o jogo.

hehehe já fiquei 12. Quando jogava uma master league no PES. 6 horas de teste acho que seria o mínimo, mas sempre recomendo 8 horas, se puder mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só partir do princípio do equilíbrio térmico: tudo tende a ficar na mesma temperatura do ambiente...

 

No mínimo, o PC vai ficar na mesma temperatura do ambiente, nunca abaixo.. Ainda mais, num PC funcionando e gerando calor, mesmo que mínimo, em IDLE...

 

Se seu PC está desafiando a Termodinâmica, tem algo errado aí...

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente impressiona essa temperatura... mas sinceramente, acho que isso se deve a alguns fatores; vou mencionar pelo menos três que provavelmente devem ser a causa...

1 - A temperatura local de onde você está. você disse que acha que não deve estar interferindo. Mas não tenha dúvida de que está sim! 15 graus é frio cara. Fora da realidade da maior parte do país tropical em que vivemos. Então isso é um fator sim;

2 - você já disse que a temperatura se eleva um pouco quando usa alguns programas etc. O que é natural. Isso quer dizer que o medidor de temperatura está acompanhando o ritmo do processador... mais aplicativos abertos em execução, maior a temperatura. Errado seria se ficasse a mesma temperatura mesmo com mais programas em aberto, o que não é o caso. Então, pelo jeito, ainda há poucos programas instalados, é um computador recém configurado. Nesses casos o consumo de tudo tende a ser menor (memória, temperatura, energia...). A medida que o computador for sendo configurado, mais programas instalados etc, a temperatura vai aumentar.

3 - Talvez, eu disse talvez... esse modelo (ou lote) de processador veio com algum tipo de configuração que faz despencar a temperatura quando não há programas sendo executados. Acho improvável até por que não vi nada desse tipo nesses modelos de processadores da AMD, senão isso teria virado notícia e sem dúvida era algo que todos já saberiam. Mas vai saber...

 

Enfim, essa é minha humilde opinião. No mais, seja feliz e aproveite que não é sempre que acontece isso. Se a máquina está funcionando normalmente, então deixa quieto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@AmarildoJr a AMD é famosa pelas temperaturas erradas em idle. Não sei se é marketing ou o quê. São algorítimos, não são sensores. Tem um tutorial da Intel que diz que o algorítimo foi feito para acionar o throttling quando a CPU chega ao TJmax. Eles dizem que a 99% / 100% do TJmax você pode dizer que a temperatura está correta, e quando mais longe do TJmax mais ela será imprecisa, chegando a variar em 10ºC em idle. Do que eu sei, com a AMD não é diferente. Por isso que os sites especializados não fazem mais testes com valores em idle simplesmente porque são "números inventados". Se bem que a Intel faz sentido. O meu i7-3770K está a 35ºC em repouso com um baita air cooler. Aqui está fazendo 27ºC, então faz sentido. E parece ser assim com todo mundo, com poucas exceções. 

 

No caso da AMD, meu FX-6300 da assinatura está sempre abaixo da temperatura ambiente. Às vezes 10ºC abaixo da temperatura ambiente. Agora eu fui lá no outro micro e coloquei o FX-6300 para rodar o AIDA64 com CPU e FPU e não passa de 33ºC (hahahahaha!). Piada total. O CPU cooler é um Zalman 9900NT, que deve ser parecido com o Hyper T4 ou Hyper 212X, então eu imagino que ele deveria estar pelo menos acima de 40ºC.

 

AMD não costuma investir no mercado entusiasta. Se parece mais com a Apple, que vende "eletrodoméstico", "mobile", essas coisas. Tente encontrar a wattagem das VGAs da AMD... Não tem. Tente encontrar o TJcase dos processadores FX... Não tem. O site deles é um app de mobile, nada além disso. A gente sabe mais ou menos as especificações dos processadores e VGAs porque a comunidade internacional fica passando os boatos de boca. Às vezes tem um engenheiro da AMD que entrega o jogo. Fora isso, como eu disse, é uma fábrica de eletrodomésticos. Nesse sentido, a Intel é uma companhia verdadeiramente entusiasta, com informação de tudo. A Nvidia segue a mesma linha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@AmarildoJr Que é normal os FX's terem essas leituras em idle é, digo normal por que acontece em todos, no entanto isso é certamente um Bug de leitura em baixa, só em alta é normal, meu FX sempre foi assim e nem dou bola pra essa temperatura.

 

Aqui está 12º, mas a outra que seria considerada a correta está a 38º.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, ilkyest disse:

Em linux existe um workaround para melhorar a leitura, mas não sei em windows, sinceramente.

 

NO BIOS? como está?

 

 

O lance do BIOS é que ele vai rodar a 3.5Ghz e Vcore stock, de 1.4v. Em repouso no Windows o clock e o Vcore estarão bem mais baixos. No meu BIOS está a 31ºC com temperatura ambiente de 24,5ºC (o outro quarto estava com janela aberta). Ou seja, acho difícil a CPU com 1.4v e 3.5Ghz subir apenas 6ºC. 

 

Entrando no Windows, se eu abrir o AMD Overdrive (app da AMD), ela está entre 17-25ºC, ou seja abaixo da temperatura ambiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Contiusa  Ok... beleza...  mas vamos lá.. dá um aperto no sistema... dá um resset, e volta pro BIOS. Veja a leitura lá....

 

Agora volte pro windows. Aqui na minha mobo, assim, eu aplico 10 graus de diferença,e  tem fechado bem, sem dramas. Metodo manual, fazer o que?!?!?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ilkyest Bom, mas tem a diferença de tempo de entrar no Windows, a carga na CPU, etc. Acho que não dá :P:D

 

@XtremeXX de acordo com um engenheiro da AMD, o TJmax do FX-6300 é 70ºC. Ou seja, essa conta malandra que esse cara fez de 80 de TJmax não faz sentido.

 

Citação

The temps on AMD CPUs are a problem because none of the current programs report the proper temps - according to AMD engineering.

People also confuse the CPU core temp with the CPU socket temp. Many programs report the mobo CPU socket temp which is of no significance since AMD and Intel began using internal CPU temp sensors. Thus you should just ignore the "CPUTIN", "CPU" and BIOS CPU or similar temps as the CPU socket temps can run 10C-25C higher than the CPU core temp depending on the CPU load and socket cooling. The CPU core temp is all that you care about. This is the temp that the temp-cut in uses at TjMax.

There are conflicting reports on the TjMax for the FX-6300 but this temp is of no concern as you should not be operating your CPU at this temp. TjMax is NOT the 24/7 operating temp for the CPU. AFAIK the max 24/7 temp for the FX-6300 is 70C. For the 8-core FX processors it's 61C. So all you care about is that your FX-6300 doesn't exceed 70C under max load, which it should not with proper cooling.

The temps reported by Core Temp are relatively accurate from ~40C upwards. The lower temps are not accurate as Core Temp and other programs like HW Monitor are not using the correct algorithm - according to AMD engineering. The only temp that is of any significance is the Max 24/7 core temp (NOT the socket temp), which for the FX-6300 should be 70C. Unless you have some cooling issues or are overclocking, you should not exceed 70C even under heavy PC use.

 

O que está em vermelho foi escrito pelo engenheiro da AMD, onde se lê em tradução livre

 

Citação

"a única temperatura que tem importância é a temperatura máxima em uso 24/7 do núcleo (não a temperatura do soquete), que para o FX-6300 deve ser de 70ºC. A menos que você esteja com problemas de refrigeração ou fazendo overclock, você não deve ultrapassar 70ºC, mesmo sob uso pesado do PC."

 

Ou seja, o AMD Overdrive calcula a diferença até 70ºC. Nesse sentido, os programas como Aida e HWmonitor dão a mesma temperatura do AMD Overdrive. Até hoje em não entendi aonde está a disputa.

 

Outro post com resposta oficial da AMD:

 

Citação

Dear XXXXXXX,

Your service request : SR #{ticketno:[8200488157]} has been reviewed and updated.

Response and Service Request History:

I understand that you are looking for clarity about the 70c maximum operating temperature of the FX-6100 and which specific temperature it references at that point. If this is incorrect, please let me know as the information provided may change.

The maximum operating temperatures for any AMD CPU is measured as TCase, as we find that the actual temperature measured by a thermistor inside the processor is a much more accurate measurement of the processor's temperature. While TJunction is helpful in determining the temperature of the actual pins that are transmitting the data, the fact that every pin doesn't fire at exactly the same time, the results can be somewhat skewed. While we don't have the tech docs up for the FX series yet in terms of max temperatures, you can see that we post TCase maximum temperatures on our Athlon/Sempron/Phenom processor Tech Docs athttp://support.amd.com/us/Processor_TechDocs/43375.pdf , instead of using TJunction/TJ/TCore/etc.

As for Tctl, there is a technical definition athttp://support.amd.com/us/Processor_TechDocs/41256.pdf on page 73 that (tries to) explain it. As a very crude Cole's Notes version, it doesn't measure temperature as much as it is a sliding scale that refers to the processor's current temperature as it relates to the temperature at which the cooling fan has to get to 100% to hit the maximum case temperature (TCaseMax). Confusing I know, but it allows the system to see how close it is to hitting 100% and subsequently it has to start slowing things down to get the temperature down. It is usually close to Tcase Max, but is more a point of reference for how close it is getting to Tcase Max, or if it is past that point and by how much. Things run normally at Tctl < TCaseMax - 0.125, and when it hits TCaseMax or higher, then things start getting shut down/slowed down/etc to get the temperature down. I hope that makes some semblance of sense, as it took a bit to wrap my head around it.

We appreciate your loyalty to AMD as we continue to strive for the best products in terms of graphics and processors for our customers. I am glad to hear that you are enjoying your FX 6100, and hope that the joy will continue for years to come. If you have any other questions or comments, please don't hesitate to reply directly to this email and I will try to provide any additional information that you may require.

In order to update this service request, please respond, leaving the service request reference intact.

Best regards,

AMD Global Customer Care

 

Ou seja, o AMD Overdrive está setado para 70ºC na linha FX-6XX. Não sei de onde o pessoal tirou esses 80ºC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!