Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pode importar até us$100 sem impostos !


aphawk

Posts recomendados

Pessoal,

 

Agora é LEI !!!!! 

 

PODEMOS IMPORTAR ATÉ US$ 100 SEM PAGAR IMPOSTOS ( como pessoa física ! ) - VÁLIDO PARA OS ESTADOS DO Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul !

 

O TRF-4 confirmou que a Receita Federal agia ilegalmente ao taxar as importações abaixo de US$ 100 quando feitas por uma pessoa física, não importando se foi comprado de uma empresa no exterior ou de uma empresa !

 

Vejam a decisão do TRF-4 :

 

http://www2.trf4.jus.br/trf4/controlador.php?acao=noticia_visualizar&id_noticia=11975

 

 

Vejam no próximo link  um monte de novas informações, e até os procedimentos para exigir que a Receita Federal libere a importação, sob pena de o fiscal da Receita Federal responder por CRIME , cuja pena é de PRISÃO de 2 anos no mínimo, fora multas :

 

http://bjc.uol.com.br/2016/06/18/a-justica-confirmou-compras-internacionais-abaixo-de-100-dolares-nao-podem-ser-tributadas/

 

Leias e saibam de seus direitos !

 

Claro que ainda receberemos os famosos avisos do Correio, mas agora temos como entrar com recurso e pedir uma liminar que será rapidamente expedida para retirarmos a mercadoria sem pagar nenhum imposto !

 

ATUALIZAÇÃO ;  Pela sentença do TRF-4, Isto ainda vale apenas para os estados do Sul : Paraná, Santa Catarina e Rio Grane do Sul. O STJ teria de decidir para todos os outros Estados do Brasil, o que  logo deve ser feito, pois isso já é uma jurisprudência, ok ?

 

 

Paulo

 

 

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gabrields45 ,

 

Não, foi "uniformizado" o entendimento, vale para todo o Brasil !

 

Você tem razão, ainda só vale para o Paraná, Santa Catarina e rio Grande do Sul, mas logo deve ser decidido pelo STJ para valer em todos os Estados do Brasil.

 

 

Copiei isto diretamente do link do TRF-4 ( o destaque em negrito fui eu que fiz... )  :

 

"A Turma Regional de Uniformização (TRU) dos Juizados Especiais Federais (JEFs) da 4ª Região uniformizou o entendimento de que a isenção do imposto de importação incidente sobre mercadoria postada por remessa internacional é de 100 dólares quando o destinatário for pessoa física, sem restrição quanto ao remetente."

 

Inclusive tem muitos advogados dizendo que cabe até ressarcimento de todos os impostos pagos nos últimos 5 anos !!!!

 

Tem de acionar um Juizado Especial Federal. que é simples, não precisa de advogado, para podermos pedir a liminar caso a receita insista em cobrar.

 

Leia todo o segundo link que coloquei no meu primeiro post, ok ?

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se isso virar, altos planos: fazer várias compras de u$99,99 em produtos pra revender kk

 

...

Eu nem precisei esperar por temer pra temer e tremer de raiva. Certa feita comprei um treco (mini gerador de 12V) da china por U$10,00 e me tributaram em U$13,00. É sério! Perguntei prum blogueiro entendido e ele me disse que os f d p podem ter desembalado e acharam que o treco valia mais do que estava declarado. Fala sério!!

E se você pensa que é só os 60% está enganado! Tem uma tal taxa de desembaraço, icms (depende do estado) e etc! São muitos tributos que são "impostos" na nossa güela abaixo!

 

Enfim... uma luz no fim do túnel boa paulão!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citação

Agora é lei.


Isso já existia antes, e para todo o país. É uma lei antiga essa. O que eles devem ter feito nessas regiões que você mencionou foi apenas reforçar a lei.
Enquanto isso, o restante do país vai continuar tendo de entrar na justiça contra os produtos taxados abaixo dos $100 e tentando dar sorte de ganhar a causa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em quinta-feira, 15 de setembro de 2016 às 16:04, Isadora Ferraz disse:

Se isso virar, altos planos: fazer várias compras de u$99,99 em produtos pra revender kk

 

...

Eu nem precisei esperar por temer pra temer e tremer de raiva. Certa feita comprei um treco (mini gerador de 12V) da china por U$10,00 e me tributaram em U$13,00. É sério! Perguntei prum blogueiro entendido e ele me disse que os f d p podem ter desembalado e acharam que o treco valia mais do que estava declarado. Fala sério!!

E se você pensa que é só os 60% está enganado! Tem uma tal taxa de desembaraço, icms (depende do estado) e etc! São muitos tributos que são "impostos" na nossa güela abaixo!

 

Enfim... uma luz no fim do túnel boa paulão!

 

Já me fizeram isso algumas vezes, numa vez eu não consegui identificar o que era e achei que não valia a pena pagar sem saber o que era, e em outra eu contestei, no que contestei até hoje aparece no rastreio dos Correios, mas nunca tive retorno ou resposta da minha reclamação com a Receita Federal, e isto já tem mais de um ano. São todos uns criminosos!

 

E o pior é que quem tem ética se sente desonesto se eles não cobrarem pelas coisas acima de 50 dólares, e eu me sentia assim, mas agora estou vacinado.

 

Eu estou tão revoltado com esta pouca vergonha que se tornou o Brasil que eu já estou pensando seriamente em quando conseguir me aposentar (estava perto, mas agora vai ficar mais longe) em emigrar para um lugar mais serio para ter qualidade de vida e ser respeitado como contribuinte, pois aqui no Brasil eu sei que não tem mais jeito, e tende a ficar cada vez pior.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sagara Sousuke ,

 

Na Constituição de 1988, o texto deixava claro que o valor limite era de US$ 50.

 

Fazem alguns anos, a Receita Federal criou um dispositivo legal onde passava o valor para US$ 100, PORÉM espeçificando que essa isenção só valia em caso de remessa de Pessoa Fisica no exterior para uma Pessoa Física no Brasil.

 

Baseado nisso, a Receita tem taxado tudo , alegando que as remessas são de pessoa Jurídica ( ou seja, empresas ) .

 

Porém , agora o TRF-4 determinou que o valor até US$ 100 vale para todos os casos, seja o remetente Pessoa Física ou uma empresa, mas no momento isso só vale para os três Estados citados.

 

O melhor é que nesses estados pode-se processar por CRIME o fiscal da Receita Federal que insista em continuar taxando, com pena mínima de 2 anos por isso !!!

 

Ah, e que o processo pode ser feito numa Vara Especial, já pedindo a liminar para retirar o produto sem pagar, e processando o fiscal responsável ! 

 

Concordo que para quem vive fora da região do TRF-4 ainda temos de entrar com processo e cada juiz pode deferir ou não, pois ainda não houve a obrigação de se julgar a favor do comprador do produto, e nem podemos pedir liminar ainda, mas abre a possibilidade de alguém entrar no STJ e pedir que isso seja válido para todo o Brasil.

 

Mas acho que já no ano que vem o Governo Federal vai fazer uma nova Lei, para taxar todas as compras do Exterior, não respeitando nem o valor mínimo ....

 

Paulo

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/09/2016 às 10:43, aphawk disse:

@Sagara Sousuke ,

 

Na Constituição de 1988, o texto deixava claro que o valor limite era de US$ 50.

 

Fazem alguns anos, a Receita Federal criou um dispositivo legal onde passava o valor para US$ 100, PORÉM espeçificando que essa isenção só valia em caso de remessa de Pessoa Fisica no exterior para uma Pessoa Física no Brasil.

 

Baseado nisso, a Receita tem taxado tudo , alegando que as remessas são de pessoa Jurídica ( ou seja, empresas ) .

 

Porém , agora o TRF-4 determinou que o valor até US$ 100 vale para todos os casos, seja o remetente Pessoa Física ou uma empresa, mas no momento isso só vale para os três Estados citados.

 

O melhor é que nesses estados pode-se processar por CRIME o fiscal da Receita Federal que insista em continuar taxando, com pena mínima de 2 anos por isso !!!

 

Ah, e que o processo pode ser feito numa Vara Especial, já pedindo a liminar para retirar o produto sem pagar, e processando o fiscal responsável ! 

 

Concordo que para quem vive fora da região do TRF-4 ainda temos de entrar com processo e cada juiz pode deferir ou não, pois ainda não houve a obrigação de se julgar a favor do comprador do produto, e nem podemos pedir liminar ainda, mas abre a possibilidade de alguém entrar no STJ e pedir que isso seja válido para todo o Brasil.

 

Mas acho que já no ano que vem o Governo Federal vai fazer uma nova Lei, para taxar todas as compras do Exterior, não respeitando nem o valor mínimo ....

 

Paulo

 

 


Mas eu não disse que era de pessoa jurídica pra pessoa física. Acho que não faz nem sentido dizer que é, por que eles taxam tudo de qualquer jeito mesmo.
A novidade q to vendo é q você disse q agora é independente de ser pessoa física ou jurídica. O problema é, independente do valor, muitos fiscais são *****. Taxam mercadorias de 5, 10 Dollars em valores absurdos. O limite e a natureza de quem está enviando o produto são importantes serem reforçados na lei, mas também deveriam reforçar o fato de que o trabalho dos fiscais é uma prostituição sem tamanho. Eles taxam o que eles querem, muitas mercadorias simplesmente são roubadas, às vezes você recorre à justiça e perde. Parece um chiqueiro de prostitutas.

adicionado 5 minutos depois
Em 17/09/2016 às 07:05, Intrudera6 disse:

 

Já me fizeram isso algumas vezes, numa vez eu não consegui identificar o que era e achei que não valia a pena pagar sem saber o que era, e em outra eu contestei, no que contestei até hoje aparece no rastreio dos Correios, mas nunca tive retorno ou resposta da minha reclamação com a Receita Federal, e isto já tem mais de um ano. São todos uns criminosos!

 

E o pior é que quem tem ética se sente desonesto se eles não cobrarem pelas coisas acima de 50 dólares, e eu me sentia assim, mas agora estou vacinado.

 

Eu estou tão revoltado com esta pouca vergonha que se tornou o Brasil que eu já estou pensando seriamente em quando conseguir me aposentar (estava perto, mas agora vai ficar mais longe) em emigrar para um lugar mais serio para ter qualidade de vida e ser respeitado como contribuinte, pois aqui no Brasil eu sei que não tem mais jeito, e tende a ficar cada vez pior.

Em 17/09/2016 às 07:05, Intrudera6 disse:

 

Já me fizeram isso algumas vezes, numa vez eu não consegui identificar o que era e achei que não valia a pena pagar sem saber o que era, e em outra eu contestei, no que contestei até hoje aparece no rastreio dos Correios, mas nunca tive retorno ou resposta da minha reclamação com a Receita Federal, e isto já tem mais de um ano. São todos uns criminosos!

 

E o pior é que quem tem ética se sente desonesto se eles não cobrarem pelas coisas acima de 50 dólares, e eu me sentia assim, mas agora estou vacinado.

 

Eu estou tão revoltado com esta pouca vergonha que se tornou o Brasil que eu já estou pensando seriamente em quando conseguir me aposentar (estava perto, mas agora vai ficar mais longe) em emigrar para um lugar mais serio para ter qualidade de vida e ser respeitado como contribuinte, pois aqui no Brasil eu sei que não tem mais jeito, e tende a ficar cada vez pior.

 

 

Se eu fosse você eu não me preocuparia com aposentadoria. Tudo indica que algo de muito ruim vai acontecer com a aposentadoria no Brasil, porque o rombo deixado no PT é tão grande que muitos direitos trabalhistas estão tendo de ser reduzidos ou cortados, e caso você não saiba, só o FGTS, a aposentadoria e o décimo terceiro já tomam 46% do seu salário, são 46% do salário sendo pego pelo governo com a desculpa de que estão economizando o seu dinheiro, mas a taxa de inflação está tão alto que nós estamos pagando pra economizar.

adicionado 6 minutos depois
Em 17/09/2016 às 07:05, Intrudera6 disse:

 

Já me fizeram isso algumas vezes, numa vez eu não consegui identificar o que era e achei que não valia a pena pagar sem saber o que era, e em outra eu contestei, no que contestei até hoje aparece no rastreio dos Correios, mas nunca tive retorno ou resposta da minha reclamação com a Receita Federal, e isto já tem mais de um ano. São todos uns criminosos!

 

E o pior é que quem tem ética se sente desonesto se eles não cobrarem pelas coisas acima de 50 dólares, e eu me sentia assim, mas agora estou vacinado.

 

Eu estou tão revoltado com esta pouca vergonha que se tornou o Brasil que eu já estou pensando seriamente em quando conseguir me aposentar (estava perto, mas agora vai ficar mais longe) em emigrar para um lugar mais serio para ter qualidade de vida e ser respeitado como contribuinte, pois aqui no Brasil eu sei que não tem mais jeito, e tende a ficar cada vez pior.


Vira policial, fica na carreira um tempo e depois tenta pedir asilo político nos EUA. Ou tenta o visto L1B.
R1 é o mais fácil se você tiver carreira religiosa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membro VIP

Quero fazer comprinhas no eBay e outros, mas estou com grande receio. Não de ser taxado com II + ICMS, mas de ter de ficar dando viagem à agência dos Correios, e principalmente daquela taxa de R$ 12,00.

 

Já pensou, comprar $ 0,99 ~ R$ 3,29 e ser convocado?

3,29 + 1,97 + 0,56 + 12,00 = R$ 17,82 + viagem à agência

 

Isso é um terror! Acontece mesmo?

 

Desde 2014, ouvimos rumores que do desenvolvimento de um sistema automatizado para tudo ser taxado e pago por Internet. Alguém aqui consegue notícias dele?

 

Não estou preocupado com os impostos. Mas a tal taxa de 12 reais...

 

Update

 

Tenho duas questões cruciais:

  1. Qual é o termo em inglês para perguntarmos se o vendedor é pessoa física?
  2. Para alta chance de não ser tarifado, devo jogar com envio sem rastreio?

Update 2

 

Google Translate me diz o seguinte:

Citação

CPF é para pessoa física → CPF is for individuals
CNPJ é para pessoa jurídica → CNPJ is for legal entity

 

Então eu acho que poderia perguntar assim:

Citação

Are you a individual or legal entity?

 

Update 3

 

@aphawk, diante de nossa história correlata a este tópico, e do que temos conversado HOJE em outro tópico, é possível que você esteja se perguntando o que raios estou fazendo aqui agora. É muito simples: buscando conhecer as regras, atualizar-me; não para burlá-las, mas para participar honestamente dos sorteios da alfândega com maiores chances de sucesso (não ser tarifado). Eu não pretendo pedir a vendedor que se passe por pessoa física, mas identificar quem realmente o é, por exemplo.

 

Apesar de que o assunto está um tanto confuso pra mim. Por exemplo, no Brasil, pessoa física não emite nota fiscal e não deve realizar comércio.

 

Talvez eu acabe descobrindo que a "comprinhas" não são licitamente viáveis.

 

Update 4

 

Acho vou desistir das comprinhas. Não parece que vale à pena o risco de inflacionamento mais o risco de toda uma dor de cabeça por coisa miúda. Além de que eu quero fazer do jeito certo. Só do jeito certo! Até agora eu pensava que podia fazer do jeito certo e ainda assim ter grande chance de não ser "taxado/sorteado" para impostos e os 12 reais dos correios.
 

Citação

 

Mesmo que o produto esteja abaixo do valor de 50 dólares, se for algo declarado como compra, receberá o imposto da mesma maneira. "Não há isenção do Imposto de Importação para produtos abaixo de US$ 50,00 enviados de pessoa física a pessoa física que sejam caracterizados como compra. O caso só é valido para presentes, devidamente declarados como tal pelo remetente", lembrou Cláudia Thomaz, Inspetora - Chefe da Receita Federal do Brasil em Curitiba/PR , em entrevista ao Adrenaline.

 

"Cabe esclarecer que as compras no e-Bay não caracterizam uma importação não comercial de pessoa física para pessoa física, visto que se trata de compra com intermediação de uma plataforma de e-commerce e há transação pagamento pela compra do produto", frisou Ronaldo da Silva Gonsalves, analista de Correios.

 

 

Fonte: Veja os impostos que você pode pagar ao comprar em sites de outros países ‒ Adrenaline

 

Chega deu um mal estar de ler tanta coisa repetida na Internet, hoje. Desde 2014 que alardeiam que a Receita Federal vai ter um sistema assim e assado. Parece mais um maldito HOAX...

 

Update 5

 

Talvez uma opção seja a Amazon.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alexandre.mbm ,

 

Posso te garantir que esse terror acontece mesmo, meu amigo !!!

 

Bom, todos os órgãos do Governo não abrem mão de taxar a gente, mesmo com sentenças válidas para outras regiões do Brasil.

 

Essa taxa de R$ 12,00 foi criada unicamente com o objetivo de fazer quem compra produtos de baixo custo a desistir.

 

Mas felizmente o volume de compras é tão grande que o posto internacional de triagem não consegue pegar todas essas compras de baixo valor, deixando passar a grande maioria, e o melhor é que se a Receita Federal não taxa a compra, o Correios não pode cobrar a taxa de R$ 12,00 e recebemos normalmente em casa.

 

Hoje, com a expertise de mais de 600 compras pelo Ebay, minhas compras raramente são taxadas;  neste semestre recebí mais de 50 compras do Ebay e fui taxado apenas 4 vezes.

 

Tudo tem de ser pensado :  a maneira que o chinês vai enviar a compra para mim, o volume da embalagem, a descrição do tipo do produto ( Hobby, Gift, Electronics Parts ) , o valor da compra ( muitas vezes compro poucas peças , aguardo ser enviada, e compro novamente ).

 

Alguns sites não compro mais : Dx.com , Bangood quase sempre sou taxado não importa o valor da compra !

 

Por último, lembre de uma coisa : não importa o que uma inspetora qualquer te diga, seja da Receita Federal, seja dos Correios : eles tem de obedecer à Justiça, e caso insistam em taxar, sempre cabe um processo contra eles.

 

A Constituição é muito clara, mas principalmente a Receita Federal se acha sempre acima da Lei, eles contam com o fato de serem funcionários públicos e nunca vão ser responsabilizados por seguir procedimentos da Receita Federal, e assim abusam como querem, desrespeitando decisões do STJ e até dos TRF de outras regiões !

 

Infelizmente para mim, moro em SP, e aqui o TRF ainda não homologou a sentença que definiu a não taxação para compras  abaixo de US$ 100, e nesse caso entrar judicialmente é bem mais demorado, custoso, e pode ser que algum juiz novato dê uma decisão contrária ao meu interesse.

 

Quanto à sua pergunta, não vejo nada de estranho você perguntar !

 

Dinheiro dói em qualquer bolso, meu amigo, e se posso compartilhar meu conhecimento, porquê não fazê-lo ??????

 

Embora sua intenção seja louvável, querer fazer tudo dentro das regras do jogo, lembre-se : a Receita Federal não segue essas regras, indo contra a Constituição para te arrancar seu suado dinheiro !

 

O quê você prefere : fazer tudo certinho ao extremo, pagar todas as taxas, e no final quebrar porque seus custos são muito altos, ou procurar por brechas nos procedimentos para evitar pagar esses absurdos de taxas e impostos e assim conseguir manter um pequeno negócio?

 

Muita gente já enfrentou isso, e posso te garantir que quando a água bate na ***** , você vai procurar sobreviver em vez de morrer.

 

Quanto ao envio ser feito por pessoa física ou empresa na China, esqueçe.... a Receita fez uma norma que ignora isso.... se for sorteado ( ou melhor, azarado ), tudo vai ser ignorado, eles simplesmente pegam o valor declarado, calculam os impostos todos, e você ainda vai ter de pagar os R$ 12,00 !

 

Paulo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sou medroso e gostaria de jogar na regra. Estou mais propenso a vender meus poucos dólares. Talvez a meu irmão. Acho que vou diluir o frete numa Soldafria da vida; ou, munido de um BOM, enfrentar o balcão da única eletrônica rica de componentes que conheço aqui na cidade, a ~15 Km de distância.

 

Eu penso que preciso ter miudeza, como você mesmo me aconselhou. Microswitches, indutores, transistores, bournes, conectores, capacitores, soquetes, alguns AVR, fios...

 

Hoje eu tenho o básico do básico para prototipar em protoboard. De vez em quando pode faltar algo até mesmo para isso. Não tem como permanecer assim. Foi investido uns 250 reais em coisas que estão cabendo na caixa organizadora grande. Eu tinha outras, um pouco mais distantes dos embarcados. Penso que preciso de outro tanto de coisas novas, variedade. Acho que vou até abrir um tópico sobre isso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alexandre.mbm ,

 

A pior coisa que já me aconteceu foi não poder terminar um projeto por falta de um capacitor de 1 uF, ou um transistor NPN de sinal que aguentasse pelo menos 50 volts.

 

Desde alguns anos, fiz comprinhas e mais comprinhas, e fui criando meu próprio estoque, hoje tenho mais de 50 valores de resistores, mais de 50 tipos de capacitores, uns 25 tipos de diodos, uns 20 tipos de transistores de sinal, uns 15 tipos de transistores de potência, um monte de valores de indutores, Leds de tudo que é cor, mais de 30 valores de cristais osciladores, CI's Amp ops uns 20 tipos diferentes, CI's com funções especiais uns 10 modelos, microcontroladores AVR uns 15 modelos diferentes, displays Leds 6 modelos diferentes, displays LCD uns 10 tipos diferentes, displays Oleds 2 tipos, sensores mais de 20 tipos, módulos nem faço mais ideia acho que mais de 50 diferentes, soquetes de CI uns 10 tipos, conectores mais de 30 tipos, adaptadores de CI's smd para DIP uns 5 tipos diferentes, reguladores de tensão uns 10 tipos, teclados de membrana, chaves de diversos tipos, soquetes para Leds, ufa.....  e com quantidades boas também.

 

Tenho mais de 30 daquelas caixas plásticas organizadoras de bom tamanho, e umas 5 de tamanho grande, todas com algumas dezenas de divisões internas.

 

Mas demorou viu.... compro desde 2011 !

 

Você que sabe o tipo de projeto que você monta nas protoboards, e ainda mais no seu caso de 15Km de distância, eu recomendo você ter um estoque próprio das coisas baratinhas como resistores, capacitores, transistores pequenos, alguns CI's de uso geral.

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Parabéns! Mas eu PRECISO ser bem mais seletivo do que você. Não me considero um hobista e não tenho recursos $$ para tamanho investimento. Abrirei um tópico a respeito. Vocês poderão me ajudar a escolher caminhos de investimentos eficientes, que sejam econômicos porém efetivos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Bem longe das 600 compras de @aphawk, já fiz algumas e nunca fui taxado mas sempre com valores abaixo dos $100.

Inclusive na dx - que, sem pedir, vinha como gift.

 

Mas não é isso que queria expor. Sobre a importação propriamente dita vejo dois perfis: um é aquele que quer a quantidade para revenda, ou seja, assunto comercial e o outro é aquele que necessita do(s) produto(s) para uso profissional ou outro uso qquer.

 

Como costumo dizer: uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa.

 

O que defendo há tempos é o seguinte (vou expor alguns detalhes para melhor entendimento de meu ponto de vista):

 

Boas marcas de equipamentos e ferramentas de trabalho, que normalmente acompanham os bons produtos, são estrangeiras.

 

Estes dias escrevi para uma pessoa, que procura uma dessoldadora, sobre a questão custo/benefício de ferramentas.

 

Todo bom profissional sabe que a qualidade de suas ferramentas de trabalho - sejam quais forem - está atrelada à qualidade final do serviço - seja ele qual for. Então, sempre fiz questão de utilizar as ferramentas que tivessem a melhor das qualidades.

Gastá-se um pouco mais mas a qualidade aparece, seja por questão de velocidade, facilidade, etc.

 

Lá na época do início dos Tigres Asiáticos e mais recentemente a China, todos eles deram e dão incentivos fiscais e outros incentivos para atrair e incentivar a industrialização de vários produtos. Isso funcionou e funciona. Apoio.

 

Países defendem com unhas e dentes seus profissionais pois sem eles o desenvolvimento fica estagnado.

 

O que penso é o seguinte: Profissionais poderiam exportar sem impostos suas ferramentas de trabalho. Sejam elas quais forem e seja de onde for.

Para que isso não seja transformado em atividade comercial vários caminhos existem. Um produto por ano ou a cada dois anos, etc.

 

Obvio que um debate e uma discussão de regras e etc. é indispensável.

Cada área de trabalho tem suas próprias ferramentas, umas mais outras menos. A definição do que caberia ou não a cada uma seria um motivo para discussão, sem dúvida.

 

Um pequeno exemplo: há muitos anos queria comprar uma placa de desenvolvimento na microe que fica  em Belgrado. Na época o preço da placa era de $149 (ainda hoje não foi alterado!!!)  e nos EUA o mesmo preço. Os pequenos módulos que são conectados (tipo RTC, etc) custavam $20. Aqui no Brasil a placa saia por R$ 2.000,00 e os módulos por R$ 200.

https://shop.mikroe.com/development-boards/full-featured/easy-boards/easypic-dspic30

 

Na época que estudava existia o tal do dólar-livro. Databooks e etc valiam ouro e tudo era xerocado. Incentivo para quem está tentando estudar? = zero.

 

Toda essa porcaria que vivemos hoje e todo esse lixo que nos é enfiado goela abaixo só pode ser mudado se a tal da "democracia representativa" for adequada à nossa realidade.

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Democracia ??? Onde ??? A gente nunca teve uma democracia de verdade, mas as vezes fica muito pior como agora por exemplo. A gente só se aproxima de uma democracia verdadeira (a democracia perfeita não existe nem na suécia) quando o povo briga (as vezes é briga mesmo) pelos seus direitos, mas com esta nossa passividade mórbida a tendência é ficar pior.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

 Dica de ouro: mude de país! Aqui não tem solução, vemos injustiças acontecerem todos os dias, temos um governo extremamente corrupto e o pior: uma população preguiçosa que só quer levar vantagem em tudo e não luta por seus direitos! Estou cansado de ver "protestos" em redes sociais, pessoas saindo nas ruas e atacando cidadãos que não tem nada a ver com a situação atual do país, sindicatos que vieram apenas para instalar o caos e por ai vai.
 Em relação ao taxamento, desistam! Sempre acharão alguma maneira de taxá-los e, uma vez que desconfiam de você, qualquer compra irão abrir, verificar tudo e simplesmente cobrar um absurdo, alegando que o valor do produto é maior que o declarado! Aconteceu comigo quando comprei um celular e fui taxado em R$: 1500,00 sendo que paguei exatamente 150 dólares na China (fui taxado em mais de 100%!!), mas decidiram que valia mais e que a nota estava errada. Foi muita dor de cabeça, fiz de tudo para tentar ganhar a causa mas tive que pagar assim mesmo e fiquei com um prejuízo enorme! Resultado?  Nunca mais importo nada! Prefiro pagar mais caro no MercadoLivre do que ser taxado em mais de 100% e receber um produto aberto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Eu comprei um delular de uns 70 dolares (250 reais), me cobraram 230 de impostos de importação...

paguei para obter o celular rápido e entrei com processo pedindo repetição de indébito (devolução do valor)

 

seguindo os procedimentos descritos neste link,

https://lhc.net.br/wiki/Taxacao_de_Compras_Internacionais_pela_Receita_Federal

o processo corre no TRF1

no mesmo link tem alguns processos com decisões favoráveis no tribunal da regiao 1

o processo está rodando lá, vamo ver no que dá

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Eu compro muita coisa no aliexpress, só celular até hoje foi taxado. Tava no nível platina. pode ser o modelo que for, preço que for eles taxam todas as vezes, pra mim pelo menos a taxa sempre veio beirando os R$ 200, não importa se era um tel de 45 ou 300 dolar. Unica vez que comprei um celular na china e passou sem taxa foi na gear best, mas veio com problema. era um vernee thor E que tem defeito no boot.

 

Componentes eletrônicos, arduinos, e estas coisas, mas mesmo que taxassem, ainda valeria a pena comprar lá. as lojas aqui exageram muito no lucro. Maioria compra lá, não precisavam puxar tanto o preço. Mas estes lances normalmente passam direto. Pelo menos pra mim, já teve compra de 300 dólar em componentes, painéis P10 de led,  que passou sem problema e o volume era grande. 

 

Agora, esse lance dos 15 reais pra qualquer encomenda que eu achei nada a ver, mesmo porque os fretes também subiram no lado da china.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 29/03/2018 às 12:01, ja0 disse:

Eu comprei um delular de uns 70 dolares (250 reais), me cobraram 230 de impostos de importação...

paguei para obter o celular rápido e entrei com processo pedindo repetição de indébito (devolução do valor)

...

o processo está rodando lá, vamo ver no que dá

 

 

O juiz foi favorável a mim!! XDD

mas devolveram so o imposto anduaneiro, tinha q devolver o ICMS tambem, pois nao tendo um, implica nao terá o outro.

mas como nao quis gastar com advogado, deixei como está, mas já ajuda, é mais da metade do valor do imposto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...