Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
BloodCeltics Lopes

L7805 = 7805 reduzido?

Recommended Posts

Pessoal, tenho encontrado em algumas placas de sucata, um transistor (do mesmo involucro do bc548) porém o seu código se não me engano é L7805.

Seria este um regulador de tensão para 5v porém de tamanho menor? qual q vantagem de usar este visto que não permite usar facilmente um radiador de calor? obrigado a todos.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim. É um regulador. 

Não precisa de "radiador" de calor, já que sua finalidade é alimentar circuitos de baixa potência.

Micro-controladores por exemplo 

Compartilhar este post

Link para o post

@BloodCeltics Lopes Veja o circuito abaixo.

carregador5a05_zpse10e1fb9.jpg&key=37f75

Repare o circuito é alimentado com 25V, mas o 7809 está pegando 25v e regulando para 9V para alimentar o CI LM393 que não suporta os 25V do circuito.

Um 7809 fornece 1A, porém o LM393 não consome isso tudo, então os 100mA de um 79L09 seriam suficientes e não ocuparia muito espaço no circuito.

Essa placa é bem pequena, mas imagine ter que colocar numa caixinha de carregador de celular, um regulador 78L09 seria o ideal.

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

Legal pessoal... é que onde moro não tem componentes para vender, e normalmente tenho que pegar algo de sucata, ou encomendar....

então  (se eu dispor de bastante espaço), poderei substituir o 78L05 por um 7805 normal? precisarei de aguma adaptação eletrônica ou só do espaço mesmo?

obrigado a todos.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, pode. 

Se o 7805 couber no lugar do 78L05 pode por sem problemas, só fique atento a pinagem deles. 

O que não pode é ao contrário. 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais