Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Troca de Cooler Master Hyper T4 por DeepCool Maelstrom 120T: compensa?


Posts recomendados

  • Coordenador

@Contiusa Putz... Olhando por aqui parece que posso ser um forte candidato a ter problemas com o tamanho do H45 então...

 

Sobre o T4, está fazendo um belo calor aqui... Fui jogar Minecraft (meu jogo tem shaders e texture pack de alta resolução, a placa de vídeo fica nos 100% sofrendo o tempo todo) e foldar com o processador (100% de uso constante também). A placa de vídeo alcançou 78ºC e o processador:

 

pós-minecraft.PNG

 

Detalhe: com o turbo core desativado e com os fans no padrão de fábrica. Isso não parece bom. Acho que a posição que esse cooler ficou não ajuda. Espero que consiga melhorar isso. Tá, tudo bem que tem um tempinho bom que não troco a pasta térmica também...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Foxwalt disse:

@Contiusa Putz... Olhando por aqui parece que posso ser um forte candidato a ter problemas com o tamanho do H45 então...

 

Mas eu estou vendo que o seu primeiro slot começa mais embaixo, quase como se tivesse o espaçamento de um PCI pequeno. Porque não cabe quando o PCI começa colado no painel traseiro, como nessa Z87-M

 

8106_big.jpg

 

Mas realmente não sei se a sua vai ficar apertada com o H45.

 

---edit---

depende também da posição da grelha exaustora. Varia de gabinete para gabinete eu acho. Não sei se é padrão.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Contiusa É, realmente, acho que tenho algum espaço ali. Aqui algumas fotos (inclusive dá pra ver um dos problemas atuais ali, as memórias "encavaladas", e encostando no dissipador):

 

WP_20161105_13_37_32_Pro.jpg

WP_20161105_13_37_44_Pro.jpg

 

No mais, sobre a questão de onde plugar a bomba, fiz um teste aqui com um fan SickleFlow da Cooler Master, de 3 pinos. Ao conectar em um dos SYS_FAN, há controle de velocidade. Ao conectar no OPT_FAN, ele roda sempre no máximo. Olhei no site da Gigabyte e encontrei isto:

OPT_FAN.PNG

Aparentemente eles esperam que esse seja o conector usado e já deixam preparado para tal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

43 minutos atrás, Foxwalt disse:

@Contiusa

OPT_FAN.PNG

Aparentemente eles esperam que esse seja o conector usado e já deixam preparado para tal.

 

Mas seria bom conferir depois do BIOS, porque eles dizem "que pode ser usada para conectar uma bomba de water cooler e configurada para operação contínua em velocidade máxima".

 

Esse "e configurada" é a chave da história, mas acho que pelo default deve estar em 12v.

 

Mas esse Hyper T4 não dá para montar verticalmente no soquete 1150?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
43 minutos atrás, Contiusa disse:

Mas seria bom conferir depois do BIOS, porque eles dizem "que pode ser usada para conectar uma bomba de water cooler e configurada para operação contínua em velocidade máxima".

 

Esse "e configurada" é a chave da história, mas acho que pelo default deve estar em 12v.

Pelo fato do fan de três pinos ter rodado a 100% creio eu que já seja configurado dessa forma de fábrica. Mas vou verificar sim.

 

43 minutos atrás, Contiusa disse:

Mas esse Hyper T4 não dá para montar verticalmente no soquete 1150?

Nessa placa-mãe não. O sistema de encaixe dele bate no dissipador enorme.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Só agora descobri que os fans podem ser instalados na parte superior externa do meu gabinete (entre o topo metálico e a tampa), vou colocá-los nessa parte de cima. :P

 

Bem, direto ao ponto: acho que posso dar um jeito de fixar esse Hyper T4 na outra posição aqui, mas provavelmente só vou ter como ficar modificando e testando isso nas férias. Talvez vá adiar a decisão sobre o water cooler até lá. No entanto, pretendo fazer uma troca de pasta térmica antes disso, já passou da hora (mais de dois anos :o), nem lembro o que coloquei ali na época.

 

Como é só uma pasta térmica, pretendo comprar numa loja daqui de Belo Horizonte mesmo. Dentre estas, qual você compraria? Quero coisa boa, até R$50,00 está bom.

adicionado 5 minutos depois

Esta outra loja aqui é mais longe, mas pode ser também. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Foxwalt disse:

Dentre estas, qual você compraria? Quero coisa boa, até R$50,00 está bom.

adicionado 5 minutos depois

Esta outra loja aqui é mais longe, mas pode ser também. 

 

As melhores opções para mim são a Xigmatek PTI-G4512 (Oficina dos Bits) e a Noctua NT-H1 (Waz), só que a da Noctua tem um mês de espera (eles devem encomendar). A Noctua é um pouco melhor, mas pouca coisa. Poderia comprar a MX-4 da Waz, mas ela tem a embalagem antiga (escrevi para eles) e pode ser até de 2010-2012. A embalagem atual é branca e azul. As da Cooler Master (Fusion X1 / Nano) são muito boas, mas elas estão endurecendo na seringa porque já são bem consistentes logo de cara. Perdi duas seringas que ficaram paradas um ou dois meses e já tinha perdido uma outra no ano passado (achei que fosse por ser da embalagem antiga, roxa). 

 

Arctic Silver (muito famosa) é uma opção ruim. São antigas, piores do que as pastas modernas, tem tempo de cura e já vi relatos de ressecar no tubo. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt o RMA deles eu não conheço, mas os dois coolers que eu comprei deles (Lucifer V2 / Maelstrom 120) são acima da média em qualidade. O Maelstrom 120 passou das especificações tanto na bomba como no fan, e o Lucifer V2 também passou no fan, o que eu ainda não vi acontecer, nem mesmo com o NH-U14S, que chega perto do rpm do fan mas não passa.

 

Mas é water cooler, então fique preparado para qualquer coisa :lol: 

 

Ele também tem um radiador mais fino, de 22mm, igual o do H75. Mas o H75 tem bomba de 1500rpm e o 120T tem bomba de 2400rpm. Talvez perca uns 2ºC em relação ao H60, mas não muita coisa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Contiusa Obrigado. 

 

3 minutos atrás, Contiusa disse:

Mas é water cooler, então fique preparado para qualquer coisa :lol: 

Ér... Isso me assusta. Aliás, andei lendo uns tópicos e encontrei este:

Há um post em que você diz:

Em 22/03/2016 às 16:53, Contiusa disse:

Se você usa o micro todos os dias e depende dele, jamais instale um water cooler. 

 

Pois bem... Eu uso o micro todos os dias e dependo dele. Sem ele não tem estudo (até tenho um tablet para isso, mas a telinha é desconfortável, né?), iniciação científica, trabalhos ou jogos. Fora que fica ligado quase o dia inteiro foldando... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt hahahaha... pois é, pois é... Decisão difícil, mas eu não recomendaria um water cooler para quem precisa do computador todos os dias. Você até pode manter um air cooler de lado e trocar em duas horas, mas acontece casos de a bomba / mangueira vazar e fritar a placa-mãe. Este ano teve um usuário que aconteceu isso. Ele precisou desmontar o micro, lavar a placa-mãe e parece que não estava mais ligando depois. Prejuízo fenomenal. Esses casos de magueira vazando não são tão raros assim. Porque o fuido do water cooler é "teoricamente" não condutivo, mas com o funcionamento, ou até mesmo a armazenagem, as particulas de alumínio, borracha, plástico, etc do water cooler se misturam ao fluido e ele se torna condutivo.

 

E às vezes você não tem tempo para ficar tentando resolver pepino no sistema. Porque sistema com problema é de matar qualquer um.

 

Eu tenho dois micros, mas mesmo assim eu não sei se eu teria um water cooler. Porque um NH-D15 não vai ficar tão atrás assim de um H110i, vai ser bem mais silencioso e livre de problemas. Esses de radiador de 120mm tem o L32, que também está próximo, então é mais uma escolha pessoal. 

 

Mas um workstation com o NiC L32 é de matar a pau. Só recomendaria algo melhor se fosse um octacore 2011-V3 fazendo render o dia todo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Contiusa Pois é. E além de depender muito do computador, eu coloco ele no limite direto. A performance dele me agrada muito, mas eu aproveito realmente tudo o que ele é capaz de fazer. Seja jogando, renderizando no Revit, foldando ou coisas do tipo... O problema é que também deixo ele muito tempo ligado sem supervisão, várias horas... Se um desastre desse acontecesse sem sequer poder tentar minimizar os danos... Não quero ter que trocar nenhum componente por culpa de um water cooler. :P

 

Há um tempo atrás, antes de escrever este tópico, a ideia de ter um water cooler era repulsiva (até porque também considerava o custo x benefício bem ruim). Depois de um tempo (até considerando meu incômodo com o jeito que esse Hyper T4 ficou), começou a parecer atraente. Uma semana atrás eu estava certo de comprar o water cooler, e agora comecei a repensar novamente...

 

E um monstro destes aqui? Isso deve parecer muito "badass" dentro do micro... Mas é certeza de tampar meus slots de memória né? E será que pega no dissipador da placa-mãe? Ou quem sabe o sistema de encaixe dele pode ter problemas para encaixar? Fiquei com trauma disso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt sim eu até entendo seu ponto de vista más eu acredito que quanto melhor refrigerado o processador estiver mais estável o PC ficaria em horas não supervisionadas como você mencionou

e esse cooler que mencionou é bem bonito e bem barato parece um bom custo/benefício

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Foxwalt disse:

É um monstro destes aqui? Isso deve parecer muito "badass" dentro do micro... Mas é certeza de tampar meus slots de memória né? E será que pega no dissipador da placa-mãe? Ou quem sabe o sistema de encaixe dele pode ter problemas para encaixar? Fiquei com trauma disso.

 

Difícil dizer, mas ele deve ser um pouco mais forte do que o L32. Mas acredito que vá cobrir todos os slots de memória. O dissipador eu não sei, mas tem que ver as medidas do heatsink até a placa-mãe e conferir no seu computador. 

 

Você pode pesquisar algumas fotos:

raijintek_13.jpg

 

Alto ele parece ser:

https://www.google.com.br/search?biw=2048&bih=768&também=isch&sa=1&q=Raijintek+Ereboss+memory+clearance&o que=Raijintek+Ereboss+memory+clearance&gs_l=img.3...6358.10910.0.11058.17.17.0.0.0.0.131.1502.14j3.17.0....0...1c.1.64.img..0.1.106...0i19k1j0i30i19k1j0i8i30i19k1.B7CviDljYuM

 

Pelo preço, se couber, é uma aposta interessante.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na eventualidade de vazar, não ajuda quanto à ficar sem o computador por um tempo, mas ajuda no $$: A Corsair costuma não só enviar um WC novo como reembolsar o valor de peças danificadas. Isso no exterior, aqui no Brasil eu mandaria um email para verificar antes de comprar. Vale à pena mandar um perguntando para a Deepcool também.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Contiusa Só o risco de ter qualquer probleminha de não caber já me assusta... Sei lá, mesmo olhando tudo essas coisas surpreendem. E olhei as fotos e não achei o visual tão legal assim.

 

Pesquisando naquela loja daqui de Belo Horizonte, encontrei o Zalman CNPS9800 Max. O preço me assusta, mas você avaliou o Zalman 9900 NT muito bem. Será semelhante? E esse design dele é muito legal. :P

 

Fora que com o Zalman acho que é impossível ter problemas de não encaixar direito...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Foxwalt disse:

@Contiusa encontrei o Zalman CNPS9800 Max. O preço me assusta, mas você avaliou o Zalman 9900 NT muito bem. Será semelhante?

 

O lance é que eles colocaram a foto do 9900 MAX. O 9800 é mais simples. O fan também fica em uma baia, então não daria para colocar um de 140 como eu fiz com o meu.

 

Tem o 9900 MAX no Mercado Livre por 300 reais, mas o L32 tem o mesmo desempenho e custa a metade do preço, então...

 

O 9900 MAX vai ser igual ao 9900 NT. Eles têm o mesmo frame, e o fan de 135mm contra o de 120mm não vai mudar nada. Eu fiz o mod com um Viper 140 no meu e não ganhei um grau. Mas ele é realmente bonito. Mas 300 pilas... Não sei. Talvez tenha outra opção melhor, até mesmo o Ereboss.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Contiusa Se fosse o Thermaltake L32 ou o Rajintek Themis Evo, eu certamente iria querer retirar esses fans que considero horrorosos (o do Themis Evo pelas especificações ainda parece ser ruim) e substituir pelo fan do Hyper T4. Perderia performance com isso? Vi que tem esses arames e borrachas prendendo os fans originais, dá para fazer essa troca?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt trocar eu acho que dá, ainda que a presilha seja para moldura redonda, mas o fan do T4 é de 120mm. Vai perder um pouco do desempenho. Também não tem muitos fans de 140 bons por aí, só o Akasa Viper, mas ele é amarelo.

 

Mas o fan girando não dá para ver. É tudo igual. Só a moldura que difere. Eu prefiro a moldura redonda do Thermaltake do que a quadrada do T4, mas cada um tem o seu gosto.

 

Mas o Raijintek Themis Evo não vale a pena. Ele vai ser pouca coisa melhor do que o T4.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Contiusa Tá difícil a vida. '-'

 

Bem, por enquanto acho que vou esperar um tempinho para ver se consigo fazer alguma adaptação no Hyper T4 então, para que ele encaixe da forma ideal. Se esgotadas as ideias, vou pensar bastante no quê comprar. Ou quem sabe aparece alguma oferta bacana na Black Friday mesmo...

 

O water cooler eu mudo de ideia o tempo todo... Agora voltou a repulsão, o medo de vazar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Contiusa Cara, o problema é que a emoção fala mais alto que a razão. Você que é entusiasta também sabe como é. Curti muito o design desse Zalman, estou me segurando para não acabar pagando caro só por curtir o visual dele (e, como já mencionei, meu gabinete tem janela de acrílico e eu sou muito chato com a aparência dos componentes, é tudo preto e azul ali dentro :P). 

 

Por falar em gabinete, acho que ele não vai trazer qualquer limitação (o meu é um pouco diferente desse do teste, mas só na questão da distribuição das baias de HD e disco rígido, as dimensões parecem ser as mesmas). Meu problema acho que é só encaixar com a placa-mãe e as memórias mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!